Khadji-Murát

Khadji-Murát Leon Tolstói

Resenhas - Khadji-Murát

Michela Wakami 07/03/2024

Perfeito!
O melhor livro do autor, sem sombra de dúvidas, você termina em estado de êxtase.

Apesar de abordar um tema tão triste, que é a guerra, ele faz isso de uma maneira tão especial, diferente de tudo que eu já li até o momento.

Esse foi o último livro, escrito por Tolstói.
Ele levou 8 anos para concluí-la e fez isso com muita maestria.
Publicado após sua morte, essa obra veio para fechar sua carreira com chave de ouro, cravada de diamantes.
FSouzaPinto 07/03/2024minha estante
Nossa, agora estou louca pra ler....
Você pára, hein? Senão minha lista só cresce ??

??????

Torcendo para você amá-lo, também!

???

Vanessa.Saraiva 07/03/2024minha estante
Fiquei com vontade de Ler Mi,vou colocar em minha imensa listas ?

Regis 07/03/2024minha estante
Estou curiosíssima para ler, Michela. Queria ter tempo infinito no dia para ler tudo que quero. Gostei da resenha! ??

Vanessa.Castilhos 07/03/2024minha estante
Adorei a resenha, Mi!! E acaba de ir p minha lista! ??

Michela Wakami 07/03/2024minha estante
Vanessa Saraiva, essas nossas listas só aumentam. ?
Torcendo para você amar!??

Michela Wakami 07/03/2024minha estante
Regis, eu também queria ter.?
Obrigada!???

Michela Wakami 07/03/2024minha estante
Vanessa Castilhos, obrigada, querida!??
Ebaaaaa!????

Sofia Meneghel 12/08/2023

?És fria, ó morte, mas eu fui teu senhor.?
Nada a comentar da escrita maravilhosa de Tólstoi. O cuidado com a descrição dos costumes dos muçulmanos montanheses do Cáucaso foi um ponto altíssimo na leitura, por ser uma cultura pouco conhecida. Além disso, as críticas à crueldade da guerra e a regime tsarista adicionam outra camada à obra.

"Ninguém falava sequer do ódio aos russos. O sentimento que experimentavam todos os tchetchenos era mais forte que o ódio. Não odiavam, mas simplesmente não reconheciam aqueles cães russos como gente. Era uma sensação de asco e estupefação ante a crueldade absurda daquelas criaturas, e o desejo de destruí-las [...] era um sentimento natural como o instinto de conservação."

Romeu Felix 03/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Khadji-Murát" é uma obra literária escrita pelo renomado autor russo Liev (ou Leon) Tolstói, publicada originalmente em 1912. O livro faz parte da Coleção Leste, publicada pela Editora 34 em 2017, e apresenta ao leitor uma história envolvente e profundamente humanística.

A trama se passa no Cáucaso, região montanhosa entre a Rússia e a Turquia, durante o século XIX, quando o Império Russo estava em conflito com as tribos nativas da região. O protagonista do livro é Khadji-Murát, um líder carismático e habilidoso guerreiro checheno que, em meio ao caos e à violência da guerra, busca encontrar um sentido para sua vida e reconciliar-se com seu passado conturbado.

A narrativa de Tolstói é magnífica e captura a essência humana de forma magistral. O autor aborda temas como honra, lealdade, traição, coragem e moralidade através da trajetória de Khadji-Murát. Tolstói mergulha fundo na psicologia de seus personagens, explorando suas motivações e dilemas morais de maneira realista e emocionante.

Um dos aspectos mais marcantes do livro é a habilidade de Tolstói em retratar a complexidade da guerra e seus efeitos sobre a humanidade. O autor mostra tanto o lado brutal da guerra, com suas batalhas sangrentas e a destruição causada pelo conflito, quanto as consequências emocionais e psicológicas que ela traz para os personagens.

Além disso, Tolstói faz uma crítica contundente à máquina de guerra e ao poder político que a impulsiona. Ele expõe a hipocrisia e a corrupção que permeiam os líderes militares e políticos, mostrando como suas decisões afetam diretamente a vida e a felicidade das pessoas comuns envolvidas no conflito.

A escrita de Tolstói é elegante e rica em detalhes, transportando o leitor para a paisagem exuberante do Cáucaso e envolvendo-o nas emoções e experiências dos personagens. Sua habilidade em criar personagens complexos e cativantes é evidente em Khadji-Murát, um herói trágico que busca justiça e redenção em um mundo marcado pela violência.

Em termos temáticos, "Khadji-Murát" aborda questões universais que transcendem o tempo e o espaço. Tolstói questiona a natureza do poder, a busca por significado e a luta entre o bem e o mal. Esses temas ressoam de maneira profunda e atemporal, tocando o leitor em um nível mais profundo e convidando-o a refletir sobre suas próprias convicções e valores.

No entanto, é importante mencionar que "Khadji-Murát" pode ser um desafio para alguns leitores devido à sua extensão e densidade. A obra exige uma leitura atenta e reflexiva para apreciar plenamente a riqueza de sua narrativa e as camadas de significado presentes.

Em conclusão, "Khadji-Murát" é uma obra-prima da literatura russa que evidencia o talento e a genialidade de Leon Tolstói. Através de uma narrativa envolvente e personagens cativantes, o autor explora os aspectos mais profundos da condição humana, revelando os conflitos morais e existenciais que permeiam nossas vidas. Este livro certamente encantará os amantes da literatura clássica e aqueles que buscam uma leitura desafiadora e recompensadora.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Daniel.Cunha 31/01/2022

Se isso passou na sua timeline leia esse livro
Foi um dos melhores livros que já li, a forma como Tolstoi coloca, algumas críticas ao burocrático sistema de governo russo; capítulos que viajam entre os personagens perfeitamente sem perder o foco real da história; o ponto de vista do que ataca e da vítima em uma guerra. Simplesmente sensacional

Carol 24/06/2021

Impressões da Carol
Livro: Khadji-Murát {1912}
Autor: Liev Tolstói {Rússia, 1828-1910}
Tradução: Boris Schnaiderman
Editora: 34
264p.

Em "Khadji-Murát", Tolstói, assim como fez em 'Guerra e Paz', se vale de lugares, fatos e pessoas reais para construir um romance, no qual os limites entre ficção e história são borrados.

Numa das passagens mais bonitas do romance, o narrador - algo como um eu-lírico de Tolstói - compara a flor da bardana, que amassada por uma roda, resiste e se ergue, no afã de vida, à natureza humana e, assim, recorda-se de "uma velha história caucasiana", que presenciou em parte e completou com sua imaginação.

Essa história é a de Khadji-Murát, um naib, espécie de líder tribal e representante militar do separatismo caucasiano no território checheno.

O leitor acompanha Murát no período em que ele corta relações com o imã Chamil, líder muçulmano à frente da Resistência Chechena contra o Império Russo, na Guerra da Cáucaso. Com a família cativa na cidade de Vedeno, fortaleza de Chamil, Murát e alguns guerreiros, leais a ele, aliam-se aos russos em busca de apoio para libertá-la.

Como sabemos Tolstói era um pacifista, crítico ferrenho da guerra e, em "Khadji-Murát", ele denuncia a violência, a dominação de um vasto território habitado por povos e etnias tão díspares entre si, tendo apenas a religião muçulmana a uni-los. Denúncia certeira ao pensarmos que, até hoje, a Chechênia luta por se separar da Rússia, gerando conflitos extremamente violentos e sangrentos.

É magnético ver a maneira pela qual Tolstói constrói a figura de Khadji-Murát, como um nobre, mais culto e justo até mesmo que os russos. Tolstói era um grande leitor de Jean Jacques Rousseau, não tem como não fazer a conexão de Murát e o bom selvagem, anárquico, ligado à terra, resistente.

"Khadji-Murát" é uma novela belíssima, lida para o Clube do Livro Russo, do @litrussa. ?Indico demais e termino com as palavras de Boris Schnaiderman no ensaio maravilhoso que serve de posfácio desta edição: "Multiforme e riquíssima, fascinante sempre, a obra de Tolstói continua a afirmar que uma vida humana é insuficiente para apreciá-la em toda sua profundidade." p.186

Meury3 19/07/2020

- Esta não se rende... khadji-Murát não se rendeu!
Que energia! - pensei. O homem venceu tudo, destruiu milhões de ervas, mas esta não se rende.

Diferente de tudo que já li de Tolstói... Beleza, resistência, desconhecimento, escrita poética, histórico, mágico, encantador... Tolstói com toda sua genialidade condensada em uma pequena obra-prima!