Hoje Vai Ser Diferente

Maria Semple

Resenhas - Hoje Vai Ser Diferente

1 | 2 | 3 | 4 | 5

zoni 05/02/2020

Brancos fazendo milhares de branquices achando que podem justificar essas merdas só por serem brancos e estarem estressados.
Meus sentimentos em relação a essa história são muito conturbados, eu realmente não sei se gostei pouco ou se odiei. É um livro intenso com personagens intensos e conturbados, a protagonista e narradora às vezes corre em sua narração, às vezes para e relembra, e daí volta a correr novamente e se meter em confusões, e contar piadas sem graça que nem o filho de oito anos ri.

Eu estava realmente gostando da primeira parte desse livro, estava empolgado e me divertindo com Eleanor que às vezes era tão sem graça e forçada para ser engraçada que acabava soando engraçada. Mas então, meio que do nada, essa vibe do livro se perde e eu me vi imerso em saltos rápidos de histórias e percepções, inclusive uma mudança de narração, vamos de primeira pessoa para terceira e isso é tão confuso. Então sim, tudo ficou muito estranho e muito forçado, a impressão que dá é que não só a personagem está perdida, mas a própria autora se perdeu na história que queria contar e passou a improvisar. O livro acontece em um dia só, e isso é tudo muito rápido e brusco, pois vemos Eleanor ir de ansiosa para surtada, e depois, tudo se resolve de uma forma mágica e ela aceita tudo numa boa, inclusive a lavagem cerebral religiosa que o seu marido recebeu, tenha dó, essas cenas não foram engraçadas e não foram críticas, elas só foram estranhas e assustadoras.

Meu maior problema com essa história foi o fato dela ser cheia de personagens brancos e ricos cheios de problemas de pessoas brancas, "nós vamos mudar de cidade ou não vamos, qual cor de carro eu escolho, o nome do meu filho é ridículo ou não (sim é), tenho prazos no trabalho pra entregar, mas sou rica e estou nem aí pra nada, meu marido está faltando ao trabalho, será que está me traindo e terei que passar pano ou está num culto bizarro que vai cantar para o papa?" É tudo tão surreal que meu deus, fico pensando em como deve ser a vida da autora.

O livro se vende como uma história de mudanças, uma história sobre reflexões sobre as preocupações que todos nós seres humanos normais compartilhamos, o casamento, a criação de filhos, a vida a dois, os relacionamento em geral, mas na verdade é só um livro sobre problemas de gente branca que a maioria de nós não passa, ou que se passa não tem o luxo de poder pensar muito nisso porque tem problemas muito mais reais e importantes para resolver. É um livro bem escrito, muito bem escrito, mas que poderia não ter sido escrito dessa forma.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Francielly 26/02/2020minha estante
Ótimo! Descreveu o que estou pensando nesse momento. Esperava mais desse livro.

Vera 11/06/2020minha estante
Acabei de ler esse livro e estou com raiva da personagem principal ter o mesmo primeiro nome da minha personagem fictícia favorita. Eleanor Flood é uma personagem egoista, egocêntrica e insuportável e não mudou ou aprendeu nada entre a primeira e a última página.

Leituras da Tercy 27/04/2021minha estante
Um dos piores livros lidos esse ano , realmente, pulei algumas páginas e não fez diferença lá na frente.

Maju_.nm 16/07/2023minha estante
Cara, você definiu EXATAMENTE o que eu pensei KKKKKKKKKKKKKK
Simplesmente brilhante.

Jess 19/09/2023minha estante
Ia comprar esse livro, ainda bem que li sua resenha antes kkk.
Tks??

Mel 17/01/2022

Sobre o livro
Devido o nome, eu imagina um livro de auto-ajuda o que não é, fala sobre a história de uma mulher que passou por momentos ruins na infância e não acreditava em Jesus; além disso não valorizada a família como se deve ser valorizada. É a aventura de um dia apenas o livro todo, e você viaja nas viagens de pensamentos dela. É legal, mas esperava outra coisa.

@umapoteito 14/08/2020

A coisa mais massacrante que já li.
Mano, esse livro é terrível. Confesso que quando comprei foi só pela capa, mas quando li a sinopse, fiquei super interessada. Achei que o livro seria sobre a Eleanor enlouquecendo, e descobrindo oq ela queria fazer da vida dela, mas não. O livro é sobre uma mulher, branca e mãe, é isso. Ela é insuportável, chata pra cct e extremamente difícil de lidar. A única coisa que presta nesse livro é o filho dela, o Timby. Eu não sei como consegui terminar esse livro.
Gika 14/08/2020minha estante
Tbm fiquei decepcionada
Achei que fosse aqueles livros que os personagens dão a volta por cima, ou algo assim...

Cíntia Costa 14/09/2020minha estante
Achei a mesma coisa. Li na raça e no ódio.

Thaly 12/07/2020

O livro é péssimo, péssimo. O pior livro que eu já li na vida. Mas como meu dinheiro não é capim, terminei de ler. A proposta do livro era ótima. Mas o livro não tem começo, meio e nem fim. A personagem principal tem ideias desconexas e sem sentido. Tem capitulos tão massantes que larguei no meio e só voltei a ler duas semanas depois. Enfim, não recomendo.
isaabaron 12/07/2020minha estante
Bom saber! Ja vou tirar da minha lista

Nicke 24/08/2020minha estante
Também odiei. Nem consegui terminar

_limamanu 02/07/2020

Nem acredito que terminei esse livro, com certeza foi com a força do ódio!!!
Achei muito chato, a sorte é que ele é pequeno e terminou rápido.
Não recomendo!!!
Flavinha 02/07/2020minha estante
Com a força do ódio ???

Fellipy 02/07/2020minha estante
Com a força do ódio ?

_limamanu 02/07/2020minha estante
Sério gente, oh livrinho insuportável kkkk

Andressa 15/07/2020minha estante
kkkkk meu Deus! vou passar longe.

Luma Morgana 27/12/2021

Diferente
Escrito em fluxo de consciência. Essa é uma narrativa que torna a leitura pra mim um pouco complicada. Acho que no decorrer do livro foi perdido um pouco o contexto da história. Mas é bom. Diferente.

Lucas 08/09/2017

Vai Ser Diferente Mesmo?
"Hoje Vai Ser Diferente" é, como diz a própria Eleanor, "um dia normal com problemas de gente branca". Ele começa e termina com o mantra de Eleanor. Onde ela diz que hoje vai ser diferente. Que ela vai estar presente. Que não falará palavrão e que vai dar o melhor de si. Logo no começo do livro acabamos percebendo que nada sairá como o planejado.
A narrativa é maravilhosa. Flui muito bem e dá muito gosto ler as tiradas sarcásticas da protagonista, Eleanor. E seu filho Timby, não fica atrás. Todos os diálogos entre os dois merecem ser emoldurados de tão bons. Sem falar que o texto todo é bem atual e divertido.
Os personagens principais são muito bem estruturados e engraçados. Eleanor é uma personagem com quem muitas pessoas vão se identificar pelo simples fato dela ser muito real. Ela é uma pessoa cheia de problemas como todos nós e, ao mesmo tempo que isso faz com que sintamos pena dela, isso também a deixa mais próxima de nós. Um pequeno problema são os personagens secundários que ficam um pouco para trás no quesito personalidade... admito ter confundido dois personagens que pensava ser um só.
Já a trama não era o que eu imaginava. O que me surpreendeu mesmo foi o fato de ela não ter um rumo específico. Apesar de sabermos (ao ler a sinopse) que o filho a acompanharia ao longo do dia, que o marido mentiu para ela e que um segredo seria revelado, toda a história toma um rumo que poucas pessoas vão esperar.
Aos que têm interesse neste livro, digo para irem com pouca expectativa. Apesar do livro acertar em cheio nos personagens, ele peca muito na trama e se você for ler esperando algo grandioso, pode acabar se decepcionando. Isso se leva pelo fato de que, talvez, como diz o próprio título, a história se passa em um único dia. E desde quando conseguimos resolver tudo num só dia, não é mesmo? Mas como um todo ele vale a pena. Acredito que muitas frases podem ser levadas para a vida. E recomendo a leitura!

site: https://srinvisivelblog.wordpress.com/2017/09/07/hoje-vai-ser-diferente-maria-semple-resenha/
Pauline 18/01/2018minha estante
undefined

Pauline 18/01/2018minha estante
null

MarioLuiz 20/05/2018minha estante
Li porque sou teimoso, afinal, já havia começado. Uma história cheia de gente fraca, problemática e dependente, de outros, de drogas (remédios), onde a protagonista era pior.
O bom foi que confirmei aquilo que sempre achei, a TV está cheia de merda porque os roteiristas de Hollywood são uns cagões. A autora foi roteirista de TV.

Amanda 24/10/2020

Meio que um filler dentro de um slice of life
Uma leitura bem simples e fluida, li com um ritmo bem tranquilo. Quanto à história, o livro inteiro passa durante o período de um dia, com histórias sobre a vida da protagonista intercaladas, dando um tipo de rumo para o pensamento da mesma... Eleanor é uma mulher comum, levemente narcisista - não no sentido de sua aparência mas, talvez pelo livro tê-la como personagem principal, ela costuma tomar todas suas decisões sem pensar muito sobre os outros - e bem longe do tipo heroico. Gostei mais da primeira parte do livro, senti que estava perdendo um pouco o fio da meada com o restante... Mas, para ser sincera, é uma narrativa que não promete resoluções ou epifanias sobre viver uma vida melhor. É como um ?slice of life?. Um bocado ofensivo em algumas passagens - novamente, Eleanor não é uma pessoa de caráter exemplar e ela mesma admite - mas com um toque de ironia muito bem utilizado.

Ta 19/08/2020

Não amei, achei que o título não tem mto a ver com a história. Estava esperando mto mais. Sobre o final, nem acreditei que tinha acabado hahaha na hora que virei a página esperando mais para justificar a última frase, não tinha mais nada, parecia o fim de um capítulo e não da história. Enfim, até que é bom pra uma leitura despretenciosa, sem esperar mta coisa, mas poderia ser mto melhor!
Miriam_Santos 21/08/2020minha estante
2,5 hahahah

Ca Melo 20/06/2022

Uma narrativa caótica sobre uma mulher caótica
Quando vi a média de avaliação desse livro fiquei um pouco apreensiva. Mas ao terminar a leitura entendi o porquê. "Hoje vai ser diferente" foi o meu primeiro contato com a escrita de Maria Semple (mesma autora de "Cadê você, Bernadette?" que estou louca para ler) e a narrativa é bem caótica, o que demonstra a personalidade da nossa protagonista Eleanor. Ela é uma mulher na casa dos 40 anos que tem alguns transtornos que não são bem especificados, afinal a narrativa se passa, majoritariamente, em um dia e sob o ponto de vista dela. Logo, num primeiro momento podemos considerar Eleanor como uma mulher frívola, rígida demais com o filho e arrogante. Mas, com o passar das páginas e a retomada de acontecimentos do passado (um tanto desconexos que na maioria das vezes são entediantes) podemos compreender melhor essa mulher de atitudes um tanto malucas no presente.
Por isso, acredito que essa leitura é do tipo amo x odeio. Mas eu gostei dos pontos que foram desenvolvidos e da reviravolta com Joe, o marido dela.

Mari 15/04/2020

Faltou algo
Eu já imaginava que o livro ia ser ""bobinho" e era isso que eu queria, uma leitura leve e sem nada demais, mas eu achei que a história tinha tanto potencial pelo sinopse e no decorrer da história ela teve tantas chances de ser acima da média, mas achei beem mais ou menos.

Lice 09/04/2020

Esperava mais (ou diferente)
Quando li a contracapa, criei automaticamente uma expectativa sobre o que se trataria o livro e o desenrolar da história. Obviamente essa expectativa foi quebrada, e não de uma forma positiva. Estava até simpatizando com a leitura nas partes iniciais, mas começou a ficar confusa, sem uma linha do tempo clara e compreensível ao leitor. Por fim, estava tendo insônia e comecei a ler esse livro pro sono vir. Não recomendo.

@bardoriano 24/05/2021

Vale a pena pelo Timby
Então... Livro com uma nota super baixa, geralmente vou contra a maré e leio, só pra concordar ou discordar mesmo.

A minha vida é mais agitada que a de Eleanor, e mais bagunçada também. Que mulher sem graça, que vida sem graça. E ainda tem a vida bagunça. ? Eu entendi muito bem o que o livro quis passar com a personagem e a mensagem do livro, mas putz, foi falta de criatividade mesmo. Que mulher superficial e fútil.

Esse livro é tão branco que cega. Certas piadas são miseravelmente fracas e sem sentido. É aquela coisa, branco tentando fazer piada branca. Aí gente, a vergonha.

No decorrer da leitura o livro deixa aquele ar dramático, sobre um segredo que Eleanor não gosta de tocar. É quando chega a revelação? Melhor nem comentar. É muito cansativo e chato, apesar da situação ser ruim, mas é tão mé que leitor nem da tanta importância.

Por outro lado, o único personagem perfeito e que é dono do livro é o filho dela, Timby, que personagem icônico, com certeza leria mil páginas dele. Carrega o livro nas costas. Dei altas gargalhadas.

Mas o final, pqp, sobre o drama dela e o marido, manoooo, vai tomar no cu, que porcaria dos infernos foi essa. Criatividade zero. A reação só foi, que porra foi essa? Enfim, o drama de gente fútil.

Foi uma leitura rápida e divertida por causa do Timby. Poderia ter sido melhor.

Abz 24/08/2020

Em alguns momentos achei um pouco maçante a história mas foi fácil de ler e fiquei presa para saber o final

Larissagris 07/06/2020

HOJE VAI SER DIFERENTE (MARIA SEMPLE)
🌼 "Você deveria ter desconfiado de alguém tão ansioso para fazer amigos, porque isso provavelmente significa que a pessoa não tem amigo nenhum." (Pág. 17)

🌼 "Quem se sente sexy em meio ao trabalho cansativo da maternidade, aos pneuzinhos da meia-idade e à bunda caída? Que mulher quer que alguém a veja nua, acaricie seus peitos flácidos como sacos de farinha de trigo, ou toque em sua barriga tão esponjosa quanto fruta-pão? Quem quer fingir tesão depois que a fonte secou?" (Pág. 21)

🌼 "Até que você para de amamentar e a terrível ficha cai: seu cérebro nunca vai voltar ao normal. Você trocou vocabulário, lucidez e memória pela maternidade. Sabe que está no meio de uma frase e se dá conta de que no final vai precisar se lembrar de determinada palavra e tem medo de não conseguir, mas você já começou, então balbucia até fazer uma pausa porque chegou ao final, mas nem sinal da palavra." (Pág. 31)

🌼 "Quando terminei a faculdade, nunca passaria pela minha cabeça não trabalhar. Era por isso que as mulheres iam para a universidade, para ter empregos. E tivemos empregos, inclusive arrasamos, para a sua informação, até percebermos que não notamos o tempo passar e ficarmos desesperadas para engravidar. Eu cheguei muito perto do limite [...] Dei à luz o pequeno Timby e me tornei parte da epidemia de mães quarentonas exaustas e aprisionadas em pracinhas, caídas em cima de gangorras, enfiando inconscientes cereal na goela das crianças, usando calça jeans de grávida mesmo dois anos depois de dado à luz e exibindo mechas brancas no cabelo enquanto empurravam os balanços. (Quem precisava continuar bonita? Já tivemos filho!)" (Pág. 38)

🌼 "Ele se referia às horas que eu passava na cama prometendo que ia mudar? As horas que passava comprando organizadores que nunca tiraria da embalagem? As horas pesquisando aulas de meditação, me matriculando, chegando ao ponto de estacionar na frente dos estúdios-de-ioga-e-galerias-de-arte e observar os praticantes bem-intencionados entrarem, só para surtar e depois fugir? As horas planejando jantar com a família, só para no fim cada um acabar sozinho na frente de uma tela? As horas morrendo de culpa porque não tenho nenhuma justificativa para agir desse jeito?" (Pág. 40)

🌼 "Celebridades gostam das pessoas que as bajulam, mas confiam nas poucas que não fazem isso." (Pág. 53)

🌼 "Uma coisa que acontece quando um de seus pais é alcoólatra é que você cresce sendo o filho de um alcoólatra. Para quem não tem esse histórico, preste atenção agora e acredite em mim: esse é o principal fator que determina a personalidade de alguém. Não me importo se você só tira nota dez, se casa com um santo, rompe as barreiras de uma profissão dominada por homens, ou se você se reergue de fracasso após fracasso entremeado por breves passagens por seitas e hospícios: se você foi criado por um bêbado, antes de tudo você é o filho de um alcoólatra." (Pág. 53)

🌼 "Um psicólogo chamou isso de O Truque. No meio da nossa primeira sessão, ele interrompeu meu blá-blá-blá e disse que eu tinha tanto medo de ser rejeitada que transformava qualquer interação numa ofensiva de vida ou morte. E que o fato de eu ser tão falastrona me tornava, na opinião dele, intratável. Ele me devolveu o cheque e me desejou sorte." (Pág. 85)

🌼 "Naquela manhã, ainda na cama, eu tinha um objetivo risível de tão modesto: olhar as pessoas nos olhos, me vestir, sorrir! Era para ter sido tão tranquilo quanto um passeio de domingo no parque. Então a Realidade, essa fanfarrona, surgiu na minha frente como um caminhão e começou a jogar melancias na minha direção. E nem era uma da tarde!" (Pág. 87)

🌼 "Mas sabe o que acontece nos momentos difíceis? Em geral, a gente sobrevive." (Pág. 101)

🌼 "Não quero estragar o final para você, querido, mas a vida é um grande vento contrário. Para causar um impacto qualquer, você precisa de uma força de vontade que beire a loucura. O mundo vai ser hostil, vai suspeitar das suas intenções, vai te interpretar mal, vai te deixar com dúvidas, vai te induzir á autossabotagem. Meu Deus, do jeito que estou falando parece que tudo é glamoroso e gira em torno de você! Quer saber o que o mundo é, acima de qualquer coisa? Indiferente." (Pág. 103)

🌼 "Eu era tão atraente quanto uma cerca. É o que acontece quando você perde o desejo sexual. Posso usar vestidos belgas, deixar o cabelo solto e flertar na maior cara de pau, mas quando se trata de fechar o negócio era preciso ter capital erótico, e eu não tinha." (Pág. 112)

🌼 "Isso era felicidade. Não os grandes sucessos emoldurados, mas os momentos que existiam no meio. Naquelas horas, eu não percebia que eles eram particularmente felizes. Mas, ao ver essas fotografias fantasmagóricas, fico pasma com minha calma, meu sossego, o evidente conforto da minha vida. Sou feliz em retrospecto." (Pág. 115)

🌼 "Timby, não é sua culpa que minha mãe morreu quando eu tinha a sua idade. Você não sabe que todo o tempo que tem comigo daqui em diante é uma dádiva. Não é culpa sua que nem eu mesma não consiga entender essa lição. Que eu seja um remendo de promessas descumpridas, de quebra-cabeças nunca começados e kits de pegadores de panela nunca desembrulhados. É por isso que Timby lê os quadrinhos do Archie! Os personagens tem comportamentos previsíveis. No mundo deles, os problemas são pequenos. Como faço para explicar que as pessoas não são previsíveis? Que a vida é confusa e tão cruel que chega a ser sádica? Que quando as coisas dão certo você nunca fica feliz como esperava, mas quando dão errado é um balde de água fria, uma indignação que lhe persegue para sempre?" (Pág. 130)

🌼 "A morte prematura da mãe ensinou Eleanor a se fechar. Bem no fundo, ela sabia que devia ter sido uma alma mais carinhosa. Não nascera para ser tão independente." (Pág. 167)

🌼 "Existe um provérbio budista que diz: "Não é porque um barco lhe ajuda a atravessar o rio que você precisa carregar esse barco nas costas pelo resto da vida." Em outras palavras, Eleanor, você é o barco, e Ivy decidiu deixar você para trás." (Pág. 175)

🌼 "Nós somos artistas. Escolhemos um caminho que é noventa e nove por cento composto de obstáculos e rejeição. Mas estamos nisso juntos. É o que importa." (Pág. 202)

🌼 "Sabe o que eu faço quando começam a discutir? Concordo com a última pessoa que falou." (Pág. 203)

🌼 "Eu faria cinquenta anos em maio. Minhas conquistas? A maioria das pessoas teria inúmeros sonhos impossíveis. Consegui tudo o que queria nessa vida, com charme para dar e vender. Exceto amar direito as pessoas que eu mais amava." (Pág. 210)

🌼 "Naquele momento eu percebi: se por trás da raiva há o medo, por trás do medo há o amor. Tudo se resume ao pavor de perder o que você ama." (Pág. 235)

🌼 "O voto que fiz, olhando nos olhos de Joe com Ivy ao meu lado, era de ajudá-lo a se tornar uma verão melhor de si mesmo. Esta era a melhor versão de Joe. Vi com meus próprios olhos. Sempre parti do princípio de que eu estaria envolvida no processo que o levaria a se tornar uma pessoa melhor. [...] Talvez fosse a luz. Talvez fossem os olhos fechados de Joe. Talvez fosse seu sorriso desabrochando. Talvez fosse porque ele estava literalmente num plano acima de mim. Mas parecia haver um rio de luz correndo sobre sua cabeça; era feito de amor, e Joe podia mergulhar nele a hora que quisesse, comigo ou não." (Pág. 248)

🌼 "Você não é uma pessoa má. Você é uma boa pessoa má. Há uma grande diferença." (Pág. 255)

1 | 2 | 3 | 4 | 5