Melhores Poemas

Melhores Poemas Cecília Meireles

Resenhas -

bobbie 11/09/2021

Até então, minha poetisa favorita.
É certo que só agora estou me dando a chance de conhecer, de peito aberto, grande poetas brasileiros. Importante afirmar que continuo falando do que ando lendo como leitor leigo nessa arte de fazer versos, visto que, como doutor em literatura, nunca tive interesse em me debruçar sobre os poetas (estudei teatro e romance, sob a luz de temáticas bem específicas: gênero e sexualidade). Entre os poetas que me permiti ler, sem o sempre-presente medo de me sentir ignorante, Cecília Meireles, junto com Mario Quintana, foram os que mais me tocaram até o momento. Li a coletânea de João Cabral de Melo Neto, Paulo Leminski, entre os brasileiros, e Quintana e Cecília foram os que mais próximo chegaram ao coração. Cecília, então, que doce poetisa. Me agradaram especialmente sua linguagem simples, seus temas igualmente singelos (ainda que caros a qualquer poesia), e, em especial, a lindíssima elegia à sua avó Jacintha, que foi quem lhe criou, visto que Cecília perdeu os pais em tenra idade. Pela primeira vez um poema fez meus pelos se eriçarem, trouxe um nó a minha garganta e me deixou perto das lágrimas.

Gi 03/05/2021

Seleção dos melhores poemas da Cecília Meireles por André Seffrin, li por ser um dos que cai nos vestibulares.