O Mago e o Guerreiro

O Mago e o Guerreiro Diogo Ramos

Resenhas - O Mago e o Guerreiro

Daniela 23/11/2021

Um acalento, é como decidi definir essa história.
Um acalento para a alma de escritores perdidos.

Já li muitos livros que dizem poder ajudar o escritor em sua jornada e alguns realmente o fazem, mas essa é a primeira vez que um livro demonstra compreender a alma do escritor, usando palavras para ilustrar todas suas cores e nuances e ainda trazendo ensinamentos que devemos levar pra vida.

O Mago e o Guerreiro é uma história breve que veio cumprir um único papel e o fez com primor e precisão.
Acompanhando os dois personagens enxergamos retratados as dificuldades, delícias e contratempos de um escritor, isso tudo em união com os elementos que amamos ler: fantasia, ação e romance.

E como uma escritora que ainda não aprendeu todas as lições do mago e precisa vencer muitas das batalhas do guerreiro, o que posso dizer é que se me arrependo de algo sobre esse livro é o fato de não ter lido antes.

“Você já leu, teve seu coração conquistado por histórias. Basta fazer com que o exército de palavras que domina seu coração se prepare para invadir outros.” (pág. 36)

Vanessa Boedermann 14/01/2018

O Mago e o Guerreiro | Blog Corredora Literária
Primeiramente vamos entender o que é um conto, conforme o dicionário:

conto1
substantivo masculino
lit narrativa breve e concisa, contendo um só conflito, uma única ação (com espaço ger. limitado a um ambiente), unidade de tempo, e número restrito de personagens.
“os c. de As Mil e uma Noites”

O conto O Mago e o Guerreiro escrito por Diogo Ramos tem um modelo bem diferente do conto Horror Familiar. Acho louvável um autor se aventurar por diferentes tipos de narrativas e enredos, mostrar que não tem medo de expressar toda a sua criatividade, ideia e potencial.

Neste conto de quarenta e cinco páginas acompanhamos uma viagem/passagem através do deserto junto a caravana do Mago e o Guerreiro, sentimos ativamente o conflito interno do Guerreiro a respeito de suas inseguranças, esperanças e mudanças, ainda mais se você for autor ou resenhista como é o meu caso.

Durante essa breve jornada o Guerreiro é o orientado pelo Mago que vai lhe passando mensagens de profunda reflexão, não só para ele mas para nós como leitores obviamente.

As ilustrações que intercalam os capítulos e a capa são belíssimas de muito bom gosto e completam nossa imersão neste cenário árido.

Prefácio e posfácio nos fazem ficar bem próximo do autor, como um verdadeiro amigo que vai nos contando uma história frente a frente.

Leitura super fluída, uma escrita fascinante e contagiante. O Diogo coloca todo seu coração e sentimentos nas palavras com maestria.

Esses dez contos inicialmente foram publicados no Blog A Taverna e devido a grande receptividade o autor fez uma antologia para publicação.

Fiquei muito tocada com o desfecho o qual eu nem imaginava e me emocionei de verdade.

Este conto também tem que ser lido por você!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com

Felipe Dolce 17/09/2019

Confesso que fui pego a princípio pela maravilhosa arte da capa do que pelo conteúdo em si do livro, mas logo comecei a entender que havia algo maior ali. Foi leitura em uma madrugada. Um turbilhão de coisas passavam pela minha cabeça conforme adentrava na história, me identifiquei em várias passagens e ensinamentos do mago para com o guerreiro.
Diogo, obrigado por esse trabalho incrível.

Marcos Antonio 23/08/2017

O mago e o guerreiro
Livro bom que conta a trajetória de um guerreiro em batalha que escreve um livro com a orientação de um mago. Livro muito bom.

Sario Ferreira 03/10/2017

O Escritor e o Homem Comum
Uma bela metáfora aos caminhos que todo escritor enfrenta representada na relação mestre/aprendiz entre um guerreiro e um mago que viajam pelo deserto. Ambientação interessante e narrativa poética em dose certa. Recomendo para todos aqueles que se aventuram nas masmorras das Letras.

site: sagraerya.blogspot.com.br

Danilo Sarcinelli 19/11/2017

Uma aventura literária
Fiquei verdadeiramente encantado pela poesia que há nos contos do Diogo Ramos, isso sem falar no conteúdo, tão próximo a mim como também escritor. Em várias passagens pude ver a minha própria história, e isso foi emocionante. Convido a todos, guerreiros e magos da escrita, ou mesmo qualquer pessoa, a embarcar nessa aventura literária.

Joao.Vitor 26/11/2017

A lúdica poesia de O Mago e o Guerreiro
Nessa história acompanhamos um Mago e um Guerreiro, que aparentemente estão fazendo um peregrinação com uma caravana, e nós vemos o desenrolar de variadas situações através de contos curtos que são conectados em ordem cronológica.

Os contos originalmente eram publicados semanalmente no blog A Taverna e devido a boa recepção deles, o autor decidiu o lançar em um compilado com uma identidade visual, então temos algumas belíssimas ilustrações que intercalam os capítulos.

E o que brilha no livro é como o autor conduz magistralmente os contos, a forma como ele usa de uma narrativa poética para traçar suas metáforas sobre a complexidade da escrita e de ser escritor, tudo isso através de dois personagens que fazem às vezes de mestre e aprendiz.

O Mago e o Guerreiro é uma carta de amor aos leitores e escritores, e é uma leitura extremamente prazerosa.

Rabello 29/11/2017

Uma obra prima
Nada cm em uma história simples, obtermos frases q acrescentam algo ah mais em nossas vidas. O Mago e o Guerreiro nos mostra um homem treinado na batalha e espada, querem do algo novo e diferente de td o q já teve. Vemos outro, cm sua sabedoria, direcionando o homem da guerra pr o universo das letras e imaginação. Amei td, o q não gostei foi tamanho do livro, poderia ser maior kkk...
Agradeço ao autor por uma obra cm essa. Somos privilegiados.

Muninn - IG @corvosdeodin 04/12/2017

Este é um livro curto, mas que traz uma história fascinante. Diogo Ramos tem uma escrita leve e poética, através de seus personagens consegue transcrever todos os percalços vividos na busca de se tornar um escritor e traz valorosas lições. Uma leitura recomendada e que irá ficar ecoando em sua mente e coração por um bom tempo. Simplesmente fantástico!

JCarlos 15/01/2018

Guerra e Magia são ingredientes que se acolhem
"O Mago aprende ao ensinar o Guerreiro, que, por sua vez, ensina ao aprender"

Em uma prosa  pra lá de poética, Diogo Ramos toca num ponto em que nós, leitores, acostumados com a literatura fantástica, não nos apercebemos: a intimidade e importância  entre o transmissor dos acontecimentos, o moldador de mundos e tecelão de universos  e  seus receptores. Sim, somos aqueles que herdarão a narrativa e a acolherão em ritmo virtiginoso, sem perdas e sem saber o seu destino, observando  a trama, os enigmas e diversidade de embates até que se desvende o seu final. Recomendo.

Renato.Conde 23/05/2018

Fantasia curta e bem feita
Um conto cheio de metalinguagem sobre a escrita e seus desafios. Com percepções interessantes e sugestivas para quem está atravessando esse árduo e recompensador caminho.

Paulo 29/07/2018

Muitas vezes quando queremos estudar algo sobre escrita criativa, precisamos recorrer a grandes manuais e a autores mais conhecidos. Normalmente livros do gênero são livros chatos e morosos enquanto que outros funcionam mais como autobiografias de um autor. Usando a sua experiência como blogueiro e professor, Diogo Ramos cria uma história fascinante sobre um mago e um guerreiro buscando decifrar os mistérios da pena e da escrita.

O Mago e o Guerreiro é formado por diversos contos que se conectam em uma história central sobre dois personagens que estão em uma caravana e precisam enfrentar vários desafios. Um dado momento o Mago mostra ao guerreiro alguns de seus escritos. Curioso, o Guerreiro aceita o desafio do Mago para colocar suas aventuras no papel. A partir daí somos apresentados a diversos momentos em que o Guerreiro precisa enfrentar desafios para escrever sua história como como iniciar, o abuso de adjetivos e advérbios, como evitar a procrastinação, etc. O final criado por Diogo é belo e poético e nos faz refletir bastante sobre o papel da escrita em nossas vidas.

Gostei demais da maneira como o autor insere dicas de escrita usando uma narrativa bem sensível. Em vários momentos dá aquela sensação de filmes de mestre e aluno onde o aluno precisa superar diversas lições fora do comum para poder superar seus obstáculos. O mais legal é que isso é feito de uma forma bem tranquila e compreensível através de situações-problema que simulam dificuldades reais passadas por um autor. Aqui vai muito da profissão de mestre do Diogo que com certeza traduziu isso para o papel. Eu recomendo a leitura de O Mago e o Guerreiro a todos, sejam aspirantes a escritores ou não. É uma leitura que vai tocar a todos de maneiras bem curiosas. Excelente trabalho do Diogo e fiquei curioso por novos trabalhos dele.

site: www.ficcoeshumanas.com

Lucienne Alves 25/09/2019

Este conto também deve ser lido por você!
Li esse conto em 50 minutos!
A história é envolvente e serve para todos nós. Me vi em vários momentos da minha vida com os mesmo dilemas do guerreiro.
Fiquei muito tocada com o desfecho o qual eu nem imaginava, e me emocionei de verdade.
Cinco estrelas é pouco.

Rayanny 14/12/2019

Belo e inspirador.
Em meio a um deserto repleto de desafios, um guerreiro procura escrever um livro com a orientação de um mago.
Um excelente conto sobre a arte da escrita com passagens belas e inspiradoras.
Estória simples e curta, de linguagem fácil e leitura fluida.

Guilherme.Viegas 18/01/2020

Meu primeiro e-book
Livro incrivel , Se vc quer escrever um livro e se encontra com dificuldades ,talvez esse livro te ajude a se livrar delas alem de ter um final inesperado.