Becos da memória

Becos da memória Conceição Evaristo

Resenhas - Becos da memória

Bookster Pedro Pacifico 31/01/2022

Becos da memória, de Conceição Evaristo
Com 75 anos, Conceição Evaristo é uma das principais escritoras nacionais. E foi por isso que escolhi essa obra para representar o Brasil no Bookster pelo Mundo. Não podemos esquecer, por sua vez, que a autora teve um reconhecimento muito tardio, em virtude de ser mulher, negra e de origem humilde em um país de ainda poucas oportunidades.

No livro, a autora consegue construir a memória coletiva do Brasil. De um país marcado pela miséria, pela violência e pelo sentimento de não pertencimento que recai sobre os marginalizados. Em um local ou data não revelados, acompanhamos um triste processo de desmonte de uma favela, de uma comunidade inteira, que se vê sem esperança e sem futuro.

E apesar de ter sido escrito há algumas décadas, o livro ainda se mostra
atual e denuncia uma realidade que pouco mudou nos grandes centros urbanos. É uma população que não bastasse ainda carregar um passado de sofrimento por seus ancestrais escravizados, se vê sem espaço na sociedade, como se pudesse ser facilmente descartada.

Mas o que a autora nos mostra é a humanidade que preenche todos os becos dessa comunidade. São personagens que precisam sobreviver com uma força que muitas vezes parece faltar. E apesar dos sonhos que todos levam consigo, o desespero parece ficar à espreita, rondando aqueles seres humanos.

A linguagem de Conceição é seca e direta, mas ainda assim consegue carregar uma poesia em suas palavras. O título do livro também é muito representativo. As histórias que nos são narradas na obra são fruto da memória dos mais velhos, que buscam nos cantos de seu passado os acontecimentos vividos pelos becos da favela.

Termino essa resenha com a definição de “escrevivência”, criado pela autora:

“O termo tem como imagem fundante as africanas e suas descendentes escravizadas dentro de casa. Uma das funções delas era contar histórias para adormecer os meninos da casa-grande. (…) Hoje a escrevivência das mulheres negras não precisa mais disso. Nossas histórias e escritas se dão com o objetivo contrário: incomodar e acordar os da casa-grande. Não estamos aqui para ninar mais ninguém nem apaziguar as consciências.”

Nota: 9,5/10

site: http://instagram.com/book.ster
Ricardo.Silvestre 31/01/2022minha estante
Suas resenhas são sempre um prazer de ler. Obrigado pela partilha.

Flávio 01/02/2022minha estante
???

Roberta.Ferreira 19/02/2022minha estante
Vou por na minha lista

Jeh.Rodrigues 22/02/2022minha estante
????????

Rosangela Max 29/05/2023

Um mergulho sobre a vida na favela.
Mais uma vez a autora me arrematou com sua escrita poderosa e com seu talento em criar histórias que retratam com perfeição a vida do pobre que só conhece o estado de miséria como forma de vida.
Incrível como um romance que foi escrita há mais de 4O anos se mantêm atual.
Os livros de Conceição Evaristo são profundos, poéticos e tristes, pois retratam o lado dos excluídos, dos desamparados, dos marginalizados. Um grupo que convive com a derrota, mas que sonha e luta por mudanças. Através de personagens magníficos, ela nos atinge ao mostrar-nos esta dura realidade.
Não tinha como não favoritar esta leitura.
Recomendo.
Yasmin V. 29/05/2023minha estante
Comprei recentemente, tô doida pra ler!

Biafort.Meireles 29/05/2023minha estante
Me deu vontade de ler

Carlinha PPinto 08/06/2023minha estante
Li Ponciá Venâncio e também fui arrebatada por Conceição.

Nado 18/06/2021

Esse livro é considerado um romance memorialista e tem uma grande importância dentro da literatura brasileira devido ao tema retratado que deve sempre ser discutido e difundido. Inacreditável que uma obra dessa potência levou mais de 20 anos para ser aceita e publicada por uma editora.
Durante a leitura de uma trama repleta de personagens e cuidadosamente entrelaçados pela autora, o leitor vai acompanhar a narrativa de Maria-Nova, que conta a história dela e de outras pessoas que moravam em uma favela prestes a ser desocupada. De forma categórica, @conceicaoevaristooficial joga diversos personagens no colo de quem está lendo, junto com histórias densas e fatos que caberá ao leitor absorver cada uma dessas partes e juntá-las como um todo. Afinal, aqui são narradas as memórias de toda uma comunidade e a sua mescla de individualidades.
O interessante dessa obra e ter também o peso de um prefácio bem minucioso o qual nos alerta que nenhuma dessas histórias são verdadeiras ou falsas, pois o intuito da autora é usar a sua peculiar forma de narrar um fato fictício com toda uma verdade que precisa ser cada vez mais levada ao conhecimento público.
Vale destacar aqui a forma com que Conceição Evaristo retrata as mulheres pretas com suas vivências e suas vozes como protagonistas, diferindo de uma infinidade de obras da literatura nacional que retrata essas mulheres com uma saturação de estereótipos inaceitáveis.
Confesso que as primeiras páginas me deixaram um tanto confuso devido a quantidade de personagens, mas no decorrer das páginas foi possível perceber pontos fundamentais costurados pela autora no qual era construída uma história única.
Felipe 18/06/2021minha estante
Nossa!! Eu fiquei tão chocado com esse livro. Uma das melhores leituras da vida!!

Nado 18/06/2021minha estante
Fantástico!!

Sinésio 18/06/2021minha estante
bela resenha
livro anotado!

Nado 18/06/2021minha estante
Obrigado!

Cass 26/01/2024

Conceição Evaristo traz uma realidade nua e crua onde a desigualdade, o desespero e a solidão permeiam a obra. Ao mesmo tempo, pela linguagem extremamente poética, preenche cada beco com a humanidade e as memórias de outros, que constituem as suas próprias. ????

nath191 26/05/2022

Maravilhoso
O enredo de "Becos da memória" é construído a partir de fragmentos de acontecimentos aparentemente isolados mas que, como acontecem num mesmo espaço e tempo, juntos, constroem uma narrativa.
Os fragmentos são análises, pensamentos, observações e histórias vividas, ouvidas ou até mesmo tecidas por Maria-nova, uma garota de cerca de 14 anos (segundo meus cálculos), que coleciona selos e histórias. Por meio de sua perspectiva acompanhamos o processo de desfavelamento no qual ela e sua comunidade são vítimas. Conhecemos vários personagens, cada qual com sua história e individualidade.
Essa mistura de relato-ficção que nos sensibiliza, denuncia as injustiças sociais tão presentes na década de 80, quando foi escrito, na primeira metade do século XX, quando se passa, e que se faz presente ainda hoje.
Narrativas como dessas personagens, que sempre foram omitidas, oprimidas e sienciadas permitem uma reconstrução da história, permitem dar voz a populações marginalizadas. Esse livro ajuda a responder uma pergunta que sempre devemos nos fazer ao deparar com uma história sedimentada: quais narrativas eu apago quando reproduzo esse discurso?
Esse livro, com sua narração cativante, é muito mais que a história de Maria-Nova ou de Conceição Evaristo, é uma vitória no processo de emancipação política de um povo.

Luciano 28/12/2021

Excelente.
Impossível ler e não lembrar de "Quarto de despejo". Conceição Evaristo, assim como Carolina Maria de Jesus, é uma grande intérprete das vivências negras e periféricas no contexto urbano brasileiro.

João 21/05/2020

Há dois dias eu venho pensando neste livro
Terminei ele na terça, 19/05, e não consigo colocar em palavras o quanto esse livro me tocou.

Este foi o meu primeiro contato com Conceição Evaristo, comecei logo com a primeira obra escrita por ela, lá nos meados dos anos 80, e o qual só foi publicado em 2006, vinte anos depois de ter sido escrito.

Becos da memória já começa incrível pelo nome, porque se é possível resumir a história é que ela é formada por vielas de uma favela que se cruzam, se perdem, mas, e pra mim o mais importante, acabam se encontrando, unindo, formando um todo.
A estréia de Conceição, e isso somente por ter sido o primeiro livro escrito por ela, não chegou realmente a ser o primeiro que teve publicado, é grandioso em sua carga narrativa. São menos de duzentas páginas que são capazes de abordar as mais diversas histórias dos moradores de uma favela, esta que é tão diferente das atuais.

São narrativas que te mostram dores reais, que doem, mostram ainda a mais pura realidade das favelas de antigamente, mostra vivências que normalmente não recebem tanta voz e, sobretudo, mostra um grande amor e uma grande união entre uma comunidade.

Cada relato é marcante. Cada página uma vida diferente. Cada página que se aproxima do fim do livro uma angústia por não querer terminar. Cada personagem uma lição a ser aprendida.

Conceição, meu primeiro contato com seus livros foi, sem dúvidas, uma das melhores experiências literárias que eu já vivi.

Fernanda Coelho 17/03/2024

Que delícia foi conhecer Conceição Evaristo.
Que leitura forte!
Ansiosa pra conhecer os próximos livros!

mareghafa 13/09/2021

melhor um cachorro amigo do que um amigo cachorro.
meu primeiro contato com as obras da conceição evaristo e eu não poderia ter ficado mais surpresa.

é um livro real, que realmente mexe com os sentimentos do leitor por simplesmente retratar a realidade de outros tempos, como diz a autora no começo, é uma favela que acabou e com certeza a favela dos dias de hoje tem mais histórias para contar.
ela apresenta diversos personagens durante as páginas, o que pode ser até um pouco complicado para entender, principalmente por seu jeito de escrever que é mais poético e único.

o início do livro é um pouco difícil de se conectar com, mas conforme a leitura, você se permite o costume da escrita dela, o que torna tudo tão, infelizmente mais real.
é um romance memorialista muito importante para a literatura nacional, sinto que deveria ser uma leitura até obrigatória por conta de toda a mensagem sobre a favela contada por maria-nova.

não vejo a hora de poder ler mais obras dela, principalmente olhos d?água que me chamou muito a atenção.

Fer Paimel 02/07/2022

Viva Conceição ??
Conceição traz orgulho à literatura nacional. Uma autora que faz da leitura e da escrita um verdadeiro ato de resistência.
Achei incrível como esse livro dialogou com ?Quarto de Despejo?, da Carolina Maria de Jesus, talvez não sem intenção.
O enredo se situa em uma comunidade objeto de desfavelamento, mostrando como essa população é avaliada social e politicamente.
O romance transita pela história de vários personagens muito bem escritos e muito reais, tornando a leitura agradável, pois direta, mas cheia de significado.
Não dei nota máxima, pois tive dificuldade em engatar na leitura inicialmente, já que não consegui, de pronto, separar bem os personagens; demorei um pouco para individualizá-los. Contudo, assim que a leitura pegou ritmo, foi difícil largar?
Quero ler ?Ponciá Vicêncio? da autora, agora :)

Gabriel.Silva 28/08/2021

Conceição Evaristo é uma escritora negra e brasileira.Ela nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais.Mestre em Literatura Brasileira na PUC e Doutora em Literatura Comparada, ganhou o terceiro lugar no Prêmio Jabuti.

Becos da memória é um dos mais importantes romances memorialistas da literatura contemporânea brasileira. Esse é o meu terceiro contato com uma das obras da Conceição, eu conheci os contos dessa escritora através do livro Olhos D'água, conheci o romance desta autora através do livro Ponciá Vicêncio e Becos da Memória é o terceiro livro que leio dessa autora contemporânea. Becos da Memória relata a complexidade humana, o desamparo, o preconceito, a fome e a miséria.

Becos da Memória traz a personagem Vó Rita, uma personagem encantadora, forte e cativante. A Vó Rita relata "memórias" da sociedade brasileira. Não temos só a Vó Rita, mas várias personagens incríveis. Sem perder a delicadeza Conceição Evaristo relata questões importantes. Eu estou encantado pela escrita da Conceição Evaristo. A escrita dessa autora é sensível, simples e poética.

Conceição Evaristo precisa ser mais conhecida por nós leitores, cada vez mais eu sou apaixonado pelos livros dessa mulher. Que leitura agradável. Conceição Evaristo é uma das minhas escritoras favoritas. Se você ainda não a conhece, leia o livro Olhos D'água, são contos impactantes e depois da leitura desse livro com certeza você irá querer ler outros livros da Conceição Evaristo e vai se apaixonar e não irá se arrepender. Dei 5 estrelas e está FAVORITADO. Becos da Memória é um livro encantador, delicado, atual e muito necessário. Um livro importante para os dias atuais que estamos vivendo. Recomendo demais a leitura !!!!
dani 28/08/2021minha estante
Ótima resenha! Conceição Evaristo é maravilhosa. Também conheci a escrita dela pelo livro Olhos d'água.

Gabriel.Silva 29/08/2021minha estante
Muito Obrigado Dani ;)
Legal saber que você também gosta dessa autora incrível. O livro Olhos D'água é perfeito. Conceição Evaristo é maravilhosa mesmo

Heloiche 26/01/2021

Excelente!
Esse livro é excelente. A autora vai contando em pequenos trechos o que acontece numa favela. Fala de pessoas e suas vidas. E a construção de um cotidiano teletransporta o leitor para aquele ambiente. Eu me senti como uma vizinha tanta a intimidade que o livro gerou com seus personagens.

Fe 27/06/2021

Atemporal e necessário
Conceição tem o dom de contar histórias e vivências extremamente contemporâneas, que independentemente do momento em que produziu a escrita, retratam a vida de milhares de brasileires. A potência de seus textos está em retratar por meio da narrativa diversos conceitos, provando que para além de teorias sociais, há vidas.

@eu_rafaprado 18/06/2021

Clube do livro
Estamos lendo um livro por mês no clube, lendo mulheres Nacionais.
Este será o livro de amanhã 19/06, vamos conversar pelo Google Meet as 20:00.
Mais informações no meu insta
@Eu_rafaprado