Antologia macabra

Jack Ketchum

Resenhas - Touch

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@vcdisselivros 15/05/2020

Um mix de contos bem completo
A antologia, fruto da parceria entre a editora Darkside Books com a Macabra TV, é uma celebração aos 20 anos do site Lilja’s Library – The World os Stephen King (A biblioteca de Liljas – O mundo de Stephen King), que traz atualizações sobre o Steve’s Kingdom (Reino do Steve).

O responsável por organizar os contos do livro é Hans – Ake Lilja, pelo nome você pode notar que ele é fundador do site e fã assíduo das obras do King.

Nomes de peso ganham as páginas da antologia, além do próprio Steven King, que possui um conto inédito publicado, “O compressor de ar azul”, temos Clive Barker, Edgar Allan Poe e outros não tão conhecidos.

Dos doze contos publicados, somente seis são inéditos! Alguns já foram publicados em revistas, no entanto, como a maioria não tinha sido traduzida para o português, o livro praticamente é original aqui no Brasil.

OS CONTOS

Na grade maioria, abordam pontos forte, como depressão, perda, psicopatia, frustração, morte, culpa, inveja, relacionamentos virtuais, amizade e a falsa felicidade em si. Na maioria das vezes são completos e possuem começo, meio e fim.

Como é de se esperar, o conto do King é o primeiro a ser apresentado, mas sendo sincero, foi um dos piores do livro. Outros autores foram mais felizes captando o leitor e prendendo a atenção até o fim.

DIVERSIFICADOS

Um dos pontos positivos é que os contos não se conversam. A temática, o assunto e a forma de escrever evidenciam o jeito de cada autor se comunicar e surpreender com uma narrativa envolvente.

QUERIDINHOS

Claro que alguns agradam mais que outros, mas isso claro, varia de pessoa para pessoa. Entre os favoritos:

A Eliana: É um ser sobrenatural com aparência de criança que forma uma aliança inusitada com uma agente da polícia.

O fim de tudo: Foi um conto extremamente triste e profundo. Nele, acompanhamos um homem que perdeu tudo e que só espera a morte dia após dia.

Atraídos para o fogo: Acompanha três amigos que decidem se aventurar em parque de terror e lá descobrem que a experiência vai além do que imaginam.

É ISSO

Antologia macabra apresenta contos que são especiais a seu modo. No fim, é possível sair satisfeito da leitura, que empolga e impõem reflexão na medida certa.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/?hl=pt-br

Cinara... 16/10/2020

Crie tudo menos expectativas ?
"Verdade! Nervoso - muito, terrivelmente nervoso fui e sou; mas por que dirá que sou louco?" O coração delator - Edgar Allan Poe

O Poe salvou o livro ?
Vitorianas Macabras eu amei achei que iria amar esse Antologia Macabra, então só achei mesmo?

Felipe 21/03/2024

Relatório de contos

INTRODUÇÃO
1. STEPHEN KING?O COMPRESSOR DE AR AZUL:?UM CONTO DE HORROR (Bem ruim)
2. JACK KETCHUM?P.D. CACEK - A REDE ( Fluído e Tranquilo, Diria q é gostoso de ler, Mais não tão necessário/ Toda uma questão de pode acontecer na vida real)
3. STEWART O'NAN - O ROMANCE DO HOLOCAUSTO ( Chato OMG muito Chato)
4. BEV VINCEN - AELIANA (Achei Bom/ Fantasia)
5. CLIVE BARKER - PIDGIN E THERESA (Fofinho/ canonização/ Fantasia)
6. BRIAN KEENE?O FIM DE TUDO (Muito bom/ Luto)
7. RICHARD CHIZMAR?A DANÇA DO CEMITÉRIO (muito bom/ Loucura)
8. KEVIN QUIGLEY ATRAÍDOS PARA O FOGO (Sombrio, Cria um clima de tensão, seria melhor um filme básico mesmo).
9. RAMSEY CAMPBELL O ACOMPANHANTE
( Normal e pouco interessante).
10. EDGAR ALLAN POE? O CORAÇÃO DELATOR (Amei)
11. BRIAN JAMES FREEMA AMOR DE MÃE (Relação mãe e filho, até onde vc chegaria pela por amor a sua mãe )
12. JOHN AJVIDE?LINDQVIST?O COMPANHEIRO DO GUARDIÃO ( Gostei do Plost, achei bom mesmo) ?Traduzido do sueco para inglês por Marlaine Delargy?AGRADECIMENTOS

Mariana Dal Chico 12/06/2020

3.5 estrelas

“Antologia Macabra” organizado por Hans-Åke Lilja foi publicado no Brasil pela editora Darkside que me enviou um exemplar de cortesia.

Fiquei muito empolgada ao ver que o autor que abre a coletânea é Stephen King, mas essa felicidade durou pouco, o conto não me agradou em nada, é o mais fraco que já li do autor e, sim continuo fã dele. Depois fui pesquisar um pouco mais e descobri que “O compressor de rolo azul” faz parte dos primeiros trabalhos do autor e ainda não tinha sido publicado em nenhuma coletânea.

Gosto da forma como o organizador escolheu os contos para compor o livro, todos estão no gênero terror/horror/macabro, mas nem todos são sobrenaturais e os que mais me impressionam são os que exploram o impulso sombrio humano.

“A rede” tem a construção perfeita do clima de tensão, o leitor começa sabendo que alguma coisa está muito errada, as suspeitas passam de um personagem para outro, mas nunca tinha passado pela minha cabeça que o final seria daquela forma.

“Aeliana” bebe da fonte sobrenatural, trabalha com os limites do que se faz em nome da sobrevivência e tem um final MUITO bom!

“O fim de tudo” é um dos meus preferidos, nele vemos a verdade sobre a depressão sem nenhuma pincelada de romantismo

“Atraídos para o fogo” é outro que entrou para os favoritos, une crianças, casa mal-assombrada, amadurecimento e sangue.

“O coração delator” de Edgar Alan Poe sempre merece destaque, é um dos meus preferidos do autor e trabalha muito bem a loucura e peso da culpa.

“Amor de mãe” é incrível e me deixou com cara de “WTF?” no final!

“O Companheiro do Guardião” de John Ajvide Lindqvist mistura crianças jogando RPG e o mundo de HP Lovecraft com um final surpreendente. Quero ler TUDO o que esse autor já escreveu.

Os que menos me chamaram atenção foram “O romance do holocausto” (apesar de levantar questões sobre transformar tragédias em espetáculos), “Pidgin e Theresa”, “A Dança do Cemitério” e “O Acompanhante”.

No geral é uma antologia com contos MUITO bons e que eu indico para quem gosta do gênero, ou para quem quer começar a se aventurar por esse mundo.

site: https://www.instagram.com/p/CAtGBALjy-l/
manu 28/03/2021minha estante
me explica amor de mãe pelo amor de Deus??????? pode ser aqui ou na dm eu preciso de respostas D:
@librosquetecambian

Vanessa 12/04/2021minha estante
Também queria entender Amor de mãe, hein? ??

Déia Madden 20/03/2020

Interessante
Essa antologia em homenagem a S. King tem contos bons e outros nem tanto.
Mas é possível perceber as sutilezas nos contos que remetem ao King e à H. P. Lovecraft que o inspirou.
Vale a leitura, porém devo dizer que esperava um pouco mais de alguns contos.
Legal o pôster que veio junto. Gostei

Wilgner 10/09/2021

Pra mim os melhores contos são: Atraídos para o fogo, O fim de tudo e O romance do holocausto.
No geral o livro é mediano. A maioria dos contos é mediano e eu estava esperando mais pelo nome "macabra".

Maria19757 28/06/2020

DEMAIS!
Amei o livro, os contos são excelentes e bem macabros, fiquei tão envolvida que terminei em 1 dia! O único conto que não gostei muito foi o do King, o que me surpreendeu porque sou super fã dele e adoro suas obras, mas tudo bem, acontece! Super recomendo, contos de altíssima qualidade incluindo o Edgar Allan Poe que tem o conto ?O coração delator? neste livro, meu primeiro contato com ele e já digo que adorei, e comprei até um livro dele para ler mais obras incríveis pois me apaixonei!

Dhiego Morais 12/09/2020

Antologia Macabra
As estações passam velozes, num girar pelo espaço que nunca se interrompe. As sementes anteriormente lançadas à terra são engolidas, e em seu seio arenoso devem romper a casca e germinar, enquanto o tempo se esvai. Pouco a pouco, a colheita toma forma e ganha robustez. As palavras aqui plantadas são frutos de inúmeras mãos e, considerando o tempo de maturação, finalmente podem ser colhidas sob a forma desta Antologia Macabra. Sirva-se, se vosso estômago permitir.
Antologia Macabra nasce como um livro de contos de terror e horror, organizados por Hans-Åke Lilja em comemoração aos vinte anos do site Lilja’s Library, especializado no universo literário criado por Stephen King. Auxiliado e inspirado por Brian Freeman – editor da Cemetery Dance –, Hans conseguiu reunir doze tentadoras contribuições, entre contos inéditos, escritos especialmente para a antologia e contos clássicos ou anteriormente publicados.
Antes que comentemos das histórias que mais merecem atenção, devemos conversar sobre alguns pontos mais gerais de Antologia Macabra, entre eles a fluidez da narrativa do livro e os temas mais abordados:
— Ainda que a antologia organizada por Hans tenha pouco mais de duzentas páginas, a distribuição em doze contos consideravelmente curtos torna a leitura extremamente fluida, ou seja, rápida, quase imperceptível. Transitando entre o gênero de terror e horror, basicamente, nem mesmo o teor assustador das histórias impedem ao leitor voraz o avanço pelas páginas. A sagacidade em apostar em histórias curtas promove o sucesso de boa parte dos contos selecionados.
— Tratando-se dos temas, Hans convidará os leitores a redescobrirem seus medos em parques abandonados e atrações circenses assombradas e misteriosas; reencontrar seu antigo amor; interagir com criaturas estranhas e muito mais temas macabros.
A seguir, apresentarei três dos contos que mais me intrigaram e me impressionaram, bem como os motivos para tanto:
— O Fim de Tudo, de Brian Keene: este é na minha humilde opinião o melhor conto da antologia de Hans-Åke Lilja. Diferente de tudo o que podemos encontrar em Antologia Macabra, em O Fim de Tudo, Brian Keene nos convida a conhecer a história de um pai que perdeu todos os que um dia já amou. A forma como tudo aconteceu é narrada pelo protagonista, que em nenhum momento se identifica.
Dia após dia, reencontramos nosso protagonista em sua agonia pessoal. Junto dele, o observamos desejar que o mundo acabasse de inúmeras formas, esperançoso que a força de sua vontade seja o suficiente para fazer as rodas da magia finalmente engrenarem. Dos fins pelo aquecimento global a um apocalipse zumbi, da erupção de um vulcão ao choque de um asteroide contra a Terra; sua vida parece ter um único propósito: esperar o fim de tudo.
Se por um lado os demais contos versem sobre o horror e o terror, O Fim de Tudo transborda um drama profundo, delicado e intensamente doloroso. O macabro não está no propósito da história, mas talvez no que a vida transforma nosso protagonista. Não o conhecemos, não sabemos sua idade, sua aparência e sua trajetória de vida, mas nos conectamos a ele como poucas vezes nos conectamos a outras personagens.
— Atraídos para o fogo, de Kevin Quigley: mais um dos contos notáveis dessa edição; aqui seremos levados juntos de Chip, Bobby e Johnny, três crianças de dez a doze anos que acreditam serem corajosas o suficiente para burlarem as regras e enganarem seus pais, de modo a conseguirem ir até o parque de diversões itinerante. Lá, conhecem LaRue, um homem estranho e responsável pela atração chamada Mundo do Espanto. Desejosos de encarar a atração, LaRue os convida, entretanto, para algo ainda mais assustador: Atraídos para o Fogo, uma casa mal-assombrada no topo de uma colina.
Sendo um dos contos mais longos da antologia, Atraídos para o fogo consegue desenvolver uma série de infortúnios que se acercam das personagens. A história consegue trabalhar com sucesso o terror que entranha os subcapítulos, alcançando um clímax maravilhoso, ainda que não totalmente imprevisível. A forma como a narrativa se desenrola pode recordar ao leitor nostálgico obras como IT e O Corpo (Outono da Inocência).
— O companheiro do guardião, John Ajvide Lindqvist: por falar em histórias espetaculares, o conto de Lindqvist evoca toda a nostalgia dos jogos clássicos de RPG e ainda faz referência às histórias cósmicas de H. P. Lovecraft.
Aqui, encontramos Albert, um garoto sueco que nasceu para ser mestre do jogo nas partidas de RPG. Extremamente criativo e sempre com o suporte incondicional de seus pais, o jovem parece finalmente construir sua identidade e sua reputação no colégio. Do outro lado da linha, temos Oswald, um garoto que costuma sofrer demasiadamente com o bullying na escola, enquanto tenta se enturmar na roda de amizade de Albert.
Inesperadamente, um ponto em comum interliga os dois personagens a um futuro estranho, onde acompanhamos as descobertas da adolescência, os amores e desafetos se misturarem.
A história de Lindqvist, brilhantemente redigida para a edição de Antologia Macabra, encerra com chave-de-ouro o livro de contos, seguindo pelo horror sempre com uma fluidez narrativa que impressiona. O leitor facilmente se pegará pesquisando pelo autor sueco, em busca de mais obras para conhecer.
Ainda que o livro possua boas histórias, não poderia encerrar essa resenha antes de comentar sobre a existência de três contos extremamente problemáticos que abrem a Antologia Macabra, de Hans-Åke Lilja.
— Sendo provavelmente o chamariz da antologia, O Compressor de Ar Azul (1971), de Stephen King é um verdadeiro show de horrores – e não no sentido de ser aterrorizante –, principalmente por seu protagonista que promove o espírito da misoginia e da gordofobia. Dotado de experimentações narrativas e interferências incômodas, todo o texto é desproposital e indigesto de se ler. Talvez por ser um conto anterior a sua primeira publicação (Carrie, 1974), ele carregue toda uma visão deturpada do eu mais jovem do autor, distante do crivo afiado de Tabitha King.
— A Rede, de Jack Ketchum & P. D. Cacek, poderia ser um conto interessante, reflexivo e em tom de alerta sobre os perigos de se relacionar pela internet, porém desliza e se sobressai como uma história envolvendo o relacionamento abusivo em que quem não deveria ser vítima é culpada e o agressor é tratado, inclusive, com condescendência pela polícia.
— Finalmente, Pidgin e Theresa, de Clive Barker: neste conto, temos como protagonistas, Pidgin, um papagaio, e Theresa, uma tartaruga, ambos de Raymond Pocock, futuro santo e curandeiro das crianças. Por meio de um anjo, observamos sua ascensão aos Planos Celestiais. O conto se torna extremamente problemático ao transformar a figura de um abusador de menores em herói, narrando sua redenção pelos olhos das protagonistas. Intragável, intragável e intragável.

Iniciando de maneira obscura, controversa, Antologia Macabra consegue estabilizar-se como um bom livro de contos, principalmente se compreendermos seus problemas e o discutirmos. A contribuição valorosa de autores como Ludqvist, Keene, Campbell, Quigley e Poe também são responsáveis pela boa avaliação. Todavia, a participação de alguma autora de terror e horror, tais como Seanan McGuire, Anne Rice ou até mesmo Octavia Butler enriqueceriam muito mais a antologia (e poderiam substituir os contos questionáveis).

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/resenha-antologia-macabra-de-hans-ake-lilja/
Rodrigo 19/09/2020minha estante
Resenha mais rasa que um pires

louijaboard 15/03/2023

Estética linda conteúdo paia só serve pra ser bonito todos os contos me decepcionaram (menos o do poe kingo)
louijaboard 15/03/2023minha estante
ebaa primeira resenha

viterario 13/06/2023

19 POST-ITS
1- O compressor de ar azul, Stephen king 2?

2- a rede, Jack Ketchum p.d caker 4,5?

3- romance holocausto, Stewart o'nan 2?

4- aeliana, Bev Vincent 3,5?

5- pidgin e Theresa, clive Barker 4?

6- o fim de tudo, Brian Keene 4?

7- a dança do cemitério, Richard chizmar 3?

8- atraídos para o fogo, Kevin Quigley 4?

9- o acompanhante, Ramsey Campbell 2,5?

10- o coração delator, Edgar Allan Poe 2,5?

11- amor de mãe, Brian James 2,5?

12- companheiro guardião, John ajvide 4?

Media: 3,20

Mara.Mares 21/03/2021

Queria mais
Ah!, estava com saudade de um livro de contos que valesse a pena ler. Depois do fiasco que foi SMEHS(na minha opinião foi um livro horrível), estava receosa de pegar um livro de contos de terror. E não é que esse me surpreendeu?! Com excessão do primeiro conto, achei tds os demais bem macabros e não larguei enquanto não terminei. Recomendo.

Coisas de Mineira 13/05/2020

Antologia Macabra é um livro de contos reunidos por Hans-Åke Lilja. Esse cara simplesmente tem um daqueles sites super completos, sobre toda obra, do nosso querido Stephen King. A ideia dessa antologia surgiu em comemoração pelos 20 anos de “vida” do site que fundou: o Lilja’s Library. Foram reunidos 12 contos e 13 autores para compor essa obra de ode ao terror. Obviamente, entre eles, temos 1 conto do King, assim como outros autores referência desse gênero literário tão aclamado.

Os contos geralmente ou são inéditos, ou resgatados (como esse do King). Também temos um dos meus contos preferidos de Edgar Allan Poe para finalizar com chave de ouro esse livro. Uma homenagem mais do que merecida àquele autor que veio ser grande inspiração para muitos atuais autores de terror das gerações atuais.

Antologia Macabra é um dos 3 livros que a editora DarkSide publicou recentemente pelo selo Macabra, em parceria com a Macabra Filmes. Ou seja, o pacto sangrento foi fidelizado! Sabemos que essa parceria não pode (e não vai) parar por aí, uma vez que essa primeira experiência foi de arrasar. Todos os fãs da caveirinha, bem como do gênero terror, entraram numa espécie de êxtase com a qualidade das obras, desde capa, acabamentos em geral, ilustrações e conteúdo!

Os autores que fazem parte do Antologia Macabra são: Ben Vincent, Brian James Freeman, Brian Keene, Clive Barker, Edgar Allan Poe, Jack Ketchum, John Ajvide Lindqvist, Kevin Quigley, Ramsey Campbell, Richard Chizmar, Stephen King e Stewart O’Nan. São 12 contos que, ao todo, me fizeram atribuir nota máxima à coletânea. Eu não conseguia parar de ler… E infelizmente li o livro todo em apenas um dia. Todavia, queria mais, pois suas 240 páginas passaram voando.

E algo que gostei nessa coletânea, foi que o “apanhado” de contos e de autores, não foi algo misto. Daquela forma que existem vários contos ‘mais ou menos’, e no meio uns 3 ou 4 contos muito bons… Aqui o balanço geral fica positivo. Eu realmente me diverti com o ritmo das histórias curtas que foram selecionadas. Alguns dos contos atribuiria nota 10/10, mas a nenhum eu concederia menos do que uma nota 5/10.

Outro ponto positivo foi a introdução pelo próprio Hans-Åke Lilja, onde ele fala sobre sua dedicação às obras de King, e de todo seu entusiasmo em montar algo assim tão especial para a comemoração dos 20 anos de seu site. Ele fala um pouco sobre alguns autores e a felicidade de contar com a participação dos mesmos.

Isso tudo deu um toque muito intimista à edição. Ah, ressalto que essa é uma coleção destinada àqueles que são fãs do mestre do horror, Stephen King. Imagino o tamanho da realização desse sujeito (Hans-Åke Lilja). É sonho da vida de um grande fã do terror se concretizando! Fangirl de King assumida senti-me realizada ao contemplar o Antologia Macabra, o “filho” de um fã de King bem maior do que eu um dia serei…

Entre essas histórias originais, eu gostaria de falar pelo menos sobre duas. Começo com o fantástico John Ajvide Lindqvist, e seu conto inédito “O Companheiro do Guardião”. Com total inspiração em outro etéreo mestre do horror, H. P. Lovecraft, iremos reviver um período que muitos ‘jovens crescidos’ devem relembrar com saudosismo. É que o conto nos leva àqueles encontros dos adolescentes, nos porões de suas casas, para jogar RPG. Especificamente, eles se aprofundam nos mistérios de Call of Cthulhu (O Chamado do Cthulhu). O brilhantismo do autor é muito perceptível, pois o conto é todo uma aventura fantástica, com aquele toque de terror sempre espreitando no canto. As vezes ele é visível, as vezes não. Porém pra você entender melhor, você vai ter que ler! Se jogue.

Finalizando, para não deixar de fora o homenageando da própria “festa”, temos um Stephen King jovem e seu “O Compressor de Ar Azul”. No início dos anos 70, anteriormente à publicação de Carrie, Steve escreve esse conto sobre as inseguranças de um, adivinhem? De um escritor! Pois bem. Como já conhecemos King, o tom do conto tende ao bizarro ou sombrio. Entretanto, o autor usa uma técnica que pouco fez uso durante essa sua longa (graças a Deus! e vida longa ao Rei!!!) carreira literária. Em alguns momentos, ele quebra a quarta parede e conversa com seu público, dando o devido valor a quem de direito: os que estão lendo. Não é um conto maravilhoso, mas em nada desabona, igualmente, ter sido o escolhido para figurar a presença do mestre nessa Antologia Macabra.

Concluindo, a edição da editora DarkSide veio em capa dura (com aquele acabamento maravilhoso e de qualidade que você JÁ conhece!), com ilustrações tanto da capa, quanto internas, obras do francês Odilon Redon, “um dos mais importantes do simbolismo, que transpôs em tela seus sonhos e pesadelos” (Dark Blog). Afinal, pelo conjunto da obra, eu registrei nota máxima lá no Skoob.

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/antologia-macabra/

Daniel 03/09/2020

Vale a pena
Essa antologia cheia de contos inspirados no King não deixa nada a desejar, alguns mais fortes do que outros, mas todos de qualidade. O meu conto favorito foi A Rede e só por ele já vale o valor que paguei no exemplar (que não foi barato, como todos da editora). O conto do Stephen King não foi tão bom, acho que eu coloquei muito hype nele e me decepcionei.

Ludmila 22/03/2021

Adorei o livro! As histórias são ótimas, uma seleção de contos curtos e bem instigantes.

Nicole 28/01/2022

Fui ler sem expectativa e amei esse livro, amei, amei, amei! Além dele ser lindo com as ilustrações do Redon, os contos são ótimos. Claro, alguns são mais fraquinhos que outros, mas no geral eu adorei ler, não conseguia parar, é rápido e fácil de ler. Nunca tinha lido uma coletânea antes e essa foi simplesmente maravilhosa (talvez eu esteja sendo parcial porque adoro o gênero). Aqui a lista de contos com a nota que eu dou pra cada um:
O Compressor Azul - KING/10
A Rede - meu deus??/10