Mindhunter John Douglas
Mark Olshaker

Resenhas - Mind Hunter

Marlonbsan 18/05/2021

Mindhunter
Durante seu tempo no FBI, o agente especial John Douglas tornou-se conhecido por ter confrontando, estudado e entrevistado vários serial killers e assassinos, criando um banco de dados de perfis de criminosos. John é capaz de se colocar no lugar tanto da vítima quanto do criminoso e entender seus hábitos, permitindo descobrir quem procurar.

O livro é narrado em primeira pessoa, contando os acontecimentos vividos por John, a linguagem é bastante simples, mas há uma densidade considerável por conta da forma da narrativa, já que são poucos diálogos e muita análise.

O assunto do livro é muito interessante para mim, muitas referências citadas ao longo da leitura era de meu conhecimento e sabia mais ou menos do que se tratava aqueles nomes e casos mencionados.

O trabalho do FBI para criar um banco de dados capaz de definir perfis de possíveis criminosos auxiliou, ao longo dos anos, a prender muitos assassinos em série e até mesmo outros tipos de criminosos. A análise comportamental dessas pessoas é interessante além de saber e encontrar os padrões.

O livro acaba não se aprofundando muito em alguns dos casos, o que poderia deixar ainda mais instigante a leitura, mas o foco estava mais em relacionar o perfil estipulado e como isso realmente ajudou a solucionar muitos crimes, assim como poderia ter ajudado a resolver muitos outros mistérios sem solução até hoje.

Algumas partes, como o início sobre a vida de John, que é um pouco enfadonho e algumas opiniões dele sobre psicólogos, podem soar controversas, muito por conta da época em que foi criado o banco de dados e escrito o livro. Mas como uma parte opinativa do autor, podemos relevar.

Para quem gosta de saber um pouco mais sobre esse universo, o livro é muito interessante.

Conteúdo literário no meu IG @marlonbsan
Brenda 18/05/2021minha estante
Este livro é maravilhoso!

jass 18/05/2021minha estante
to doida pra ler

Marlonbsan 18/05/2021minha estante
Ahh gostei bastante haha

Rosangela Max 06/10/2021

Gostei muito.
No começo do livro o autor conta sobre sua vida e trajetória dentro do FBI. Essencial para conhecermos sobre o perfil dele.
No demais, são citados casos e técnicas (tanto dos assassinos quanto da polícia/FBI) envolvendo alguns serial killers. Poucos destes casos foram citados com detalhes, mas houve diversificação na escolha. Interessante para não ficar preso a apenas um perfil.
Por mais que a série da Netflix tenha sido baseada nesse livro, o personagem principal não se parece em nada com John Douglas.
Maria 06/10/2021minha estante
quero muito ler esse livro!!

Milla 07/10/2021minha estante
Esse livro e maravilhoso. Mudou muito minha visão do mundo recomendo!!

Cris 15/02/2022minha estante
Eu adorei esse livro! É muito bom!

Thaiiiiixxx 20/02/2018

Faltou algo...
Que duas coisas fiquem bem clara desde já: não tenho o costume de ler biografias, então, não sei se o que vou falar é uma característica do gênero, e não tenho a mínima intenção de diminuir os feitos ou a importância de John Douglas.

A grande impressão que eu tive de "Mindhunter" é que é um grande "Ode a mim mesmo". O livro descreve vários casos investigados pelo agente aposentado do FBI John Douglas, um dos responsáveis pelo uso da ciência comportamental na solução de crimes. Douglas é uma lenda viva do FBI. Personagens como Jack Crawford, de "O silêncio dos inocentes", Jason Gideon e David Rossi, de "Criminal Minds" são inspirados nele.

Mas, devo admitir que ao longo da leitura, fui achando que o padrão se repetia. Douglas estava sempre certo. Ao que me recorde, agora, não me lembro de um caso, dentre os vários que ele cita, no qual ele estava errado. Além disso, tudo gira em torno dele no livro (o que talvez faça sentido, já que é uma autobiografia). Aliás, tive a impressão de que ele não gosta (ou gostava) muito que discordassem dele, embora não esteja claro no texto.

Não se tem a ver com o fato de muitas vezes ele ter se colocado como "superpolicial" para vários criminosos na tentativa de atraí-los, mas a forma como as histórias são contadas me soam um tanto quanto lotadas de vaidade pessoal. Com exceção de um episódio em específico que é citado logo no início, parece que Douglas é maior do que a vida. Não sei como explicar exatamente e sinta-se à vontade para discordar de mim.

Pode ser também que esta resenha fale mais sobre mim do que sobre ele em si, mas resolvi deixar minhas impressões aqui.

O livro em si não é ruim, é até bem legal ver as estratégias de capturas de diversos assassinos seriais famosos, como eles foram atraídos pelas forças policiais, mas terminei o livro decepcionada, sentindo que faltou alguma coisa. Talvez, eu seja como os escritores que escrevem sobre assassinos seriais e prefira a ficção, como o próprio Douglas afirma.
Nune 07/04/2018minha estante
Concordo completamente!!

Adriana 06/07/2018minha estante
Bem isso... Achei que o ego sobrepujou a história, que é boa, mas poderia ser muito melhor. Ele sempre está certo ele sempre é o melhor... Não me cativou. Sei que não era a intenção do livro, mas ele poderia ser mais imparcial na narrativa.

Carol.Sarro 25/10/2018minha estante
Concordo, muitas vezes a leitura se tornou cansativa, pelo menos para mim. Preferi a série.

Leandro.Gonzalez 18/02/2019minha estante
Concordo 100% com você. A impressão que ele nos passa através do livro, é que ele acha que ele nunca errou na vida (pelo menos na vida profissional). A solução dele era sempre melhor, mesmo quando ele era um inexperiente no FBI.

Ederson.Domiciano 10/01/2020minha estante
Acho que o livro foi mais baseados nos acertos dele mesmo, alguns erros que deve ter cometido imagino eu que foi ocultado de proposito.O livro é sobre como conseguiu ajudar a capturar Serial Killers.

Sinésio 12/01/2020minha estante
vc foi generosa ao avaliar a obra com 4 estrelas...

Carodise 15/06/2021

FINALMENTE ACABEI ESSA DESGRAÇA
Quase 3 anos lendo esse livro e finalmente ACABOU! A história é interessante, são casos reais e experiências reais, mas eu não suportava mais ler esse livro. Inacreditavel q finalmente acabou
Aliel 15/06/2021minha estante
Estou sem coragem de começar, estou amando a série mas acho que vai ficar por isso mesmo.

Andressa.Mikaely 15/06/2021minha estante
Kkkkkkkkkkk a resenha mais sincera

Carodise 15/06/2021minha estante
Ouvi dizer q a serie é boa, mas sinceramente, depois do livro, se eu encontrasse o John na rua eu: 1) agradeceria por ele ser um puta profissional, 2) xingaria até a oitava geração da família dele por fazer um livro q eu nunca demorei tanto p ler

Aliel 15/06/2021minha estante
Não tenho idéia se a série segue a mesma linha do livro, mas é bem interessante.
Você demorou pq a escrita é chata ou o que?

Carodise 15/06/2021minha estante
Então, demorei pq eu acho q é uma escrita muito certeira. Tipo: eu amo livro de suspense e terror, quando comprei esse, ha uns 4 anos atrás, pensei q ele fosse contar uma história com começo, meio e fim (pelo tamanho do livro). Quando comecei a leitura ele não era uma ficção, ou uma história, era uma autobiografia profissional do John o que, se eu soubesse antes de comprar o livro, não teria comprado. Pq pensa cmg, eu comprei achando q ia ser uma leitura q ia me deixar presa naquilo, e quando eu abro o livro ele era única e exclusivamente sobe os casos do John. É legal ler histórias reais? Simmmm muito! Mas como comecei a ler e fiquei decepcionada, sem contar q as histórias são muito repetitivas pela função da abordagem dele ser praticamente igual em todos os casos... enfim, talvez esse livro agrade às pessoas q conhecem ou querem conhecer melhor o trabalho do John, mas eu, como uma leitora de jo nesbo, king, e etc, achei chatissimo...

Aliel 15/06/2021minha estante
Entendo perfeitamente, também tenho o meu a muito tempo, mas a cada dia que passa tenho certeza de que não será lido.

Tati 18/06/2021minha estante
terminei agora e tô com a mesma sensação! deveria ter ficado só com a série... sei nem que tipo de resenha vou fazer

Carodise 18/06/2021minha estante
Guria xinga o John, a sensação após xingar ele é tipo PERFEITA kkkkkkkk

Fenrir 13/08/2022

Cada caso que enoja ?
Como temos pessoas que realmente são más, neste livro aprende bastante sobre a mente desses assassinos e como muitas vezes reconhecer um ? os casos descritos chegam e dar ânsia por tamanha crueldade ? mas muito bom para uma análise psicológica

Bruna.Garcia 23/03/2021

Muito bom!!
As histórias relatadas no livro são de prender a atenção. Muito bem contadas.
Recomendo o livro para quem gosta de livros do gênero..

Nernwie 27/01/2024

Uma boa leitura!
Sou muito fã de livros e séries de true crime e serial killers, então seria meio impossível não gostar desta leitura. Minha única reclamação é sobre a forma como alguns fatos da vida do John foram escritos, me dava vontade de deixar o livro para outra hora...

Mas, tirando isso, foi uma ótima leitura - os fatos narrados são por si só a narrativa do livro.

Recomendo para quem gosta desse tema e tem estômago bom :)
Sarah587 27/01/2024minha estante
Gostei muito da série, fiquei com vontade de ler o livro

_lendoemsaturno 02/06/2022

5+????
Trecho retirado do livro: " Ter fantasias bizarras e desequilibradas não é nenhum crime. Tomar a decisão consciente de realizá-las para o mal dos outros certamente é. " Pág. 168

Nas 100 primeiras páginas acompanhamos um pouco da trajetória de John Douglas e de como ele ingressou no cargo de agente do FBI, o John é um cara extremamente genial e interessante, gostei de saber um pouco sobre ele mas ainda acho que poderia ter sido bem mais resumido essa parte.

Eu confesso que não fui com muitas expectativas pois achava que era um livro semelhante ao Lady killers, e após ler algumas resenhas percebi que não tinha nenhuma semelhança, no caso de Mindhunter o John apresentava análises de perfis de criminosos e citava alguns casos reais como exemplo.

Acabei me surpreendendo positivamente e amei o livro me lembrou bastante da série criminal minds, é totalmente incrível e interessante como o John e seus companheiros do FBI traçavam um perfil e ainda sabia como o criminoso iria agir pós crime, os casos não são muito aprofundados mas são todos bem explicados, principalmente nos comportamentos do assassino, como modos operandi, características comportamentais de antes e depois do crime cometido, fatores estressantes e o quê poderia ter levado o criminoso a cometer tal ato.

No geral não é um livro pesado de se ler, mas possuí diversos gatilhos e cenas bem explicativas sobre a cena do crime, recomendo bastante pra quem gosta de séries como criminal minds ou gosta de conteúdos envolvendo psicologia.

Ps: A resenha também estará no meu IG: @booksdajaqh

Geicy 14/11/2023

"se quiser entender a obra precisa estudar o artista"
Esse livro é um daqueles que muda a forma em que você vê o mundo... me interesso muito por true crime e esse foi o primeiro livro que li sobre o assunto. no começo ele não me pegou e por isso demorei tanto pra finalizar, mas depois acabei engatando na leitura e ela fluiu de forma incrível. me interesso demais pela psicologia, mais precisamente o que leva as pessoa a agirem de determinada forma e durante essa leitura tive vários insights, por isso considero o livro ótimo para quem quer estudar o assunto mais assunto
Silvia Cristina 14/11/2023minha estante
Gostei muito da série de Tv, pena que foi cancelada.

Sarah 24/03/2021

Livro incrível, confesso que quando descobri que era uma autobiografia não fiquei tão animada pra ler, porém o livro me impressionou de uma forma muito positiva.

Os casos narrados são muito interessantes, a trama é muito envolvente e contém muitos casos conhecidos.

Recomendo para quem tem interesse no assunto, contém relatos fortes e o autor procura contar sem rodeios e mostrando a realidade.

Eu, particularmente, gosto muito desse tema, então achei tudo muito fascinante o que pode não ser o caso da maioria.

Obs: não assisti a série, então não posso opinar, nem comparar.

Nicoly 26/06/2021

Mindhunter
Mindhunter conta a história do agente do FBI, agora aposentado, John Douglas, desde sua adolescência até o começo do seu trabalho como analista de perfis e com a ciência comportamental. O John é uma pessoa muito legal e interessante e eu gostei bastante da parte que falava sobre a vida dele e como ele chegou onde chegou.
A forma como ele trabalhava como analista de perfis lembra muito Sherlock Holmes, de certa forma (isso é até citado no livro) mas é tudo muito bem embasado na psicologia, e eu acho muito interessante todo esse estudo, então foi muito legal a leitura.
O livro as vezes pode ser um pouco pesado devido aos crimes e os casos relatados, mas isso era esperado, afinal, são crimes reais, e a maior parte dos casos que John trabalhou eram de assassinos em série, mas é uma leitura muito intrigante.
Vii 26/06/2021minha estante
É de fácil compreensão?

Nicoly 26/06/2021minha estante
sim!! a história é bem fluida, e o livro é super fácil de entender

Vii 26/06/2021minha estante
Aí já quero ler!!!

K.G | @kennedy guedes 19/07/2023

Sinceramente....
Esse livro me deixou completamente mal
Triste de verdade
Sou um leitor aciduo de livros policiais e nada do que já li na ficção supera as monstruosidades que são narradas aqui.
É isso me deixa mal
Triste de verdade.
POIS FOI REAL. É REAL.
MONSTROS SAO REAIS.
E caçadores de monstros também.
Mas é como o livro fala, não importa o qual rápido um serial Kiler seja pego. O estrago já foi feito. Vidas já foram perdidas.
É bom, o Dragão as vezes vence.
Dumb_Kya 19/07/2023minha estante
Anotado para não por na lista

Luiz Carlos 18/05/2021

Biografia e um autorretrato de John Douglas
O livro traz detalhes da carreira e do trabalho de John Douglas que, como afirma o subtítulo foi o "primeiro caçador de serial killers americano", por vezes o livro se perde em descrições e se torna lento e cansativo, quem espera detalhes sobre entrevistas cono na série irá ficar um pouco decepcionado, mas quem tem gosta do gênero "True Crime" pode se sentir moderadamente contemplado.

Vi. 02/08/2020

Esse livro conta a história de John Douglas, que foi o fundador e chefe da unidade de apoio investigativo do FBI criada em 1980. Ele narra como entrou na organização, como foi o seu crescimento e desenvolvimento, e como se tornou um analista de perfis criminais. Na narrativa somos apresentados a diversos casos e como é preciso pensar e agir para desvendar o perfil das pessoas que cometem essas atrocidades.

É um livro extremamente interessante, porém, a leitura foi para mim bastante lenta, isso se deve pelo fato de que somos apresentados somente à narrativa do passado de Douglas e aos seus comentários; e ao longo do livro se torna cansativo, e o fato de eu não estar habituada a ler o gênero de não ficção pode ter colaborado. Mas, o livro é bem legal e é interessante entender como trabalha a mente criminosa e a mente que tem que solucionar o crime.

Drika.Neske 10/09/2020

Nesse livro acompanhamos a trajetória do agente do FBI responsável pelas análises dos perfis criminosos de serial killers, e de criar a unidade de apoio investigativo do FBI, compreendemos a sua luta contra o preconceito por apresentar metodologias novas e principalmente pelo fato de ser jovem ao defender tais metodologias, conseguimos aprender um pouco da experiência compartilhada do autor sobre como funciona a mente de um criminoso e de como é o lado de quem lida com cenas de crime e criminosos no dia a dia. Leitura fluida e instigante, adorei conhecer a trajetória desse brilhante agente.