Mais Perto do Coração

Resenhas - Mais Perto do Coração

Joyce 21/06/2017

MAIS PERTO DO CORAÇÃO
RESENHA:
Marina é uma pequena menina muito alegre e curiosa que vivia em um país cor- de -rosa. Lá tudo era absolutamente cor-de-rosa, as flores, as pessoas, exatamente tudo, e ela não conhecia outras cores, até que um dia ela recebe a visita de um amigo que lhe entrega um lindo presente.
Era uma conchinha verde, que a deixou maravilhada e à partir daí ela decide viajar em seu barco SONHO à procura do país verde. Sim, porque existia vários países com cores diferentes da sua e marina queria muito conhecê-los.

"Compreenderam que aquele era seu sonho. E quando uma pessoa tem um sonho ela não pode desistir dele."
Em sua viagem ela conheceu várias cores e em cada país fez novos amigos que se juntaram a ela nessa deliciosa aventura pelo mar afora, cada um com o seu barquinho.
O primeiro país visitado foi o de cor azul , lá ela conheceu o Pedro, que era um menino que gostava de AVENTURAS, como brincar, jogar e passear no mar com a sua família, lá tudo era azul.

O segundo país foi o de cor lilás , onde conheceu Marília, que ensinou aos seus habitantes a importância da TOLERÂNCIA com o próximo.

" Mudanças às vezes são muito difíceis e aceitar as diferenças e novidades pode também não ser nada fácil."

" Podemos perfeitamente conviver com quem é diferente. podemos aceitar a diferença, tanto na aparência, como no modo de viver e de pensar de uma outra pessoa."

O terceiro país foi o laranja e Miguel foi seu mais novo amigo, que era muito SOLIDÁRIO assim como todos os outros naquele país.

O próximo país foi o vermelho , que era repleto de AMOR e Isabel era o nome de sua mais nova amiguinha, todos lá eram bem receptivos e amorosos.
A próxima parada foi no país amarelo. Lá todos eram esperançosos, pois Eduardo o novo amiguinho da turma, sempre tinha uma palavra de ESPERANÇA para quem precisasse.

" Ter esperança é confiar que algo que você espera vai acontecer. É acreditar nisso."

E finalmente chegaram ao país tão sonhado: o país verde. Gabriel e os habitantes do país verde tinham muita FÉ. O cenário que já era colorido para a surpresa dos pequenos visitantes, ficou ainda mais radiante com a presença deles ali.

Às vezes nós somos pegos por alguma tempestade no caminho. E muitas das vezes elas vêm furiosas, assustam muito. nos sacodem, tiram tudo do lugar. E podem nos afastar das coisas boas de que gostamos e que nos fazem bem. As tempestades podem ser tão fortes que nos tiram do nosso caminho, nos deixam perdidos e sem rumo... Mas sabe de uma coisa?Elas não duram para sempre."
Ai gente, o que falar desse livro que apesar de pequeno , nos passa uma mensagem tão grande hein?!?!
Eu adorei esse livro pela forma criativa como a autora Renata Tourinho quis passar a sua mensagem final.
Para quem não conhece a Renata, ela além de escritora é também artesã, ela faz crochê e muito lindo por sinal. E assim como ela tece suas linhas coloridas na arte do crochê, assim também ela teceu esse livro intercalando as cores em cada parágrafo até chegar ao seu ponto final com uma mensagem pra lá de especial, nos mostrando que:

Nossa vida é como um barco no mar, passamos por altos e baixos e por tempestades que nos servem de experiências para nos tornarmos mais fortes. E nessa aventura da vida, sim, porque a vida é uma aventura, temos que ser tolerantes aceitando as diferenças dos nossos semelhantes , que cruzam de uma forma ou de outra o nosso caminho, e que devemos nos encher de amor, porque o amor une as pessoas e não desistirmos de nossos sonhos, mesmo que o medo e a dúvida soprem aos nossos ouvidos, a nossa fé tem que permanecer e falar mais alto.

Um livro que além de ser motivador, também pode ser paradidático onde professores podem trabalhar as cores e também as boas virtudes a serem cultivadas em nosso coração.
Super recomendo tanto para adultos, quanto para crianças e adolescentes.
E para fechar a resenha:

A pequena Marina viajou com seus amiguinhos em busca de um SONHO, onde a viagem foi uma grande AVENTURA.
Sua presença em determinado país levou as pessoas a refletirem sobre seus atos e fez com que tivessem mais TOLERÂNCIA uma com as outras , aceitando cada um com seu jeito de ser.
Não imaginavam que encontrariam muitas dificuldades nessa viagem, mas foram surpreendidos com a SOLIDARIEDADE dos novos amigos, aprenderam que o AMOR une as pessoas e que a ESPERANÇA como diz o ditado é a única que morre e é com ela que alcançamos o nosso sonho, embora às vezes demore ou tudo pareça está perdido, a FÉ é o combustível do nosso barquinho que nos move em alto mar.

site: https://pedagogaliteraria.blogspot.com.br/2017/06/mais-perto-do-coracao-resenha.html

Sala Literária 07/07/2017

Um universo simples, mas cheio de significado
O livro Mais Perto do Coração conta a história da pequena Marina, uma menina cor-de-rosa que morava em um país que também era cor-de-rosa. Um dia um dos pescadores que gostava muito de Marina lhe trouxe de presente de uma de suas viagens pelo mar algumas conchinhas de uma cor diferente. A cor dessas conchinhas era verde.

A pequena menina fica encantada com a beleza daquela cor tão diferente da sua e decide se aventurar no mar em busca do país daquela cor. Marina pede o barco do pescador emprestado e dá a esse barco o nome de Sonho. Depois de se despedir da família, dos amigos e pegar algumas mudas de flores cor-de-rosa para presentar as pessoas do país verde, a pequena começa sua busca pelo país verde em seu barco Sonho. Mal sabe Marina que muitas surpresas e cores a esperam pelo caminho.

A autora criou um universo simples, mas tão cheio de significado. Marina não só conhece a cor verde agora como em sua viagem vai conhecer diversas outras cores e pessoas maravilhosas, grandes e novos amigos.
Continue lendo aqui:

site: http://www.salaliteraria.com.br/livros-nacionais/mais-perto-do-coracao/

Viih 19/09/2017

Resenha Mais Perto do Coração
O livro conta a aventura de uma menina chamada Marina que vive em um país cor-de-rosa e tudo lá é dessa cor.
Marina sempre ganhava dos pescadores conchinhas que ficavam presas em suas redes. Um belo dia eles entregaram à ela algumas conchinhas, mas não eram como as outras, essas tinham outra cor. Uma cor que Marina nem sabia que existia. Após descobrir que a cor das conchas era verde, Marina descobre que existem outros países de outras cores. E decide então partir em uma grande aventura na busca pelo país verde. Os próprios pescadores sedem seu barco à ela o qual tem o nome de Sonho.
A partir dai Marina conhece vários países, cada um com uma nova cor, cada um lhe ensina algo. em cada país que ela conhece logo ao partir ganha um novo companheiro de viagem. .
" Ter fé é ter confiança, é acreditar com toda força. Fé é algo muito parecido com esperança."
No país laranja por exemplo Marina aprende sobre Solidariedade, no país amarelo aprende sobre esperança e assim por diante. Até chegar ao seu destino final. " Ter esperança é confiar que algo que você espera vai acontecer."
?Minha opinião: Eu achei a história muito familiar e aconchegante. Apesar de bem vagamente, ela me lembrou a história do pequeno príncipe. A cada novo país que Marina conhecia ganhamos alguma lição de vida, tais como: tolerância, fé, amor...
É uma obra bem rápida de se ler, e com uma linguagem muito gostosa. Amo livros que mostram o mundo do ponto de vista de uma criança. E nesse livro você encontra o ponto de vista de várias crianças.

Carol - @ressacaliteraria_ 27/09/2017

Resenha: Mais perto do coração - Renata S. Tourinho
"Mais perto do coração" conta a história de Marina. Uma menina cor-de-rosa que morava em um país dividido por cores, e o seu, assim como ela, também era cor-de-rosa.

Porém, a menina não sabia que existiam outras cores além da sua, e é somente quando Jorge, um pescador amigo, lhe entrega conchinhas verdes, que a menina descobre a existência de outras cores. Com isso, pega o barco do pescador emprestado, dá-lhe o nome de Sonho, se despede da família e amigos, pega várias flores cor-de-rosa para presentear quem encontrar pelo caminho, e resolve sair em busca do país verde.

Cada país que Marina encontra pelo caminho e conhece durante sua busca, tem uma cor diferente. E em cada um ela faz uma nova amizade, além de deixar uma flor cor-de-rosa de presente e ganhar uma nova companhia na viagem.

"Era tão gostosa a liberdade que experimentava navegando em seu barco e a alegria brotava em seu coração cada vez que pensava na possibilidade de encontrar um mundo novo."

Cada um de seus novos amigos e companheiros de viagem dá um nome ao seu barco relacionado a alguma das virtudes que devemos ter em nossa vida, sendo eles: Pedro do país azul com seu barco Aventura; Marília do país lilás com seu barco Tolerância; Miguel do país laranja com seu barco Solidariedade; Isabel do país vermelho com seu barco Amor; E Eduardo do país amarelo com seu barco Esperança. E juntos, saem em busca de um único objetivo.

"Podemos perfeitamente conviver com quem é diferente. Podemos aceitar a diferença, tanto na aparência, como no modo de viver e de pensar de uma outra pessoa. A isso se dá o nome de tolerância..."

"O nome disso é solidariedade. Ser solidário é ajudar o próximo sem ter o interesse de ganhar algo em troca, é dar apoio, é ser amigo. É também se colocar no lugar do outro e entender o que ele sente."

"...Acho que o amor faz o nosso coração bater dentro do peito de outra pessoa, e deixa o coração de outro bater dentro do nosso peito."

"Ter esperança é confiar que algo que você espera vai acontecer. É acreditar nisso."

"Ter fé é ter confiança, é acreditar com toda força. Fé é algo muito parecido com esperança."

Contudo, nem tudo é tão simples como parece, e eles enfrentarão algumas dificuldades pela frente. Em meio à viagem acontece uma tempestade que acaba fazendo um dos barcos se desprender dos demais e se perder. Este é o momento mais claro do livro, em que a autora quis representar as tempestades de nossa vida.

"Às vezes nós somos pegos por alguma tempestade no caminho. E muitas vezes elas vêm furiosas, assustam muito. Nos sacodem, tiram tudo do lugar. E podem nos afastar das coisas boas de que gostamos e que nos fazem bem. As tempestades podem ser tão fortes que nos tiram do nosso caminho, nos deixam perdidos e sem rumo. E no meio delas é comum sentir medo, dúvida e outras coisas como ansiedade e nervosismo. Tempestades podem até mesmo machucar e ser muito dolorosas. Mas sabe de uma coisa? Elas não duram para sempre. E se você for pego por alguma no meio do seu caminho você precisa aprender a não escutar tanto os meninos que gritam nesses outros barcos que aparecem de repente. Você precisa aprender a escutar também a voz dentro de você. A voz que te diz que você deve guiar seu barco com força para que ele mantenha-se equilibrado e não vire. Escute a voz que te diz que a tempestade vai passar e que você vai ficar bem."

É um livro em que cada detalhe dele é importante. A leitura é leve e fluída, o que nos faz terminar o livro em poucas horas. Pode até parecer infantil, mas todos deveriam ler! Várias lições nos são passadas através das páginas, assim como muitas reflexões. É aquela obra pequena, mas com um conteúdo surpreendente e cheio de significado que vai te emocionar e ensinar.

E falando em emocionar e ensinar, é um livro perfeito para ser trabalhado nas escolas pelos professores. Pois além de abordar temas como preconceito, bullying, aceitação ao desconhecido, amizade, família e muitos outros que fazem parte do nosso dia-a-dia, a autora trabalha virtudes que todos devem exercitar e principalmente as crianças devem aprender desde cedo.

A capa está lindíssima, assim como a diagramação que contém lindos desenhos de barcos e conchas (que foram feitos pela filha da autora). As páginas são amarelas e a narrativa é em terceira pessoa, o que nos passa a sensação de estarmos sentados ouvindo uma história com a autora.

É uma obra que abre nossos olhos, nos faz ver a verdadeira importância das coisas e de nossas atitudes. Nos mostra que aceitar conhecer o diferente é importante, pois ninguém é igual, e é somente quando juntamos nossas diferenças que conhecemos e entendemos as qualidades um do outro e o que temos a oferecer.

Esse é mais um novo integrante da lista de favoritos. Super recomendado!

site: http://www.ressacaliteraria.com.br/2017/08/resenha-mais-perto-do-coracao-renata-s.html

Cica Santos 16/11/2017

Sentimentos que aquecem o coração
"Quando uma pessoa tem um sonho ela não pode desistir"

*Livro: Mais Perto do Coração - autora: Renata S. Tourinho - editora Chiado*

Imagine um mundo com muitos países e que cada país tem uma única cor!
Assim começa a história de Marina, uma menina alegre e curiosa que mora no país cor-de-rosa e tudo ali era era cor-de-rosa: as pessoas, as casas, as plantas, os alimentos.
Um dia Marina ganha de presente de um amigo pescador, conchas de uma cor desconhecida e fica muito curiosa em descobrir que cor é aquela e se existem outras cores no mundo.
Assim, Marina parte em seu barquinho chamado Sonho em busca da cor desconhecida.
No caminho ela vive muitas aventuras e descobre que no mundo existem muitas e muitas cores diferentes e lindas e que tornam tudo mais bonito.
Ela encontra seis amiguinhos: Pedro, Marília, Miguel, Isabel, Eduardo e Gabriel e juntos viajam com Sonho, Aventura, Tolerância, Solidariedade, Amor, Esperança e Fé, e descobrem que no mundo existem muitas maravilhas, mas também Medo e Dúvida, tempestades e desespero. Mas com Fé, Esperança e confiança tudo fica bem e se torna seguro.
No final de sua viagem Marina conhece um mundo novo e colorido e descobre também que todos podem viver em harmonia e união, se aprenderem com as diferenças!
Uma história linda e maravilhosa que mostra que cada pessoa é um ser único e especial, mas que todos juntos podemos tornar o mundo melhor, com atitudes capazes de deixar cada sentimento "mais perto do Coração".

Eu gostei muito do livro porque é uma leitura agradável e rápida de fazer e que, com certeza, vai agradar à todas as idades. Uma história cheia de sentimentos e emoções!
Recomendo!

Litterae Focus 28/08/2018

Mais perto do coração
MAIS PERTO DO CORAÇÃO - Renata S. Tourinho
O livro conta a história de Marina, uma menina rosa que vivia num país todo cor de rosa, e após receber um belo presente (uma conchinha verde - cor antes desconhecida), decidiu pedir aos pais que lhe conseguissem um barco para que ela pudesse viajar e desbravar os outros países desse planeta interessante e assim poder encontrar o país de onde provinha aquela coloração tão linda.
O interessante nessa obra é que os nomes dos personagens correspondem na vida real à família da autora, seus 04 filhos: Marina, Pedro, Marília e Gabriel, e os demais são seus sobrinhos. ???
Outra coisa bastante relevante nisso tudo é que a autora trabalha a todo instante com a ideia fantástica de surgimento das diferenças. É quase como uma teoria para a criação da diversidade que temos hoje. Quando cada pessoa com sua cor decidiu conhecer e manter relações com estrangeiros de outras cores. E claro, isso poderia representar também o fenômeno na geopolítica que conhecemos por Globalização. (Essa foi uma das minhas interpretações pessoais), então pode servir pra explicar aos mais novos o que é a globalização a grosso modo.
Soube há pouco que esse livro foi adotado como paradidático no colégio militar de Salvador e no colégio da polícia militar para o 6º e 7º anos.
A pergunta é, como é esse mundo novo e colorido que nossos amigos irão conhecer?! Adquiria e confira! ? Alguns quotes abaixo:
??
?Escute menino, Medo e Dúvida estão na verdade te dizendo que você precisa ter cuidado e pensar bem no que vai fazer nessa situação. Mas você não deve ficar assim desesperado. Você precisa ter fé?.
?Ter esperança é confiar que algo que você espera vai acontecer. É acreditar nisso. Às vezes as coisas não saem bem da maneira como a gente planeja. (...) Mas de toda maneira é bom continuar acreditando que você vai conseguir?.