Meus Dias Com Você

Meus Dias Com Você Clare Swatman

Resenhas - Arqueiro

Paulinha 30/12/2021

Um livro tocante e sensível, que nos lembra sobre a importância de valorizar os momentos que temos ao lado daqueles a quem amamos. Recomendo muito a leitura.

Aione 26/08/2017

Meus Dias Com Você, de Clare Swatman, foi recentemente publicado pela editora Arqueiro. Inicialmente, chamou minha atenção por sua belíssima capa (tão bonita quanto a original); porém, foi sua premissa quem, de fato, me fez decidir por lê-lo, por prometer exatamente o tipo de leitura que me agrada: a combinação de uma doce história de amor com elementos um tanto quanto melancólicos, tornando a trama ainda mais sensível.

Em luto pela morte do marido há dois meses, Zoe um dia cai em seu jardim, bate a cabeça e misteriosamente acorda numa manhã de 1993, quando conheceu Ed. Ao começar a reviver uma série de dias aleatórios compartilhados entre eles, ela se pergunta se ganhou uma nova chance de evitar sua morte, se está em coma ou se simplesmente está tendo a oportunidade de passar um pouco mais de tempo ao lado do homem da sua vida – ainda que em situações já experienciadas.

Apesar dos capítulos iniciais e finais de Meus Dias Com Você serem narrados em terceira pessoa, a maioria deles – os que correspondem aos dias revividos por Zoe – é narrada em primeira pessoa, de maneira a acompanharmos intimamente toda a dor, dúvidas e expectativas da protagonista; assim, a leitura flui naturalmente, possibilitando um rápido envolvimento com o livro. Ainda, apesar da temática central ser bastante dolorosa, há no tom do livro bastante leveza, o que ameniza sua tristeza sem diminuir ou subestimar a angústia de Zoe.

O fato de acompanharmos todo o processo de desenvolvimento da relação entre Zoe e Ed por meio de episódios específicos faz com que Meus Dias Com Você, de fato, tenha muito mais momentos felizes do que propriamente ditos tristes, ainda que haja, sempre, um fundo de melancolia naquilo que é narrado. Os dias revividos automaticamente despertam as lembranças da protagonista; assim, além da própria nostalgia em si, em partes, conter a melancolia, ela é intensificada pela morte de Ed. De qualquer maneira, iniciei a leitura me sentindo certa do que estaria por trás da experiência de Zoe e, pouco a pouco, me vi ficando em dúvida sobre os acontecimentos, sem saber como a história realmente terminaria. Acima de tudo, me vi torcendo loucamente por ela, por Ed e pela vida compartilhada entre eles. O ponto alto da leitura foi justamente observar como o passar do tempo, muitas vezes, nos faz esquecer daquilo que mais importa ao estarmos ao lado de quem amamos, e como as pequenas coisas, no fundo, acabam sendo as de maior importância.

Apesar de Meus Dias Com Você ser exatamente o tipo de leitura que me agrada, o livro não se tornou um dos meus queridinhos do gênero. Ao contrário, foi uma leitura leve e gostosa, mas que parou por aí, principalmente por alguns detalhes terem me incomodado. Achei que houve uma repetição abundante de alguns termos e expressões, que simplesmente não eram coerentes com a trama e as personagens. Por exemplo, por diversas vezes Zoe menciona se sentir “envergonhada” ao reviver alguns momentos românticos com Ed, o que faria sentido para a jovem que os viveu pela primeira vez, não para a mulher com mais de dez anos de casamento (e alguns outros de convivência). Ainda, Zoe repetidamente, ao término de cada dia, menciona seu desejo em ter só mais um dia e seu medo disso não acontecer. Em partes, é compreensível que ela realmente se sinta assim (dadas as condições); porém, a transcrição quase exata das palavras causa a sensação de déjà vu na leitura e consequente cansaço pela reiteração. Ainda, por mais que se torne possível compreender seu temor, motivado pelo desejo de continuar vendo o finado marido, por outro lado, após as primeiras vezes em que ela se vê nessa inusitada circunstância, já se torna de certa forma esperado que Zoe continue nela, ainda mais porque há uma progressão linear e sucessiva dos dias vividos, o que não justifica tanto assim o temor prolongado da personagem.

Em linhas gerais, Meus Dias Com Você, ainda que não tenha sido um dos melhores do gênero que já li, foi uma leitura rápida, leve e envolvente, que envolve positivamente todos os elementos e premissas clichês de uma obra delicada e romântica, capaz de alegrar e sensibilizar, além de proporcionar um gostoso entretenimento.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2017/08/25/resenha-meus-dias-com-voce-clare-swatman/
Pathy 27/08/2017minha estante
Gostei muito da resenha, Aione. Você escreve muito bem

Inalda 06/10/2021

Meus dias com você.
Um livro fluído e que trás com muita sensibilidade a perda de um ente querido. O que você faria de diferente na tua vida se tu tivesse a oportunidade de voltar no tempo. Sensível, devastador e ao mesmo tempo ti faz pensar na vida.

NatallyLima 25/04/2020

Ainda existe tempo
"Meus dias com você" é uma história mais ou menos envolvente, deixou a desejar em alguns momentos. Mas a autora nos mostra no decorrer da história qual é a sua proposta para os leitores.
Ela trará na história assuntos para causar emoção no leitor e fazê-lo refletir sobre as "polêmicas". Por exemplo: os desentendimento em um casamento, as frustações, a infertilidade, início de depressão, e não menos importante, a valorização das pessoas enquanto ainda houver tempo.

Raquel316 10/06/2020

Ótimo para esses dias
Um livro muito maravilhoso, não dá vontade de soltar, é emocionante e torcemos pela protagonista. Será ótimo para virar filme.

Lara.Basoni 23/12/2022

O livro conta a história de Zoe, que perdeu seu marido Ed em um acidente. Misteriosamente, após cair no quintal de casa ela acorda vinte anos antes, no dia que conheceu seu marido. A partir daí todo dia ela acorda e revive um dia diferente da sua história com Ed, tentando modificar algo para impedir sua morte. Achei uma leitura bem emocionante, ver a protagonista revivendo sua história de amor, aprendendo e tentando mudar suas atitudes foi muito bonito (e levemente angustiante, pela duvida se ela conseguiria ou não salvá-lo). Achei que o livro apresenta grandes reflexões sobre o que realmente importa. Recomendo essa leitura!

Larissa 07/05/2020

OK
É um livro um pouco diferente do que eu esperava ao ler a sinopse, mas vale a leitura.

Dri F. @viagenscomlivros 01/05/2020

Zoe e Ed são casados a 15 anos, mas parecem não estarem em um bom momento. Em uma manhã corrida, os dois se desentendem por uma bobeira, e saem cada um para seu trabalho sem se despedirem direito. Algumas horas depois, Zoe recebe a notícia de que Ed faleceu, atropelado por um ônibus enquanto andava de bicicleta. E é nesse ponto que a história começa.

Eu não quero por muito mais da sinopse dessa história aqui, porque acho que o gostoso foi descobrir o que estava acontecendo com Zoe depois da morte do marido.
É um romance muito bonitinho. Gostei de acompanhar a narrativa mas preciso ressaltar que, pelo menos para mim, o final foi totalmente previsível. O bacana da história é acompanhar o dia a dia dos personagens, suas diferenças e o quanto nossas escolhas podem fazer toda diferença na leveza dos dias.
Talvez escolhas mais leves não mudem o resultado final mas fazem com que seus dias sejam mais felizes.
É um romance curtinho e muito bacana se você estiver procurando livros descomplicados. Se prepare para se emocionar em alguns momentos, mas que fazem todo sentido para a história.
Eu acho que você vai gostar! ?

E se você curtiu essa resenha, passa no meu Instagram literário @viajecomlivros.
Lá você encontra resenhas diárias, lista de preferidos por temas e gêneros, booktags divertidas, promoções e e-books gratuitos dos sites e muito mais!
Passa por lá conhecer!

Flavia.Souza 12/06/2021

"A simples ideia de perder você me faz sentir como se meu coração tivesse sido arrancado."
Quem nunca pensou na oportunidade de poder voltar no tempo e repensar todas as decisões, fazendo com que o resultado das nossas atitudes fossem diferentes da que nos deparamos no momento atual? Será que uma palavra diferente ou um olhar diferente, há vinte anos atrás, poderiam mudar o que estamos vivendo hoje? Com base nessa ideia central, Clare Swatman, dá vida a história de Meus Dias com Você,
O livro tem um enredo comum, pois a temática central já foi retratada em outros livros e filmes, a história consegue nos envolver e, de forma bem leve, nos faz mergulhar na angústia de Zoe em cada etapa de sua história, seja na perda, na volta ao passado ou a cada reencontro com Ed, nos momentos decisivos em que tenta reescrever sua própria história.
Um ponto que merece destaque e reflexão no enredo apresentado é que a autora opta por caminhos algumas vezes previsíveis no desenrolar de sua história, mas ainda assim consegue nos surpreender e levar ao que é mais importante: transportar o leitor a fazer uma reflexão profunda na forma como lida com a sua própria vida e com as oportunidades que surgem a cada dia. Nos faz compreender que nunca é cedo para dizer um “eu te amo”, um “obrigado” ou “pedir desculpas”.
Se você tiver oportunidade, não deixe de ler essa obra, você não irá se arrepender.

Erica 20/04/2020

É um livro bem fofo apesar de que em algumas partes me senti mal com a construção dos personagens

moonlovers 29/05/2020

Quentinho
Que livro mais fofinho gente... eu não sei nem o que falar... as vezes certas coisas acontecem e infelizmente não temos pra onde correr mas podemos mudar como chegamos lá

Orrane 07/05/2023

O contexto do livro
No meu ponto de vista é como se mostrasse que nossos erros do passado teve aquelas consequência e não podemos mudar, então aproveitem o hoje, se divirtam, ame de verdade, diga que ama sem medo. Porque depois o que tá feito, tá feito! Leiam o livro, é uma leitura cansativa mas dá para agregar algo

@aangeladani 21/02/2020

Fraco e mais do mesmo
Infelizmente, o tal do "timing" não foi bom. Talvez tenha sido por causa do meu ~estado de espírito~ já que as crises depressivas podem atrapalhar a leitura e ainda influenciar negativamente as emoções... Não sei. Mas o fato é que o livro não me agradou como eu esperava.

A trama é super previsível, tipo ~mais do mesmo~ e isso por si só já é chato, mas até que daria pra relevar se houvesse tido um maior cuidado no desenvolvimento da história ? coisa que não aconteceu, pelo contrário: houve foi uma grande enrolação desnecessária e vários capítulos com muita coisa irrelevante...

E tudo pra acabar culminando num desfecho que foi igualmente previsível e bastante fraco. O único ponto a favor (mesmo sendo um enorme clichê, mas ok, a gente releva porque faz sentido), foi sobre a moral que a história quis passar: dar valor às pessoas enquanto elas estão aqui, cuidar do que se fala, de como age e tals porque, obviamente, arrependimento não traz ninguém de volta.

Nota: 2/5 (razoável)