Mulher-Maravilha: Sementes da Guerra

Mulher-Maravilha: Sementes da Guerra Leigh Bardugo
Joseph Rudyard Kipling

Resenhas - Arqueiro

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 27/11/2023

Então. é um livro bom mas, bem viajado em algumas partes, o final me decepcionou um pouco mas gostei da aventura, ri bastante em algumas partes mas é um livro um pouco mais juvenil do que eu gostaria que fosse

Fabianne 20/07/2023

Saindo de um livro que virou HQ, para um HQ que virou livro.
Era para eu começar pela mulher gato porque adoro a escrita de Sarah J. Maas mas amo mais a mulher maravilha. Então vim conhecer Leigh Bardugo.

A história acontece na adolescência da mulher maravilha, no auge do seu desenvolvimento pessoal, social e psicológico. Se quando somos adolescentes achamos que somos imortais, imagina Diana? Sedenta de aventura e descobertas.
Nesse versão do multiverso, Diana nasce do barro assim como Adão e Lilith e tem como mãe Hipólita. Vive feliz em sua ilha junto com as amazonas. Mas tudo estava muito tranquilo, então ela resolveu entrar numa confusão assim que conheceu uma Haptandra.
Fiquei um pouco incomodada com o fato da história trazer novamente a figura da mulher como a destruidora. Eva, Lilith e Helena de troia são figura endemonizadas a tanto tempo que nem mesmo as mulheres questionam as razões. Quando li ?Iliadas? a tradução dizia que ela foi raptada. Mas continuo a escutar que ela seduziu Paris e fugiu com ele, iniciando uma guerra. A culpa da guerra é totalmente de Helena, tirando assim toda a carga de vaidade, brutalidade e cobiça dos homens/heróis da guerra de troia. Nesse livro os homens descendentes de Helena nascem com força de heróis e as mulheres como as sementes da guerra e precisam ser eliminadas a qualquer custo, repetindo esse olhar machista da história. Como é difícil se livrar desse machismo estrutural...meo deos.

Apesar desse pequeno detalhe estrutural, Bardugo é uma escritora excelente, e não perdeu a essência da mulher maravilha mantendo o arquétipo dela fiel. Não vejo a hora de conhecer outras obras dela

Marilis 04/06/2023

Positivamente surpresa
Confesso que não estava esperando muito deste livro. Tentei ler o da Mulher-Gato (o x dessa série) e não conseguir passar do quinto ou do sexto capítulo. Então comecei esse com o pé atrás, mas valeu muito a pena a leitura.
A história é legal e interessante, mas começa meio parada, então persista (fica melhor depois que as duas principais, Diana e Alia começarem a interagir com outras pessoas).
É massa ver a Diana descobrindo o mundo e a Alia descobrindo a si mesma. A dinâmica entre elas e o povo que vai aparecendo (Jason, Nim e Theo) faz a leitura ficar mais divertida.
Nos últimos, sei lá, 20% a história tem uma reviravolta que eu não estava esperando. Fiquei estatelada quando li kkkk mas gostei muito, achei um final muito bom, a Leigh é muito boa com finais (opinião totalmente baseada nos finais de Six of crows e Crooked kingdom, os únicos livros dela q eu li kkkkkkk).
Não vou entrar muito aqui em filosofias sobre o final pra não estragar a experiência de ninguém (eu sei q mesmo q eu marque com spoiler vcs são curiosos e vão querer ler), então só vou dizer que achei muito foda o papel que a empatia tem na discussão do "ser forte como uma amazona".
Enfim, é isso. É bom o livro u.u

Jupiter12 03/05/2023

Um mídia de heroi que consegui me conectar verdadeiramente
Quero começar dizendo como filmes e histórias de herói me dão sono, acho tão chatinho e sempre do mesmo. Mas esse livro me surpreendeu muito, consegui criar vínculo com os personagens e me importar com o rumo que a história estava tomando.

Nunca tinha lido nada de Leigh Bardugo (pode julgar, eu sei que é uma vergonha), e tô apaixonado pela escrita dessa mulher. Dinâmica e gostosinha, e que conseguiu me deixar pulando de alegria e rindo à choque e tristeza profunda. A imersão na história foi fantástica, e a forma que ela fez personagens interessantes e de personalidades distintas é maravilhoso.

Eu não tava esperando o plot twist, só consegui largar o livro e me afastar em choque. Pode ter sido ingenuidade da minha parte, mas não esperava o rumo que as coisas tomaram, e eu adorei.

Livro gostosinho que me fez querer dar uma segunda chance pros universos de herói

rickspcrkr 24/03/2023

Começo essa resenha dizendo que fiquei positivamente surpreso com esse livro. Temi que ele não representasse a essência e força da Mulher-Maravilha como um todo, mas Leigh Bardugo entregou tudo o que poderia ser esperado pelos fãs. Na trama, Diana é uma amazona inusual. Ela nasceu do barro a partir do forte desejo da rainha Hipólito em ter uma filha. Como todas as guerreiras daquela ilha se tornaram amazonas após morrerem em batalha e clamarem a uma deusa, Diana se sentia como uma fraude já que não passara por esse processo. Sentindo-se desconfortável e até mesmo alvo de gozações, Diana tenta demonstrar seu poder e força - mesmo que ninguém além dela acredite em seu potencial. Tudo muda quando um avião cai na ilha das Amazonas e Diana conhece Alia Keralis, a filha de dois cientistas renomados e também uma Semente da Guerra, uma garota amaldiçoada por sangue com o poder de despertar o caos e conflito. A presença de Alia na ilha adoece as irmãs de Diana e o próprio local, gerando catástrofes. Então, instigada pelo Oráculo e tendo uma chance de provar sua honra e valor, a amazona se encarrega da missão de devolver Alia ao mundo dos homens e purifica-la para impedir que uma guerra mundial seja provocada pelo dom da garota. O mais encantador dessa história é como a conexão da heroína com Alia desenvolve o lado humano de Diana. As duas são mulheres que não compreendem seus poderes por completo e que são subestimadas pelas pessoas à sua volta, o que faz com que desperta uma relação de amizade e, até mesmo fraternidade entre ambas. Além das duas protagonistas, temos como personagens secundários Jason, irmão de alia; e os amigos da garota. Theo e Nim. É interessante como todos os personagens possuem uma jornada e uma relevância dentro do contexto, destrinchando sobre relações familiares e até mesmo sexualidade. Ainda que não sejam guerreiros militares como as Amazonas, Diana entende que todos ali estão enfrentando suas próprias batalhas e que são tão fortes quanto ela, dignos de amor e compaixão. O livro engana bem: ele dá todos os indícios para que uma determinada pessoa seja o vilão, e num simples instante, uma revelação te faz se sentir a pessoa mais tonta do universo! Trazendo muita mitologia, a força da mulher e a necessidade do autoconhecimento, Mulher-Maravilha: Sementes da Guerra é uma narrativa mais do que digna da maior heroína de todos os tempos.

anaelin 25/01/2023

diana te amo
não sei absolutamente nada sobre a mulher maravilha, então tudo nesse livro foi novo pra mim, e, mesmo que não seja a história oficial, com certeza tem elementos que são, eu só não sabia qual era qual kkkkkkkkkk mas muito bom o livro, o melhor dessa autora q li até agr

Iparisclarke 13/11/2022

Leigh sempre com os melhores plots
Quase não comecei essa série, pois sempre fico com um pé atrás com super-heróis, porém admito que essa mistura de tema com a escrita da Leigh ficou MARAVILHOSA. A evolução das protagonistas foi muito boa junto com a história, o plot final me enganou belamente, quando vi que fui enganada por boa parte do livro só conseguir dar um sorrisinho e continuar com a leitura.

Os próximos livros são o da Marie Lu e Sarah Jamais, Batman talvez seja um parto pra mim já que não gosto tanto personagem e a mulher gato tenho uma imagem do que pode acontecer apesar de ser uma imagem da infância do filme que passava na teve de uma mulher bem empoderada e que enganava as pessoas, vamos ver.

Dory 30/07/2022

Se observar bem, é um livro bastante reflexivo
É um livro que tem o objetivo ensinar a não desistir do objetivo que tem em mente, mostrando, também, o valor de uma amizade e quão longe ela pode levar, podendo se tornar um apoio moral nas horas mais difíceis.
A história no geral, traz personagens em que o leitor consegue desenvolver um sentimento por eles, carregando junto certas reviravoltas a ponto de deixar boquiaberto.

Marcelle52 26/03/2022

Mulher maravilha: Sementes da guerra - Leigh Bardugo
Sou suspeita para falar da escrita de Leigh Bardugo porque sou apaixonada, mas a forma como ela retratou a Diana de uma forma diferente da qual estamos habituados e ainda assim manteve as origens dela e o que faz dela nossa mulher maravilha, me encantou!

Vemos uma versão da Diana que pensa pouco de si, que mesmo tendo dons incríveis e sendo perfeita aos olhos do mundo, ainda não acredita ter alcançado seu potencial. É interessante pensar que existem pessoas sem erros algum aos nossos olhos, mas que cobram tanto de si e nós nem imaginamos.

Amei ver a forma como Leigh Bardugo construiu a evolução da Diana, fazendo com que, no final, ela se enxergasse como uma verdadeira amazona e alcançasse a glória que tanto buscava, mas ainda assim nos dando de lição que nem tudo o que fazemos de glorioso, tem que ser de conhecimento geral.

Adorei a forma como a autora explorou a inocência da Diana trazendo humor para as páginas! Uma história fluida, fofa e cheia de lições.

Vitoria.Marcela 12/01/2022

O livro é muito legal, a história só demorou um pouquinho para engrenar. Mas depois que elas chegam em NY a coisa começa a fluir, um ótimo livro de aventura. Um ótimo livro para quem gosta da mulher maravilha, com referência de mitologia grega e biologia.

Mari 31/12/2021

Bem adolescente.
História bem adolescente, nada que me surpreendeu. Não é a original, mais um romance criado utilizando a Mulher Maravilha. Leitura para passar o tempo.

Daross 25/12/2021

?Suas irmãs eram guerreiras experientes, forjadas a ferro pelo sofrimento e talhadas à perfeição ao passar da vida à imortalidade. Todas haviam conquistado seu lugar em Temiscira. Exceto Diana, nascida do solo da ilha e do desejo de Hipólita por uma filha, moldada no barro pelas mãos de sua mãe.?
- Mulher-Maravilha: Sementes da Guerra ? Leigh Bardugo

Classificação: +13

Como fã de super-heróis, me senti na obrigação de ler essa obra, e foi uma ótima decisão.
O livro conta sobre a adolescência de Diana, antes de se tornar a Mulher-Maravilha. O que me surpreendeu é que ela era uma garota com muitas inseguranças, e que constantemente tinha que provar para si mesma que merecia estar em Temiscira.
A história traz diversos elementos da mitologia grega, apresentando alguns deuses e como eles influenciam na realidade humana.
A amizade que ela desenvolve com Alia é definitivamente linda, elas se tornam uma "equipe" por um objetivo em comum, mas acabam se tornando fortes amigas.
Li em aproximadamente três dias, uma leitura leve e fluída, os plots muito bem colocados e linha do tempo bem desenvolvida.

Paula1735 15/12/2021

Mulher Maravilha sementes da guerra conta a trajetória da mulher maravilha. E começa contando de antes dela ser a mulher maravilha. E quando ela tinha o nome de Diana. Onde mora morava em um lugar aonde não tinha homem. As mulheres deste lugar tinham forças ao enfrentarem batalhas.