Origem

Origem Dan Brown

Resenhas - Arqueiro

Andressa1327 27/03/2024

Para onde vamos?
Eu amo os livros do Dan Brown e como esse traz assuntos bem atuais, me chamou muita atenção, não foge muito da premissa dos outros livros, por conta disso foi difícil pra mim ler a primeira metade dele, mas a partir disso foi uma beleza, o livro te prende e você quer descobrir insistentemente o que Edmond descobriu, no final fez todo sentido pra mim, vale a pena acompanhar mais uma aventura do nosso queridíssimo professor Langdon.

Veridiana.Goncalve 22/03/2024

Imprevisível
Leitura interessante e imprevisível. Apesar de ter sido escrito há alguns anos o tema é super atual.

Natalia 21/03/2024

Origem ( Dan Brown)

O livro é bom, como todos os livros de Dan Brown que li até hoje. A questão é que para mim, a história dele é meio batida. Talvez porque eu esteja lendo ele na época em que as primeiras inteligências artificiais já foram desenvolvidas.

A história se desenrola após a morte de Edmond Kirsch. Um futurólogo conhecido por usar a ciência e a tecnologia para realizar descobertas sobre o futuro da sociedade no geral. Bom, em resumo Edmund juntou diversos estudiosos, famosos, empresários, enfim, só a nata da sociedade para apresentar ao mundo uma descoberta que prometia acabar com as religiões no mundo, Isso porque responderia as duas principais perguntas sobre a existência da vida em nosso planeta. De onde viemos? e para onde vamos?

O livro se desenrola nas horas seguintes após esse assassinato. Com Robert Langdon e a curadora da apresentação Ambra Vidal focados em apresentar a descoberta de Kirsch para o mundo, ao mesmo tempo em que precisam se esquivar do assassino e da polícia.

Bom ,quanto a essa parte, o livro é bem escrito e traz conhecimento a respeito de símbolos, história, ciência, arte como todos os outros livros de Dan Brown, e isso é maravilhoso. a questão é que diante de tanto conhecimento explanado o leitor espera um desfecho grandioso, o que não aconteceu. a resposta das duas grandes perguntas foram óbvias demais e nada inovadoras. o assassino revelou-se intrigante mas também não foi surpreendente. e a existência de alguns personagens foi apenas para encher as páginas do livro.

Em resumo eu achei interessante, porém passa longe de ser uma obra prima da literatura, inclusive acho que o próprio Dan Brown possui livros melhores. O Símbolo Perdido que o diga, Esse sim é a obra prima desse autor.

No entanto o livro possui passagens que merecem ser discutidas com mais afinco:

* Será que a tecnologia no futuro se tornará tão barata e acessível que não existirá mais ricos e pobres?
* Seria a religião o princípio organizador mais importante da humanidade?
* Será que estamos preparados para saber de onde viemos e para onde vamos?
* Será que preferimos uma vida com religião e sem a ciência?
* Será que toda essa tecnologia que está sendo desenvolvida é segura para o futuro da humanidade?

Enfim, são muitas questões e muitas respostas. No geral o livro é bom porém a impressão que fica é que Dan Brown não é muito criativo quando o assunto refere-se a previsão do futuro.

Resenha n° 7

marceloboemeke 19/03/2024

Demorou, mas entregou
Os primeiros 2/3 do livro são bem arrastados. Pouca coisa acontece de surpreendente ou empolgante. Achei que eu abandonaria esse livro ou, no melhor do casos, terminaria ele bem frustrado. Mas no último terço ele "engatou a quinta marcha" e entregou tudo que estava faltando: Ação, tensão, reviravoltas.
Pensando em todos esses aspectos, não acho que ele seja um dos melhores livros da "saga" Robert Langdon, mas se eu me concentro no final, na resolução da história e na mensagem por trás, fica difícil não elevar essa classificação.
Dan Brown recicla algumas soluções narrativas em certos momentos, o que pode incomodar, mas do outro lado da balança temos uma dedicação especial na construção dos personagens secundários, que eu sentia muita falta nos livros anteriores (exceto pelas parceiras do Langdon, sabíamos muito pouco dos outros personagens). E até nisso o autor conseguiu surpreender.
Boa leitura, que apesar de um início arrastado, te entrega um final espetacular e que leva à reflexão. Dan Brown escreve ficção de um jeito que muda o nosso olhar para a realidade.

Lis 18/03/2024

Dan Brown sendo Dan Brown!
Fico impressionada com o trabalho de pesquisa minucioso que Dan sempre traz em seus livros. É preciso muito cuidado para citar tantos lugares, explicar teorias, conceitos, obras e afins.
Narrativa envolvente, atual, cheia de suspense que instiga. Gostei muito do plot twist do final. Aliás, a descoberta revelada não sai da minha cabeça? refletindo bastante acerca da resposta trazida ao questionamento ?Para onde vamos??. Infelizmente não parece um cenário irreal para a humanidade.

AbobrinhaBaggins 12/03/2024

O livro mais polêmico de Dan Brown
Primeiro falaremos dos pontos positivos antes dos negativos. A escrita de Dan Brown continua polêmica em seus capítulos curtos, abordando o oculto no nosso cotidiano e extremismo religioso. Em Origem, o oculto está na IA e tecnologia: são as máquinas que controlam os humanos ou os humanos que controlam as máquinas? É realmente crível um homem nascer de uma virgem, transformar água em vinho e andar nas águas? É realmente necessário uma religião quando se tem a ciência?
Essas reflexões polêmicas e muitas vezes beligerantes sustentam o enredo do livro. O bilionário averso à religiões Edmond Kirsch faz uma descoberta científica monstruosa que responde as principais perguntas da humanidade: "de onde viemos? Para onde vamos?". Infelizmente, a apresentação de sua descoberta se torna um caos e novamente o bom partido de Harvard Robert Langdon ao lado de uma mulher com segredos precisa salvar a noite!
A revelação sobre o que finalmente Edmond descobriu não é TÃO chocante, mas de um modo de vista científico é bastante interessante. De onde viemos? Não esperem nada fantasioso sobre aliens vindo do espaço sideral povoando a Terra, panspermia cósmica ou uma força maior por trás de tudo. Para onde vamos? Me assusta perceber que o futuro previsto por Edmond já está acontecendo, dia após dia e ninguém percebe! É como estalar os dedos no seu rosto e dizer "Ei, acorda! Seus dias já estão contados". Felizmente, temos um fim futurista, próspero e esperançoso.
Sobre os pontos negativos, há muitos. Origem não seria um livro bom se não abordasse um tema tão polêmico. O modo como a história progride é tão raso que muitas vezes pensei em abandonar a leitura, mas segui em frente curioso pela resposta das duas perguntas. Não há um quebra cabeça como nos outros livros, Langdon descobrindo pistas aqui e ali e criando uma conexão perigosa que o leva para diferentes locais. O livro todo é Langdon em uma busca arrastada por um ÚNICO elemento com uma única pista.
O final de um personagem é muito abrupto, sem mais nem menos. Um militar de alta patente da marinha termina daquele jeito? Há meios melhores de explorá-lo e fechar sua história. É sempre engraçado ver que nos livros de Dan Brown, um assassino letal e bem treinado termina de forma vergonhosa, seja nas mãos de um civil, fugindo em desgraça ou superado por um professor de Harvard. É simplesmente um peão no tabuleiro com potencial de ser rei.
É um livro desmasiadamente longo com malandragem repetitiva: conte um capítulo em meia página e deixe o resto para depois! É simplesmente contar sua história pela metade e criar disso um cliffhanger eterno e ausente de plot twist. Origem é de qualidade inferior porque suas 432 páginas se sustentam em apenas 2 perguntas e suas respostas. Onde está os obstáculos que Langdon enfrenta? Pistas que viram o jogo? Não há.
Por conta dessa malandragem e ausência de plot twist, histórias eletrizantes como vimos em Inferno, Origem só se torna bom nas últimas páginas e é bem possível que alguém abandone ele pela metade. Alguém com conhecimento razoável em ciência deduz facilmente as respostas para as perguntas e o livro se torna mais sem graça ainda, um desperdício de tempo.
Bom, para quem aprecia as obras de Dan Brown, não faz diferença em ler mais um livro, e para quem não gosta, é o livro mais desprezível da saga de Langdon.
FernandaPianca 12/03/2024minha estante
Resumiu tudo!! Perfeito sua analise amigo

Vitória 12/03/2024

Livro bom mas final bem meh

Achei a descoberta do Edmund boa mas o final da apresentação dele bem nada a ver

Já imaginava quem poderia ter cometido os assassinatos

Realmente gera todo um questionamento moral mas acho meio batido

Cesar.Aguiar 12/03/2024

Estilo inconfundível
Um livro de leitura muito rapida dado à velocidade da descrição dos fatos. Muita ação recheada de muito conteúdo de natureza científica, filosófica e religiosa. Sensacional.

Thayane 07/03/2024

Esse é um pouco diferente...
Apesar de algumas pessoas já terem desistido do autor por achar todas as obras iguais, eu sempre volto aqui para ler qualquer obra lançada por ele.
Gosto do estilo e da narrativa dele. E apesar desse livro não ter causado um grande impacto em mim, gostei da história no geral. O desfecho também foi bem interessante.

Diva 03/03/2024

Vale pela trajetória
Achei que toda a viagem que os personagens passam para descobrir os segredos muito mais interessantes q o futuro das coisas em si.
A revelação é pouco memorável e a parte mais chata e nada haver do livro.

Letícia Santos 02/03/2024

Tinha muito, muito tempo que eu não lia um livro do Dan Brown, tanto que eu nem sabia ler mais, porém logo fui absorvida pela história e foi incrível vários lugares na Espanha, museus, monumentos históricos que fizeram mais essa história de Roberto Langndon ser surpreendente, os personagens todos com atitudes dúbias, tanto que eu não sabia quem estava falando a verdade. Esse livro é de 2017 e li já se falava de Inteligência Artificial, o que para mim é surreal as perguntas que dão origem a todo o mistério do livro. Mais um livro em que fé e ciência são pontos centrais nessa história.
Recomendo demais!

Gabriel 28/02/2024

A fórmula Dan Brown segue funcionando
Resolvi ler esse livro muito tempo depois de ter lido Inferno, como uma leitura mais leve e cativante para me estimular a voltar a ler. Confesso que lá para o meio do enredo se perde um pouco do ritmo, e até mesmo o "1° fechamento" não tem tanto impacto.

Mas o final do livro a meu ver compensou tudo isso, coroando mais uma excelente história de suspense de Dan Brown. É fato que é mais um suspense seguindo a mesma "receita de bolo" dos outros livros.

Mas ainda assim tem um toque de modernidade e frescor, mesmo algum tempo depois do lançamento, que o Autor soube explorar bem. A discussão é relevante e o livro acaba em um tom bastante inspirador.

asbarros 23/02/2024

Ótimo livro
O livros trás a mesma empolgação dos demais livros de Dan Brown, de forma que prende o leitor da primeira a última página, vale lembrar que embora o autor user alguns contextos reais o livro é pura ficção.
Debora.Rosa 23/02/2024minha estante
Brown MT bom

Joyce 19/02/2024

"De onde viemos? Para onde vamos?"
Esse é, de longe, o livro do Dan Brown com o tema mais polêmico, e acho que esse foi um dos motivos que mais me prendeu na narrativa. Fazia tempo que um livro não me prendia assim e me deixava tão curiosa para saber a descoberta que viria no próximo capítulo, eu simplesmente não conseguia parar de ler!
Não me decidi ainda qual plot twist explodiu mais minha cabeça, ainda estou processando o final da história. Só sei que esse livro se juntou aos meus dois favoritos do autor: O símbolo perdido e Anjos e demônios.

julinvhs 13/02/2024

É um livro muito bem elaborado, cheio de fatos e curiosidades e de um desenvolvimento impecável. Tudo tem um motivo e o final é surpreendente de forma que te deixa reflexivo, eu gostei muito, recomendo.