Origem

Origem Dan Brown

Resenhas - Arqueiro

Renato 12/12/2018

Muito repetido, esperava mais
Dan Brown estuda anos pra fazer um livro dele e logo após iniciar cada obra a gente percebe isso. São sempre inseridos detalhes reais em suas obras e por muitas vezes foi interessante de ver. Porém, nesta quinta aventura de Robert Langdon, me pareceu que a fórmula do sucesso está desgastada.

Quais seriam as implicações para o mundo se um cientista chegasse informando que descobriu as respostas para as duas maiores dúvidas existentes na humanidade: "de onde viemos" e "para onde vamos"? Edmond Kirsch afirma ter descoberto a origem de tudo e o que irá acontecer com o nosso futuro. No entanto, aparentemente existem pessoas que fariam de tudo pra evitar que a verdade viesse à tona.

Com a sinopse interessante e só do autor ser Dan Brown o livro já tem a minha atenção. Porém, desta vez achei a história um tanto repetida. Tudo foi muito previsível e após a metade do livro senti tudo chato e maçante demais. Não fiquei vidrado como em outros do autor. A única coisa que me fazia querer ler era saber as respostas pra esses questionamentos e quando estes são revelados as teorias são até interessantes e assustadoras em alguns aspectos, mas pra mim não foi o suficiente pra salvar a obra.

Pra quem leu "Inferno" (aventura anterior de Robert Langdon), "Origem" ficou devendo, e muito. Poucos personagens interessantes e praticamente todos eles mal trabalhados, mal construídos. Respeito a pesquisa feita e os detalhes reais inseridos acerca dos lugares visitados. A gente sempre aprende coisas interessantes nas obras de Dan Brown, coisas que estão de fato acontecendo no mundo. Mas, em termos de desenvolvimento e conexão com os personagens, ficou devendo desta vez. Senti que talvez seja hora de aposentar Robert Langdon.
Carolina1364 12/12/2018minha estante
Poxa, que triste ler isso ajahaj
Eu adoro os livros dele, esse foi o único que ainda não li

Renato 13/12/2018minha estante
Pois é, Carol. A mim não agradou, foi muita sensação de "eu já vi isso antes" =(

Daniel 14/12/2018minha estante
Pois é, tbm nao to gostando muito como os outros livros do Dan q a gente fica vidrado, achei meio chato tbm, muita informação q o autor quis passar q foi desnecessário

Renato 14/12/2018minha estante
Exatamente, Daniel! Falou tudo.

Iago 02/01/2019minha estante
Para quem pirou lendo Inferno, decepciona. Fiquei sempre naquela expectativa, de que iria explodir a narrativa, mas não acontece nada.

Daniel 02/01/2019minha estante
Iago eu nem li inferno, mas me decepcionei do mesmo jeito hehehe

Carolina1364 02/01/2019minha estante
Eu amei Inferno. Mas já estava sentindo que não ia gostar desse livro. Comprei e deixei guardado na estante e não estou com vontade de pegar

Iago 02/01/2019minha estante
Nossa, eu sou rato de Dan Brown. Pra mim, o melhor ainda é Anjos e Demônios, depois não consigo decidir entre Inferno e O Código Da Vinci. Origem tá empatado no que eu menos gosto, junto com O Símbolo Perdido. Já li todos dele, mas esses são os destaques em minha opinião.

Daniel 06/01/2019minha estante
Iago dos q eu ja li, pra mim os melhores sao o codigo da vinci e anjos e demonios

Daniel 06/01/2019minha estante
Iago pra mim ta faltando ler ponto de impacto, simbolo perdido e inferno

Renato 07/01/2019minha estante
Inferno pra mim foi o melhor até agora. Depois vem Anjos e Demônios. O código da vinci só assisti ao filme, nunca li o livro, rsrs. Mas uma hora vou ler. Origem tem um tema interessante e por mais que tem horas que pareça futurístico demais, estamos sim encaminhando pra isso, eu só achei o desenvolvimento lento e chato.

Iago 07/01/2019minha estante
inferno é muito bom! Recomendo mto!

Daniel 07/01/2019minha estante
Renato vdd origem é interessante, mas a historia as vezes fica bem lento e chato

Daniel 07/01/2019minha estante
Na maior parte

Paula 22/01/2019minha estante
Olá! Uma dúvida... Posso ler Origem sem ter lido os demais livros de Dan Brown?

Adriana908 14/10/2017

A receita de bolo que enjoou
Dan Brown até tenta recriar seus outros livros, a 'receita de bolo' está lá, mas o trama eletrizante, de não querer largar o livro se perde nas descrições looongas de obras de arte, lugares, enfim. Particularmente, não gostei. Achei extremamente cansativo. O tema é interessante, a tal da descoberta tem sim seus méritos e dá o que pensar. Mas foi um livro difícil de terminar.
Mari 22/10/2017minha estante
Concordo! Ainda não terminei a leitura, mas tá muuuuito difícil... Chato demais! Tô lendo "a prestação"! Rsrs

Amora 23/10/2017minha estante
Concordo. Pensei várias vezes em largar, mas com muito esforço, consegui acabar. Achei o livro extremamente cansativo, e bem previsível também.

Fernando 23/10/2017minha estante
Concordo com a parte das descrições longas das obras de arte, mas aproveito para conhecer o que não conheço... E o final é sensacional, achei surpreendente

Giancarlo S. Ceratti 08/12/2017minha estante
Se for reparar bem todos os livros que tem o Langdon como personagem são mais detalhados nos quesitos artísticos, o que está realmente acontecendo é que a trama está mais fraca e estamos percebendo as loongas descrições. Observem o Código da Vinci, ele tem inúmeras tramas e desfechos, e a descrição das obras são longas e apaixonadas. Nós quase não percebemos pela trama estar envolvente. ;)

Fernanda R 02/01/2018minha estante
A única parte ruim, ao meu ver, foi quando o Edmond faz sua revelação, e por causa da descrição mais técnica. Fora isso, eu adorei o livro. Matei o que o Langdon descobriu no final molinho.

flavia 05/02/2018minha estante
Confesso que está dificil ler esse livro.Não parece Dan Brown.Chato,arrastado.

Gustavo.Freitas 14/02/2018minha estante
A minha expectativa foi frustrante. Mesmo achando um bom livro. O final foi fácil de ser identificado.

Iris.Reis 30/04/2018minha estante
Primeiro livro do Dan Brown que eu realmente não gostei nem um pouco... Primeiro também que consegui prever o final... Realmente decepcionante

trice 16/06/2019minha estante
Eu sou suspeita pra falar, adoro os livros do DB, mas esse foi de longe o mais arrastado de todos pra mim... Nunca pensei que chegaria a ignorar o livro ou simplesmente ler só pra não deixar inacabado. Achei que ele fez tanto barulho sobre a descoberta do Edmond mas pra mim não pareceu algo tão extraordinário quanto o livro vendeu. Gostei do final mórbido e só.

Filipe Emanuel 14/11/2021minha estante
Nossa, esse foi o pior livro de Dan Brown pra mim. Entediante, muita coisa repetide, mas sem as coisas instigantes de antes. Você descreveu bem o sentimento ao ler.

Bruno 23/04/2018

DAN BROWN JÁ FOI MELHOR MAS O FINAL COMPENSA
“A origem” nos traz de volta ao mundo da simbologia, dos enigmas, dos códigos e dos mistérios de Robert Langdon.

Os capítulos curtos e o dinamismo característico da escrita de Dan Brown tentam ser mantidos, todavia o autor peca um pouco em seu mister ao exagerar nas demasiadamente detalhadas descrições de quase todos os pontos turísticos da Espanha.

País que serve de plano de fundo ao enredo do livro, no qual um futurólogo, amigo do protagonista, promete revelar à humanidade a resposta para as suas questões basilares: “De onde viemos e para onde vamos?”

Amigo que acaba impedido em seus desígnios (por não ser esta revelação do interesse de todos - em especial do clero) competindo a Langdon, através do seu conhecimento em simbologia, descobrir o teor destas respostas e cuidar de sua divulgação para o planeta, antes que seu conteúdo se perca para sempre.

Para auxiliá-lo, o narrador vai contar com a ajuda da tradicional “mocinha” e com um coadjuvante muito especial, passando por Madri, Barcelona e pela grandiosa obra de Gaudí (quem não conhece vai acabar virando fã! Do artista e de sua nação!!!)

O final do livro é de fato surpreendente - a ponto do leitor ficar pasmo - e nos faz refletir sobre o futuro da nossa espécie, sobre o fanatismo religioso (atualmente muito na “moda”), acerca dos caminhos trilhados até aqui e sobre as consequências da... bom fica difícil falar mais sem entrar em spoilers...

De todo modo, a leitura vale a pena!
Rafa P. 23/04/2018minha estante
Faz um bom tempinho que abandonei Dan Brown enrosquei no Simbolo perdido.. preciso voltar para acompanhar as aventuras Robert Langdon.

Bruno 23/04/2018minha estante
Desde o Código Da Vinci não consegui mais largar, Rafa. Virou tradição na minha estante, rs.

Rafa P. 24/04/2018minha estante
Bruno vc assistiu os filmes? Você acha que são bem adaptados?

Livros do Well 24/04/2018minha estante
Sua resenha foi perfeita, estava meio desanimado justamente pelos por menores do autor. Fato é que, a história é envolvente; vou seguir em frente.

Bruno 24/04/2018minha estante
Assisti sim. De forma geral as adaptações de Dan Brown até se esforçam mas prefiro o bom e velho livro. Contudo tenho um ponto a elogiar: adoro Tom Hanks e entendo que ele deu conta de representar um ótimo Langdon (não enxergo outro ator que melhor se encaixe ao papel , digamos que Tom está para Langdon como Hugh Jackman está para Wolverine).

Bruno 24/04/2018minha estante
Olá Well. Obrigado. O final valerá a pena, você vai ver. Sem prejuízo, será fácil ficar tentado a juntar alguns trocados para conhecer a terra das touradas após esta leitura (mesmo com o euro cotado às estrelas). Abraço!

Iris 24/04/2018minha estante
undefined

Rafa P. 25/04/2018minha estante
hahaaaahha ótima comparação Bruno ! O Tom Hanks é um ator muito competente e versátil, ele ficou perfeito no papel mesmo.

Ton 21/02/2021

Abraçando Deus, inteligência artificial, biologia e negacionismo
Eu sou fã do Dan Brown a muito tempo. Ano passado decidi rever todas as obras dele e ficou faltando apenas está para 2021.
E caiu como uma luva. Enquanto "inferno" no fala sobre um suposto fim do mundo, "Origem" aborda o famoso "de onde viemos? Para onde vamos?".
E como sempre, Dan Brown gera uma treta.
Robert Langdon é protagonista e, diferente dos outros livros onde ele é jogado no meio da "treta", aqui ele compra a briga.
A história se passa na Espanha onde o Langdon vai a uma apresentação a convite de um ex-aluno, Edmond Kirsch onde ele promete responder as duas perguntas mais intrigantes da humanidade. Mas as coisas não saem como planejado (óbvio). A partir desse ponto, Langdon percorre por pelas ruas da Espanha na companhia de Ambra Vidal, uma curadora do museu Guggenheim (onde ocorreria a apresentação de Kirsch), e de Winston, secretário de Kirsch.
Há uma salada de assuntos abordados como a família real espanhola, o Franquismo, negacionistas, extremistas religiosos, avanços da tecnologia origem da vida e alguns debates que eu amei.
Eu havia amado "Inferno" e colocado no topo dos livros escritos por Brown, mas preciso fazer uma troca e deixar "Origem" nesse local porque merece.
As reviravoltas são fluídas e o plot twist foi estourar a mente.
Me segurei para não dar spoiler, mas recomendo muito.
Não se sabe se haverá algo novo, principalmente agora que ele traiu a esposa e ela ajudava demais ele nas escritas (inclusive, penso que ela mereça mais reconhecimento). Mas aproveite os livros dele.
Inclusive fiz resenha sobre todos os livros do mesmo.
;)
Pedro 21/02/2021minha estante
Também gostei muito desse livro e do final dele. Apesar de muitos criticarem o autor, eu sou muito fã das obras dele. Gosto demais desse livro, de Inferno, O Símbolo Perdido e Anjos e Demônios.

Ton 21/02/2021minha estante
Todo mundo tem alguma crítica a algum autor. O único livro que não gostei tanto foi "O símbolo perdido" (aquele final de "Orgulho Americano" achei um porre). Mas os demais, inclusive os dois últimos, eu amei.

Pedro 21/02/2021minha estante
Cara, eu adorei o final de O Símbolo Perdido...kkk
Na minha humilde opinião, Mal'Akh é o melhor vilão que o autor já criou.

Ton 22/02/2021minha estante
O Mal'Akh foi um ótimo vilão. O que não gostei foi dessa explicado do que era/é o "Símbolo Perdido". Mas o vilão (e o plano dele) no "Inferno" não fica atrás!!! Kkkk

Pedro 22/02/2021minha estante
Com certeza não fica atrás. Bertrand Zobrist foi sensacional. Mesmo morto, ele aterrorizou Robert Langdon.

Ton 22/02/2021minha estante
Unico que "venceu" o professor.
Eu só achei que, devido o impacto que houve no mundo no fim do "Inferno", merecia algo ser citado no "Origem". Criar essa conexão.

Pedro 22/02/2021minha estante
"O meu presente é o Inferno."
Bertrand Zobrist
Baita vilão!
Meu amigo, eu também gostaria que os livros do Dan tivessem mais ligações, mas ele faz isso para que as histórias fiquem mais acessíveis para leitores casuais.

Leticia 26/03/2018

Nunca demorei tanto pra terminar um livro de Dan Brown. Achei que depois de Inferno, não tinha como esse ser pior, mas foi. Pra começar senti que foi pura enrolação entre o inicio da revelação de Edmond..... 250 paginas de nada... e a revelação em si que foi muio decepcionante.
Robert Langdon estava mais arrogante do que nunca nesse livro. Ele não deixa a gente descobrir as revelações. Dan Brown coloca o mistério e sempre tem um pensamento de Langdon de que já sabia, já tinha estudado, já tinha visto... De simbologista, ele passou a ser tudo nesse livro e foi extremamente irritante.
E pra piorar, ainda termina o livro sem revelar o que tem por trás da marca FedEx!!!
Monique 12/05/2018minha estante
Fiquei puta por causa desse negócio do FeDex!!!! Hahahahha

Leticia 12/05/2018minha estante
Hahahahahahaha não é??? Eu fui pesquisar depois e li que no espaço em branco nas letras E e X tem o desenho de uma seta, sugerindo a velocidade da empresa de logística. Não custava nada Dan Brown terminar de escrever isso né? Kkkkkk

Monique 13/05/2018minha estante
Só isso??? Preguiçoso.... hahahahahha

Paulo 12/09/2018minha estante
As primeiras 250 páginas foram pura enrolação, e as demais foram pura decepção. E ele ainda dá um spoiler imenso falando sobre o final de outro livro, "Ratos e Homens".

Leticia 12/09/2018minha estante
Entrei em panico com o spoiler, foi horrivel!!! Quero ver se esqueço para ler Ratos e Homens futuramente (mas sei que a gente até esquece alguns finais dos livros que le, mas jamais esquece os spoilers que levamos.)

Paulo 12/09/2018minha estante
"Ratos e Homens" seria uma de minhas próximas leituras, mas também vou adiar pra ver se consigo esquecer esse spoiler terrível rs

Filipe Emanuel 14/11/2021minha estante
Referência do FedEx só pro escritor ganhar dinheiro com propaganda, muito chato

Craotchky 02/02/2019

Uma "não-resenha" de Origem
(⚠Aviso:⚠ Isso não é exatamente uma resenha de Origem. Tanto é assim que comecei a escrevê-la antes mesmo de iniciar a leitura do livro e terminei-a antes de atingir a página cem. Leia, você vai entender.)

"É sempre o Langdon ao lado de uma mulher atraente tentando desvendar enigmas enquanto excursiona por locais famosos e é perseguido por algum vilão."

No dia 17 de janeiro uma amiga pediu-me indicações de livros. Após verificar que ela nunca tinha lido Dan Brown sugeri que ela lesse qualquer livro dele. Ela, por sua vez, disse que ainda não havia lido o autor pois duas questões a incomodavam um pouco: os enredos repetitivos dos livros, e a possibilidade de que os livros fossem apenas entretenimento, sem elementos que ela pudesse retirar deles e levar para a vida, isto é, sem nada a acrescentar ao repertório pessoal do(a) leitor(a). O texto que se segue é baseado na resposta que enviei para ela.

Minha relação com Dan Brown é de longa data. O autor é um dos meus favoritos, adoro todos os livros dele. Conheci o autor quando iniciava minha vida de leitor e li a maioria de seus livros antes mesmo de conhecer o skoob (estou por aqui desde 2013). Fortaleza digital, por exemplo, está entre os dez primeiros livros que li na vida e guardo com enorme carinho boas lembranças da leitura. Foi o meu primeiro livro favorito!

Bem, o fato de que há grande semelhança nos roteiros dos livros do autor, é bem conhecido e não há como contestar (vale ressaltar que esse fato é válido sobretudo para os livros que tenham o personagem Robert Langdon). Meu contraponto é que isso não interfere em nada pois o foco, o sumo dos livros são os assuntos/conteúdos tratados. Jamais o roteiro repetitivo me incomodou, pelo contrário, até ajuda pois me permite retirar o foco da trama, e focar nas outras questões que são o que realmente me levaram a ler o livro.

Além disso, frente a habilidade do autor de mesclar tantos assuntos e personagens em tramas tão coesas e envolventes, duvido muito (e não posso crer) que Dan Brown seja tão pouco criativo ao ponto de não conseguir, se desejasse, alterar esse roteiro central. Acho que ele faz, até certo ponto, de propósito pois sabe que o foco de seus livros é outro; sabe que o que atrai seus leitores são os outros elementos que constituem seus romances. Quase posso imaginá-lo pensando alguma coisa assim: "eu poderia fazer as coisas diferentes desta vez, mas apenas para implicar com os críticos vou seguir o mesmo script dos outros livros e deixá-los loucos! Hahahahahahaha!"

Quanto à outra questão,

também é verdade que reflexões profundas sobre a vida e a existência não é o ponto forte de Dan Brown. Ironicamente Origem possui como temas centrais as profundas questões: "De onde viemos?Para onde vamos?" Mesmo assim, parece óbvio que o(a) leitor(a) não deve buscar grandes ensinamentos nos livros do autor pois se o fizer se frustrará. Por outro lado é possível aprender muitas coisas e levar esses aprendizados para a vida. Não é novidade que há grande número de informações nos livros, principalmente sobre arte, história, religião, tecnologia e ciência. Aprendi muita etimologia lendo Dan B. o que despertou meu interesse por esse tipo de conhecimento.

Entretanto, o grande trunfo de Dan Brown é sua narrativa extremamente dinâmica e intensa, com capítulos curtos e trocas frequentes de perspectivas, tudo executado com extrema habilidade. Um dos critérios que tenho de avaliar um livro é: o quanto ele me fez desejar virar as páginas avidamente. Neste critério Dan B. reina absoluto (para mim, claro). Nenhum outro autor me faz desejar tanto a próxima página quanto ele.

Por fim, quero deixar claro que todo o conteúdo deste texto tem por fundamento minhas próprias impressões. É, portanto, totalmente possível opiniões antagônicas por parte de outros leitores, tais como as que realmente há. Sei que me alonguei um pouco e por isso agradeço imensamente você ter chegado até aqui. Por favor, sinta-se a vontade para comentar o que julgar conveniente. Espero por você.
Cecília 02/02/2019minha estante
Aaaaaa me sinto tão representada por essa não resenha! Lindíssimo, falou tudo! Eu tbm acho que o Dan segue o script de propósito, mas em Inferno, o desfecho final me surpreendeu demais ao ponto de eu precisar reler o capítulo pra ter certeza que estava lendo certo rs ler Dan Brown é realmente ter uma aula de história, arte, religião, ciência... E a narrativa desse cara ajuda demais para uma história envolvente. Só não digo que é um autor sem defeitos pq o modelo da mulher atraente que acompanha o Langdon sempre me incomoda...

Márcio_MX 02/02/2019minha estante
Sintetizou muito bem o que é ler Dan Brown.
Entretenimento não é pecado na literatura e nesse quesito os livros de DB são realmente ótimos.
Quanto a repetição, ao mesmo "roteiro" Conan Doyle e Agatha Christie também usam esse recurso e são considerados gênios.

Ruth 02/02/2019minha estante
Valeu pela resenha, bom saber mais sobre o autor. Irei pensar em um livro dele para ler, adoro livros que flui facilmente.

Craotchky 02/02/2019minha estante
Obrigado Cecília, sim histórias envolventes e informativas até certo ponto.
Obrigado Márcio, comecei a ler justamente para entretenimento e Daniel Brown é um entretenimento e tanto.
Obrigado Ruthielly, sim, dê uma chance para o autor e tire suas próprias conclusões.

Joylande 04/03/2019minha estante
Oi, Filipe. Obrigada pela resenha!
Como já tínhamos conversado antes, eu compreendi muito bem o seu ponto de vista e é o melhor argumento daqui para frente quando disserem que D.B. tem tramas repetitivos. Isso que sua amiga comentou, já ouvi também de um amigo e o que pude dizer é que por mais que as obras dele não mudem nossas vidas (para alguns), ao menos aprendemos sobre o tema abordado e criamos centenas de teorias da conspiração sfdgdjfs à toa. O que define as histórias de D.B: envolvimento e sede da próxima página. Bjs

Craotchky 04/03/2019minha estante
Obrigaod você, Joy por ler a resenha e por comentar. Sim, resumindo é isso: livro envolvente que provoca o desejo pela próxima página. Beijo.

Silas Jr 18/07/2019

Oi?!
Eu sou um grande fã de Dan Brown e após essa leitura, estou extremamente decepcionado com o autor. Estava seco em um livro no estilo dele, e com Origem o autor simplesmente distancia-se de entregar uma obra belíssima. Com uma história sem graça e sem sal, esse livro está mais para um aula de simbologia do que para um suspense policial!
Gus 18/07/2019minha estante
Chocado com a Resenha. Ainda preciso ler Inferno e esse que são os únicos dele que ainda não li. Desanimei mil por cento kkkkkk

Victor Dantas 19/07/2019minha estante
Até agora só li O Código da Vinci dele e adorei.
Tenho pra lê Fortaleza Digital e Ponto de Impacto

Silas Jr 19/07/2019minha estante
Gustavo , estava vendo, esse livro aí ridículo está dividindo opiniões... não sei como mais tá kkkkkkkk tire suas conclusões

Silas Jr 19/07/2019minha estante
Victor , Anjos e Demônios é muito bom e o que mais gosto. Leia!

Gus 19/07/2019minha estante
Kkkkkkkk eu vou ler porque li tudo de Dan Brown. Menos Inferno e esse aí kkkkkk. Mas mesmo ruim, a escrita do cara é maravilhosa. Amo Ponto de Impacto e Fortaleza Digital. Só tô precisando de tempo pro Inferno e dinheiro pra Origem hahahaha

Silas Jr 20/07/2019minha estante
Origem comprei em promoção na Saraiva ,
Pq se não...

Marlo R. R. López 25/07/2019

Um mais do mesmo que ficou insuportável
Eu lia Dan Brown com muito prazer até 'Inferno' (que ainda acho o melhor dele), mas com 'Origem' simplesmente não deu. O livro é super sem graça, a fórmula da trama foi reciclada mais uma vez, agora sem escrúpulos (o roteiro é idêntico ao de 'O Código Da Vinci', capítulo por capítulo), e não consegui digerir. Não deu.

Fiquei com a impressão de que 'Origem' é um caça-níquel dos mais escancarados. Cansei de ver Robert Langdon correndo de um lado para o outro na companhia de uma mulher linda e inteligente, fugindo de uma ordem secreta que quer dominar o mundo de alguma maneira enquanto luta para esconder um "segredo arrebatador". Ou Dan Brown se reinventa, ou está destinado ao fracasso.

P.S.: Fiquei extremamente chocado (e decepcionado) ao ler uma entrevista em que ele disse que nunca leu um livro de ficção, um único romance completo, e que "aprendeu" a escrever através de um curso pago para escritores alavancarem uma carreira de sucesso. Essa foi demais.

Dan Brown, ou você aposenta o professor Robert Langdon... ou se aposenta.
Pedro 23/11/2019minha estante
Tô na metade do livro, e concordo com tudo que você disse.
Nessa entrevista que você mencionou, ele ainda disse que se lesse ficção, os seus livros seriam os livros que ele leria. Acho que ele só fala isso justamente por não ler ficção, pois a sua escrita é bem pobre.
De fato o autor faz extensa pesquisa e adiciona muito conhecimento complementar em suas obras, mas só isso não sustenta um romance.

Marlo R. R. López 23/11/2019minha estante
É isso aí, Pedro!

Manu 05/04/2021minha estante
Acho que foi por isso que gostei muito de Fortaleza Digital e Ponto de Impacto, pois em ambos não temos o Robert Langdon. Não li esse ainda mas pelo seu resumo já vi que é bem semelhante aos outros que lemos dele com o protagonista.

Marlo R. R. López 05/04/2021minha estante
Manu, pois é, é uma repetição de todos os elementos presentes nos outros livros. Eu realmente não consegui avançar na leitura porque parecia que estava lendo um plágio descarado. Também gosto muito de Fortaleza Digital e Ponto de Impacto, e olha que eles também se parecem muito com os romances posteriores (na questão da estrutura)...

Manu 06/04/2021minha estante
Sim, Dan Brown está precisando muito se reinventar em suas histórias, explorar algo diferente.

Andre.Vieira 27/01/2022

De onde viemos? Para onde vamos?
Mais uma obra prima de Dan Brown! Eu já tinha adorado O símbolo perdido e Inferno. Agora Origem está num patamar acima. No mesmo nível ou até maior que O Código da Vince e Anjos e Demônios (preciso reler essas duas, já se passaram anos da minha leitura para poder comparar de fato).
Independente disso, ler Dan Brown é certo que vou aumentar meus conhecimentos e aqui não foi diferente, muito mistério, suspense, as enxurrada de conhecimentos. Eu só tenho a elogiar. Dan Brown eu te amo! Essa guerra de ateus x religiosos, assuntos futurístico, atual realidade nossa. Gente, esse livro vai se tornar clássico. O livro é tão perfeito que eu já quero ler de novo ??????
Como diz um comentário do San Francisco Chronicle aqui no final do livro "Se este livro não fizer sua pulsação acelerar, você precisa verificar seus remédios."
Eu concordo plenamente com isso.
Fiquei cheio de ódio com determinadas passagens e apenas aumentei um pensamento que carrego comigo ficar mais forte. Na vida não é 8 ou 80. E o nosso amado professor Robert Langdon vai por esse mesmo caminho nos comentários deles diante todas as polêmicas criadas.
Um livro para quem tem mente aberta, um fanático religioso vai desprezar ???????????????

Mina nota? O infinito de números que o universo pode alcançar ?????
Campos 27/01/2022minha estante
Ótimo livro, já li este

Tassiane 28/01/2022minha estante
Quero fazer uma releitura dele esse ano!

Andre.Vieira 28/01/2022minha estante
Vale a pena ??????

Pathy 12/02/2022minha estante
Caramba, que bela resenha!

Andre.Vieira 13/02/2022minha estante
Obrigado Pathy

Barbara 02/05/2020

Incrível
Simplismente maravilhoso, Dan Brown tem o dom de prender a gente na história, cheio de mistérios e reviravoltas. Simplesmente fascinante!
Estou lendo e amando

Barbara 02/05/2020minha estante
Já li todos dele e esse sem dúvidas foi o que mais me prendeu, terminei em 3 dias de tão obsecada hahaha
Você vai amar!

@PamBooksPorto 02/05/2020minha estante
Só falta esse livro dele e mais dois pra eu ler todos, falta fortaleza digital e ponto de impacto

Barbara 02/05/2020minha estante
Ponto de impacto é o meu segundo favorito, muito bom também!

@PamBooksPorto 02/05/2020minha estante
Eu gostei muito de inferno também

Amanda 05/12/2017

O melhor autor com o melhor personagem!
Depois de 4 anos de espera, finalmente Dan Brown nos presenteia com mais uma preciosidade: Origem. Sinceramente, eu sou muito suspeita de falar sobre Dan Brown, porque na minha opinião ele é um dos autores mais inteligentes de todos os tempos. Ele consegue fazer os leitores o amarem e o odiarem ao mesmo tempo. Ele pega os assuntos mais polêmicos que existem no universo e transforma num romance cheio de mistério, história, investigação, arte, adrenalina, suspense e tudo o que mais você puder imaginar que um bom livro possa ter. E o melhor: isso acontece em TODOS os livros de Dan Brown. Todos, sem exceção. Está para nascer uma mente mais criativa, esperta, inteligente do que a de Brown.
Origem vem falar sobre uma descoberta muito importante, feita pelo futurólogo Edmond Kirsch, que seria capaz de abalar as estruturas de todas as religiões, e até mesmo de pessoas que não seguem nenhuma religião. Sua misteriosa descoberta promete responder as duas maiores perguntas que são o alicerce de toda a humanidade: De onde viemos? E para onde vamos?
Edmond alega que descobriu as respostas dessas duas perguntas, e diz ainda que as respostas serão capazes de abalar toda a estrutura da humanidade. Sua descoberta está sendo comparada à todas as teorias que conseguiram mudar o mundo, como a Teoria da Evolução e o Heliocentrismo. Ou seja, tudo o que nós sabemos hoje sobre nossa origem e nosso destino teria que ser revisado, e colocado na balança para ponderarmos até onde devemos acreditar na religião e na ciência.
Porém, como nada é fácil nas obras de Dan Brown, Edmond terá muitos obstáculos para conseguir divulgar sua descoberta, afinal existe vários grupos que estão temendo que essa revelação seja feita ao mundo, e para isso ele contará com a ajuda do simbologista Robert Langdon (*-*)
E isso é tudo que eu posso contar sobre esse livro maravilhoso, senão darei spoiler. Mas para quem já acompanha a trajetória do nosso simbologista e professor preferido Robert Langdon, essa história não deixa a desejar. O livro fala trezentas milhões de vezes sobre a claustrofobia de Robert, e também cita o relógio super fofo do Mickey Mouse. Esses dois detalhes eu sempre fico louca para encontrar nos livros que tenha o Robert Langdon como personagem, porque já ficou marcado rs.
Falando em Mickey Mouse, não posso deixar de comentar que Origem cita a Disney em mais duas ocasiões durante o livro: primeiro quando Robert é obrigado a deixar seu celular para trás, é citada a famosa frase da princesa Elsa: “Let it go”. Segundo, é citado o Steamboat Willie, um antigo curta da Disney criado em 1928. Coincidência, não?
Só tenho a dizer que Dan Brown é o melhor autor de todos os tempos, e que Robert Langdon é o melhor personagem de todos os tempos rs. Já quero o filme! Tom Hanks, quero ver você como Robert Langdon de novo!
Eduardo 06/12/2017minha estante
Eita! Me empolgou hahaha. Ano que vem leio Inferno e Origem, com certeza! Maravilhosa tua resenha :D

Amanda 06/12/2017minha estante
Eduardo, obrigada *-* fico feliz que eu tenha conseguido te empolgar hahaha e pode ler sim, você não vai se arrepender :)

Eduardo 06/12/2017minha estante
Adoro Dan Brown :D Amo Robert Langdon! Tenho dó de ler tudo de uma vez e ficar sem nada dele pra ler depois kkkk

Amanda 06/12/2017minha estante
Sério? Eu também sou fã de Dan Brown, e de toda a saga do Robert Langdon *-* que legal encontrar mais um haha Pois é, o problema é essa espera por novos livros. Não é possível que vamos ter que esperar mais 4 anos né haha

Eduardo 07/12/2017minha estante
Dan é demaaaaaais *-* Pois é, teremos que esperar muito tempo. Mas o bom é que ele usa esse tempo pra montar bem a história e fazer muitas pesquisas. Vale a pena a espera Hahaha

Victor 11/02/2021

Trama Excelente, mas não é a melhor obra do autor
Esse livro é mais uma obra protagonizada pelo Robert Langdon, já veterano de várias tramas passadas de Dan Brown.

Dan Brown sempre foi excelente em criar tramas muito boas envolvendo conspirações de seitas ou religiões e isso sim está bem presente nesse livro.

A trama te prende muito do início ao principalmente quando você está bem curioso para a principal revelação do livro.

Mas nessa obra faltou um pouco daquela simbologia padrão dos livros do autor e focou muito na trama que nos sustenta até o fim para saber a revelação final. Basicamente o autor quis prender o leitor muito baseado apenas no que estava pra ser revelado no fim e deixou um pouco todos aqueles mistérios envolvendo símbolos antigos e seus misteriosos significados, marcas dos livros anteriores principalmente do "Código da Vinci", seu livro mais famoso.
Wellem Nascimento 11/02/2021minha estante
aaaah, eu dei 5 estrelas pela proposta do livro, sabe? Tudo era tão tecnológico que já esperava menos símbolos (mas como em todos os outros, a gente aprende bastante e é o Dan né?! kakakaak AMO)

Victor 11/02/2021minha estante
Por ser Dan Brown eu já esperava mais ver a simbologia presente em todos os livros dele kkkkkkk

Clara Braga 11/02/2021minha estante
Realmente ele deixou a simbologia de lado nessa história. Eu gostei bastante do livro, mas eu achei mais do mesmo no que se refere ao Dan Brown. A narrativa ficou meio clichê pra quem já leu os outros livros.

erica.leituras 11/02/2021minha estante
Eu meio que tinha imaginado que seria o responsável depois de um tempo, mas achei também a mais fraca de todos

Victor 11/02/2021minha estante
Eu gostei muito da explicação da revelação principal do livro... Foi bem feito e não foi clichê que era meu medo... Isso sim foi legal ... Mas sim infelizmente não é o melhor livro de Dan Brown. Espero que o próximo seja cheio de simbologia e mistérios que senti falta nesse

Leonardo.Heffer 16/12/2017

Nem de longe o que espera de Langdon
O que falar de Dan Brown ou Rorbert Langdon? Brown criou uma franquia literária que gerou empolgação e "frisson" mundial ao lançar uma série de livros com o professor de símbologia Robert Langdon e suas histórias que repercutem as traduções semióticas da história da arte e religião.

Dessa série surgiram bons livros como Código Da Vinci, Anjos & Demônios e Símbolo Perdido. Por outro lado, surgiram histórias não tão boas como Inferno. Em sua nova empreitada ou aventura, Brown lançou "Origem".

Ao contrário do que muitos pensavam, a história não conta a origem de Langdon mas sim a origem da humanidade. Seu foco é Edmund Kirsch, um futurólogo que está prestes a revelar ao mundo uma grande verdade que poderá destruir as religiões: "de onde viemos?" e " para onde vamos?". Duas retóricas que servem mtas vezes como base para o fundamentalismo de várias religiões.

História ambiciosa, que te promete, promete, mas acaba não focando tanto nas promessas.

O charme formulaico da franquia de Brown criado para Langdon aqui, sinceramente, é esquecido. As traduções dos simbolos ganham apenas status de mero coadjuvante a uma história que visivelmente já está traçada e as dificuldadea que surgem no caminho apenas estão ali pra retardar o final do livro.

Infelizmente, para mim, matei a charada da história (ou seja o final, quem eram os vilões e quem comandou tudo" já na metade do livro. E olha que nem é tão dificil assim. Basta apenas vc prestar atenção as dicas deixadas ao longo da história.

Vale ressaltar que a história ganha uma grande força novelesca, com núcleos bem divididos e que no fim das contas um nem tem tanta ligação com o outro, tanto que existem personagens e situações que se forem suprimidas, não chegariam a fazer falta.

Infelizmente é um livro sofrível (sim, sofri pra terminar!) E nem de longe se parece com seus antecessores, nem mesmo Inferno. É possível passar a franqua sem precisar ler esta edição. E ressalto aqui: infelizmente. :(
Felipe 17/12/2017minha estante
Ótima análise. Realmente foi uma grande decepção. Acredito que se o personagem não fosse o professor Langdon seria ainda pior, pq querendo ou não temos afinidade com o personagem e esperamos algo a mais dele. No livro a única contribuição do professor foi desvendar o símbolo do uber! Hahaha

Leonardo.Heffer 18/12/2017minha estante
Hahahaha. Bem por aí Felipe. Mas teve o "autoretrato" tb... Mas o livro realmente foi forçado. Vlw pelo teu retorno!

Kania 18/12/2017minha estante
Leonardo, boa noite!
Sou bastante fã de Dan Brown e de seus livros, li quase todos, pulei inferno e Símbolo Perdido, apesar de tê-los! Mas me intriguei em ler Origem, acha que é necessário eu ler os outros antes de começar esse!? Ou seria um caso isolado dentro da franquia de Robert Lagdon!?
Abraços e parabéns pela resenha!

Leonardo.Heffer 19/12/2017minha estante
kania, primeiro de tudo obrigado por te lido todo o texto que escrevi! Muito obrigado mesmo! Os livros do Dan Brown, todos eles, acredito não serem necessários serem lidos na sequencia, mas essa é uma percepção minha! De toda forma, Origem não busca em livros anteriores referência que acabem dificultando a leitura. Há referência sim a outros livros, mas nada que te faça não compreender a história. Então fica sossegada, pode ler esse antes dos outros - mas reforço, Origem não é tão bom qnt os outros... de todos, é o pior... ganha inclusive de Inferno (o filme pra mim tirou as partes desnecessárias e compilou o melhor do livro). Já símbolo perdido é bom. Origem, não.

Marlo R. R. López 28/12/2017minha estante
Dan Brown encontrou a fórmula mágica dos seus romances e simplesmente estacionou nessa zona de conforto. Concordo com você, este é o pior livro dele. Nem consegui chegar ao final, tamanho sofrimento foi a leitura.

Dos livros anteriores eu gostei bastante, incluindo 'Inferno', que achei polêmico e necessário. Mas 'Origem' é lastimável. Mais do mesmo, narrativa arrastada e cansativa, personagens com características repetitivas extraídas de romances anteriores, situações que beiram o ridículo (o personagem Winston, que muitos acharam genial, simplesmente não me desceu, talvez porque ele tenha me parecido pura preguiça do autor de pensar em um desenvolvimento mais complexo para determinadas situações) e por aí vai.

E a "grande e revolucionária revelação final"... brincadeira, né? Dan Brown passa o livro inteiro prometendo uma verdade simples e devastadora que vai abalar os alicerces da religião (chega a ser irritante essa insistência), e no final entrega uma teoria que, justiça seja feita, nem é dele (agora eu entendo por que houveram boatos de que Dan Brown havia realizado plágio durante a escrita de 'O código da Vinci').

Livro dispensável.

Karlos.Pinho 07/10/2017

Dan Brown conseguiu criar uma obra imprevisível, que te surpreende a cada página.
Após Anjos e Demônios, O Código da Vinci, O Símbolo Perdido e Inferno, críticos menos atentos afirmam que a fórmula bem sucedida de Dan Brown já deu tudo que tinha de dar. Porém, "Origem" é o salto quântico do autor. Sua narrativa envolvente conduz o leitor para os caminhos que Brown quer, justamente para surpreendê-lo num labirinto sem saída. Tal como os personagens, em especial o protagonista, Prof. Robert langdon, o leitor quer descobrir os mistérios prometidos pela obra, mas encontra-se em profundos paradoxos filosóficos. Pensar em cada verdade que temos construído por toda a vida, nos faz refletir sobre o futuro de nossa sociedade.
Brown explora nossa curiosidade, nosso senso de querer antecipar as intenções do autor e nos coloca exatamente no local previsto, de onde nossa surpresa será mais intrigante.
Origem aborda sim os temas polêmicos que Brown tornou-se mestre desde o best-seller "O Código Da Vinci", a religião, as instituições religiosas e suas possíveis ações desesperadas para manter segredos ainda "secretos". Mas também aborda outras facetas nas quais o autor igualmente mostrou aptidão desde a primeira obra da saga de Langdon "Anjos e Demônios, a tecnologia.
Em "Origem" o futuro e o passado se misturam na arte, nas tendências e em trivialidades de nosso tempo, como nos conectarmos em segundos com pessoas há quilômetros de distância ou estarmos acompanhados de lanternas portáteis, computadores, enciclopédias, calculadoras, telefones e outros dispositivos, em um único aparelho que cabe em uma mão. Ao mesmo tempo, com avanços incríveis, mantemos tradições milenares, tão antigas que tal como as grandes obras da natureza, parecem ter sido moldadas com o maior esforço do tempo que pela intenção humana.
Nesta obra, temos um protagonista de fato, o professor Robert Langdon, mas temos um protagonista das atenções, Edmond Kirsch. Um brilhante cientista da computação e futurólogo, que fez uma descoberta capaz de abalar as estruturas da religiosidade do mundo. Toda a trama gira ao redor deste personagem, de sua descoberta e dos mistérios que o cercam.
Você vai abrir o prólogo de "Origem", e quando der prosseguimento nos primeiros capítulos, terá uma dificuldade grande em parar de ler.
João 13/01/2021minha estante
É um livro cristão ou não?...

Curuma 22/07/2021minha estante
João, não.

Pathy 15/08/2021minha estante
Que bela descrição de algo fascinante! Se eu já não fosse fã de Dan Brown, certamente iniciaria a leitura desse livro o mais rápido possível. Parabéns pela eloquência!

Diana281 15/03/2024minha estante
Não vejo a hora de me deleitar nessa leitura

Ualace 10/09/2020

Por Que Eu Acho Que Robert Langdon Precisa Se Aposentar?
Origem é o quinto livro de Dan Brown tendo o personagem Robert Langdon como protagonista. E talvez esse seja o grande problema do livro pra mim. Apesar de não ser necessário ler os livros em ordem, não podemos negar que há uma cronologia e uma sequência de fatos entre os livros. Por isso, o fato de Robert Langdon ser o protagonista outra vez simplesmente descartou completamente toda a história, o conflito e, principalmente, o desfecho do livro Inferno, uma vez que há um grande acontecimento no final desse livro que não é nem ao menos citado em Origem. Pode ser dito que Dan Brown não queria misturar as histórias nem obrigar o leitor a ler em uma ordem específica? Sim. Mas houveram no mínimo três referências ao enredo de O Código Da Vinci, a galinha dos ovos de ouro de Dan Brown, durante a trama de Origem, então foi realmente uma questão de prioridades pra mim.
Ainda falando sobre o problema de termos Robert Langdon mais uma vez como protagonista, foi realmente maçante de acompanhar PELA QUINTA VEZ uma perseguição desenfreada por toda uma cidade aleatória em busca de pistas, com uma mulher sexy e independente, tendo como rival um assassino de aluguel querendo impedir um grande segredo que pode abalar as estruturas do mundo de ser revelado. Como livro único, tendo outro personagem como protagonista, seria uma história bem mais interessante do que essa sensação de "mais do mesmo" que o livro me passou o tempo todo tendo Robert Langdon sob os holofotes, dando a sensação de que esse personagem já está meio que acostumado a resolver teorias da conspiração ao invés de fazer palavras cruzadas enquanto desfruta do seu desjejum. Porque mesmo sendo uma obra fictícia, simplesmente não faz sentido que ele se envolva em tantas tramas macabras assim contendo revelações capazes de causar mudanças extremas no planeta, na cultura e no modo de viver das pessoas, sem contar a quantidade de vezes que ele já foi acusado de crimes que não cometeu, a quantidade de vezes em que literalmente esteve por um fio de morrer mas a sorte esteve a seu favor, e o principal, a quantidade de vezes que seu nome ganha um grande destaque por resolver as grandes conspirações em questão, o que obviamente em um âmbito comum alavancariam o mesmo para o status de uma supercelebridade, no mínimo, pra no livro seguinte ele ser outra vez praticamente um anônimo, como se seus feitos fossem descartáveis assim.
No mais, é um bom livro, mesmo que a grande revelação dele exija um pouco demais da cabeça do leitor de primeira viagem.
Eu realmente não recomendo que as pessoas peguem todos os livros do Robert Langdon para ler em sequência, porque com certeza a fórmula vai saturar e a qualidade das histórias será comprometida.
Tovar 25/09/2020minha estante
É cara! Vim do seu comentário na minha análise... realmente, não tinha pensado pelo lado do Inferno... faz total sentido!

Ualace 26/09/2020minha estante
Simplesmente não faz sentido tudo que aconteceu na trama de Inferno não ser nem ao menos mencionado

Tovar 27/09/2020minha estante
Pois é....

Marlo R. R. López 22/10/2020minha estante
Você mencionou tudo o que me incomodou nesse livro. A sensação de fórmula batida foi simplesmente insuportável durante a minha leitura, tanto que nem consegui ir até o final. Eu fiquei com a sensação de que até a ordem dos capítulos é a mesma dos livros anteriores, especialmente do Código da Vinci. E, sim, a minha expectativa para Origem era justamente ver como o autor ia lidar com os acontecimentos finais de Inferno (que é talvez a minha aventura preferida do Langdon). Mas... nada. Parece até que a história se passa numa dimensão paralela. Decepcionante.