Origem

Origem Dan Brown

Resenhas - Arqueiro

Arodasi0 21/11/2021

MEU DEUS????
O livro é sinceramente um dos melhores que eu já li, se não o melhor, juro.
Olha, serei franca, não é um livro religioso de forma alguma, nele há fatos que a ciência já descobriu, Dan Brown apenas juntou todos eles para a teoria de Edmond sobre ?De onde viemos?? ?Para onde vamos??
Eu amei cada detalhe desse livro, é cativante, te faz pensar bastante na situação de hoje com a tecnologia, com os avanços tão rápidos que estamos tendo nesse meio.

RECOMENDO! LEIAM!

Tatiane Nk 27/08/2020

Incrível
É incrível como autor prende o leitor na história, o envolve e o faz querer ler cada vez mais para descobrir o que vai acontecer.

É assim em praticamente todos os livros do autor, e A Origem não deixou a desejar.

De onde viemos? Para onde vamos? São as perguntas que fazemos desde os primórdios.

Ótimo livro, vale muito a leitura.

Bruna 10/04/2021

Origem
Finalizo aqui o último livro de Dan Brown. E posso afirmar que para mim foi o pior. Leitura muito cansativa, tinha dias que eu estava com preguiça de ler essa "chatice" muita enrolação e no final quando finalmente criou aquela expectativa... Um final previsível.

rodrigo963 28/05/2020

Desafio 2020 - ficção || maio
Apesar de seguir o mesmo padrão de todos os livros de Dan, origem mantém uma reviravolta muito bem construída, porém não tão empolgante como os outros da saga de Robert.  O livro é rico (como sempre) em detalhes nos cenários da narrativa, com bons diálogos entres os personagens e temas que irão despertar debate, como: religião||fanatismo religioso, poder, tecnologia e origem da humanidade.

obs: esse livro poderia contém uma narrativa menos cansativa na história, fiquei com aquela sensação que os números de páginas (grande) não seriam necessário/a.  Mesmo com essa questão, é um ótimo livro e uma leitura boa.

Aline 07/07/2020

Pai amado!!!
Tio Dan abala as estruturas, literalmente!!!
Origem é um livro que, como todos os outros livríneos do tio Dan, te coloca pra pensar e que você continua pensando a respeito muito tempo depois de acabar a leitura.
Devo confessar que não foi uma das melhores obras que li dele, contudo ainda assim vale muito a leitura, até porque tem Robert Langdon na parada!!!
NiaraH 07/07/2020minha estante
O Dan é o Dan ne, mas concordo com voce q nao foi a melhor obra dele.

Clara Braga 14/01/2021

ORIGEM
Os livros de Dan Brown são sempre de histórias muito bem elaboradas. Sigo aqui apaixonada pelo Robert Langdon, desde o Anjos e Demônios!
Pra quem é fã do autor, esse livro entrega mais do mesmo. Não é a melhor obra do autor com certeza e tem aquele enredo que todos já esperam vir dele. Mas para quem não leu os outros livros, é surpreendente.
A mistura entre simbologia, religião, história e tecnologia sempre foi muito bem administrada pelo autor.
Leitura leve e muito cativante.
Henrique1058 14/01/2021minha estante
Dos Dan Brown, esse é o único que ainda não li.

Clara Braga 14/01/2021minha estante
Dos livros da saga do Robert Langdon, esse foi o que eu menos gostei. Acho que depois de tantos livros dele, a gente perde aquele frio na barriga que os primeiros deram. Ainda mais porque ele usa a mesma estrutura de história. Mas ainda sim é um Dan Brown. Muito bom.

Alberto.Tisbita 02/07/2021

Perguntas fascinantes, respostas nem tanto
Após algumas adaptações às telonas me despertarem interesse, este foi meu primeiro contato literário com Dan Brown. Não posso deixar de assumir que me senti um tanto frustrado. Não, a obra não é ruim; minhas expectativas, no entanto, evidentemente estavam fora do lugar.

A narrativa é fluida e coesa. A forma como constrói o mistério da trama é o maior dos pontos fortes do autor. Ao final, entretanto, o leitor percebe que os personagens não são tão profundos quanto parecem, as revelações não são tão impactantes quanto poderiam, e o vilão era mesmo aquele de quem se suspeitava (eu mesmo já o havia apontado desde 30% do volume).

Entendo e valorizo a dedicação de Brown à pesquisa, com o intuito de propiciar imersão nos cenários reais nos quais se ambienta a história - até por ser essa a diferença entre sua obra e uma ficção pura e simples - porém penso que ele acabou por pesar demais a mão nesse aspecto. Não fosse pela sobrevalorização do palco, o livro teria umas 100 páginas a menos, sem prejuízo do enredo.

Ainda assim, penso que a boa fama do autor não se sustentaria sem causa. Por isso até breve, professor Langdon!

Victor 11/02/2021

Trama Excelente, mas não é a melhor obra do autor
Esse livro é mais uma obra protagonizada pelo Robert Langdon, já veterano de várias tramas passadas de Dan Brown.

Dan Brown sempre foi excelente em criar tramas muito boas envolvendo conspirações de seitas ou religiões e isso sim está bem presente nesse livro.

A trama te prende muito do início ao principalmente quando você está bem curioso para a principal revelação do livro.

Mas nessa obra faltou um pouco daquela simbologia padrão dos livros do autor e focou muito na trama que nos sustenta até o fim para saber a revelação final. Basicamente o autor quis prender o leitor muito baseado apenas no que estava pra ser revelado no fim e deixou um pouco todos aqueles mistérios envolvendo símbolos antigos e seus misteriosos significados, marcas dos livros anteriores principalmente do "Código da Vinci", seu livro mais famoso.
Wellem Nascimento 11/02/2021minha estante
aaaah, eu dei 5 estrelas pela proposta do livro, sabe? Tudo era tão tecnológico que já esperava menos símbolos (mas como em todos os outros, a gente aprende bastante e é o Dan né?! kakakaak AMO)

Victor 11/02/2021minha estante
Por ser Dan Brown eu já esperava mais ver a simbologia presente em todos os livros dele kkkkkkk

Clara Braga 11/02/2021minha estante
Realmente ele deixou a simbologia de lado nessa história. Eu gostei bastante do livro, mas eu achei mais do mesmo no que se refere ao Dan Brown. A narrativa ficou meio clichê pra quem já leu os outros livros.

erica.leituras 11/02/2021minha estante
Eu meio que tinha imaginado que seria o responsável depois de um tempo, mas achei também a mais fraca de todos

Victor 11/02/2021minha estante
Eu gostei muito da explicação da revelação principal do livro... Foi bem feito e não foi clichê que era meu medo... Isso sim foi legal ... Mas sim infelizmente não é o melhor livro de Dan Brown. Espero que o próximo seja cheio de simbologia e mistérios que senti falta nesse

Adriel Alves 07/04/2020

Um mundo novo, a mesma história
Em Origem, nos encontramos de novo com o simbologista Robert Langdon, desta vez viajamos com ele para a Espanha, mais especificamente para Barcelona. É lindo conhecer novos lugares através da literatura, eis o maior poder de um livro, viajar sem sair do lugar. Conhecemos através da página desta obra alguns dos incríveis feitos da arquitetura como o Museu Guggenheim Bilbao e sua icônica e enorme aranha de metal; a inacabada, secular e misteriosa igreja Sagrada Família, obra-prima do arquiteto Antoni Gaudí, com previsão de ser terminada somente em 2026; bem como a famosa Casa Milà, que não possui nenhuma linha reta em sua estrutura, afinal, como dizia Gaudí: “não há linhas retas ou cantos afiados na natureza, portanto, os edifícios não devem ter linhas retas ou cantos afiados”.

Outro encanto nas obras do Dan Brown além das ótimas descrições arquitetônicas, são o foco no tema central do livro, sempre relacionado à simbologias, conspirações que mesclam fatos e mitos, organizações secretas ou mesmo conhecidas, e, no caso de Origem, a tecnologia. É admirável o estudo que o autor faz antes de escrever, nem imagino a trabalheira por trás de seus textos, sair consultando especialistas, fuçando enormes bibliotecas, visitando cidades e conhecendo sua cultura e arquitetura... Como sabemos, Dan Brown nos traz muitas surpresas ao usar um tema como plano de fundo de sua obra, ficamos maravilhados ao aprender sobre tantas curiosidades. Porém, no caso de Origem, senti que o tema, qual seja, inteligência artificial e o conflito ciência versus religião, não foi devidamente explorado e aprofundado, apesar de ser prazeroso descobrir durante a leitura alguns feitos tecnológicos já sendo utilizados em nosso cotidiano.

Dessa vez, a trama se desenrola ao redor da figura central do livro, o futurólogo Edmond Kirsch, que descobriu, através da tecnologia, a resposta para a famosa pergunta: “De onde viemos? Para onde vamos?”. Ao arquitetar a sua impactante apresentação que mudará para sempre o futuro da humanidade, Edmond acaba chamando a atenção de autoridades e organizações poderosas que pretendem fazer de tudo para impedi-lo. Robert Langdon, amigo de longa data do futurólogo, acaba se enroscando numa intricada rede de caos e turbulências, incumbindo-se da tarefa de impedir que o grande trabalho da vida de Kirsch seja perdido para sempre.

A impressão que tive, ao ler, até agora, as obras do Dan Brown, é que o Robert Langdon é uma espécie de alter ego do autor, que ele usa para explorar e se divertir com seus temas prediletos, uma espécie de hobby, sem se preocupar com profundidades, o que torna esse personagem raso e, consequentemente, torna a obra rasa também. Vemos aqui mais do mesmo, conspirações por trás de grandes organizações, assassinos e mandantes, simbologias, conflito entre ciência e religião… Robert outra vez tem uma parceira feminina, a qual sabemos será esquecida em sua próxima aventura. Este talvez seja o maior pecado de séries de livros com o mesmo personagem, eles acabam perdendo a identidade, a cada obra é como se tudo que aconteceu em outras aventuras nunca tivesse acontecido, o personagem não acumula bagagem, o que deixa tudo tão surreal que é desgostoso.

Origem é um livro divertido, com certeza é entretenimento garantido, ótimo para passar o tempo. No entanto, fique advertido de que suas expectativas não serão supridas, o que verá será apenas mais um Código Da Vinci, outro Anjos e Demônios, outro O Símbolo Perdido… A mesma obra com uma roupagem diferente, agora um pouco menos atada ao passado e com um pé no futuro. Leia sabendo que nada vai mudar dessa vez, nenhuma mudança radical, Dan Brown ainda está relaxado em sua zona de conforto, não quer mexer na sua receita de sucesso. É um desperdício de talento, uma vez que ele escreve tão bem e suas linhas fluem na velocidade da luz. Que ele ouse da próxima vez, a esperança é a última que morre, e os leitores já estão cansados desta velha fórmula.

“As religiões das trevas partiram e reina a doce ciência” - William Blake.

site: https://adrielalves134.wixsite.com/adriel-alves-poeta
Aline 12/04/2020minha estante
Sabe dizer se o livre segue uma sequência dos anteriores?

Adriel Alves 12/04/2020minha estante
Não segue. Foi um dos pontos da resenha. O fato de as histórias do Langdon nunca se interligarem...

Rodrigo Digão 02/08/2021

Mais uma aventura do Professor, o autor sempre usando a mesma fórmula, uma mulher, um mistério, um vilão, o que dá um charme sempre são as descrições de obras e locais históricos, trama bem costurada e um final com uma resposta a contento . SEMPRE VALE A PENA LER DAN Brown.

Layla.Ribeiro 14/05/2020

Desafio 2020- Ficção
A história é a de sempre: Langdon e mais uma companheira feminina desvenda uma conspiração envolvendo religião e principalmente a Igreja Católica em um país europeu, fugindo da polícia/seguranças , nada diferente do que estamos acostumados de outros livros da série, mostrando uma leitura previsível em cada capítulo, então a leitura é ruim? Não, é uma leitura ótima pra relaxar e se afastar da realidade, maravilhosamente bem, Brown nos desperta a curiosidade ao descrever obras e pontos turísticos que nos instiga a pesquisa na internet e ficar aquela vontade de: "espero conhecer um dia". Apesar da historia previsível ele trabalha no livro assuntos bastante atuais como: tecnologia, fanatismo religioso e a volta bem forte do conservadorismo, nos levando a reflexão do momento que estamos vivenciando no Brasil. Apesar de não ser tão empolgante como os outros livros, eu recomendo mesmo assim a leitura.
rodrigo963 14/05/2020minha estante
O chato de sempre tem um nova companheira nos livros, e q fico perguntando sobre as outras, ou seja, o q aconteceu com as outras ???

Layla.Ribeiro 14/05/2020minha estante
Me perguntei isso e o mais impressionante que ele nunca menciona as aventuras passadas e outra que ngm comenta que ele mais uma vez está nessas aventuras.

rodrigo963 14/05/2020minha estante
Vdd??

Eddy Souza 30/03/2020

Levando em conta os livros anteriores da saga "Robert Langdon", Origem deixa muito a desejar. O simbolismo e a investigação simbólica é menos aparente nessa obra. Entranto, é um livro que prende o leitor, levando-o a querer saber qual a grande descoberta de Kirsch. Além disso, na sua parte final, faz o leitor pensar muito na questão tecnológica e da subsistência da humanidade. Em poucas palavras, é um livro muito bom, interessante e apaixonante, porém, para os fãs de Robert Langdon, esse livro, na minha opinião, poderia ser melhor.

Leonardo 02/05/2021

O livro segue a fórmula básica dos livros de Dan Brown. Porém, não sei se é porque faz tempo que não leio algo do autor, esse livro me pareceu mais emocionante.
A cada capítulo me dava mais vontade de ler o próximo e terminei o livro em 2 dias.
Mas achei um pouco prevísivel a história. Na metade do livro eu já sabia todo o final, que acabou se confirmando.

Marina 13/01/2021

Dan Brown é Dan Brown
Mais um livro cheio de história, arte, ciências, religião, e uma boa dose de tecnologia e arquitetura. Dan Brown constrói mais uma vez uma narrativa envolvente que te prende desde a primeira página, descrevendo lugares e arte de maneira tão cativante que passei o livro procurando as imagens no Google curiosa para ver tudo. Mais uma aventura de Robert Langdon surpreendente do começo ao fim.