Origem

Origem Dan Brown

Resenhas - Arqueiro

Zack_Newton 29/04/2021

Dan Brown nunca decepciona
Eu acho incrível que todos os livros dele, mesmo com a famosa fórmula, seguem uma narrativa super gostosa e fluída. É Dan Brown, ne, cara. Livro sensacional

Julia.Miquelini 05/07/2020

Fã de carteirinha
Sou muito fã do autor! Fez parte da minha infância e pré adolescência!

Alan.Felipe 20/11/2021

"Para onde vamos?"
Esse é meu primeiro contato com uma obra do Dan Brown e com um livro de suspense e gostei deveras!! A forma como a história é contada me prendeu desde a primeira página até a última.

Gostei de ter conhecido Robert Langdon e de saber que existem outros livros com ele, que pretendo ler todos eles. Alguns personagens poderiam ser melhor trabalhados, por que fiquei com uma sensação de "é isso??", mas que no final deu pra entender tudo. O livro também conta com capítulos curtos, o que ajuda na leitura.

Foi uma excelente leitura e recomendo demais!

Ualace 10/09/2020

Por Que Eu Acho Que Robert Langdon Precisa Se Aposentar?
Origem é o quinto livro de Dan Brown tendo o personagem Robert Langdon como protagonista. E talvez esse seja o grande problema do livro pra mim. Apesar de não ser necessário ler os livros em ordem, não podemos negar que há uma cronologia e uma sequência de fatos entre os livros. Por isso, o fato de Robert Langdon ser o protagonista outra vez simplesmente descartou completamente toda a história, o conflito e, principalmente, o desfecho do livro Inferno, uma vez que há um grande acontecimento no final desse livro que não é nem ao menos citado em Origem. Pode ser dito que Dan Brown não queria misturar as histórias nem obrigar o leitor a ler em uma ordem específica? Sim. Mas houveram no mínimo três referências ao enredo de O Código Da Vinci, a galinha dos ovos de ouro de Dan Brown, durante a trama de Origem, então foi realmente uma questão de prioridades pra mim.
Ainda falando sobre o problema de termos Robert Langdon mais uma vez como protagonista, foi realmente maçante de acompanhar PELA QUINTA VEZ uma perseguição desenfreada por toda uma cidade aleatória em busca de pistas, com uma mulher sexy e independente, tendo como rival um assassino de aluguel querendo impedir um grande segredo que pode abalar as estruturas do mundo de ser revelado. Como livro único, tendo outro personagem como protagonista, seria uma história bem mais interessante do que essa sensação de "mais do mesmo" que o livro me passou o tempo todo tendo Robert Langdon sob os holofotes, dando a sensação de que esse personagem já está meio que acostumado a resolver teorias da conspiração ao invés de fazer palavras cruzadas enquanto desfruta do seu desjejum. Porque mesmo sendo uma obra fictícia, simplesmente não faz sentido que ele se envolva em tantas tramas macabras assim contendo revelações capazes de causar mudanças extremas no planeta, na cultura e no modo de viver das pessoas, sem contar a quantidade de vezes que ele já foi acusado de crimes que não cometeu, a quantidade de vezes em que literalmente esteve por um fio de morrer mas a sorte esteve a seu favor, e o principal, a quantidade de vezes que seu nome ganha um grande destaque por resolver as grandes conspirações em questão, o que obviamente em um âmbito comum alavancariam o mesmo para o status de uma supercelebridade, no mínimo, pra no livro seguinte ele ser outra vez praticamente um anônimo, como se seus feitos fossem descartáveis assim.
No mais, é um bom livro, mesmo que a grande revelação dele exija um pouco demais da cabeça do leitor de primeira viagem.
Eu realmente não recomendo que as pessoas peguem todos os livros do Robert Langdon para ler em sequência, porque com certeza a fórmula vai saturar e a qualidade das histórias será comprometida.
Tovar 25/09/2020minha estante
É cara! Vim do seu comentário na minha análise... realmente, não tinha pensado pelo lado do Inferno... faz total sentido!

Ualace 26/09/2020minha estante
Simplesmente não faz sentido tudo que aconteceu na trama de Inferno não ser nem ao menos mencionado

Tovar 27/09/2020minha estante
Pois é....

Marlo R. R. López 22/10/2020minha estante
Você mencionou tudo o que me incomodou nesse livro. A sensação de fórmula batida foi simplesmente insuportável durante a minha leitura, tanto que nem consegui ir até o final. Eu fiquei com a sensação de que até a ordem dos capítulos é a mesma dos livros anteriores, especialmente do Código da Vinci. E, sim, a minha expectativa para Origem era justamente ver como o autor ia lidar com os acontecimentos finais de Inferno (que é talvez a minha aventura preferida do Langdon). Mas... nada. Parece até que a história se passa numa dimensão paralela. Decepcionante.

Nally 31/01/2022

Zero surpresas ?
Zero surpresas vindo de Dan Brown ?. Entregou uma obra que se supera a cada capítulo. Faz com que a leitura seja dinâmica e ao mesmo tempo fascinante. Envolve o leitor desde o primeiro capítulo e o deixa desnorteado e completamente incrédulo com o desfecho. Simplesmente, Dan Brown.

Daniel-Ef2:8 09/11/2021

Conspiracionismo
A história é meio conspiratória pra mim, achei meio forçado alguns diálogos e parece meio clichê a história em certos momentos!! O autor cria uma ficção onde uma rede de conspiração quer impedir um futurologo de apresentar sua "descoberta". Durante a leitura pesquisei um pouco sobre o autor, confesso que não o conhecia, porém percebi que ele "vende" muito a suas ideias ateísta na história, tentando acabar com a religião e desacreditar a fé!! É lógico que um escritor vai escrever algo de acordo com seus pontos de vista e crença, porém ele fica endeusando a ciência como se ele fosse de alguma forma por um fim na religião e isso é meio irritante em determinados momentos da leitura!! Pra mim não foi perca de tempo foi bom e gosto de ler coisas de gente que discorda do meu ponto de vista!! Pra mim foi só mais conhecimento adquirido, apesar de se tratar de uma "ficção".
Lanalaine 10/11/2021minha estante
Legal seu ponto de vista, não tinha pensado por esse lado, embora o lado da ciência esteja bem presente,a religião também está e tem hora que o professor Langdon parece ser tão de fé quanto o professor ou um cientista que faz de tudo para desacreditar a religião.É como se fosse uma faca de dois gumes, onde numa ponta ele coloca todas as possíveis ideias ateísta e de crenças e outra está motivos pelo quais você pode ter uma fé e a possibilidade dela está junto com a ciência.

ga_brieell 01/07/2020

Abaixo das expectativas
Dan Brown segue a mesma receita de bolo de seus outros livros no entanto Robert Langdon agora decifra códigos da Arte Moderna. Apesar de alguns momentos ficar super entusiasmado o livro se tornou um grande monólogo em alguns momentos e o desfecho da história não foi lá grandes coisas.

elxchen 06/05/2021

Quando finalmente terminei o livro eu juro que eu NÃO esperava por esse final. De todos os livros do Dan Brown com certeza esse é o meu preferido.
Pra mim valeu a leitura.

alissonferreira.c1 09/06/2020

Um breve comentário de um fã
Eu conheci o trabalho do Dan Brown aos onze anos através do livro Anjos e Demônios. Eu recordo a emoção que senti na época ao ler aquele livro. Foi um amor indescritível. Desde então eu acompanho ansiosamente pelas publicações do Dan Brown. Admiro esse cara infinitamente.

Origem não decepciona em nada. Um livro muito bem construído, com bastante informação sobre arquitetura, religião, arte. A trama segue a mesma receita dos outros livros: Mocinho + moça bonita + trama conspiratória + vilão secreto. Dessa vez foi mais difícil identificar o vilão.

Milena Coimbra 16/10/2020

Surpreendente!
Decidi que queria ler algo diferente do que costumo ler (a louca dos romances). Procurei algo que talvez fosse gostar e agora estou totalmente encantada com a escrita de Dan Brown! Claramente quero ler seus outros títulos. Origem prendeu minha atenção do início ao fim e me surpreendeu de um jeito que eu não esperava!

Paty 31/01/2022

Déjà-vu
Onde eu vi isso aí antes? E essa beldade inteligente como parceira? E essa promessa de revelações que vão mudar o mundo como conhecemos, mas que termina preguiçosamente e bem aquém das expectativas?
Pois então, tudo isso já foi visto em todos os livros anteriores de Dan Brown, nesse aqui além de não convencer, as explicações te cansam pois são repetidas a exaustão. E ao contrário de Inferno, onde as consequências são realmente impactantes, nesse a dúvida tira o impacto da revelação.
E mais uma coisa, mesmo sendo do mesmo universo, as consequências de Inferno não são sequer citadas aqui.
Dan Brown por favor, melhore!!

Lodir 12/10/2017

Final decepcionante
Dan Brown conseguiu construir seu livro com o mais excelente desenvolvimento até agora, difícil de largar, porém o final é extremamente decepcionante. A história inteira gira em torno da tal descoberta que o cientista fez, porém, quando ela é finalmente revelada, apenas no final, não convence nada. Uma revelação assim dificilmente teria grande impacto no mundo, muito menos na religião.
Lou 13/10/2017minha estante
Concordo. Comprei o livro por conta da tal descoberta e também me decepcionei!

Joel Premiani 10/12/2017minha estante
Concordo. É um livro bom, porque o estilo do autor é agradável, mas como temos os outros excelentes livros de sua autoria como comparativos, Origem ficou por convencer com uma trama mal finalizada. Conforme você escreveu, a trama vinha prendendo a atenção, mas o final foi fraco.

Denilson.Silva 14/10/2020

Um livro que nos faz refletir muito sobre religião e Ciência.
DI @poesiadoslivros 14/10/2020minha estante
Adoro esse livro! Amo Dan Brown ?

Denilson.Silva 28/10/2020minha estante
??

Tatiana Brandão 28/04/2020

Origem
Muito mais do que uma receita de bolo, os livros de Dan Brown são instrutivos, Origem não é diferente trazendo informações sobre arte, história das religiões, física, literatura.....

Um livro excelente que vale a leitura.

Fabi 29/01/2021

Religião e ciência
Dan perfeito como sempre. Nessa nova aventura do professor Robert entraremos na discussão de Onde Viemos e Pra onde Vamos, uma briga que está há séculos sendo discutidas por cientistas e religiosos. Em cima dessa duas perguntas Dan faz todo o enredo do livro. Eu amei cada parte. Achei esse livro com menos ação do que os outras mas não decepciona em nada. Robert nos leva para lugares incríveis e nos faz refletir em questões grandiosas pra humanidade. Gostei muito da revelação em si. Gostei dos finais dos personagens. Fiquei de queixo caído com final do rei e do bispo, me surpreendeu. Mas o que mais me surpreendeu foi com a revelação do "vilão" por assim dizer da história, nunca imaginei. Me impactou muito. Não imaginava esse desfeito. Dan é perfeito em seus enredos e desfecho de personagens. Gostei da maneira que o autor entrelaçou religião e ciência, é uma questão de se pensar.