Origem

Origem Dan Brown

Resenhas - Arqueiro

Tha 05/02/2021

Livro super envolvente, assim como os outros do mesmo autor. Para quem gosta de arte ou tecnologia, o livro tem muito a acrescentar. No entanto, se o interesse for apenas em uma história de mistério e assassinato, o leitor vai encontrar grandes passagens monótonas descritivas sobre arte moderna e outras sobre tecnologia, computação e Inteligência artificial. Como adoro arte, também adorei cada passagem descritiva e explicativa sobre o assunto. Acrescentou muito para mim e super indico o livro, que me prendeu até o fim.

Hellen.Zanetti 18/08/2022

Lê Sheldon...
Não sou fã do autor, porém, o livro é bom, bem inteligente e envolvente, mas... superestimado.
O começo é arrastado mas depois desenrola, o final não foi nada improvável, enfim, razoável.

IronyCarol 19/04/2020

A obra, dentro da obra.
A verdade é que não tem como ler um livro do Dan narrando as aventuras quase forçadas de Robert Langdon sem se pegar suspirando pela narrativa e pelas artes descritas.
Sem contar, claro, as inúmeras reviravoltas que nos pegam desprevenidos e lançam um feixe de luz num novo ponto de vista.
Sem dúvida uma das melhores leituras do ano, e digo sem medo.
Construído como uma série de intrínsecas reviravoltas, este livro nos leva a viagens magníficas, a arte e cultura, e, sobretudo: tecnologia.

Leitura obrigatória aos fãs deste magnífico autor.

Aline 06/12/2020

O livro começa bem instigante e quem conhece já o estilo do autor, sabe que funciona assim. Porém da metade em diante creio que a minha empolgação caiu bastante e tive até de dar uma forçada pra finalizar. Muita expectativa foi sendo posta desde o início mas quando veio a resolução, fiquei meio assim, "era isso?". Gosto do autor tanto que agora só me falta um livro já lançado para poder ler, mas esse foi o que menos me prendeu a atenção.

Naiana 23/05/2020

Interessante, mas previsível.
Eu me apaixonei por Dan Brown a primeira leitura, Anjos e Demônios em 2005, e foi uma paixão tão grande pela forma como ele escreve e descreve tanto as obras de arte, a história das religiões e a ciência que me fez querer estudar física ou teologia, mas como sou mais apaixonada por ciências, a física me tentou mais.
Dan Brown é um excelente escritor quando se trata de descrever cenários, em lhe instigar a pesquisar sobre os lugares que ele fala e pelos assuntos que ele traz a tona em seu livros, suas discussões são sempre relevantes na minha opinião e isso não mudou em Origem, ponderar sobre o papel da religião no mundo atual, aonde a tecnologia está nos levando, o conhecimento do passado para evitar que erros se repitam no futuro (inclusive esse é um tema mais do que atual no mundo em que vivemos), e claro, a nossa origem, a origem do universo, a questão do "de onde viemos?" e "para onde vamos?", tão bem trabalhada por ele nesta obra.
Porém tem algo que me incomoda há algum tempo em suas obras, ele as escreve sob uma fórmula, que é muito perceptível se você começa a leitura pelas tramas de Robert Langndon e depois lê Fortaleza Digital por exemplo, sua primeira obra, é visível, palpável que ele usa a mesma fórmula em todas as obras, e uso Fortaleza Digital para ilustrar isso porque nesta obra é possível observar como ele ainda a está desenvolvendo, ele ainda está cru na escrita. Já li todas as suas obras publicadas no Brasil e posso dizer que as últimas não me surpreenderam em nada, ao final do livro eu já sabia quem era o "vilão" da estória, isso é um pouco frustrante, perder a capacidade de se surpreender com a trama.
Outro ponto de incomodo é a certeza de que nada de ruim irá acontecer com o protagonista e sua acompanhante (que sempre é uma mulher bonita), porque eles tem que sobreviver até o final sempre, no máximo umas escoriações, mas nada que faça seu coração pulsar de dúvida tipo: será que ele corre risco real? Você sabe que não, ele vai conseguir dar um jeitinho e sair quase ileso, pronto para desvendar o enigma que o cerca até o final. Outra coisa que me incomoda bastante é a questão: porque as pessoas no mundo ainda perseguem Robert Langdon como possível assassino, cúmplice de assassinato, sequestrador, conspiracionista, depois de ser inocentado e provado estar querendo o bem maior da humanidade sucessivamente na Europa. Acho que se eu morasse no mundo de Robert Langdon e mais uma vez ele fosse acusado de algo do tipo eu iria questionar muito as autoridades por nem darem uma chance dele se explicar antes de começarem uma caçada sem fim a ele. Claro que nada impede que ele mude sua personalidade ao longo dos anos e vire um serial killer, mas acho muito improvável depois do tanto que já conhecemos sobre ele.

Por fim, mesmo me sentindo frustrada com esses aspectos da narrativa posso dizer com clareza que leria mais uma obra de Dan Brown que Robert Langdon fosse o protagonista, mas preferiria que ele nomeasse um novo protagonista para suas estórias, pelo simples fato dele saber como envolver o leitor misturando assuntos distópicos e trazendo uma boa reflexão sobre isso, um bom debate, seja interno ou entre amigos.

João 26/08/2020

Origem traz mais uma aventura de Robert Langdon, famoso Professor de Simbologia de Harvard, dessa vez, envolvido entre o confronto de ideais Religiosos e Científicos (mais precisamente na área de Tecnologia). Sua companhia da vez é a jovem e bela Diretora do Museu Guggenheim de Bilbao (Espanha), Ambra Vidal, que tem sido mais conhecida por ser a noiva do príncipe Julian, último herdeiro da família real desse país.

Aqui a trama proporciona uma busca por desvendar qual é o segredo que, não fosse por uma tragédia, seria revelado pelo jovem e bilionário Edmund Kirsch, famoso por suas visões futurólogas e invenções da alta tecnologia. Este, ateu ferrenho e ex-aluno de Langdon, organiza um evento naquele museu com a presença de convidados importantes - inclusive o professor -, cuja finalidade promete revelar as duas perguntas essenciais sobre a existência da humanidade: 'de onde viemos?' e 'para onde vamos?'. As respostas, segundo o cientista, seriam capazes de abalar todas crenças religiosas para sempre.

É mais uma obra de Dan Brown recheada de ações e suspense que, além de gerar aquela ansiedade em desvendá-la, revela possibilidade de diversos suspeitos sobre diversos locais históricos do país espanhol, onde o escritor os descreve com riqueza de detalhes que são capazes de despertar a curiosidade e interesse daqueles que não os conhecem em, por exemplo, realizar uma busca de imagens na internet durante a leitura, a exemplo de grandes feitos do famoso arquiteto Antoni Gaudí, retratados aqui.

Porém, diferente de outros livros do autor, este, até então, foi o que menos me agradou. Não sei ao certo identificar os motivos, se porque nos anteriores eu era mais novo e me impressionava com mais facilidade ou se, simplesmente, esse tem, realmente, algo a desejar. O fato é que os primeiros conseguiram me prender mais à leitura, de maneira que cada vez mais eu tinha vontade de devorá-los.

Ainda me resta a apreciação de um livro de Brown, o que acredito que poderei ter ao menos um posicionamento acerca de meu nível de maturidade com a leitura. Contudo, ressalto que não classifico Origem como um livro ruim. As experiências passadas fazem com que eu mantenha certo apreço pelo autor, o que me sinto confiante em recomendá-lo sempre que tenho oportunidade. E não será diferente com este.

Brubs 01/07/2021

A Origem
Extremamente bem elaborado. O que é de se esperar, visto que Dan Brown tem uma habilidade absurda para cativar o leitor e fazer com que você se perca naquilo que ele traz, com extrema riqueza de detalhes.

Flávia.Heleno 11/06/2020

Boa história, mas tem que ter paciência...
A história demora muito para engatar, a introdução é muito demorada, as coisas só começaram a se desenrolar quando mais de 1/3 do livro tinha se passado... Depois disso começou a ficar interessante. Gostei do "tour"que pudemos fazer pela Espanha e conhecer diversas obras/locais. Mas também achei que as tais revelações não teriam esse impacto todo na religião. Fiquei impressionada com a revelação de quem arquitetou toda a trama. Não é o livro que indicaria e só não parei de ler porque estava na minha meta de leitura para 2020.

Lucas Guilherme 27/07/2020minha estante
Ótimo livro, realmente um livro surpreendente! Excelente crítica, parabéns! Você é bem detalhista e conseguiu expressar bem o que foi essa nova trama de Dan Brown.

Renata 29/10/2021

Winston IA
Essa história Dan Brown usa bastante a tecnologia do presente e também do futuro, o personagem Winston nos faz refletir muito sobre até onde as máquinas que criamos podem ir. Gostei muito da descrição dos lugares da Espanha que eu não conhecia.
Lanalaine 10/11/2021minha estante
Nossa eu gostei muito do fone,fui até pesquisar sobre para saber como funciona.

Douglas Ribeiro 07/07/2021

Ótima leitura!
Os livros do Dan Brown não são a quintessência da genialidade, mas ainda assim possuem tramas incríveis. Adorava chegar ao fim do dia, momento em que poderia ler, e lembrar que voltaria ao universo do livro. Aqui temos muito suspense, ação e um ritmo instigante que não vai fazer o leitor querer parar. Fui surpreendido pelo final, pois jamais imaginava que aquilo pudesse acontecer. As descrições arquitetônicas e históricas fazem que você aprenda coisas novas enquanto lê um bom thriller. O que mais posso esperar de um livro?

clara_ciarallo 08/06/2022

Esse livro te prende do início ao fim, você quer parar para dar uma descansada, É IMPOSSÍVEL.
Gostei bastante, é uma leitura bem gostosa e leve

Dflower 13/01/2021

A.I. e Dan Brown, uma maravilha de obra.
Se você gosta de robôs, previsões com fundamentos científicos e enigmas este livro é perfeito!. A narrativa funciona como um ímã e vai te prender do início ao fim. Convenhamos, o livro retrata algo bem plausível de acontecer, isso deixa a história muito mais real.

Barbara 02/05/2020

Incrível
Simplismente maravilhoso, Dan Brown tem o dom de prender a gente na história, cheio de mistérios e reviravoltas. Simplesmente fascinante!
Estou lendo e amando

Barbara 02/05/2020minha estante
Já li todos dele e esse sem dúvidas foi o que mais me prendeu, terminei em 3 dias de tão obsecada hahaha
Você vai amar!

@PamBooksPorto 02/05/2020minha estante
Só falta esse livro dele e mais dois pra eu ler todos, falta fortaleza digital e ponto de impacto

Barbara 02/05/2020minha estante
Ponto de impacto é o meu segundo favorito, muito bom também!

@PamBooksPorto 02/05/2020minha estante
Eu gostei muito de inferno também