A Fantástica Fábrica de Chocolate

A Fantástica Fábrica de Chocolate Roald Dahl

Resenhas - A Fantástica Fábrica de Chocolate

Bruna | @bmartinssss 29/05/2021

Adorei a leitura. Muito fofa e gostosa de ler. Durante toda a leitura, eu lembrava das cenas do filme. Super indico!
Daniel.Silva 26/01/2022minha estante
Achei incrível... Ler sobre os umpalumpas me deu uma ideia e visão bem melhor do que a quê o filme passa.

Bruna | @bmartinssss 26/01/2022minha estante
Simm.. é uma experiência incrível. Explica algumas coisas que possam ter deixado dúvidas para quem só assistiu ao filme.

Jojo 17/06/2022minha estante
Quero ler concerteza se eu AMO o filme imagina o livro

Isa ;) 04/01/2023minha estante
Eu simplesmente amei as canções, elas são meio que uma versão mais assustadora e passa muito uma lição ao que cada criança quer passar

Adrielli Raquel 23/01/2024minha estante
Uma ótima leitura pra ler numa tarde chuvosa tomando um bom chocolate quente com bolo (ou um docinho).

hellovenus 03/07/2023

Que doce nostalgia
Acho que nunca imaginei o quão reconfortante seria ler o livro que deu origem a uma das adaptações cinematográficas que mais fez parte da minha infância. Sempre fui apaixonada por toda temática envolvendo a ideia de uma fabrica repleta de chocolate e muitos cenários mágicos. Ao refletir agora, percebo que temia não gostar da obra e consequentemente manchar a imagem desse cenário maravilhoso que guardei na mente com carinho.

Não tolero qualquer comentário negativo sobre a obra de Roald Dahl e me vejo na obrigação de não compartilhar de intimidades com uma pessoa que não gosta da Fantástica Fabrica de Chocolate. Alguém que não consegue ver a beleza e pureza em um universo tão pragmático com certeza não é uma pessoa boa. (Trata-se de ironia, pelo amor de Deus.)

Finalizando essa leitura com pouco mais de 22 anos, arrependo-me profundamente de não ter lido a obra durante minha infância. Não teria sido de algum aprendizado, mas adoçaria a vida de uma garotinha obcecada por histórias pragmáticas. Esse sem dúvidas será um dos livros que lerei aos meus filhos e pedirei que eles façam o mesmo com seus filhos e os filhos dos seus filhos.
Marcelo 06/07/2023minha estante
Sua resenha me incentiva a ler esta obra, também tenho um apreço pela proposta de relacionar o chocolate com a magia, o que percebo todos os dias, além de sentir um afeto especial pelos Oompa Lompas, mas tinha a ideia de que o livro seria, talvez pela primeira vez, decepcionante ou, ao menos, inocente demais para ser lido. Colocarei na minha lista de aquisição leitura.

hellovenus 07/07/2023minha estante
Fico extremamente feliz que tenha adicionando o livro a sua lista de leitura. Trata-se sim de uma história infantil, mas não permita que isso impensa você de ter uma das melhores experiências literárias da sua vida. Embarque de cabeça nessa leitura e tenho certeza que não de arrependerá. Abraços.

Lia Azambuja 11/01/2022

Eu estava entrando em uma ressaca literária e esse livro acabou me salvando, é fluído, fofo, rápido de ler e ainda me trouxe uma nostalgia pois eu adoro as duas adaptações feitas para o cinema.
Suze 11/01/2022minha estante
Comprou na Amazon?

m.r.n 11/01/2022minha estante
Em 2019 eu tbm passei por uma fase difícil e esse livro me ajudou bastante a sair dela, acho que eu li numa tarde. A história é bem gostosinha mesmo

Izabela 28/06/2021

Sou completamente viciada no filme que foi inspirado nesse livro e fiquei bem chocada quando me dei conta que nunca tinha lido a história. Por mais brega e exagerado que a adaptação mais recente seja, eu simplesmente amo e é aquele filme que uso de conforto, sabe? Acho que só esse ano eu já vi ele umas quatro ou cinco vezes e, de curiosidade, acabei vendo o clássico que foi a primeira versão depois de ler o livro para fazer comparações (que estão por completo no vlog de leitura). Em resumo, é um livro muito leve, rápido de ler e divertido. Ele é uma mescla do que vimos nas adaptações só que, claro, com algumas diferenças e muitos detalhes extras. É um livro indicado para maiores de oito anos e, por isso, geral pode se jogar nessa delícia de história. Por ser um livro curto e uma história já bem conhecida, nem sei muito bem o que falar por aqui (haha), mas vamos seguir o que normalmente faço nas resenhas, não é mesmo?

Charlie é um menino muito pobre. Sua família vive toda junto em uma pequena casa bem quebrada e luta para sobreviver com o pouco que tem. Ainda assim, Charlie é um menino de um bom coração e com muitos sonhos. Ele sempre se demonstra grato pelas coisas que tem e ama passar os dias ao lado de seus avós, que já nem saem mais da cama. Tudo começa a mudar em sua vida quando o grande mestre dos chocolates Willy Wonka resolve criar um grande concurso para escolher cinco crianças para entrarem na sua grande e misteriosa fábrica. Cinco bilhetes dourados seriam espalhados nas barras e doces de todo o mundo e as crianças sortudas passariam um dia na fábrica conhecendo tudo por dentro e ainda ganhariam um grande caminhão de chocolate para levar para casa. Além disso, uma das crianças ganharia um grande prêmio final que era uma grande surpresa. O que nenhuma das crianças e, nem mesmo os adultos, esperavam era que a fábrica não tinha nada de comum e os trabalhadores de lá eram bem incomuns. Para chegar ao final da competição e lucrar o grande prêmio, as crianças vão precisar de muito mais do que sorte.

Como é uma história absurdamente conhecida, além de falar do livro vou comparar um pouco ele com os filmes também. Charlie, como comentei ali em cima, é um menino muito doce, educado e muito (muito mesmo) grato. Isso que o torna um grande campeão (eu deveria colocar um aviso de spoiler aqui?), o fato de que ele tem uma imaginação do tamanho do mundo e um coração ainda maior. No filme de 1971, por outro lado, o Charlie é um pouco diferente e, por mais que de começo vá por um mesmo caminho, muitas das escolhas que ele faz (uma delas que quase lhe custa o prêmio) não combinam com o personagem escrito no livro. Diferente do filme de 2005 que, mesmo com muitas mudanças tecnológicas, é o mais fiel ao livro e eu até vi um vídeo dos bastidores em que o diretor, Tim Burton, comenta sobre essa escolha de ser muito fiel ao livro.

É um livro infantil, mas que diverte pessoas de todas as idades. Vale a pena mesmo se você não é tão ligado ao filme (como eu, rs) ou mesmo se nunca nem viu os filmes. É um clássico e tem muitos motivos para carregar esse título. Venha comigo e você vai estar em um mundo da imaginação...

site: http://www.brincandodeescritora.com/

~Nathi 28/11/2021

Adorei a leitura. é muito simples e gostosa de ler. Nos faz lembrar muito das cenas do filme durante a leitura, é encantador.
Izabella.Dossi 28/11/2021minha estante
Não sabia q existia esse livro,legal

mainapereira 01/01/2024

Leitura rápida e divertida
Essa obra tão famosa e bem retratada no cinema merece muito ser lida não só para o público infanto-juvenil como para todos. Adorei cada capítulo, personagem e detalhes! É muito divertido! Que vontade de experimentar um chocolate Wonka!

Mih Vicxin 19/04/2023

É o clássico
Esse livro não tinha nem a hipótese de ser ruim, apenas fato de essa história ser fantástica(literalmente), eu amei ler pois me deu uma lembrança boa.

Well 18/03/2024

Incrível!
Finalmente consegui ler esse clássico escrito pelo Roald Dahl.
A trama se desenrola nas aventuras de Charlie Bucket, um menino pobre que ganha um bilhete dourado para visitar a misteriosa fábrica de chocolates de Willy Wonka.
No entanto, ao longo da narrativa, Dahl criou um mundo incrível, mesclando com o Subgênero Steampunk. A vários personagens peculiares e cenários surreais, onde a imaginação não tem limites. A fábrica de chocolate de Willy Wonka é um lugar de maravilhas e surpresas, com salas repletas de doces fantásticos e invenções mirabolantes. A história aborda temas como honestidade, humildade e a importância da família, ensinando lições valiosas de forma divertida e emocionante.
Com uma escrita leve e criativa. Na minha opinião é um livro obrigatório para todas as idades.
A prosa do autor é ágil, com o seu humor bastante peculiar. É uma obra atemporal que continua e continuará encantando gerações, transmitindo mensagens positivas e estimulando a imaginação de crianças e adultos. Uma leitura imperdível para quem deseja embarcar em uma viagem repleta de doçura e tecnologia.

Mateus 10/09/2010

Há muito tempo atrás, quando eu era tão pequeno que nem lembro direito, assisti pela primeira vez A Fantástica Fábrica de Chocolate na televisão. O filme me fascinou tão imensamente que se tornou um dos maiores marcos da minha infância. Me deliciava vendo Willy Wonka e seus chocolates, além dos Oompa Loompas e suas canções. Todas as vezes que o filme passava eu assistia e me maravilhava do mesmo jeito.

Passado muito tempo, descobri que o fã clube de Willy Wonka era maior do que eu pensava. Como nunca alguém havia mencionado nada sobre ele, tinha a ingenuidade de pensar que apenas eu o havia assistido. Mas além do filme ser imensamente famoso, havia também o livro. Tendo sido fascinado tão imensamente pelo filme quando pequeno, não hesitei e fui logo procurar o livro para ler.

Embora filme e livro tenha muitos detalhes e aspectos diferentes, os dois tem uma única finalidade: ensinar às crianças a se comportarem, e mostrar que aquelas mal-educadas, mimadas e gulosas nunca se dão bem na vida. Charlie Bucket é o herói, um garoto humilde, compreensivo, generoso e que trata todas as pessoas bem. É o herói em quem todas as crianças devem se espelhar, e confesso que sempre tentei ser igual a ele. Embora seja um personagem infantil, tem mais personalidade do que muitos outros personagens adultos.

A Fantástica Fábrica de Chocolate é um clássico dos clássicos. Um livro mais puro, sensível e incrível duvido que exista. Será um livro que lerei para meus filhos antes de dormir, pois quero que eles se maravilhem com ele tanto quanto eu. Roald Dahl é o mestre da literatura infantil, e pretendo ler muitos de seus outros livros. Mesmo sendo infantil, o livro sabe tocar pontos importantes da vida, e fascina todas as idades. Imperdível.
Milena Karla - Mika 15/06/2012minha estante
Esse filme marcou minha infância e ainda o amo até hoje. Mas não acho o livro! Mas não desisto, tenho que ler e a continuação no elevador de vidro também!

Mateus 16/06/2012minha estante
Não tem como não gostar! Também assisto o filme de vez em quando hoje em dia e acho que nunca vou deixar de gostar. Procure melhor pelo livro, tenho certeza que você irá encontrar. Vale muito a pena (:

xlarasp 18/08/2023

Eu assistia muito esse filme quando era criança e o livro é tão perfeito quando o filme! o Charlie é a criança mais fofa do mundo. wonka é incrível!

Leya 09/07/2023

Aaaah amei
Genteeee que livro lindo. Sabe quando a gente é tocado pela simplicidade de uma criança? Foi exatamente isso que senti com essa leitura. Um livro leve, mas cheio de ensinamentos que vou levar pra vida com certeza ??

Bellesbooks 10/10/2022

Livro bom
Livro bom, estória do filme é super fiel ao livro. Leitura leve, rápida e gostosinha.
Ainda tenho vontade de comer um chocolate Wonka, mesmo depois de adulta.

Eduardo1304 04/01/2023

Fantástica Fábrica de Chocolate
As aventura com Charlie, Willy Wonka e os Umpa-Lumpas. A Fantástica Fábrica de Chocolate, clássico da literatura mundial !!!!!!

Adriana1090 11/07/2020

Iuuuuupi!
Eu sou completamente apaixonada por esta estória.

Ela é ao mesmo tempo engraçada e reflexiva quanto a educação das crianças.

Para quem assistiu a adaptação, tanto a de 1971 quanto a de 2005, saiba que o livro é basicamente o que foi mostrado nos filmes.

Apesar de não ter sido uma estória inédita pra mim, foi ainda assim, simplesmente maravilhosa.