Laminário

Laminário Margarida Patriota

Resenhas -

@biaentreleituras 13/07/2017

Com uma escrita requintada, Margarida Patriota traz um presente aos amantes de uma boa poesia. Uma obra em que percebemos a beleza da língua portuguesa ao nos depararmos com poemas escritos de maneira impecável.

Em sua coletânea, a autora nos apresenta poemas que passam por diversos temas e o faz com maestria. Lemos sobre saudade, recomeço, amor, superação... sobre sociedade, sobre humanidade... E nas entrelinhas compreendemos a crítica que se faz presente em boa parte dos poemas.

Leia a resenha completa lá no blog > http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/2017/07/resenha-laminario.html

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

Evandro.Atraentemente 16/07/2017

Laminário
Foi-se o amor
Que o trouxe vivo até ali
(trecho de Superação)

O poeta é um ser especial que percebe o invisível. Parece viver em outra dimensão, observando as sutilezas das coisas. Pequenos detalhes ganham forma nas palavras, tornando-se bálsamo para nossos ouvidos, encantam nossos corações e enchem a vida de beleza.

Censuram-me a ausência
Quando sempre tive vontade
De estar presente
(...)
(trecho de Juízo Antefinal)

Em Laminário, publicado pela Editora 7 letras, Margarida Patriota mistura palavras e ritmos, apresentando a magia da poesia com uma intensidade eloquente. Ao mesmo tempo simples e elegante, seus versos têm personalidade própria e a essência do encanto.

A sensibilidade já começa pela capa, com foto lindamente feita por Ana Migliari: tecido, agulha e linha, em um trabalho aparentemente simples, onde diversos temas serão apresentados em uma delicada costura, revelando porém, à cada página, a força da poesia de Margarida Patriota.

A autora lecionou, por muitos anos, sobre Poesia Francesa na Universidade de Brasília. Apresenta o programa Autores e Livros¹ na Rádio Senado há vinte anos. Com a experiência de 28 livros publicados, entre prosas, ensaios e ficção, e alguns prêmios literários conquistados, Margarida Patriota, resolveu dedicar seu mais novo lançamento à poesia. Os versos, em sua maioria curtos, possuem riqueza de vocabulário, beleza e imponência que surpreendem ao fim de cada linha.

Partiu felino
Sem encarar
Nem murmurar adeus

Partiu exalando
Cômodo fora
A colônia que lhe dei
(trecho de Sentença)

Em 102 poesias que passeiam por temas diversos, a autora presta singelas homenagens, fala de amores, saudade, superações, violência e atualidade. Margarida consegue tecer uma linha que liga cada leitor à sua arte. Com a mesma facilidade com a qual lembra Da Vinci, não se esquece da bala perdida e relacionamentos virtuais. A edição da 7 letras está um verdadeiro presente. As folhas são amareladas, as letras de tamanho e espaçamento confortáveis. É um livro de qualidade para quem aprecia boa poesia. Recomendo.

site: http://www.atraentemente.com.br/