O Rei da Vela

Resenhas - O Rei da Vela

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Duda 10/01/2023

Livro pra vestibular
Primeira peça teatral modernista do Brasil, fortes referências a crise do café da década de 30 e críticas ao sistema que vê o capital antes das pessoas

Teté 05/01/2023

Estava na lista de leituras obrigatórias do vestibular UEl 2023. Não foi um livro tão pesado ou difícil de ler

Daniel.Malaquias 02/12/2022

Uma crítica social através do teatro
Oswald de Andrade não tornou-se um modernista célebre apenas por seus textos narrativos. Ele também escreveu dramas, muito bons e de uma crítica mordaz contra uma sociedade que aos poucos se indrustializava e torna-se cada vez mais rica, como sua São Paulo no comecinho do século XX. Eu já tinha lido A Morta há alguns anos atrás, porém O Rei da Vela talvez seja um de seus textos mais célebres e conhecidos, muito por conta da montagem do Teatro Oficina, isso nos anos 60/70. O Rei da Vela conta a história de um sujeito inescrupuloso, rico, como talvez todos os sejam, que não mede esforços para conseguir juntar e manter sua fortuna, seja através de coação ou das mais terríveis formas de obtenção do que se dejesa e almeja. Não espere uma leitura narrativa com começo, meio e fim bem delineados, isso não seria um texto moderno, muito menos Oswald. Leitura muito pertinente e pasmem, atual.

SNF 26/11/2022

Talvez eu precise ler novamente e com mais calma.
O enredo é bom e aborda muito bem questões de lutas de classes. Texto dramático, ou seja, escrito na forma de texto teatral.
Fiquei um pouco confusa na identificação das personagens, do tempo da narrativa e do assunto de cada diálogo... com certeza esse livro merece uma avaliação melhor mas, por hora, só tenho isso a dizer.

Sabrina 08/11/2022

Legal
Li por curiosidade, achei interessante as críticas, os protagonistas são a personificação do capitalismo.

Nathy Lestriz 28/09/2022

Uma peça rápida de ler e se entende as diversas críticas sociais sobre questões comerciais, e também algumas metáforas como a prisão dos devedores. Agora fiquei curiosa de assistir a peça encenada presencialmente.

aelinlantsov_ 27/08/2022

O Rei da Vela
Achei interessante a forma de abordagem crítica de Oswald, sendo bem satírica e - por ser em formato de peça - uma leitura rápida.

Tali41 27/07/2022

Excelente, foi o primeiro texto teatral de Oswald de Andrade e já me fez querer adentrar mais ainda nesse universo tragicamente hilário que serve de alerta e lição para os leitores atuais.

helo 13/06/2022

Uma sátira á Aristocracia
O Rei da Vela, peça de Oswald de Andrade que posteriormente foi adaptada aos teatros, é uma irônica representação da classe burguesa da época ? a qual perdura até os dias atuais ? em que Oswald, sem pudores, escancara todas as problemáticas que ele via sendo parte dessa burguesia.

Uma leitura tranquila, mas que precisa de certo senso crítico para não se tornar sem noção, curtíssimo e nessa edição com comentários no final os quais ajudam a entender todos os estereótipos críticados em cada personagem criado por Oswald.
Vih 16/06/2022minha estante
aiiii meu deus, estou louca pra ler esse livro. Vc tem esse PDF??? Please

helo 01/08/2022minha estante
@Vih pior q n tenho, li ele físico :(

Mafer 04/06/2022

Legal
Achei interessante. O autor faz várias críticas a sociedade, e mesmo que já tenha se passado quase 1 século que o livro foi escrito, as críticas se encaixam perfeitamente na sociedade autal. É um livro bem curto, li por causa de uma prova que vou ter sobre ele e gostei até.

aaronwxrner 27/04/2022

super rápido de ler, mas tiveram partes que eu não entendi kk por isso tirei uma estrela? enfim achei que ia ser chato mas até que gostei

booore 31/03/2022

cirúrgico
achei bem legalzinho, tem bastante crítica e é um bom exemplo de livro do modernismo. Li como objeto de estudo, a leitura foi rapidinha.

Lelle 25/02/2022

como clássico brasileiro esse livro é muito bom
mas realmente não é o meu estilo de livro é o Oswald

Delano Delfino 21/02/2022

Simplesmente maravilhoso!!!! Essa edição vale muito a pena, sobretudo por causa da fortuna crítica com textos de Décio de Almeida Prado, Renato Borghi e José Celso Martinez.

1 | 2 | 3 | 4 | 5