Um Pequeno Favor

Um Pequeno Favor Darcey Bell

Resenhas - Um Pequeno Favor

Pati 02/11/2020

Um bom livro pra acompanhar na quarentena
Fiquei com vontade de ler esse livro desde que o filme foi anunciado, já que ele tinha sido presenteado. Ele ficou anos na prateleira, até que resolvi dar um chance agora na quarentena. Tive momentos alternados: em que lia muitas páginas de uma vez, e outros em que a história (principalmente com as páginas do blog) ficava enfadonha. Mas o fim é bem satisfatório e com algumas reviravoltas. Agora finalmente... Vou ver o filme! :)

Ana Cis Gestal 01/10/2020

Um pequeno favor
Autora: Darcey Bell
Tradução: Ana Carolina Mesquita
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 334

"Minha mãe costumava dizer que todos guardam segredos. Por isso é que nunca é possível conhecer alguém de verdade. Ou confiar em alguém. E é por isso que nunca é possível conhecer assim mesmo de verdade. Às vezes, guardamos segredos até de nós mesmos."

"A verdade sempre arranja uma maneira de aparecer."

Stephanie é uma mãe viúva, que perdeu seu marido e seu irmão em um acidente de carro. Sem muitos amigos divide seus dias e as aventuras da maternidade em seu blog. Mas, após conhecer e se tornar amiga de Emily, outra mãe, praticamente saída de uma revista de moda, a vida de Stephanie ganha novos ares, noites cheias de conversas, bebidas, segredos e pequenos favores. Contudo, alguns favores podem ser bem perigosos e todos os segredos podem ser revelados.

A escrita é simples e fluída, o mistério e as reviravoltas são bem inseridas. Talvez se você consumir muito do gênero pode descobrir rapidamente alguns desses plots. Não é algo que me incomoda, mas vale o aviso. Iniciantes no suspense e thriller podem se divertir muito com essa trama. Outro detalhe importante, é que nenhum personagem é incrível, ético, muito menos perfeito. Dificilmente conseguimos nos apegar à eles. Para quem não gosta de finais abertos pode não gostar do final desse livro. Bom para passar o tempo ou intercalar com leituras mais densas.

minha4 29/09/2020

Um pequeno favor!
O livro é bem legal, mas o final eu esperava por justiça!
Fiquei pressa no livros! Muito bom!

sahlongatto 20/09/2020

Traições e traições
Fiquei revoltada com o final, não tinha um final definido na minha cabeça, mas mesmo assim fiquei boquiaberta com a capacidade que x pessoa tem de ser maldoso(a).

@jana450 23/08/2020

Recomendo porque vale a pena
Não gostei do fato de garota exemplar ter sido mencionado porque logo associei e assim perdi uma emoção que poderia ter sentido.
No mais fiquei muito curiosa pra saber tudo logo e achei uma tremenda sacanagem de Em. no final, sua "amiga" não merecia isso, pois seus grandes pecados não atingiam ela em nada, o fato do incesto era particular, foi fiel a amizade até na clássica de dar sumiço ao corpo.
Vou passar a ter cuidado com gente querendo fazer amizade assim, pode ser um convite para o inferno.

Clarinha 18/08/2020

Um livro muito bom, cheio de surpresas, ao longo de sua história... Acho que é um bom livro para quem quer começar a ler Thrillers.

Silvia.Cristina 17/08/2020

Interessante
Estou impactada. Me vi muito nesse livro. Conforme foi avançando fui me identificando com Stephanie. Mas o livro foi correndo e tbm me vi em Emily... Como já me definia em Bio (meio Ruth meio Raquel).
Achei esse livro um tapa na cara.
Quanto vc conhece alguém?
Quanto conhece (e assume) de si mesmo?

Como suspense não achei o máximo, nem o desfecho lá aquelas coisas. Mas as reflexões que me traz pós livro fez a leitora valer mto a pena.

bealesclub 16/08/2020

Interessante
Foi um livro bom, como sempre sendo melhor que o filme, apesar de ter descoberto a existência desse livro através do filme foi interessante avaliar as duas obras e como sempre gostei mais do livro.

Dominik 29/07/2020

Uma boa surpresa
Começarei a resenha confessando que não estava dando nada por esse livro. Comprei-o por estar muito barato e pensei até que o deixaria na estante por um bom tempo. Minhas expectativas estavam baixas, pois acreditava que a história não fazia o meu tipo e esperava um draminha bobo com pitadas de romance mais bobo ainda. Contudo, a capa do livro (que, no meu caso, é a do filme) havia me intrigado demais e eu a tinha em minha cabeça o tempo todo, até finalmente ceder e abrir o livro para lê-lo. E que surpresa eu tive! Das boas (risos)!

Um Pequeno Favor me cativou rapidamente com a leitura fluida, prazerosa e viciante. A autora não perde tempo com floreios ou descrições - o que, para mim, é sempre um choque, visto estar acostumade com livros de fantasia - e vai direto ao ponto logo na primeira página. Os capítulos são curtos e sempre narrados por um dos três personagens principais, alternando entre eles, fazendo com que a narrativa não fique massante ou cansativa.

O thriller é cheio de surpresas e reviravoltas, porém nada forçado, tudo se encaixa, pois é bem construído. Nos capítulos finais, a cada página minha ansiedade aumentava, pois a história seguia para um rumo totalmente fora do que eu imaginava e fiquei bem feliz e satisfeite com a surpresa. O desfecho da história me agradou bastante. Não esperava que fosse terminar daquela forma e sem dúvidas foi um risco que a autora decidiu tomar.

Os personagens, contudo, provavelmente foram o motivo do livro ter dividido opiniões quanto à obra - talvez juntamente com o final. Stephanie é a personagem mais ingênua que eu já vi em um romance e passei o livro todo com pena dela - provavelmente por ter me identificado um pouco com ela, o que me fez ter uma mini crise existencial no meio da leitura (risos). Em contraponto, dei altas risadas com a dissimulação de Emily. Não sei se posso considerá-la uma vilã, mas amei a personagem e me surpreendi com a sua loucura e sagacidade, positiva e negativamente falando. O Sean... bem, ele é o Sean, tolo e submisso.

Um Pequeno Favor não é um livro grandioso, mas cumpre bem o seu papel como um thriller arrepiante. Com uma narrativa fluida e uma trama envolvente, Darcey Bell com a obra procura reforçar a ideia e nos alertar de que nunca conhecemos 100% e nem podemos confiar totalmente em uma pessoa, visto que, assim como o próprio livro, ela pode nos surpreender como jamais imaginamos.

Francassia 27/07/2020

...
Pensei muito no que escrever aqui, sobre o que falaria do livro "Um pequeno favor", mas sinceramente não sei...
Não foi uma leitura que fluiu, não foi algo que me conquistou.
A leitura é pesada, não sai do lugar. Por diversas vezes pensei em como Stephanie, poderia ser tão burra, tão desligada. Emily, deu tantos sinais de que era desconectada, que não transmitia sentimentos nem pelo próprio marido, deu sinais em cada palavra que Stephanie, descrevia em seu blog. Ela praticamente gritava quem era de verdade, em como era manipuladora, em como jogava com as pessoas. Percebi isso desde a primeira vez em que Stephanie, mencionou a história do Guarda-chuva em que Emily, diz que foi uma peça única, mas quando vai visitar a casa de Emily, Stephanie vê vários iguais aos que ganhou de sua "melhor amiga".
Sean, é outro que sinceramente me deu nos nervos, não consigo nem definir sabe. Como pode uma pessoa saber quem é sua esposa, e mesmo assim aceitar ser tão manipulado? Gente é totalmente sem cabimento.
É tudo tão previsível.
O amor de Emily pela ambiguidade e pelos espaços e sobreposições entre amores, desejos, tons e estilos. É nisso que Um Pequeno Favor realmente se destaca, na incerteza constante e no desconforto triunfante de quando se mergulha no desconhecido. É o único ponto que faz jus ao livro.
E no final, quando em suas últimas páginas você começa a se interessar pelos acontecimentos ele tem seu final aberto. E aí vou abrir espaço para uma risada - hahahahaha - não dá!

Anne 05/07/2020

Um Pequeno Favor
Achei a história muito boa, a leitura é rápida e muito instigante! Desejo conhecer mais sobre quem a escreveu e certamente a editora!

Ana 04/07/2020

Descobri o livro após assistir o filme, que foi lançado esse ano. Apesar de haverem diferenças que sempre existem, entre os dois (e são muitas, principalmente no desfecho das duas histórias) ambas histórias são muito bem contadas e nos deixa curiosos para acompanhar até o final, para quem gosta de uma história de mistério.

flavinhalendo 02/07/2020

#coffee_resenha
LIVRO: UM PEQUENO FAVOR
AUTOR: DARCEY BELL
EDITORA: BERTRANDE BRASIL
NOTA: 4

Tudo começa com um pequeno favor. Sim! e que pequeno favor!!!

Emily pede à Stephanie, sua amiga, que busque o filho Nicky na escola. Nicky é o melhor amigo do filho da Stephanie, e nada mais comum e cotidiano do que fazer um favor para alguém que você considera sua melhor amiga, certo? Só que, com o passar das horas, fica claro que alguma coisa aconteceu. Emily ainda não voltou. Dias se passam e ela continua desaparecida. E a situação se arrasta nesse mistério até que o marido de Emily resolve contatar as autoridades; aí toda a história se desenrola.

A história se divide em três pontos de vista e três partes essenciais para o entendimento de todo esse suspense. Apesar de prometer uma trama complexa e bem desenvolvida, e apesar de ter uma reviravolta bem interessante a respeito do tal "mistério", o livro pode ser sim um livro de renome.

Stephanie é mãe solteira, se dedica abertamente a cuidar do pequeno Miles com todo seu amor e faz o melhor para ser a mãe perfeita. Por isso, ela tem um blog em que posta acontecimentos do seu cotidiano em busca de ajuda e para que possa ajudar outras mães. Essa parte foi bem interessante para conhecer a personagem; suas postagens são bem contrárias ao que acontece de verdade em sua vida. A imagem de "mãe perfeita" é distante do que existe em seus pensamentos e em sua vivência. Stephanie não é uma personagem fácil; ela tem muita perversidade e medos marcantes, uma inocência sutil equilibrada à parte sombria da sua personalidade. Gostei de comparar os capítulos com postagens no blog aos capítulos em que realmente conhecíamos a personagem e o que ela estava pensando nos momentos descritos anteriormente, cria uma dualidade interessante à protagonista. Não são capítulos surpreendentes, mas são fáceis e encaixam bem com o começo que o livro precisava.

O meio entregou uma reviravolta surpreendente; não é uma coisa chocante, mas podemos considerar algo fora do normal. casinha, é só uma resposta ao mistério que coube dentro dessa história. Mas daí pra frente não deu pra me importar menos com cada arco da trama.

Sem contar que o livro já tem seu longa, seu filme!! vale a pena ler o livro e ver o filme!!

Na maioria das vezes filme não segue exatamente o livro, mas nós leitores já estamos acostumados com esta situação.
Mas o que garanto é que o filme, superou o livro.

O filme conseguiu apresentar uma Emily espetacular, predadora, que atinge sem dó e nem piedade seus objetivos. E nos traz uma Stephanie legal, entretanto enlouquecida com um erro do passado e isso faz com que ela se torne a vítima perfeita.

site: @livroscafefilmeseseries