Um Pequeno Favor

Um Pequeno Favor Darcey Bell

Resenhas - Um Pequeno Favor

resenhasdajulia 19/05/2021

O livro é narrado pelos três personagens principais: Stephanie, Emily e Sean.
Stephanie é uma jovem viúva que se dedica ao filho, Miles, e ao seu blog, no qual relata as experiências da maternidade. Mas a vida dela não é tão incrível quanto ela demonstra na internet. Ela esconde muitos segredos e as outras mães evitam sua companhia.

Mas, tudo muda quando Emily, mas de Nicky, melhor amigo de Miles, se aproxima dela. Ela é muito estilosa, trabalha no ramo da moda e é uma mãe super dedicada.

Apesar de serem bem diferentes, elas se tornam amigas e, um dia, Emily pede à Stephanie que busque Nicky na escola. Nada além de um pequeno favor. Até que ela desaparece.

Acho que coloquei muita expectativa na leitura, por isso me decepcionei um pouco, mas gostei da história.
Yaan0 21/07/2022minha estante
EXATAMENTE ISSO!!

Coloquei *muita* expectativa, por isso me decepcionei
Essa era a frase que eu tava caçando
Obrigado!

@jana450 23/08/2020

Recomendo porque vale a pena
Não gostei do fato de garota exemplar ter sido mencionado porque logo associei e assim perdi uma emoção que poderia ter sentido.
No mais fiquei muito curiosa pra saber tudo logo e achei uma tremenda sacanagem de Em. no final, sua "amiga" não merecia isso, pois seus grandes pecados não atingiam ela em nada, o fato do incesto era particular, foi fiel a amizade até na clássica de dar sumiço ao corpo.
Vou passar a ter cuidado com gente querendo fazer amizade assim, pode ser um convite para o inferno.

Silvina 30/12/2022

Nota 10
Amei demais, achei a trama muito envolvente, o história vai te dando algumas pistas, se você ler com atenção consegue prever algumas coisas, a história é narrada pelos três principais personagens, e o lado da emily me fez pensar que todos nós no fundo somos assim, temos esse lado que ninguém, ninguém além de de nós mesmo conhecemos ( não um lado sombrio e perverso kkkk), tipo, cada pessoa conhece uma parte nossa, aquela que queremos mostras. Também tem o lado da nossa queria stefany, comecei com raiva dela, mas no desenvolver da trama ela é apenas mais uma entre muitas pessoas que estão sempre buscando algo em águem, e não consegue reconhecer que não precisa de ninguém pois já é o suficiente, mas infelizmente algumas pessoas, assim como ela sempre acaba sofrendo muito, não por ser uma pessoa má, eu merecer ser ?castigada?, mas sim não saber o valor que se tem e deixar os outros pôr por você.
Não sei de deu pra entender, mas é isso.

Allan Tancredo 28/11/2020

Gosto de finais em aberto, mas pera lá...
A história do livro em si é muito bem construída, a teia de mentiras e segredos das nossas duas personagens, os plots são bons também, e você consegue ficar putz, não imaginava, mas o final com tamanha abertura é defodê. Sério. Fora que nenhum dos narradores é confiável. Entendo que a vida real funciona dessa maneira, mas queria uma coisa mais impactante no final.
Enfim, minha humildade opinião.

Ema 04/08/2022

Olá, leitoras!
Quis intitular essa resenha com a saudação da Stephanie, uma das personagens principais do livro, para demonstrar o quanto ele se tornou pessoal para mim, como se tivéssemos nos tornado um só. Sim, eu sei, que exagero para falar sobre um livro, mas vou explicar.
A história de Emily, Stephanie e Sean não foi apenas uma obra de ficção para mim. Ela me marcou de maneira única e positiva.
Há algum tempo sofro com ansiedade, depressão e contando com o trabalho, meu ritmo de leitura caiu consideravelmente. Eu não conseguia concluir nada que me prontificava a ler, o que me deixava triste. Até que com a rotina mais ou menos balanceada e as medicações certas, cheguei em Um Pequeno Favor, meu primeiro romance completamente lido. E nossa, como eu estou feliz com isso.
Sim, é um livro sobre pilantragem e personagens detestáveis, mas eu amava a sensação que me causava avançar por cada capítulo. Eu estava conseguindo ler! E o livro é muito bom também.
Adorei a escrita da autora e conhecer os três personagens que narram. Cada tem sua peculiaridade que nós faz amar detestá-los, assim como ansiar pelo desfecho de suas histórias. Era óbvio, para mim, que algumas pontas ficariam soltas, principalmente pela personagem de Emily. Não podemos esperar que personagens que guardam inúmeros segredos e mentem o tempo inteiro nos contem tudo sobre suas histórias. E, particularmente, adoro livros em que nos tornam parte de suas narrativas em um modelo: E daí que você é leitor? Vou mentir pra você, omitir, e no fim você ainda vai adorar isso tudo. (Eu gosto, pelo menos, como disse). É um pouco Tarryn Fisher, mas sem todos os direitos humanos violados sem uma explicação plausível.
No fim, gostei muito do livro. Foi uma leitura que me prestou um pequeno favor: me trouxe de volta ao mundo dos livros e, de quebra, me presenteou com um bom enredo e plot twist. Recomendo.

@bardoriano 11/02/2020

Bem bolado
#RESENHAMANÍACA

Ninguém imaginaria que um simples favor, resultaria em um desaparecimento.

Stephanie é uma supermãe e blogueira, seu tempo é dividido entre seu filho e o blog, onde fala sobre a experiência de ser mãe, cotidiano e coisas do gênero. Perdeu seu marido e irmão num acidente. Se sente um pouco solitária.

Emilly tem um marido e filho lindo, trabalha numa empresa de moda e é bem sucedida. Porém os momentos em família são escassos.

As duas acabam se tornando amigas, já que os filhos são amiguinhos na escola. Certo dia Emilly pedi para Stephanie pegar o filho dela na escola, e ficar com ele até ela voltar, porém Emilly nunca voltou.

A partir daí fatos estranhos, segredos e muitas mentiras vão embasar esse enredo e desafiar leitor a questionar até que ponto conhecemos outra pessoa.

Stephanie diz ser quem é? E Emilly está de fato morta?

Pois é lendo esse thriller foda que você irá descobrir. Eu amo livros onde a degradação humana é descarada, que mostra o quão sinica as pessoas são e que estão dispostas a vende a "alma" por qualquer coisa.

O livro não tem nada de novo, o tema não é surpresa e alguns segredos dos personagens talvez não choque ninguém, mas o enredo é bem construído e amarrado. O que sempre surpreende e é perturbador nesse tipo de livro, é a gente parar e perceber que realmente o negócio não é ficção, tem pessoas capazes de fazer aquilo.

Então acaba tornando a obra visceral. A escrita é excelente, viciante, quase não parava de ler, pois a trama prende. Personagens bem construídos, narração alternando entre Stephanie, Emilly e Nick (marido de Em). Porém Em foi a única que gostei, achei doida, mas fodona.

O livro mostra que muitos vivem de aparência, outros são obcecados para conseguir o que quer, e que outros são feitos de bode expiatório. E que jamais acredite que é possível conhecer profundamente uma pessoa, pois não é e elas sempre acabam surpreendendo.

Única crítica é que o livro vai criando no leitor uma expectativa de algo grande para o final (senti muito isso), porém não tem nada grande, é só okay.

Assisti a adaptação e é horrível. Indico mil vezes o livro.

#UMPEQUENOFAVOR

Pedro 23/07/2022

Suspense noir e bastante inusitado
A partir de um cenário já conhecido nos suspenses dos últimos anos, com jovens pais e mães do subúrbio cheios de segredos, a obra consegue construir uma narrativa envolvente e inusitada em certos aspectos. Entre segredos, mentiras, traições e mortes, a história narra o jogo de gato e rato entre duas mães e amigas em que nada é o que parece. Com exceção do final, que ao meu ver, deixa um pouco a desejar, a leitura vale muito a pena.

Queria Estar Lendo 30/11/2017

Resenha: Um Pequeno Favor
Um Pequeno Favor, da autora Darcey Bell, é um dos lançamentos desse segundo semestre da Editora Bertrand - que cedeu esse exemplar para resenha. Envolvendo o mistério de um desaparecimento e segredos antigos voltando à tona para assombrar alguns personagens, a crítica prometia "um sucessor de Garota Exemplar e A Garota no Trem". E não, não foi o caso.

Tudo começa com um pequeno favor. Emily pede à Stephanie, sua amiga, que busque o filho Nicky na escola. Nicky é o melhor amigo do filho da Stephanie, e nada mais comum e cotidiano do que fazer um favor para alguém que você considera sua melhor amiga, certo? Só que, com o passar das horas, fica claro que alguma coisa aconteceu. Emily ainda não voltou. Dias se passam e ela continua desaparecida. E a situação se arrasta nesse mistério até que o marido de Emily resolve contatar as autoridades; aí toda a história se desenrola.

A história se divide em três pontos de vista e três partes essenciais para o entendimento de todo esse suspense. Apesar de prometer uma trama complexa e bem desenvolvida, e apesar de ter uma reviravolta bem interessante a respeito do tal "mistério", o livro não é lá grande coisa. Não a ponto de ser considerado o sucessor de Gillian Flynn e Paula Hawkins.

Stephanie é mãe solteira, se dedica abertamente a cuidar do pequeno Miles com todo seu amor e faz o melhor para ser a mãe perfeita. Por isso, ela tem um blog em que posta acontecimentos do seu cotidiano em busca de ajuda e para que possa ajudar outras mães. Essa parte foi bem interessante para conhecer a personagem; suas postagens são bem contrárias ao que acontece de verdade em sua vida. A imagem de "mãe perfeita" é distante do que existe em seus pensamentos e em sua vivência. Stephanie não é uma personagem fácil; ela tem muita perversidade e medos marcantes, uma inocência sutil equilibrada à parte sombria da sua personalidade. Gostei de comparar os capítulos com postagens no blog aos capítulos em que realmente conhecíamos a personagem e o que ela estava pensando nos momentos descritos anteriormente, cria uma dualidade interessante à protagonista. Não são capítulos surpreendentes, mas são fáceis e encaixam bem com o começo que o livro precisava.

O meio entregou uma reviravolta surpreendente; não é uma coisa chocante ou fora da casinha, é só uma resposta ao mistério que coube dentro dessa história. Mas daí pra frente não deu pra me importar menos com cada arco da trama.

Nós ganhamos visão na vida da Emily e do Sean, seu esposo. A primeira, completamente diferente de tudo o que Stephanie conhecia; ela carrega segredos e sombras e uma igual perversidade da protagonista - não em relação às mesmas coisas, mas relacionadas a fatos do seu passado e de como ela reage à vida no presente. Emily não é uma presa, e a gente entende muito do que aconteceu no livro por causa disso. Não consegui comprar muito bem essa pose vilanesca da personagem quando apresentada assim. A autora claramente quis se livrar de esteriótipos femininos nessa obra, mas acabou chutando pra longe do gol - nem sequer acertou a trave. Emily é execrável. Suas atitudes pintadas como parte da aura caótica. Absolutamente tudo nela me dava vontade de empurrá-la de um abismo sem fim, e não do tipo "vilã bem construída" mas "uma personagem que se acha uma vilã bem construída, mas na real tem pose de criança birrenta."

Sean é o marido assustado e perturbado pela perda, mas carrega sua dose de mistérios como todo mundo na história. Eu o achei bastante... Intragável por ser tão aleatório na história. Não deu pra sentir o que a autora queria com ele; pelo menos eu não me importei o suficiente pra saber mais sobre o personagem; com a Stephanie ele era um cara, com a Emily ele agia de outra maneira. Com o filho é um pai amoroso, mas com os segredos que existem em todo o arco principal ele era uma incógnita. Não é o tipo de personagem gostável ou odiável, só está ali e ok.

O ruim desse livro foi prometer demais. Eu tenho sérios problemas com obras que já chegam entregando uma frase de efeito vinda da crítica, uma sinopse impactante e aí o conteúdo... Nada disso.

Um Pequeno Favor tem suas inovações, sim, alguns pontos que valem de crédito à autora, mas passa longe do suspense aterrorizante ou da narrativa crítica das obras com as quais foi comparada.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2017/11/resenha-um-pequeno-favor.html

Fabiane.Pereira 24/06/2020

Não perca tempo, assista o filme
O filme conseguiu o que o livro não conseguiu: apresentar uma Emily foda, uma predadora que atinge seus objetivos e uma Stephanie gente boa, maníaca pela redenção por um erro do passado, o que a torna presa fácil. No livro Emily é só frívola, tola, sem motivação real. Stephanie é retardada e diz coisas idiotas como que conseguiu convercer-se de que uma ligação recebida teria sido uma alucinação, por exemplo. A escrita não é fluida, o ritmo é horrível, a ideia de acompanhar a história pelo blog foi mal executada, você já leu o argumento principal muuuito melhor escrito em " Garota Exemplar", e o final é bobo, com cara de inventado ás pressas de última hora pra não ficar tão sem sal.
O filme é bem legal, consegue a atmosfera tensa mas cômica que o livro não passou nem perto.

thiago 31/12/2021

????????
um livro que tem uma leitura fluida porém não tem nenhum plot grande, porém uma história interessante

Simone de Cássia 04/02/2018

Pequeno favor: fique longe desse livro!
O "pequeno favor" que eu deveria ter feito a mim mesma é ficar longe desse livro. Quanta perda de tempo! A trama é boa (até por isso insisti em ler), mas o desenvolvimento da história..pelamordedeus! Não gosto de redes sociais em geral porque não tenho paciência pra ser bombardeada a todo instante com a rotina da vida que as pessoas insistem em expor, e as partes do livro que são o tal blog foram intragáveis!!! A dupla de policiais parece os 3 patetas faltando um, a Stephanie tem doutorado em idiotice, a Emily , em esperteza e o Sean em "bananeza". Todos os personagens são forçados demais em suas características marcantes, parece que a autora escolheu uma característica pra cada um e nela pesou a mão. Aliás, pesou a mão em tudo, tudo dela é muito nesse livro! E o muito vira não crível... E o que era pra ser bom (a trama, o foco), virou uma coisa ridícula. Aí eu insisto e vou até o final pra ver se a autora se redime das suas boçalidades ... e eis que ela se supera e faz um final ainda mais idiota ... é como se a gente fizesse o sacrifício de andar por um caminho de terra, cheio de buracos, no meio do mato pra chegar....a lugar nenhum!!!
Ai, gente, que raiva!!!
Nana 04/02/2018minha estante
kkkk, penso igualzinho sobre as redes sociais...

Helder 05/02/2018minha estante
Adoro suas resenhas com metáforas.

Riva 05/02/2018minha estante
Ai, ai, ai!!! Jesus, Maria, José!!!! Morri de rir e morri de desespero, pois o meu "pequeno favor" já já chega até mim (mas como sou teimosa, terei de ler para emitir a minha opinião - kkkkkkkkk)!!!!

Babi 02/04/2018minha estante
Exatamente o que senti lendo esse livro!

Helder 30/06/2018minha estante
Acabei agora e voltei aqui pra ler sua resenha. PERFEITA! Que livro tranqueira.

Geovanats 24/10/2018minha estante
foi o pior livro que li....

minha4 29/09/2020

Um pequeno favor!
O livro é bem legal, mas o final eu esperava por justiça!
Fiquei pressa no livros! Muito bom!

Fanny 16/04/2020

Não há nada de extraordinário, nem elementos que surpreendam ou causem extrema curiosidade . É uma história linear com pontos bem previsíveis , mas que conseguem entreter o leitor até o final da trama .

Completamente superestimado.