Como se Faz uma Tese

Como se Faz uma Tese Umberto Eco

Resenhas - Como se Faz uma Tese

Lorena.Sachi 26/03/2024

Muito útil
Achei o texto leve e até dei várias risadas com coisas que o autor falou, mesmo sendo um livro mais instrutivo ainda é bem fluido e divertido.
Claro que algumas coisas não fazem sentido para uma tese no Brasil ou para o mundo atual, já que utilizamos computadores agora, mas mesmo assim achei muito bom para ter noções básicas de como proceder e principalmente de como fazer fichamento.

Duda 01/03/2024

É um livro denso e complexo, a leitura não é fácil, mas no fim vale a pena são conceitos e conhecimentos que o Umberto trás que vale cada página.

Felipe 07/02/2024

Como se faz uma tese
Segundo livro que meu orientador pediu para que eu lesse, antes de iniciar o mestrado. Gostei e achei interessante a premissa. Como o próprio autor coloca no final, em certos momentos, me deixa mais desesperado do que calmo para inciar os estudos ... hehehe. Mas em alguns aspectos, nos ajuda a ficar tranquilos e nos organizar para os estudos. Alguns pontos acredito estar defazados pois li a versão de 2010 e algumas questões sobre normas ABNTT devem ter se atualizado nesse período.

MAlAfica 01/02/2024

Eu gostaria de ter lido isso na minha primeira graduação. O autor narra o processo de criação de uma tese com base em suas experiencias, abordando passo a passo, desde como escolher a bibliografia ao uso de pontuação. Me foi bastante esclarecedor.

Bandu 24/01/2024

Como fazer...
Se trata de um manual clássico de como fazer uma tese, mas não serve apenas para teses de doutorado, é funcional e frutífero para todo tipo de trabalho acadêmico.

Maria 12/01/2024

É um livro bem fácil de ler, o autor consegue falar e dar exemplo ótimos sobre o assunto, muitas coisas é possível saber antes, mas como diz Eco, ele somente reuniu para ficar mais fácil e nós fazer relembrar de coisas que podem passar despercebidas.

Jucilene.Xavier 08/07/2023

Muito didático. Recomendo que todos que estejam nesse processo de produção acadêmica faça a meitura.

Marcus Oliver 24/01/2023

Perfeito para pesquisadores e curiosos
O livro faz o que muitas aulas em universidades brasileiras não fazem: ensina como você deve começar a pensar uma tese (entenda tese como qualquer trabalho de conclusão de curso: artigo, monografia, dissertação e a própria tese).
Demorei a leitura deste livro por estar fichando ele e guardando as boas recomendações dele para aulas que ministro.
Sobre o livro em si, há muita coisa que ficou datada, uma vez que se diz em datilografar e pesquisar em uma biblioteca física, ou seja, requer do leitor uma noção que certos desafios ditos por Eco não são mais um problema para um mundo que tem computadores e internet.
Outro ponto é que nem todas as dicas mais estruturais da pesquisa poderão ser seguidos, pois no Brasil temos o que chamamos de Normas da ABNT, logo tenha o bom senso de ler essas partes na obra como uma introdução sobre o que é, mas na hora de escrever seu trabalho consulte as Normas da ABNT ou contrate alguém para formatar sua pesquisa.
Agora, no que concerne ao resto da obra, é um dos melhores manuais e auxiliares para alunos e pesquisadores, pois indica passo a passo o que há num trabalho acadêmico, quais erros evitar, que caminhos tomar na escolha de tema e literatura crítica. Debate e traz muitos exemplos de cada parte de uma pesquisa, desse modo sana muitas dúvidas e permite que quem escreve uma tese possa ter mais autonomia na escrita e na pesquisa.
Torna-se um livro indispensável para universitários e recomendadíssimo para alunos do ensino médio que já desejam se preparar para a vida universitária e ganhar tempo.
Aos que já passaram pela universidade e são apenas curiosos pela ciência e o estudo em si, o livro continua mais que util, já que ajuda que qualquer profissional ou leigo consiga pesquisar e ter um método de estudo que o ajude a melhorar seus conhecimentos em sua carreira ou área que deseja atuar no futuro.

B.norte 10/10/2022

Recomendo!
O livro serve para o que propôs. Em alguns momentos sua leitura chega a ser extremamente cansativa e a vontade de deixar o livro de lado é grande (aqui foram 4 meses de leitura). O tempo ao qual ele cabe não é mais o nosso, afinal de contas ainda se refere a teses feitas na máquina de datilografar, porém não deixa de ter observações relevantes para quem deseja fazer uma pesquisa.

Umberto Eco se mostra como aquele professor velhinho da faculdade que pode passar quatro horas seguidas dando uma aula sem todo o comodismo do mundo moderno, como um slide, mas apesar de tudo, o autor guarda conselhos valorosos que você levar pra toda vida (acadêmica).

Quando quiser levar um tapa na cara e ter uma orientação rápida que só me diga verdades em relação a pesquisa, irei puxar seu livro da estante e ler novamente as passagens importantes.

Recomendo a todos os acadêmicos (ou não) ?

Larissa3666 29/12/2021

Bom para começar
Realmente é um livro muito bom para auxiliar nos primeiros passos da escrita de qualquer texto acadêmico, principalmente quanto a organização e construção de ideias. Contudo quanto a metodologia muita coisa acaba sendo bem desatualizada, além de que o autor se refere ao método de ensino italiano, mas você consegue tirar ideias gerais bem interessantes e realmente auxilia a começar.

linne 18/11/2021

Bom.
Apesar de achar uns trechos "complicados", o livro me ajudou bastante e me deu uma boa base introdutória.

carolmureb 12/11/2021

Livro muito bom porque além das dicas práticas para a elaboração da dissertação/tese, faz refletir sobre o porquê queremos escrever. O autor é realista ao considerar contextos limitados de estudantes para ter acesso às fontes de pesquisa. Vale a leitura pela reflexão, clareza de ideias e, claro, para admirar o conhecimento e a experiência do autor.

Jackson 13/02/2021

Muitas dicas úteis para a redação acadêmica
Mesmo que esse livro fale de "assuntos" antigos como a datilografia (meio mais comum de se escrever na época) e o fichamento manual (nada contra) seu verdadeiro assunto que é a redação do texto acadêmico é indispensável para qualquer iniciante ao mundo da pós graduação (mestrado, doutorado etc..)

Luhbeka 06/02/2021

Umberto Eco nos presenteia com um abraço acadêmico nesse livro
O clássico dos clássicos no meio acadêmico, em Como se Faz uma Tese, há, óbvio, o passo a passo de como trazer uma ideia para o papel de modo sistematicamente organizado e reprodutível mesmo hoje, aproximadamente 40 anos depois da escrita do livro.

Precisão e reprodutibilidade. O grande alvo de todo cientista. O livro te dá os primeiros passos para isso. Na verdade, ele ainda faz mais. Umberto Eco quase pega na sua mão e diz "vamos juntos. Vai dar tudo certo".

Nos capítulos, orientações objetivas, com linguagem acessível a qualquer pessoa envolvida em processo científico. Da iniciação científica escolar/ universitária ao pós-doutorado.

Entremeado ao orientador experiente, há o ser humano acolhedor de Eco, por quem me encantei.

Nos dias que consigo escrever bastante, encontro nele conselhos para tornar o trabalho acadêmico ainda mais efetivo.

Nos dias em que já li 200, 300 páginas e não consegui escrever nem dois parágrafos inteiros e tudo que eu queria era me encolher em posição fetal, é no artista que fala da dor do crescimento intelectual. Penoso, árduo, necessário e enriquecedor para o profissional e a pessoa que está sendo construída.

jg 05/02/2021

Quem vai se dedicar pra vida acadêmica, vale muito a pena conhecer esse texto, mesmo que seja apenas por ser um clássico. Em geral, é bastante útil para quem tá pensando em fazer uma pós-graduação ou com dúvidas mais práticas sobre como fazer seu trabalho de final de curso.

Ele sofre alguns problemas inevitáveis por ser um livro pensado para a Itália e escrito várias décadas atrás, antes de termos computadores e internet em nossas casas. Mesmo assim, o Umberto Eco tem umas sacadas muito interessantes, tem uma ironia fina ao longo de todo o texto e, de certa forma, acabou estabelecendo alguns padrões sobre essa temática de metodologia acadêmica.

Também não é um guia, um passo a passo, como um conjunto de regras da ABNT, ele entra em algumas questões mais políticas, de função social do conhecimento, de relações sociais dentro da academia, relação com orientadores, esse tipo de coisa, que vale para a vida toda.

Dito tudo isso, que foi elogioso, ainda assim penso que tem livros mais recentes que cumprem melhor a função a que ele se propõe, pelo menos para nós brasileiras. Um que eu li e acho até mais útil nesse sentido é da Minayo, "Pesquisa social: teoria, método e criatividade". Mas ainda assim, como doutorando, penso que usei bem meu tempo lendo também o Umberto Eco.