PRÉ-SUASÃO

PRÉ-SUASÃO Robert Cialdini
Robert B. Cialdini

Resenhas - PRÉ-SUASÃO

Igor_Resenha 09/01/2024

A influência começa antes mesmo da primeira palavra !!!
Para quem já leu Tony Robbins e Dale Carnegie, esse livro vai soar como uma confirmação das teorias e técnicas deles. Além dessa conclusão, o leitor vai enxergar com mais clareza as ferramentas que os vendedores e publicitários usam para conseguir o nosso "sim". Vi isso acontecendo diante dos meus olhos enquanto lia o livro: um amigo disse em uma conversa de bar que estava interessado em comprar um imóvel e pediu o valor para a imobiliária responsável. Um representante da imobiliária ligou pra ele e disse que o valor era de X (um absurdo de caro !!). Ai o cara agradeceu e disse que estava caro. Alguns minutos depois ela tornou a ligar e disse que tinha "errado" o valor e que na verdade era bem mais baixo, a jogada de jogar o valor lá em cima e depois reduzir a um valor mais real torna mais receptivo o "sim" - exemplificado na página 17 do livro Pré-suasão.
É um livro incrível que mostra como questões secundária em uma situação de tomada de decisão podem ter tanta influência na decisão. Como, por exemplo, estimular consumidores a comprarem vinhos franceses ao escutarem uma música francesa no interior da loja (música de fundo/ambiente) ou convencer alguém a beber um refrigerante novo apenas perguntando previamente se a pessoa se considera aventureira (necessidade humana da manter a coerência). De fato, a pré-suasão existe e é poderosa!!!
Além de ensinar como as pessoas são fisgadas a dizerem sim, o autor ainda usa esse livro para complementar sua obra prima "As armas da persuasão". Nos capítulos 11 e 12 entramos em contato com a UNIÃO - o sétimo princípio universal da persuasão. Os relacionamentos não apenas intensificam a disposição em ajudar, mas também a geram.

Rayane.Carvalho 31/10/2023

O livro tem informações muito interessantes e relevantes, contudo confesso que tive muita dificuldade na leitura, para mim não foi uma leitura fluída e leve, na verdade me obriguei a terminar porque já havia "abandonado" um semelhante.
Acredito que para outra pessoa ou em algum outro momento da minha vida consiga absover mais e ter mais pontos a validar do livro.

SimAo6 02/06/2023

Pre suasao
Livro voltado a esclarecerimento das armadilhas mentais que são montadas com objetivo de convencimento do que se interessa.
Os meios/ métodos amplamente usados para vendas tb estão presentes em contratações, prestações de serviços e ate seitas.
Servindo de alerta e trazendo a realidade, baseado em trabalhos científicos muito bem fundamentados. Distanciando dos achismos amplamente dispersos.
Leitura leve e dinâmica, com amplo detalhamento dos estudos nas notas finais.

Henrique609 27/11/2022

Sem dúvida, um clássico
É o tipo de livro que você tem que ler mais de uma vez pela densidade de informações e dicas preciosas.

Cialdini não deixou a desejar no que se refere a pesquisa e embasamento. Apesar disso, deixa muito claro que as ações são ciência pura.

Se tratam de probabilidade de acontecimentos, ainda assim, probabilidades altas.

Enfim, a pré-suasão é aquele tipo de ação que pré-determina ações que facilitam as pessoas serem persuadidas.

É um ótimo livro pra quem é dono de empresa, quem trabalha com vendas e marketing.

Recomendo demais!

Ricardo 18/08/2022

Pré-suasão
Leitura um tanto quanto complicado, pois o livro é um pouco confuso. Porém a essência do que yet transmitir é interessante.

Thayssa Emily 18/10/2021

Sinceramente não gostei deste livro. O primeiro livro ?As armas da persuasão? é bem melhor. Acho que criei uma certa expectativa em relação ao 1º livro que fiquei frustada com Pré-suasão.

Eduardo 03/02/2021

Interessante...
Achei interessante porém não me surpreendeu, por ser um livro com bastante histórias envolvendo pesquisas acaba ficando um pouco prolixo, por isso acho que nao fiquei muito entretido com o livro, por outro lado ele tem vários ensinamentos que te ajudam na vida pessoal, gostei do autor provavelmente irei comprar mais livros.

Leonardo 17/11/2020

Decepcionante para quem gostou de "As armas da persuasão"
Tinha uma expectativa muito grande neste livro devido a "As armas da persuasão" ter sido tão bom, não sei se talvez pela minha empolgação, mas esperava algo muito melhor, acreditava que este livro fosse um complemento, mas não foi bem isso.
Para quem se gosta de pesquisas, estatisticas e afins pode ser interessante, porém eu esperava algo mais voltado ao comportamento humano, influência e persuasão, algo mais objetivo.
Futuramente irei relê-lo e, quem sabe, possa ter outra visão mudando minha opiniao, por hora dou 2 estrelas.

Inicio: 09-11-2020.
Pausa: 17-11-2020.

Fabrício Manhães 20/03/2019

Bom Livro
É um livro que de início cativa bastante, porém o final não é tão interessante.
Pra quem leu o outro título do mesmo autor (As Armas da Persuasão) sabe que ele é melhor, então acaba que ficou abaixo de minhas espectativas, porém ainda sim é um bom livro - podendo ser ótimo caso não tenha lido o outro.

Carla.Zuqueti 03/03/2019

Excelente
Dr. Robert Cialdini é psicólogo e PHD nos estudos da influência e persuasão pela Universidade de Columbia.

O tema do livro é a Pré - Suasão - o processo de tornar os destinatários favoráveis a uma mensagem antes mesmo de ter contato com ela. Isso é possível canalizando a atenção do destinatário temporariamente para um conceito psicológico favorável a uma mensagem subsequente.

O autor, através de seus estudos e pesquisas, demonstra como preparar um ambiente adequado antes de passar sua mensagem e quais efeitos esse ambiente terá na aceitação dessa mensagem pelo destinatário.

São conceitos e dicas excelentes, onde podemos entender a importância de elementos não verbais na comunicação.

Pontos importantes:

1. Orientando estrategicamente a atenção preliminar, é possível levar a pessoa a concordar com a mensagem antes de experimentar.
2. É possível fabricar uma conexão do zero apresentando algo que atraia seu público alvo e depois associando ao seu produto.
3. A conexão humana é fundamental para criar um ambiente presuasivo.

Boa leitura!

MauricioTiso 10/11/2018

O livro contextualiza como se direcionam nosso pensamentos para um objetivo específico que, caso não sofresse um influência prévia, poderia ter uma percepção diferente.

A simplicidade das ações que podem ser feitas para nos influenciar chegam a parecer infantis de tão inocentes e, ao ler o livro, a primeira frase que se vem à cabeça é: ?Isso nunca aconteceria comigo?. Mas acredite, acontece, basta uma reflexão mais profunda para lembrar de episódios aonde realmente aconteceu.

O Autor detalhe as razões práticas e da exemplos concretos para demonstrar a importância de estar atento à pequenos detalhes e não deixar que o viés ou a racionalização do sentimento decidam no lugar de uma reflexão mais profunda com base em seus valores.

Recomendo à todos que precisam negociar constantemente como uma proteção contra abordagens influenciadores (Objetivo principal do livro).

Rafael.Burg 04/11/2017

Livro gostoso de ler, com exemplos e estudos científicos que comprovam o poder da Pré-Suasão
Sou bastante interessado no tema da psicologia comportamental, embora eu não seja formado em psicologia. O Livro de Cialdini é escrito justamente para o público leigo, e aborda a questão da pré-suasão de uma maneira fácil de compreender, com diversos exemplos e pesquisas que comprovam seus pontos de vista. Embora, é claro, pesquisas sejam feitas sempre em ambientes controlados, elas sugerem o comportamento esperado dos seres humanos num ambiente normal. Embora o livro, segundo Cialdini, tenha sido escrito para o público justamente para qhe este se resguarde ante investidas das empresas para nos persuadir, recomendo este livro para profissionais de vendas que desejam incrementar o sucesso em suas negociações, sem contudo se utilizar de práticas antiéticas para atingir seus resultados. Pré-Suasão é um livro gostoso e interessante de ler!