As Cinco Feridas Emocionais

As Cinco Feridas Emocionais Lise Bourbeau

Resenhas - CINCO FERIDAS EMOCIONAIS, AS

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Halanda.Debossan 27/11/2023

O livro cita 5 feridas emocionais e as ?máscaras? que usamos por conta dessas feridas. Achei bem interessante, confesso que me identifiquei com algumas feridas, como a autora mesmo mostrou as vezes temos características de mais de uma. Identifiquei pessoas a minha volta que tem essas feridas, acho que faz muito sentido até aí. Porém é um livro cansativo por ela repetir tantas vezes a mesma coisa e mesmo assim em certo momentos eu achei confuso como quando ela assemelha a ferida com os pais. É um conteúdo interessante, só acho que não é tão preto no branco como é passado em alguns trechos e ter colocado isso como uma questão espiritual acho que só misturou as coisas sem precisar. É válido ler e tirar sua própria conclusão. Até porque tudo é aprendizado

Ana Carol 16/11/2023

Ferramenta de autoconhecimento
Através da análise do formato do corpo e comportamentos de 5 "tipologias" (escapista, masoquista, rígido, dependente e controlador) a autora mostra as feridas vivenciadas por cada uma delas durante a infância com um dos pais (ou cuidador).

Ela dá exemplos de como cada ferida é formada por meio de algumas histórias dos seus alunos e seu relacionamento com seus pais / cuidadores. O formato do corpo e o comportamento são "máscaras" que vão sendo construídos como uma forma da pessoa se proteger da dor daquela ferida, conforme situações semelhantes vão acontecendo ao longo da vida.

Vale ressaltar que a ferida tem mais a ver com a percepção da própria pessoa em relação à atitude dos pais, do que a atitude em si. Muitas vezes uma atitude que pareceria externamente, poderia ser vivenciada como uma traição, por exemplo.

Outro ponto Interessante é que temos as mesmas feridas que nossos pais e por isso, sem querer, eles provocam a mesma ferida em nós. Tudo aquilo que evitamos tomar contato em nós (nossas sombras como diria Jung) está escondido sob uma máscara, mas existe e "aparece" em momentos em que somos confrontados ou machucados e acabamos infligido ao outro exatamente aquilo que queríamos evitar.

A cura vem através da percepção de si através da autoanálise, o reconhecimento de sua ferida e sua completa aceitação, pois todos as temos, em maior e menos grau, e faz parte do próprio desenvolvimento do ser humano. Aceitando quem somos, paramos de reprimir o que sentimos (por medo da rejeição, do abandono, da injustiça, traição, humilhação) e passamos a viver com maior liberdade por sermos exatamente quem somos. Vamos errar e acertar, mas estaremos mais cientes do processo e dos gatilhos, e por isso, agiremos com mais consciência e consequentemente provocaremos menos dores e feridas nos outros, justamente o que nossa máscara tentava fazer mas sem sucesso.

deborajournal 08/11/2023

Um tanto confuso (Científico e espiritual)
A princípio o livro trata das feridas emocionais, a autora subdvide-as em cinco: ferida do abandono, da rejeição, da humilhação, da traição e da injustiça. As descrições de cada ferida parecem vir a partir de estudos científicos devido a sua descrição psicológica sobre os comportamentos das pessoas a partir de suas feridas mais evidentes, podendo o indivíduo possuir mais de uma e evidenciar a mais ferida ou alguma que consiga encobrir a ferida que mais lhe dói.
A coisa começa a se perder quando a autora começa a apontar traços físicos como apontamento das feridas: tendência mais esguia ou mais forte, ou outras características como se o biotipo fosse indício do tipo de ferida emocionais. O que não faz sentido, pela própria narrativa do livro, visto que, cientificamente, uma pessoa de biotipo ectomorfo não tem como curar-se ou se camuflar de alguma ferida emocional e mudar seu biotipo para endomorfo ou mesomorfo. (Atenha-se que o livro não aborda as nomenclaturas dos biotipos, apenas suas características).
Ao tempo que a autora trás também uma abordagem espiritual, sobre almas que escolhem famílias onde sua alma pode curar suas feridas. No entanto, são áreas que não se enlaçam enquanto ciência. E ainda que acreditemos nos contextos separadamente, ciência e espiritualidade, almas e tudo mais, ainda que o biotipo possa estar relacionado a feridas emocionais, a junção de todas elas em um único propósito, para mim, não se interligam. Ou uma coisa ou outra. Se a proposta fosse abordar num contexto genético, faria mais sentido, trazer geneticamente as feridas de pais e avós, no entanto, a abordagem para o lado espiritual de alma foje da ciência.
Apesar disso, a descrição das feridas e como as pessoas se comportam fazem valer a leitura. Me identifiquei com as minhas feridas e acho que ao reler em um outro momento posso me identificar mais. Talvez, em alguma outra obra, a autora (já possa ter escrito) aborde com mais ênfase sobre os comportamentos de cada ferida e faça valer o livro no todo.

Simone 14/09/2023

Autoconhecimento
O autoconhecimento traz-nos desconforto, muitas vezes. Realmente, "crescer é doloroso". Esse livro representa bem essa faceta de conhecer a si mesmo, visto que é através de traumas/feridas que temos que ele nos mostra a construção de muitos aspectos da nossa personalidade. Uma leitura fluída, que pode nos levar a muitos insights e a reconhecer comportamentos em quem nos é proximo também. Recomendo a todos.

Aline Pfeiffer 13/09/2023

Acabei comprando esse e-book em um momento de "desespero" e me decepcionei com o conteúdo. Apesar de ter alguns conceitos bem interessantes, não me identifiquei com alguns temas abordados me levando a questionar a veracidade das informações, como por exemplo:
1. Quando fala dos problemas com os genitores;
2. Quando esteriotipa as características físicas da pessoa com determinadas feridas (acho que generalizou muito);
3. Quando enfatiza algumas vezes que cada alma retorna a Terra em busca da cura de alguma ferida (espiritual).

Thaiane4 28/08/2023

Diferente e extraordinário. é muito louco começar a pensar em nós e nas pessoas que conhecemos de acordo com descrições físicas e atitudes

Cah 18/08/2023

Esperava mais
Achei de certa forma bem sucinto, ela fala das 5 feridas emocionais mostrando as características físicas, possíveis doenças e a máscara que cada um usa. Acredito que é preciso ter uma ferida bem dominante para ser perceptível assim, para mim todos temos um pouco de cada. Confesso que esperava mais.

Lícya 14/08/2023

As cinco feridas emocionais
Gostei bastante desse livro, a escrita da autora é muito prática e fácil de ler. O livro mostra as cinco férias emocionais que são rejeição, humilhação, traição, abandono e injustiça, nele você vai entender como e em que idade essas feridas acontecem, as máscaras que são usada em cada ferida e os corpo delas. Te garanto que você vai terminar esse livro se identificando com pelo menos uma ferida.

Keilizie.Santaroza 08/08/2023

Autoconhecimento é tudo
Eu gostei muito do livro. Achei a escrita bem fácil e dá aquele aquecimento no coração de saber que alguns sentimentos que temos e situações que passamos outras pessoas tbm compartilharam e que nem tudo está perdido. Que estamos aqui para evoluir é fato, então a partir das informações que obtemos com o livro podemos escolher mudar, virar a página e tornarmos mais forte !! Recomendo muito a leitura !!

João Fraga 19/07/2023

Esperava mais ?
Achei o livro meio genérico e confuso. Não foi uma boa leitura. Algumas coisas até fazem sentido mas outras parecem ser super fantasiosas.

Lucaix F. 19/07/2023

Esse livro traz uma visão muito interessante sobre nós mesmos e como nossas feridas emocionais refletem características físicas, gostei bastante, vou procurar me curar das minhas!

Leila TFB 13/07/2023

Terapêutico com fundamentação psicanalítica e espiritual
É um livro didático de fácil leitura, apesar de bastante repetitivo. No entanto, ao longo do livro achei um pouco complexo o entendimento por envolver alguns embasamentos de Psicanálise e como nossos genitores interferem nas nossas feridas.

Essas 5 feridas emocionais causam máscaras de proteção nas pessoas. Sob certo aspecto faz sentido porque elas traduzem em comportamentos.

Usar uma máscara é não ser você.
Uma das nossas maiores missões é assumir nossa autenticidade e nos amarmos. Essas feridas podem ser adquiridas na infância ou ao longo da vida. Além disso,o livro também apresenta uma vertente espiritual. A autora faz questão de destacar várias vezes ?a alma que retorna à terra para sanar essa ferida??

Conforme a obra, as marcas dos traumas e das feridas ficam visíveis e perceptíveis no corpo, o que eu não concordo! Principalmente porque isso não tem evidência científica nenhuma.

Ao final, a autora aponta medidas para curar essas feridas - nesta parte achei bem legal, porque ela fez um apanhado geral do livro.

Samantha 26/06/2023

O livro nos mostra como nasce nossas feridas emocionais. Elas são ativadas na nossa infância e a gente não se dá conta.

Lima 25/04/2023

Repito que a criação de nossas máscaras exprime a maior traição de todas: a de termos esquecido que somos Deus.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6