Além do PT

Além do PT Fabio Luis Barbosa dos Santos

Resenhas - Além do PT

Andrei Arthur Fahl 07/04/2021

Por uma esquerda para Além do PT
Fabio Luis Barbosa dos Santos propõe neste livro uma revisitação aos tempos nem tão gloriosos do governo do Partido dos Trabalhadores. Analisando a suas contradições internas com a ordem conservadora vigente, assim como a sua colaboração para a manutenção da própria ordem, o PT possibilitou sua própria queda política. Ao contrário do que o imaginário coletivo pensa, o autor examina as políticas praticadas pelo Partido dos Trabalhadores sob outra perspectiva, que comprova que seus mínimos esforços para o progresso e inclusão social no país não suprimem sua promoção de atividades para beneficiar o capital internacional e a grande burguesia – ou seja, a manutenção da atual ordem instaurada pela concretização do capitalismo através da ditadura de 1964. Ainda se reproduz a errônea afirmação que os governos do Partido dos Trabalhadores seria de esquerda, falácia esta que vem a ser superada pela clara exposição de Fabio Luís sobre a complacência do Partido em relação a austeridade fiscal (que preserva as mazelas do povo), responsabilidade com a dívida (que é ilegítima e impagável), crescentes privatizações (que priva o povo de sua própria riqueza), abertura comercial (que potencializa a desindustrialização nacional), reformas econômicas pró-mercado (que matam gradativamente o bem-estar social brasileiro quase inexistente), e a manutenção da lógica de exportação de commodities (que conserva a nossa economia como dependente do mercado internacional e impossibilita sua autonomia).

De forma clara e precisa, o autor consegue abordar todos os problemas acerca do Partido dos Trabalhadores e em como a sua sustentação no poder virou um fim em si, se utilizando principalmente das organizações sociais como um instrumento de moeda, a fim de financiar uma conciliação entre classes impossível ao contexto do Terceiro Mundo. Além disso, há um destaque claro para necessidade de superação do luto diante do falecimento político do PT. Não há mais volta, e o único caminho que podemos seguir será em frente. Revisitar o passado é necessário para retirar ensinamentos e aprendizados, mas manter-se viúvo do mesmo é tolice. Para que uma mudança sistemática seja realizada deve-se solucionar os problemas pela sua raiz, ou seja, cortando a cabeça do capitalismo de forma bruta, afim de que a praga não renasça. Devemos desbravar um horizonte para Além do PT, e organizar de forma coletivo um novo projeto de esquerda, que abrace a realidade latino americana e seja sustentada por novas estruturas de poder; estruturas estas sustentadas pelo humanismo, igualdade social transcendente e pelo bem-viver. Somente com uma base sólida um novo mundo poderá ser materializado, e para isso, a mudança deve ser coletiva, tanto pelo material quanto pelo inconsciente.

Rapha 02/05/2021

Podia ter mais 600 páginas de tanto tema pra aprofundar
ele é dividido em duas partes: uma focada na atuação do pt e outra no contexto da américa latina com a onda rosa. os capítulos são bem curtos, mas gostei MUITO das pontuações, acho que cada um daria um livro à parte, de tanta coisa pra falar