Autobiografia

Autobiografia Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Autobiografia

Carol 03/03/2024

Autobiografia da rainha do crime, na qual ela narra acontecimentos desde sua infância até os 75 anos de idade.

Jorge 29/01/2024

Uma Autobiografia (Agatha Christie)
Uma Autobiografia é a primeira biografia que leio e com certeza me prendeu bastante.
Agatha Christie é a maioral em tudo que faz, aqui temos as inspirações para suas obras, suas diversas e inesquecíveis viagens e as belíssimas reflexões que eu jamais imaginaria que alguém como a Rainha do Crime poderia escrever, Agatha sempre surpreende.
NOTA 4,5

Lu Tibiriçá 16/01/2024

A vida dela... Dona Agatha, a única!
Uma vida incrível para uma escritora incrível. Nada mais simples e justo. Uma história de vida que resultou num enredo não criminal, mas que encanta a cada página. E traduzido por Stefano Volp. Perfeito!

Phamela.Suely 08/01/2024

Poucas leituras me deram mais prazer e me deliciaram mais do que a Autobiografia de Agatha Christie. O livro é enorme, tal como convém à biografia de uma Senhora de 75 anos, mas é muito fluido, não cansa em momento nenhum. É muito, muito, muito mesmo, interessante acompanhar o processo de relembrar o passado e de narrar aquilo que ela considerava ou não relevante, senti como se estivesse a conhecendo pessoalmente. As narrativas dos fatos, as explanações morais, os relatos de pensamentos e devaneios, tudo ficava igualmente interessante. Que mulher esplêndida foi Agatha Christie, singularmente apaixonada pela vida. Espero que ela tenha tido ainda muitas alegrias, e espero saber levar minha vida com a mesma alegria que ela levou a dela.

Lyta 28/12/2023

Agatha
Essa leitura exigiu um nível maior de paciência ao meu ver , devido as inúmeras informações que são inseridas nas memórias contadas por Agatha, falo isso pois me senti perdida muitas vezes , não é uma leitura linear, mas posso dizer que me sinto muito feliz por ter conseguido chegar até o fim de sua biografia.
Eu não conhecia a história da autora , tenho dois livros em minha estante que não cheguei a terminar , mas ao ver um vídeo sobre sua biografia me interessei e realmente eu amei.Agatha me fez sentir em uma tarde de conversas e histórias que tenho com minha vó e tias, uma senhorinha fofa cheia de conhecimento pra passar.
Ao findar essa história posso dizer que absorvi muito conhecimento vindo de Agatha , sua vida foi muito interessante, ela passou por muita coisa.

Levo comigo mais uma biografia, ficarei com saudades Agatha!

Pretendo ler os livros da autora!

CorrêaGaabs 28/12/2023

Lendo esse livro me senti sentada de frente para a própria Agatha, ouvindo seus relatos de vida. Confesso nunca ter lido uma autobiografia nem biografia sobre alguém, porém gostei batante desta.
Conhecer, nem que seja uma fração, da pessoa por trás de todos aqueles contos foi uma ótima experiência. Christie me ensinou muito sobre a vida nesse livro, serei eternamente grata pela forma que a escrita dela impacta na minha vida.

Veh Peter 12/10/2023

Autobiografia Agatha Christie
Bom.... Foi um livro difícil pra mim. Eu amo os livros da Agatha e sempre a considerei uma mulher muito incrível. Mas definitivamente ler essa autobiografia foi muito difícil. Foi a primeira biografia q eu li na vida e isso com certeza influenciou muito a minha experiência. Eu tava muito ansiosa e com muita expectativa sobre esse livro mas o motivo de eu ter dado duas estrelas foi pq é um livro muito massante. Tem poucos diálogos, os capítulos são enormes, e as partes que eu mais gostei (que foi ela contando os bastidores de alguns livros) são muito poucos. Acredito que metade do livro foi só sobre a época de escavações com o segundo marido dela que deu pra perceber através da leitura foi a parte que mais gostou de sua vida mas eu como leitora achei muito chato. Continuo achando ela uma mulher incrível e vou continuar sendo fã mas esse livro (e talvez o gênero biografia) não sejam feitos pra mim kkkkkk.

Por último vou deixar uma passagem do livro que acho q é motivo pra eu não ter gostado tanto.

"...decidi não arrumar muito este livro. Um dos motivos que me levam a esta atitude é o fato de estar bastante idosa. Não há nada mais cansativo do que reler o que escrevemos e tentar organizar os textos na sequência adequada ou então invertê-los totalmente."

Cris 13/06/2023

13.06.2023
Amei! Ainda mais sendo minha autora preferida, que me fez gostar de ler, que acompanhou a minha adolescência inteira e que até hoje me faz sentir aquela vontade de ler e reler as suas obras. Conhecer sobre a historia da vida de Agatha fez com que a minha admiração por ela só aumentasse. Super recomendo.
CPF1964 13/06/2023minha estante
Parabéns pelo comentário, Cris.

???

CPF1964 13/06/2023minha estante
Descobriu que Agatha era surfistinha....???

Janaina Edwiges 14/06/2023minha estante
Ótima resenha, Cris! É muito enriquecedor conhecermos mais detalhes da história dos autores que gostamos. De certa forma, nos ajuda ainda mais a nos conectarmos com as obras que escreveram.

Janaina Edwiges 14/06/2023minha estante
A Agatha teve um episódio misterioso na vida dela também, não é mesmo?

CPF1964 14/06/2023minha estante
Sim, Janaína. Desapareceu por 11 dias. Veio desfilar na Beija Flor no carnaval do RJ....???

Cris 14/06/2023minha estante
Pois é, além de surfista ajudava o segundo marido a limpar as peças que encontrava. Gostava de arqueologia também.

Cris 14/06/2023minha estante
Essa parte do desaparecimento, infelizmente ela não comenta na autobiografia. Só fala como foi que ficou sabendo da traição do marido.

CPF1964 14/06/2023minha estante
Verdade, Cris. Como diriam os filósofos: Abafa o caso....???

Janaina Edwiges 15/06/2023minha estante
Ela deixou o mistério pra gente resolver? ???

CPF1964 15/06/2023minha estante
??????. Vamos perguntar para o Léo Dias...

Duda 29/09/2023minha estante
Alguém sabe me dizer se tem spoiler de algum livro dela nessa biografia?

Cris 01/10/2023minha estante
Oi, Duda. Não tem spoiler. A Agatha relata em que momento escreveu seus livros, em que se baseou para a construção dos personagens, por que escolheu o nome dos livros e se gostou ou não depois de pronto.

Duda 01/10/2023minha estante
Muito obrigada, Cris! ??

CPF1964 01/10/2023minha estante
Não tem spoiler, Duda. Não neste livro.

Dani Pontes 22/04/2023

Pra ficar mais fã!!
Não sabia q seria possível gostar ainda mais da grande dama do crime!!
Agatha, além de rainha do crime, era uma pessoa divertida, sem frescuras, surfista, apaixonada, curiosa, musical, interessada em aprender, uma grande viajante, leitora... enfim, q mulher!!!
Virei ainda mais fã!!

Luciana 20/04/2023

Será que ela deixou pistas?
Em um primeiro momento parece um livro de memórias, lembranças da infância e adolescência. Mas quando inicia a vida adulta vem a parte, provavelmente, mais interessante para os fãs, afinal ela descreve a construção dos livros e suas inspirações. Mas, de um outro ponto de vista, Agatha Christie se esforça em dizer que é apenas uma mulher do seu tempo, sem nunca ter tido a pretensão de ser escritora, que só começou por uma aposta com sua irmã.
E ela tem razão, sua vida pessoal é tão fascinante quanto seus livros. Viajou o mundo, foi enfermeira voluntária na primeira e segunda guerras Mundial, participou em escavações arqueológicas....
Em cada episódio aparentemente escrito de forma indiferente, eu ficava com uma pulga atrás da orelha: isso apareceu no livro tal! Então, não sei se é apenas uma ânsia de fã ou se ela melindrosamente deixou pequenas pistas de TODOS os seus livro na sua autobiografia.
De qualquer forma, é um deleite ler.

Fátima Lopes 24/03/2023

As palavras da autora para se referir à casa onde cresceu explicitam meus sentimentos em relação ao lar de minha infância (que já não existe mais, foi demolido para a construção de um prédio) : "Não havia no local mais nada que sugerisse uma vaga lembrança em minha memória" ; "Eu nem conseguia situar, em minha mente, onde antigamente ficava a casa"; "Porém , após refletir melhor sobre o que havia acontecido, fiquei menos triste. Ashfield tinha existido uma vez, mas esse tempo já acabara. E como havia existido, continua existindo na eternidade" .
Agatha Christie tem razão: a casa onde vivi os meus primeiros anos de vida é eterna.

Camila.Nunes 06/03/2023

Autobiografia de Agatha
Grande autora e altruísta indiscutível. Uma mulher que revolucionou sua época sem mesmo perceber tamanha atitude revolucionária. E mesmo ao fim da vida achava que não era suficientemente boa. O que acontece com grande parte das mulheres. Pois na maioria de nossas vidas muitas de nós somos desacreditadas.

Mesmo naquela época, em que a maioria das mulheres acompanhavam seus maridos e eram donas de casa por obrigação. Agatha teve apoio de seus pais que sempre acreditavam nela e em seus irmãos. Sendo assim o sucesso que sabemos que foi. Sem mais spoilers rs

Dani 28/02/2023

"Iniciada em 1950 e finalizada em 1965, este livro é fruto da relutância de Christie em deixar que outras pessoas contassem sua história, como ela explicou ao agente Edmund Cork de Hughes Massie. Ciente de que isso seria inevitável por conta de sua fama, Agatha Christie decidiu ter a primeira palavra, apesar de insistir que o livro só fosse lançado após sua morte."

Livro tão maravilhoso quanto a autora. Agatha é minha escritora preferida e ler sua autobiografia me fez sentir como se estivesse conversando diretamente com ela. Apesar da quantidade de páginas, é uma leitura rápida e envolvente, narrando a vida destemida, cheia de viagens e aventuras que ela teve. Agatha fazia o que queria sem se limitar às condições que as mulheres eram submetidas ou às dificuldades da época. O bônus foi descobrir mais sobre o seu processo de escrita e sobre o surgimento de seus personagens memoráveis. Recomendo muito para todos que são fãs do gênero e, principalmente, para os fãs da dama do crime.

Natalia.psico.literatura 28/12/2022

Perfeição em forma de autobiografia
Se você sentasse com Agatha Christie e perguntasse sobre sua vida, este livro seria a história que ela contaria.

A primeira impressão que ele nos transmite - é um grande livro! Sim uma obra de 640 páginas, mas não tenha medo, sua narrativa conversa conosco por si só. A voz de Christie vem através de suas frases, e é cheia de caráter e humor. De testemunhar sua infância vitoriana à vida de casada, passando por não uma, mas duas guerras mundiais, em uma narrativa que me deixou completamente imersa! Também me surpreendi muitas vezes. Agatha, por exemplo, apesar de ter uma personalidade muito forte, era uma pessoa tímida.

As viagens tiveram destaque ao longo de sua vida, primeiro com seus pais, depois com seus maridos, indo ao redor do mundo (aprendendo a surfar na Austrália!) para trabalhar em escavações arqueológicas.

Tenho certeza de que essa riqueza de conhecimento, de ver outras culturas e vivenciá-las, enriqueceu sua escrita.

Depois, temos é claro, sua carreira. O livro nos oferece vislumbres: como ela escreveu, publicou e criou seus personagens famosos.

Ao terminar esta longa autobiografia, fiquei maravilhada. Agatha nem sempre conseguia o que queria, mas não deixou que isso a derrubasse.

Ela não teve medo de tentar nada, mesmo que fosse arriscado, sua vitalidade era contagiante. Sua história de vida está cheia de detalhes fascinantes sobre a história dos tempos e como e por que ela veio a escrever mistérios.

Uma leitura que vale a pena se você é fã de seus livros ou não.

MoniQue 18/12/2022

Excepcional.
Que mulher incrível!
Sempre fez tudo que gostaria e sem medo.
Fico imaginando o quão cansativo e desconfortável deveria ser mulher naquela época, e mesmo assim ela não se intimidava.
Viajava pra todo lado, sem se importar com os riscos e o modo precário de se viver de certos locais.

Um ótimo livro, tanto pra quem é ou não fã da autora.