Uma autobiografia

Uma autobiografia Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Autobiografia

kemelyn 31/07/2020

Que sensação boa foi ler esse livro. Agatha é disparada minha autora favorita e poder saber mais de sua vida e seus pensamentos, pra mim foi maravilhoso.
Enquanto lia esse livro, me sentia mais próxima dela e era como se ela contasse as histórias exclusivamente pra mim, é meio bobo talvez mas quando pegava o livro éramos só nós duas, Agatha e eu, numa conversa muito agradável.
Meus momentos favoritos, com certeza, foram os que ela contava sobre o processo de criar seus livros, suas inspirações, como surgiu personagens tão queridos pelos leitores como Poirot e Miss Marple, e também como ela se sentia em relação à escrita.
Outra coisa incrível era o momento de reflexão que ela tinha em determinada época sobre determinado assunto, foi encantador saber como Agatha pensava e fez com que eu admirasse ainda mais a mulher que fora.
"Gosto de viver. Tenho, por vezes, experimentado violentos desesperos e sofrido desgostos brutais, tenho me sentido destroçada pela tristeza, mas, em meio a tudo isso, ainda guardo a certeza de que o simples fato de estar viva é uma grande coisa."
Também gostei muito de quando ela fala da primeira e segunda guerra mundial, e como foi vivenciar esse período caótico da nossa história.
"Ganhar uma guerra é tão desastroso quanto perdê-la."

Obviamente por se tratar de uma autobiografia, a autora não vai abordar a maior polêmica da sua vida, que foi o desaparecimento em 1926, durante 11 dias, que até hoje segue sendo um grande mistério.
Enfim, é um livro incrível apesar de que em alguns momentos, Agatha se perde em assuntos pouco interessantes, o que pode ser um pouco cansativo.
Demorei pra engatar na leitura por estar lendo nessa edição, onde a letra é muito pequena e acaba incomodando, mas quando mudei para o kindle fluiu muito melhor.
Recomendo esse livro, principalmente para os fãs da autora que, como eu, tem um sentimento em relação a ela que vai até além dos seus livros.

Lyta 28/12/2023

Agatha
Essa leitura exigiu um nível maior de paciência ao meu ver , devido as inúmeras informações que são inseridas nas memórias contadas por Agatha, falo isso pois me senti perdida muitas vezes , não é uma leitura linear, mas posso dizer que me sinto muito feliz por ter conseguido chegar até o fim de sua biografia.
Eu não conhecia a história da autora , tenho dois livros em minha estante que não cheguei a terminar , mas ao ver um vídeo sobre sua biografia me interessei e realmente eu amei.Agatha me fez sentir em uma tarde de conversas e histórias que tenho com minha vó e tias, uma senhorinha fofa cheia de conhecimento pra passar.
Ao findar essa história posso dizer que absorvi muito conhecimento vindo de Agatha , sua vida foi muito interessante, ela passou por muita coisa.

Levo comigo mais uma biografia, ficarei com saudades Agatha!

Pretendo ler os livros da autora!

Tuts 07/06/2021

Fantástico
Amei conhecer mais a história da minha escritora favorita,passei a admirá-la ainda mais como escitora e como pessoa.

Demorei a ler pois algumas partes são meio chatinhas,confesso. As melhores partes são quando ela fala dos livros e da impreesão dela sobre eles.

Recomendo muito a todo fã da Agatha ;)
Vi 07/06/2021minha estante
Já quero ler.?
Sou fã da Agatha!!
Você demorou mais ou menos quanto tempo para ler essa obra?

Tuts 07/06/2021minha estante
Um mês e meio kkkkk tava lendo outras coisas e cabei enrolando

Vi 07/06/2021minha estante
Ah sim. Kkkkk
É um tempo considerável para uma obra deste tamanho?

Fran RW 20/05/2012

"Autobiografia" - Agatha Christie
Amo! Amo!

"Gosto de
viver. Algumas vezes me sinto
muito, desesperadamente,
loucamente miserável,
atormentada pela aflição, mas
mesmo diante disso tudo eu
compreendo que estar viva é
uma coisa grandiosa".

Quase seiscentas páginas de uma deliciosa conversa com Agatha Christie, sobre todos os assuntos imagináveis e segredos guardados até sua morte - só revelados com a publicação deste livro - além de uma verdadeira aula de história, que tem como tema principal a Inglaterra da era vitoriana e as duas grandes guerras. A história da menina que aprendeu a ler muito cedo, quando a mãe dizia que nenhuma criança devia aprender o que quer que fosse antes dos oito anos; que frustrou-se com a Ópera e o Piano e mostrou ao mundo um talento literário nunca visto até então, um talento oculto durante décadas, que apareceu enfim, para torná-la a escritora mais lida da História, a mais traduzida, e de sua obra a terceira mais vendida, que só fica atrás da Bíblia e de Shakespeare.

Ao longo dos cinquenta e quatro anos de carreira, escreveu pelo menos 66 romances policiais, 6 romances publicados sob o pseudônimo de Mary Westmacott, 19 peças para o teatro e 11 coletâneas de contos.
Viveu a infância em Ashfield, a casa da família Miller, em Torquay. Recebeu o nome de Mary por ser o de sua avó, o de Clarissa por lembrar o de sua mãe e o de Agatha, que chegou aos ouvidos da mãe a caminho da igreja. Foi uma criança com imaginação de sobra, o que lhe ajudou, mais tarde, a escrever seus livros. Na vida adulta conheceu inúmeros lugares do mundo.

De início, sua carreira literária não parecia promissora, mas aos poucos, sem se dar conta, Agatha foi conquistando o público com o que escrevia, mas sempre detestou a publicidade.

A narração de suas memórias teve início em 1950 e só foi concluída em 1965. Nelas, Agatha fala sobre o modo de vida da sociedade da época de sua mocidade. As vestes, os costumes, os penteados... As comidas, bebidas e festas. O repentino aparecimento de aviões e automóveis.
As criações literárias que fez, como e por que surgiu cada um de seus personagens; lugares e pessoas de onde tirava inspiração para escrever; seus livros, como, quando e onde foram escritos, os que tiveram título e personagens modificados... Tudo o que quis que seus admiradores conhecessem a seu respeito. Um livro inesquecível, digno, creio, da lista de favoritos de todos os fãs desta mulher que marcou sua época com sua obra-prima.

Indico a TODOS os fãs dela. Aviso que há nele SPOILERS de "O Misterioso Caso de Styles", "O Homem do Terno Marrom", "O Assassinato de Roger Ackroyd" e da peça "A Ratoeira".

Leitura obrigatória para os fãs da Dama do Crime.

(20/02/2011)

Mari 23/05/2021

A autobiografia de Agatha Christie mostra que ela era, de fato, uma boa contadora de histórias. Ainda não li qualquer outra coisa de sua autoria, mas gostei da forma como deixa fluir suas memórias, de forma mais ou menos cronológica, deliberadamente marcada pelos eventos que ela mesma considerou mais marcantes, a maioria dos quais teve prazer em rememorar.

Tive algumas surpresas (acho que mais por não ter muita ideia do que esperar, realmente sabia muito pouco a seu respeito). Acho que o fato de ser uma escritora mulher, famosa por tramas policias, de suspense e mistério, acabou me fazendo formar a imagem de uma mulher progressista, vanguardista, essas coisas. Já de início, porém, fica bem claro que Agatha era solidamente uma britânica da era Vitoriana (ainda que de seu ocaso): conservadora, apegada aos valores morais tradicionais de família, dever, decoro (até refere que seus livros padeceram, muitas vezes, da necessidade de uma "moral da história"), e que abertamente se mostrou refratária à luta pela emancipação feminina (pelo menos em termos de "trabalhar como um homem"), e que atribuiu o final de seu primeiro casamento a uma falha sua, como esposa, que não soube suprir seu homem adequadamente, deixando assim o caminho livre para as intempéries do destino.

Bem, é justo que se diga: era uma mulher de seu tempo. Com tudo isso, é interessante notar que, na prática, a sua própria vida foi marcada por extrema autonomia e protagonismo. Seja através da escrita, que exerceu desde bem jovem (sendo sempre incentivada nos dois casamentos, por toda a família e editores, não sendo nem mesmo aconselhada a publicar sob pseudônimo masculino), seja através do surpreendente ânimo para viagens - seja com o primeiro marido, seja divorciada, ocasião em que viajou sozinha mesmo pelo Oriente Médio - isso no entre guerras!), e ainda na forma desembaraçada como se refere à sua maternidade - admitindo sem rodeios que a filha era mais apegada ao pai, e que ela, Agatha, não era o modelo mais convencional de mãe que havia à época, tendo mesmo confiado a filha aos estudos num colégio interno a partir dos cinco anos de idade.

Enfim: a leitura é bastante interessante. Há bons trechos em que ela aborda seu processo criativo, o contexto em que algumas obras foram escritas, as suas preferidas, a sua relação com o ofício de escritora, até mesmo em questões técnicas como direitos autorais e editoração. Vale bastante a leitura, mesmo para quem (como eu) ainda não seja iniciado em sua literatura: é mais uma boa história bem contada.

Camila.Nunes 06/03/2023

Autobiografia de Agatha
Grande autora e altruísta indiscutível. Uma mulher que revolucionou sua época sem mesmo perceber tamanha atitude revolucionária. E mesmo ao fim da vida achava que não era suficientemente boa. O que acontece com grande parte das mulheres. Pois na maioria de nossas vidas muitas de nós somos desacreditadas.

Mesmo naquela época, em que a maioria das mulheres acompanhavam seus maridos e eram donas de casa por obrigação. Agatha teve apoio de seus pais que sempre acreditavam nela e em seus irmãos. Sendo assim o sucesso que sabemos que foi. Sem mais spoilers rs

Tomomi 24/08/2022

Foi uma leitura maravilhosa, Agatha Christie é minha escritora favorita, sempre que estou sem vontade de ler pego um livro dela e dá tudo certo. Por isso, adorei conhecer mais sobre a vida dela e ver a origem de algumas ideias dos livros que eu amo, a leitura me deixou genuinamente feliz

Milena.Saleh 29/09/2021

Sublime
Simplesmente perfeito! Com esse livro, entendi a sensibilidade com que Agatha escreve e se expressa. Para os fãs da autora, é incrível saber mais sobre ela, que viveu em um contexto muito parecido com o de seus livros, e entender o surgimento de seus personagens, cenários e nacionalidades, além de algumas passagens pessoais reais que ela insere discretamente nos livros fictícios. Agatha foi uma grande mulher, e sempre permaneceu humilde e modesta. Ótima leitura.

Dani 28/02/2023

"Iniciada em 1950 e finalizada em 1965, este livro é fruto da relutância de Christie em deixar que outras pessoas contassem sua história, como ela explicou ao agente Edmund Cork de Hughes Massie. Ciente de que isso seria inevitável por conta de sua fama, Agatha Christie decidiu ter a primeira palavra, apesar de insistir que o livro só fosse lançado após sua morte."

Livro tão maravilhoso quanto a autora. Agatha é minha escritora preferida e ler sua autobiografia me fez sentir como se estivesse conversando diretamente com ela. Apesar da quantidade de páginas, é uma leitura rápida e envolvente, narrando a vida destemida, cheia de viagens e aventuras que ela teve. Agatha fazia o que queria sem se limitar às condições que as mulheres eram submetidas ou às dificuldades da época. O bônus foi descobrir mais sobre o seu processo de escrita e sobre o surgimento de seus personagens memoráveis. Recomendo muito para todos que são fãs do gênero e, principalmente, para os fãs da dama do crime.

Fátima Lopes 24/03/2023

As palavras da autora para se referir à casa onde cresceu explicitam meus sentimentos em relação ao lar de minha infância (que já não existe mais, foi demolido para a construção de um prédio) : "Não havia no local mais nada que sugerisse uma vaga lembrança em minha memória" ; "Eu nem conseguia situar, em minha mente, onde antigamente ficava a casa"; "Porém , após refletir melhor sobre o que havia acontecido, fiquei menos triste. Ashfield tinha existido uma vez, mas esse tempo já acabara. E como havia existido, continua existindo na eternidade" .
Agatha Christie tem razão: a casa onde vivi os meus primeiros anos de vida é eterna.

Christian 12/01/2012

Agatha Christie é a rainha do suspense policial, isso é inquestionável! Seus mais de 90 livros provam isso, com tramas espetaculares e sempre recheadas daquele humor delicioso tipicamente britânico. Além disso, foi a maior formadora de leitores que se tem notícia.
Essa sua autobiografia é um prato cheio para os fans da Rainha do Crime. Aqui se pode conhecer como foi o processo de amadurecimento da autora, muito mais do que apenas fazer farândula com sua vida privada (nao que isso nao seja importante para se entender a formacao de um autor).
Mas o mais impressionante é o pano de fundo. O leitor acaba ganhando um perfil encantador de quase 100 anos da vida européia, especificamente sobre a Inglaterra. O livro comeca a ser narrado na Era Vitoriana, com seus costumes, moda e conceitos, passa pela virada do século, pelos loucos anos 20, as duas grandes guerras, até chegar aos 60.
O painel é encantador, assim como foi encantadora e aventureira e corajosa a vida dessa grande autora. Recomendo!
Notícia ruim: acho que esse livro está fora de catálogo. Somente em sebos e no Mercado Livre se pode encontrá-lo.

Cris 13/06/2023

13.06.2023
Amei! Ainda mais sendo minha autora preferida, que me fez gostar de ler, que acompanhou a minha adolescência inteira e que até hoje me faz sentir aquela vontade de ler e reler as suas obras. Conhecer sobre a historia da vida de Agatha fez com que a minha admiração por ela só aumentasse. Super recomendo.
CPF1964 13/06/2023minha estante
Parabéns pelo comentário, Cris.

???

CPF1964 13/06/2023minha estante
Descobriu que Agatha era surfistinha....???

Janaina Edwiges 14/06/2023minha estante
Ótima resenha, Cris! É muito enriquecedor conhecermos mais detalhes da história dos autores que gostamos. De certa forma, nos ajuda ainda mais a nos conectarmos com as obras que escreveram.

Janaina Edwiges 14/06/2023minha estante
A Agatha teve um episódio misterioso na vida dela também, não é mesmo?

CPF1964 14/06/2023minha estante
Sim, Janaína. Desapareceu por 11 dias. Veio desfilar na Beija Flor no carnaval do RJ....???

Cris 14/06/2023minha estante
Pois é, além de surfista ajudava o segundo marido a limpar as peças que encontrava. Gostava de arqueologia também.

Cris 14/06/2023minha estante
Essa parte do desaparecimento, infelizmente ela não comenta na autobiografia. Só fala como foi que ficou sabendo da traição do marido.

CPF1964 14/06/2023minha estante
Verdade, Cris. Como diriam os filósofos: Abafa o caso....???

Janaina Edwiges 15/06/2023minha estante
Ela deixou o mistério pra gente resolver? ???

CPF1964 15/06/2023minha estante
??????. Vamos perguntar para o Léo Dias...

Duda 29/09/2023minha estante
Alguém sabe me dizer se tem spoiler de algum livro dela nessa biografia?

Cris 01/10/2023minha estante
Oi, Duda. Não tem spoiler. A Agatha relata em que momento escreveu seus livros, em que se baseou para a construção dos personagens, por que escolheu o nome dos livros e se gostou ou não depois de pronto.

Duda 01/10/2023minha estante
Muito obrigada, Cris! ??

CPF1964 01/10/2023minha estante
Não tem spoiler, Duda. Não neste livro.

luan_dal 26/12/2020

q ódio, eu amo essa mulher
Já tem alguns dias que eu terminei de ler esse livro e só agora tomei vergonha na cara pra escrever uma resenha, mas mesmo assim acho que não vou conseguir falar direito. Isso porque a Autobiografia foi muito especial pra mim.

Como Agatha Christie é uma das minhas escritoras favoritas, eu tinha medo de ler esse livro e descobrir que a Agatha era preconceituosa, simpatizante de pessoas ou movimentos do século XX (vocês sabem do que eu tô falando...), ou uma cuzona. Mas eu enfrentei esse obstáculo e me deparei com uma Agatha que não simpatizava com esses movimentos (ela diz que ficou muito assustada quando viu o que seria um nazista pela primeira vez) e que era bem humilde (inclusive com o sucesso de seus trabalhos).

O livro é dividido em dez partes, nas quais vamos acompanhar desde os antepassados de Agatha até ela em 1965, quinze anos depois de começar a escrever sua biografia quando devia estar escrevendo um romance policial, mas ela é gente como a gente e resolveu procrastinar. Como Agatha era uma virginiana antiesteriótipo (portanto, desorganizada), as informações são um pouco misturadas, às vezes confusas, mas nada que uma pesquisada não ajude.

Agatha não conta muita coisa sobre seus livros, e deixa vários de fora, mas o que tem é interessante. Aqui a gente vai ver como criou o Poirot (eu quase chorei nessa parte, de verdade), a Miss Marple e outros personagens; porque criou a Mary Westmacott, como teve a ideia para alguns enredos, onde e como escrevia, quais livros eram seus favoritos, etc.
E também vamos saber da vida dela: como foi sua infância e adolescência, como conheceu seus maridos (e não tem nada sobre o desaparecimento, tipo... NADA, nem uma menção, ou um leve pensamento. Nada.), como era sua relação com a família e trabalho, etc.

Tem algumas partes um pouco chatas, tipo quando ela escreve por umas cinco páginas sobre a procura de um apartamento, aí depois achava outro e analisava o primeiro, e pensava em outro, aí comprava dois, aí depois teve que cancelar a compra de um e assim vai indo, mas o que é bom é bem bom, então desconsiderei essas partes desinteressantes.

Sobre spoilers dos livros, o único que tem é de "O Assassinato de Roger Ackroyd", no capítulo 3 da parte sete, e é o grande spoiler (ela fala quem é o assassino, então leiam Roger Ackroyd antes de ler a Autobiografia, porque é um livro maravilhoso).

Andréa 02/02/2011

A Pessoa Agatha
Em sua autobiografia, Agatha revela bastante de sua personalidade, é um livro sobre a pessoa Agatha e não apenas sobre a maior escritora de romances policiais. Ao nos revelar fatos corriqueiros de sua infancia e juventude, me peguei por várias vezes com a impressão de que estava lendo um "romance" e não uma biografia. Quem estiver procurando apenas fatos relativos a onde, quando e por que escreveu seus mais de 80 livros, talvez sinta que a obra seja falha pois Agatha se atem a apenas alguns deles. Mas com certeza o livro nos apresenta uma pessoa totalmente diferente do que se imagina de uma autora famosa e brilhante como Agatha. A quem ainda não leu toda sua obra, a única recomendação é que antes de ler Autobiografica, leia Assassinato de Roger Ackroyd pois ela revela algo essencial para se desvendar o assassino do estória, de resto não encontrei nenhuma informação que estrague a leitura de qualquer outro de seus livros.
Tiago 26/04/2011minha estante
Como eu quero ler essa Autobiografia :)

Andre.S 24/11/2022

Que autobiografia maravilhosa!! Uma vida cheia de aventuras e passagens interessantes escritas com extremo bom humor e alegria!! Tocante até a última página!! Para reler , um dia!