Heroínas negras brasileiras

12. na agontimé
13. tereza de benguela
14. tia ciata
15. zacimba gaba

se você não conhece pelo menos uma dessas mulheres você precisa ler esse livro agora! facil, lindo, poetico e necessário, história de 15 mulheres incriveis que fazem parte da nossa história brasileira!
recomendo muito

Katia Rodrigues 08/03/2023

"Às heroínas do presente por acreditarem num futuro possível
"Eu e todas as mulheres
Neste verso agradecemos
E esperamos que em frente
Sempre juntas caminhemos
E lembrando Antonieta
Certo que nós venceremos."

******

"Quando penso em Aqualtune
Sinto esse encorajamento
A vontade de enfrentar
De mudar neste momento
Tudo aquilo que é racismo
E plantar conhecimento"

É por isso que Esperança
Na História se mantém
Porque teve essa coragem
E porque foi muito além
Não ficou só em silêncio
E mostrou que era alguém."

*********

"Ela foi Eva Maria
Pulso de trabalhadora
Por direito de viver
Incansável lutadora
Ela deu foi exemplo
Que rompeu o véu do tempo
E lhe fez mais redentora"

"Tudo que foi conquistado
Para essas trabalhadoras
Começou com Laudelina
Que foi transformadora
A coragem que ela teve
Nos é muito inspiradora"

***********

E para as mulheres negras
Mahin é uma referência

Hoje temos esse espelho
Da mulher negra escritora
E que publicou primeiro
Um livro abolicionista
Como mais belo centelho."

"E assim como Mariana

"Sobre Na Agontimé
Nem sequer estudamos
O seu nome tão bonito
Na escola não lembramos
Isso é triste por demais
Esquecer dos ancestrais
De quem tanto precisamos"

"Que exemplo inspirador
Que mulher tão importante
Foi Tereza de Benguela
Uma deusa para a gente
Que até hoje não desiste
Dessa luta pertinente"

"Tia Ciata foi chamada
Por Oxum fortalecida
Sua origem enalteceu
Mesmo sendo perseguida
E por causa dessa luta
Hoje eu sou agradecida"

"Tenho orgulho de Zacimba
De ser parte de sua gente
Meu cabelo e minha pele
O meu sangue aqui corrente
São herança da princesa
De bravura coerente"

O livro está disponível no Biblion.

Ig: @_katia__rodrigues_

talita :) 25/12/2021

único livro da escola q eu tive prazer de ler
sro q livro bom, um cordel mto bem feito e ainda descobri mtas mulheres q eu nunca tinha ouvido falar
ah e eu fiz uma peça com esse livro e foi mto bom mostrar a história dessas mulheres incríveis para outras pessoas ;)

Livros e Chocolate Quente 24/02/2022

Por que demorei tanto para lê-lo?
Eu adorei esses cordéis. Lendo livros como esses noto como meu conhecimento sobre grandes nomes femininos da história, ainda mais as negras, o que é muito preocupante.

Domingas.Beatriz 15/08/2023

É minha primeira leitura de cordel na fase adulta, lembro que na escola a gente lia de vez em quando, tinha esquecido como era um gênero gostosin. Aprendi muito com esse livro, pois tinha diversas pessoas que fizeram grande atos na história que eu não sabia, mulheres fortes e persistentes, vale a pena a leitura.

João Pedro 05/07/2022

Preciosidade
Fã declarado de Jarid Arraes que sou, ainda não conhecia sua faceta cordelista. Posso dizer que, assim como a Jarid contista e a Jarid poeta, essa Jarid aqui consegue nos dobrar em dois tempos e nos guiar por um panteão de heroínas silenciadas da história do Brasil. Muito além da musicalidade contida nesse tipo de literatura, o que mais nos envolve acaba sendo as próprias histórias de vida dessas mulheres, protagonistas negras, da qual muito pouco ou quase nada se ouve.

Considero esse livro uma verdadeira preciosidade, que deveria ser difundida, sobretudo nas escolas, por trazer à lume a história de mulheres negras de maior relevância para a nossa história e formação enquanto povo brasileiro. A cada cordel, minha vontade de pesquisar e conhecer mais sobre cada uma dessas mulheres só aumentava. Jarid fez um trabalho primoroso e necessário.

Antonieta de Barros, Aqualtune, Carolina Maria de Jesus, Dandara dos Palmares, Esperança Garcia, Eva Maria do Bonsucesso, Laudelina de Campos Melo, Luísa Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis, Mariana Crioula, Na Agontimé, Tereza de Benguela, Tia Ciata e Zacimba Gamba. Presente!
Kamyla.Maciel 05/07/2022minha estante
Já coloquei na lista! Você e suas indicações incríveis.

João Pedro 05/07/2022minha estante
?? qualquer coisa de Jarid vale muito a leitura!

Beto | @beto_anderson 10/04/2021

Muito didático
O livro é um primor. Uma leitura rápida, mas que consegue ser útil, já que nos mostra um pouco da vida e da importância de mulheres negras no Brasil. Conta da participação delas em fazer do país um lugar mais igualitário e melhor de se viver. A linguagem simples favorece a leitura para todas a idades.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Camila 12/05/2022

Essencial
Quantos nomes foram apagados da história?
Quantas mulheres negras sequer imaginamos que existiram?
"Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis" traz de forma poética a força das mulheres negras que de alguma maneira se fizeram forte e potentes diante da realidade imposta à elas.
Muitas guerreiras que sequer são citadas nos livros de história e que bravamente se impuseram na luta contra a escravidão.
Uma leitura rápida e agradável que cutuca a nossa curiosidade e necessidade de conhecer um pouco mais de cada uma das mulheres apresentadas.
Leitura mais do que recomendada.
Ricarda Caiafa 17/05/2022minha estante
Simplesmente amo esse livro!!!

Ricarda Caiafa 17/05/2022minha estante
Deveria ser leitura para adolescentes em escolas!!!

Camila 18/05/2022minha estante
Leitura necessária!

Elide 26/07/2023

Infelizmente não posso dizer que amei a narrativa em cordel, mas também seja o pouco costume, principalmente de ler (já escutei cordéis e me conectei mais).
Apesar disso, a pesquisa é primorosa e a história é contada de forma muito bela. Algumas personalidades (ainda bem) já são um tanto conhecidas por pessoas interessadas no tema, mas ainda assim, conheci personalidades novas.
Um livro necessário.

Angie - @livros_libras 19/12/2021

LEIAM e falem sobre essas quinze mulheres!
Livro fantástico que, através do ritmo e da estrutura da literatura de cordel, apresenta-nos a vida de quinze mulheres que, muitas vezes, foram e ainda são apagadas. Além disso, o gênero escolhido para contar essas histórias é a marca da região nordeste do Brasil, região onde a maioria delas foi trazida e escravizada entre os séculos XVII e XIX. Mulheres de resistência e que sempre pensaram e agiram para o coletivo. Certamente trabalharei muito com esse livro, pois todas essas mulheres estão reverberando a minha vida e ficarão por muito tempo nos meus pensamentos e atitudes.

Leiam mulheres, mulheres negras, leiam, leaim….

Sigam a autora: @jaridarraes

Inaiara.LAbo 01/06/2021

Importante resgate histórico, linda edição e cordéis pra lá de empolgantes!

Maro 27/06/2021

Histórias importantes sobre mulheres importantes
A história e as raízes culturais estão marcadas não só nas narrativas, mas também no modo de narrar, o cordel. Que boa escolha!
Jarid cria um cordel gostoso, acessível e interessante pra um amplo público, com personagens importantíssimas que foram apagadas ou deixadas em segundo plano da nossa história, por muito tempo majoritariamente narrada pelos colonizadores, homens brancos, ricos. Não mais. Mudamos agora quem narra, sobre o que narra e como narra.
É uma leitura pra ser espalhada, compartilhada entre todas e todos. Penso que é também um material maravilhoso para projetos pedagógicos (fica a recomendação pros colegas professores).
No final, uma rica bibliografia recomendada e uma sugestão de prática.

Géssica Ferreira 11/08/2021

Histórias não contadas, mas que DEVEM ser conhecidas
Um livro necessário. Tantas mulheres apagadas da história contada pelos livros, nomes que muitos nunca ouviram falar. Essas foram mulheres guerreiras, que não pararam de lutar pelo que acreditavam: liberdade.
E ainda temos que ler e ouvir por aí que o negro brasileiro está acomodado, não se revolta. Todo esse apagamento histórico teve seu efeito.

Campos 24/09/2021

A experiência de ler este livro foi surpreendente, de uma forma que não imaginei que seria possível. A leitura de cordéis é fascinante, gostosa e fluída. Conhecer as histórias dessas mulheres foi de extrema importância para que ver de fato a falta que narrativas negras fazem na história brasileira. Vida e memórias são apagadas por completo e no lugar são postas vidas brancas e abastadas que muitas vezes nem sequer dizem sobre quem somos hoje. Este livro vai ficar sempre marcado na memória.

Bi Sagen 01/10/2021

"Os heróis são a projeção do melhor de nós, do que deveríamos buscar ser. Mas nossos heróis e heroínas, quando negros, tem sido odiosamente relegados ao esquecimento."

Lembre de heróis históricos. Quantos desses que você pensou eram negros? Quantos desses eram mulheres? Já passou da hora de conhecer mais referências!! E nesse livro ágil e poético, conhecemos brevemente a história de 15 mulheres negras que foram heroínas da nossa história, e o mais divertido é que isso é feito em cordel!!

Não sei vocês, mas não fui acostumada a ver a história pela ótica das minorias, apenas recentemente comecei a fazer essa reflexão. (E ainda assim, só conhecia cinco das quinze mulheres aqui apresentadas.)

Acho que vale muito a pena todos lerem!!! É um daqueles livros que você termina super rápido, mas fica um bom tempo refletindo.

E pra quem quiser saber, as mulheres apresentadas no livro são:
- Antonieta de Barros
- Aqualtune