Cidades e Soluções

Cidades e Soluções André Trigueiro

Resenhas - Cidades e Soluções

Pedro Marcelo 24/03/2021

Leitura atual e imprescindível
Adquiri esse livro em 2020 para apoiar a campanha feita por André Trigueiro no papo das nove, de reverter toda renda do livro em determinado período para ONGs que estavam na linha de frente do combate às queimadas no Pantanal. Não fui um expectador do programa Cidades e Soluções, no entanto a leitura do livro foi extremamente enriquecedora, dando perspectivas bacanas de atitudes e ações que podem levar ao desenvolvimento sustentável da sociedade. Principalmente em meio a esse período em que li, 2020/2021, no qual há um triste e preocupante desmonte deliberado no Brasil de políticas públicas da área ambiental em meio à pandemia. André Trigueiro (e equipe) se revela não somente um baita jornalista, mas uma pessoa sensata e humana. Esse livro nos traz cases e reflexões muito úteis de exemplos podemos (e devemos) escolher seguir e apoiar. Recomendadíssimo.
LucinhaK 22/06/2021minha estante
Exatamente isso aconteceu comigo! Amei o livro. Leitura importante e necessária

LucinhaK 22/06/2021minha estante
?para quem se interessa por ecologia, políticas públicas, sustentabilidade?
Escrito pelo excelente jornalista e escritor André Trigueiro, o livro é leitura fundamental para o entendimento do assunto! Parabéns, André! Sensacional! ?????

Geovani 10/11/2021

Soluções atuais para problemas do futuro
Neste livro, André Trigueiro apresenta um apanhado de episódios exibidos no programa Cidades e Soluções. Focando nos problemas ambientais cotidianos das cidades grandes e em demonstrar as soluções ou alternativas adotadas, este livro é um excelente guia para aqueles que buscam formas mais conscientes de consumo que visem à redução dos impactos ambientais causados pela cadeia de produção e consumo de produtos.

Danielle 03/01/2022

Pílulas de otimismo
O livro traz as melhores experiências do programa Cidades e Soluções, do canal GloboNews, dirigido pelo jornalista André Trigueiro.
Muitas das histórias relembradas no livro eu assisti no programa, e são histórias que ainda me fazem ter um pouco de esperança na humanidade.
Recomendo o livro para quem queira conhecer as diversas formas que temos para diminuir o impacto humano no planeta.

Vagner46 02/01/2019

Desbravando Cidades e Soluções
Bem interessante para quem está procurando por ideias sustentáveis e/ou quer saber sobre o que está sendo feito ao redor do mundo.

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

Alexandre 11/01/2022

Manancial de ideias a serem replicadas
O livro é de 2017 e recapitula as principais reportagens levadas à frente no programa da Globo News Cidades e Soluções de 2007 até 2016, mas muitas das maravilhosas iniciativas retratadas nele continuam necessitando ser replicadas de forma massiva para que possamos preservar melhor nosso planeta.

Recomendo fortemente este livro para quem quer despertar sua consciência ambiental. Tem muitos exemplos de inovações e ações espetaculares já tomadas mundo afora.

O livro nos faz questionar, por exemplo, por que até hoje usamos água tratada e potável, tão cara para se produzir, para empurrar nosso xixi e nosso cocô ou para regar um jardim, enquanto poderíamos estar usando água que vem de uma pia, de uma máquina de lavar roupas. Realmente, não faz sentido, num mundo com cada vez mais dificuldade de acesso a esse bem tão precioso.

Muitas soluções, como o banheiro seco, que usa o material de nossos excrementos misturado a serragem e papel picado, num processo de compostagem, poderia ser a solução em locais onde falta a implantação de uma rede de esgotos, bem custosa de se implantar. Também falando em esgotos, o livro mostra que em Araruama (RJ) se gasta muito menos que o normal para se tratar esgotos usando apenas lagoas povoadas por uma espécie específica de plantas, que fazem a "limpeza". Fico revoltado ao não ver esse tipo de projeto ser replicado por aí...

O livro é repleto de exemplos de boas ações em todos os sentidos, sempre recheado com números para nos dar uma ideia dos bons impactos de cada uma dessas ações.

Também merece nota as entrevistas ao fim de cada capítulo com pessoas que se destacam na luta por um mundo melhor.

Eu já era fã do programa quando tinha TV a cabo (hoje não tenho mais). Então, ler esse livro me deu um repertório muito bom para refletir sobre os temas ambientais. Recomendo a todos.

Nathy.Braganca 27/12/2022

Problemas modernos
Eu adoro o André Trigueiro, já fui em um Congresso porque uma das palestras seria com ele.
Esse foi o primeiro dos livros dele que li. O livro é muito bom e perpassa uma parte das experiências dele como jornalista e ambientalista com um olhar voltado para as cidades e como torná-las um ambiente melhor para se viver. Algo muito difícil com uma população em constante crescimento, em tamanho e vontade de consumo.