O Enigma do Chifre

O Enigma do Chifre Lou Anders

Resenhas -

nathvasqz 03/11/2023

Não foi para mim
O livro, no geral,é bem interessante, porém não me senti conectada com o livro a ponto de gostar. A história é legal, e recomendo a leitura para aqueles que gostam de uma fantasia sem romance, com gigantes, ogros, elfos e dragões.

Nikien7 03/09/2023

O enigma do chifre
A linha do tempo sobre os antigos impérios e guerras entres eles é uma adendo riquíssimo para a trilogia sem dúvidas.

Pedro P. R. 04/01/2022

estava ansioso por esse livro
Comecei o ano voltando para o universo de Tronos & Ossos de Lou Andres, e que maravilha foi essa minha primeira leitura do ano.

No segundo livro da trilogia, O Enigma do Chifre, voltamos às aventuras de Karn e Thianna, o garoto nórdico e a garota meio-gigante, mas nesse livro somos apresentados a um novo personagem, a Elfa Negra Desstra.

Essa nova aventura Karn e Thianna são enviados pelo Dragão Orm para que encontrem um segundo Chifre de Osius que boatos contam terem surgido, mas nossos jovens heróis não são os únicos nessa busca, já que Desstra e outros Elfos Negros estão com a mesma missão, somente que com intenções muito mais nefastas caso consigam por suas mãos sobre o Chifre.

Durante a jornada dos personagens somos apresentados a mais do continente de Katérnia onde a historia se passa, conhecemos alguns reinos, com alguns pontos ganhando mais foco do que outros, conhecemos também mais das raças presentes naquele mundo, assim como suas historias e culturas.

Esse livro revela também o passado de Orm, o que é muito interessante.

Todo o livro é uma clássica jornada de fantasia com uma boa pitada de comedia focada em um publico jovem-adulto. É uma leitura leve, rápida e muito prazerosa. Diferente do primeiro livro que tem quase um final fechado, esse segundo livro termina com um gancho para o terceiro muito bom e que me deixou muito ansioso para ler o último volume de Tronos & Ossos.

Gus 24/06/2021

Mais uma aventura
Karn achou que sua vida iria voltar ao normal, até que descobre em um ato de "sequestro" realizado por Orm que havia surgido outro chifre e de quebra Thianna, a Gigante do Gelo estava desparecida. E aí que a aventura começa. Um livro recheado de elfos, anões, mantícoras e tudo mais pronto para ser lido e devorado.

Maria.Cecilia 22/02/2021

Continuando a aventura
Karn é um garoto bárbaro de Norrongard, muito inteligente, adora jogos de tabuleiro. Na continuação da aventura, ele precisa resgatar sua melhor amiga Thianna, uma meio gigante que está desaparecida.

Viajando para o outro lado do mundo, ele se vê no meio de intrigas, sociedades secretas e inimigos que precisa enfrentar, desvendar enigmas para encontrar um artefato desaparecido e finalmente resgatar sua amiga.

Compensa ler dando uma olhadinha no glossário que fica ao final do livro.
elly 28/02/2021minha estante
amo esse livro pena que n é muito conhecido

Fabio Pedreira 29/09/2017

O Enigma do Chifre
Olá, leitores. Hoje vim trazer a resenha do segundo volume da série Tronos e Ossos, onde o primeiro (Jornada no Gelo) você pode conferir no meu perfil. Como sempre podem ficar despreocupados que a resenha é sem spoilers.

Bom, quem leu o primeiro sabe que os personagens principais (Karn e Thianna) ao fim da primeira aventura seguiram caminhos diferentes, onde cada um deles foi em busca do seu destino.

Karn se encontra trabalhando nas negociações da fazenda assim como seu pai queria e agora ele é alguém conhecido em sua cidade devido a seus feitos no primeiro livro. Enquanto que Thianna foi em busca de suas origens. Além disso, temos a adição de novos personagens, que são os Elfos negros, dando ênfase para dois deles, “Desstra” e “Tanthal” uma dupla que promete dar muito trabalho para os personagens principais.

Isso porque eles estão em busca do chifre perdido, igual ao do primeiro livro e, com isso, Karn é uma fonte de informação em potencial. Ao mesmo tempo Karn é invocado por ninguém menos que o poderoso dragão Orm e descobre que Thianna está desaparecida, partindo assim para mais uma aventura em busca tanto do chifre quanto de sua amiga.

O livro continua recheado de aventuras e muito divertido, o humor está presente de forma pontual e impecável, o estilo do autor é ótimo, é um livro leve que passa bem rápida a leitura, sendo assim, agradável de ler.

A trama também, apesar de leve, continua sendo inteligente, colocando Karn e Thianna em situações de risco e fazendo você se perguntar como irão fazer para sair dela. E como o próprio título já diz, “O Enigma do Chifre” não tem esse nome à toa, pois para achar o chifre perdido os heróis devem desvendar os enigmas feitos para esconder o objeto de qualquer um que pudesse encontrá-los.

O mundo de Tronos e Ossos só se expande, e aqui temos a adição não só de novas raças como criaturas novas e interessantes e localizações não exploradas antes. Com isso a obra só mostra que, apesar de simples, é muito bem feita.

E bem feita não é só a trama como também o livro, a capa é muito bonita e a diagramação ótima, com letras grandes e pequenas imagens no começo de cada capítulo. E, para completar, quem leu a resenha do primeiro livro sabe que no fim vinha um tutorial de como fazer e jogar o jogo de tabuleiro que Karn tanto gosta, e aqui não é diferente. Aqui temos a adição de um novo jogo, que nos é apresentado durante a trama e no final vem mostrando como jogar, além de passagens da história, os enigmas e um Glossário. É muito bom ver esses adicionais e o cuidado que tiveram com o livro

Com isso, continuo recomendando essa série que muito me agradou e ficarei à espera do terceiro e último volume da trilogia para saber o que irá acontecer com os heróis e se eles vão conseguir todas as respostas que procuram, além de querer saber se aprenderemos algum jogo novo. Dou nota 5 para esse livro.

E se forem fazer uma corrida de biga, escolham bem o animal kkkk (leiam para entender a referência).

Orlando 10/08/2017

O LIVRO É | TRONOS E OSSOS – O ENIGMA DO CHIFRE

Se você esteve aqui conosco nos últimos meses acompanhando nossa coluna literária, deve ter esbarrado com a resenha do livro Tronos e Ossos: Jornada no Gelo da Editora Jangada com certeza.

A obra fez sucesso com sua narrativa divertida, seus personagens cativantes e pela aventura criada para os jovens leitores, mas que prende qualquer leitor de qualquer idade.
Seguindo uma ótima agenda de lançamentos neste ano de 2017, a Editora Jangada deixou uma janela bem pequena entre o primeiro e o segundo volume. Tronos e Ossos: O Enigma do Chifre chegou às livrarias em maio passado ao lado de outras obras da editora, o que é uma excelente pedida para os que curtiram a narrativa ágil e versátil do autor Lou Anders, mantendo viva e com frescor na memória dos leitores a aventura do primeiro livro e seus desdobramentos.

O ENIGMA DO CHIFRE | DE VOLTA AO MUNDO DE QUALTH
Mais uma vez Lou Anders nos leva ao mundo fantástico que criou e que tem muitas semelhanças com as culturas nórdicas-vikings. Um ano se passou desde que Karn e Thianna viveram uma aventura fantástica e no meio dela ergueram uma grande amizade baseada na compreensão, respeito e aceitação das diferenças de ambos.

Karn queria sair da fazenda de seu pai e conhecer o mundo, Thianna só queria viver em paz entre seu povo, os gigantes do gelo.

Nenhum dos dois realizou tais coisas exatamente desse jeito: Karn permaneceu ao lado do pai para aprender a cuidar de suas terras e Thianna partiu das montanhas geladas para percorrer o mundo e quem sabe conhecer o povo de sua mãe humana que partiu muito cedo da vida da garoto metade humana e metade gigante do gelo.

A aparente calma da vida dos dois não durou muito e mais uma vez a aventura vem até eles, separadamente, mas vem.

Nessa nova jornada pelo mundo fantástico de Tronos e Ossos somos apresentados a muitos novos conceitos, personagens e aspectos do mundo criado por Anders.
Justamente pontos que senti falta no primeiro livro foram supridos a contento neste segundo. A começar por uma maior amplitude no mapa de Qualth e no contexto histórico e cronológico desse mundo. Tudo muito criativo e instigante.

OS ELFOS NEGROS E A BUSCA PELO CHIFRE
Dentre os novos jogadores no tabuleiro, Anders destaca os elfos negros de das Montanhas de Svartálfahein, sobretudo a dupla de jovens elfos Desstra e Thantal, cuja relação de companheirismo é o total inverso da amizade entre Karn e Thianna.

Praticamente traída por Thantal em um exame para escolher membros da força de elite dos elfos negros, Desstra nutre pelo companheiro o mais profundo desprezo e inimizade, mas precisa obedecer as ordens do jovem que se graduou às custas de seus esforços no campo de batalha e passou a ser seu superior e responsável por seu teste final de graduação.

Entre Desstra e Thantal temos a dinâmica inversa da narrativa de Karn e Thianna no primeiro livro, onde ambos, de raças, culturas e costumes completamente diferentes vão construindo sua amizade e a compreensão um do outro.

Os dois elfos não são nem um pouco compreensíveis e nem dispostos a abrir concessões para isso, mesmo sendo do mesmo lugar, tento a mesma cultura e convivendo juntos na escola de treinamento dos elfos negros, eles nada tem em comum, mas são obrigados a trabalhar em conjunto por um objetivo comum: encontrar um dos três lendários Chifres de Ossius, haja vista que um destes artefatos fora utilizado e perdido há aproximadamente um ano nas ruínas de Saderth, onde vive o dragão Orm…

O ENIGMA DO CHIFRE | O CHAMADO À AVENTURA
Vivendo entre seu povo e aprendendo mais sobre ser fazendeiro, Karn colhe os frutos da fama que veio da aventura vivida ao lado de sua amiga Thianna, de quem o pequeno garoto sente muitas saudades por conta dos laços criados no calor das batalhas e perigos vividos. Mas essa paz não dura tanto assim e a saudade dá lugar à preocupação quando Karn precisa encontrar outro dos chifres mágicos capazes de controlar os grandes répteis pelo mundo.

Mesmo tendo destruído um dos chifres, o dragão Orm convoca Karn para encontrar Thianna, que antes dele também havia sido convocada com o mesmo intuito, porém a menina meio-gigante desaparece na metade de sua busca na cidade de Castelurze, para onde em breve Karn também partirá para desvendar uma antiga charada que pode ocultar a verdade sobre paradeiro do segundo chifre mágico.

Mas a busca não é só do jovem garoto norrønur e em Castelurze vários aspectos sobre os chifres, sua origem e paradeiro vão somando-se ao passo que Karn vai conhecendo mais da história de seu próprio mundo (e nós junto com ele). Seu avanço em busca de sua amiga e da relíquia sagrada é acompanhada de perto pelos estranhos elfos negros que cruzam seu caminho mais de uma vez e utilizam de todos os seus truques para enganar o jovem fazendeiro.

Uma boa parte deste segundo livro vemos a dupla de protagonistas agindo separadamente, primeiro na busca de Karn pela amiga desaparecida e desvendando a parte inicial do dito enigma do chifre. Em outro momento o leitor fica conhecendo o paradeiro de Thianna e seus resultados em sua parte da busca, e também cuidando de seus próprios problemas que também envolvem cruzar o caminho dos elfos negros…

UM IMENSO MUNDO A SER EXPLORADO
Neste segundo livro Anders se mostra tão ou mais versátil do que no anterior ao dar mais substância ao seu mundo fantástico. Enquanto se limitou a um número relativamente pequeno de locações em Jornada no Gelo, em O Enigma do Chifre o autor desloca sua narrativa por muitas outras cidades e situações, sempre mantendo a agilidade de sua narrativa e o foco de seu texto leve e divertido.

A diferença aqui reside no fato de que Anders parece mais focado em contar uma aventura e expandir seu mundo do que na construção de seus personagens. Não que isso não ocorra, mas aqui ao invés de apresentar novas facetas para seus protagonistas, o autor se empenha em aprofundar as que já conhecemos dos dois, sobretudo a amizade entre eles.

Até mesmo a dupla de antagonistas, Desstra e Thantal, acaba se mostrando uma variante de Karn e Thianna às avessas. Desconfiança, dúvida, oportunismo, raiva e inveja alimentam a relação dos elfos da noite, de modo a traçar claramente os valores e princípios que o autor e sua obra querem passar aos seus leitores através da amizade e respeito e claro, das consequências da ausência dessas duas qualidades.

O texto é claro e objetivo nesse sentido, haja vista ser uma leitura juvenil, a proposta não poderia ser melhor e a execução idem.

Mas não são só os elfos negros que apresentam perigo para os dois amigos: uma antiga organização protetora do enigma do chifre está vigiando de perto o progresso realizado por Karn e Thianna e ao menor sinal de perigo essa estranha e antiga organização está determinada a eliminar qualquer um que queira usar inadvertidamente o poder dos chifres.

A escrita de Anders continua mantendo um texto bem humorado, com de piadas pontuais e tiradas irônicas, principalmente entre a dupla de amigos e protagonistas.

Aliando a essa agilidade e objetividade na escrita, Anders mostra mais uma vez que é um excelente narrador e prende nossa atenção durante todos os capítulos do livro, senão é pela ação quase constante da caçada pelo chifre e resolução dos enigmas sobre a localização do mesmo, é pela construção e apresentação de conceitos de seu mundo fantasioso através de mitos, lendas, seres fantásticos, aspectos históricos e geográficos.

Anders também é um narrador de batalhas bem criativo e dinâmico. É fácil imaginar os confrontos físicos entre seus personagens, seus movimentos e armas. Tudo também muito prático e objetivo.

A capacidade do autor em se focar em seu público-alvo é sempre louvável.
Meu único senão em relação a este livro e seu antecessor, por mais dicotômico que possa parecer, também é justamente sobre essa velocidade.

O Enigma do Chifre que dá título a este segundo livro é algo secular na história do mundo de Qualth, mas bastou algumas semanas (e muitos perigos, claro), para que boa parte do mistério fosse solucionado e compreendido pelos protagonistas. Mas nada comprometedor de modo amplo, só que fica a impressão que algo nessa correria poderia ser mais gradual.

Também senti um pouco de falta dos aspectos lúdicos nessa obra. No primeiro livro os elementos do jogo de tabuleiro Tronos e Ossos eram constantes no pensamento de Karn e utilizados de forma ressignificada em suas estratégias para superar suas limitações físicas.

Exímio estrategista, o garoto deixava o trabalho pesado para Thianna, muito maior, mais forte e sempre pronta para a briga, dessa vez é comum vermos Karn empunhando espada e escudo e combatendo em pé de igualdade guerreiros treinados e versados em artes de combate como o elfo negro Thantal. Pelo visto um ano foi suficiente para o garoto se aprimorar em muitas coisas além de cuidar da fazenda do pai.

O ENIGMA DO CHIFRE | MUDAR A CAPA DE NOVO? PRA QUE?
Sou um grande admirador do trabalho da Editora Jangada, mas não me furto o dever de tecer aqui a mesma crítica que fiz em relação ao livro Jornada no Gelo: a tradução do título poderia muito bem manter o sentido original de Frostborn (Nascida no Gelo) e a alteração na belíssima arte das capas da trilogia Tronos e Ossos.

Mais uma vez a editora optou por alterações desnecessárias para o material, mutilando a capa do segundo livro exatamente como havia feito no primeiro e optando por mudar o subtítulo Nightborn para um apático e clichê Enigma do Chifre, por mais óbvio que isso seja.

Os subtítulos, como o leitor pode notar já nas primeiras páginas dos livros, se reportam às personagens que integram a aventura ao lado de Karn: Thianna é a Nascida no Gelo, Desstra é a Nascida na Noite.

Tudo bonito, tudo perfeito; infelizmente ficamos, ao menos nessas primeiras edições, como os títulos genéricos que devem ter alguma finalidade mercadológica aqui e acolá…
Vale ressaltar que nas notas de rodapé e outras informações extras de O Enigma do Chifre, o primeiro livro é ironicamente citado como Nascida no Gelo, pelo visto alguém deixou isso passar na revisão, já que a tradutora do primeiro e segundo livros é exatamente a mesma. Ou isso ou optaram pela coisa mais lógica a se fazer que é manter o sentido do título original

Já no que se refere às capas, infelizmente perdemos um panorama geral da corrida de bigas guiadas por ferozes mantícoras, tendo a dupla de protagonistas, Karn e Thianna, flanqueados por seus adversários.

Sinceramente não entendo os motivos de retalhar uma arte tão bonita e bem resolvida como esta em prol de um recorte focando apenas nas feras que guiam as bigas de guerra.

No livro anterior o panorama geral se manteve, mas Karn e Thianna foram simplesmente removidos da arte sem dó nem piedade… por que? Não faço a mínima ideia… Já vou me preparar para a mutilação da capa do terceiro volume, melhor não criar nenhuma expectativa sobre isso, pelo visto.

No que se refere a qualquer outro tipo de acabamento e produção a Editora Jangada é irrepreensível, a capa de O Enigma do Chifre conta com logotipo em alto relevo com verniz localizado, papel de ótima gramatura tanto na capa quanto no miolo. Só o fato de investir em autores de fantasia e ficção relativamente mais recentes já é uma ação editorial mais que louvável.

Ademais Tronos e Ossos: O Enigma do Chifre vem enriquecer a opção de leituras pra crianças, jovens e adultos que gostam de uma boa fantasia com uma história divertida e acima de tudo, bem contada.

Agora é aguardar o terceiro livro para prestigiar o desfecho dessa rica trilogia.

SINOPSE | TRONOS & OSSOS: O ENIGMA DO CHIFRE
Depois de atravessar florestas e desertos gelados para salvar Thianna, Karn precisará viajar montado num réptil voador até Castelurze, aprender a jogar um novo jogo chamado Aurigas, decifrar O Enigma do Chifre e enfrentar misteriosos elfos.

Todos estão atrás do Chifre de Osius, um antigo artefato com poder suficiente para mudar o mundo.

Mas com facções rivais de elfos, anões rebeldes, exércitos em guerra e mantícoras devoradoras de gente no caminho, Karn não sabe em quem confiar.
Até onde ele será capaz de ir em nome da amizade? A solução deste enigma pode ser fatal.

TRONOS E OSSOS | O AUTOR
Lou Anders publicou mais de 500 artigos e matérias sobre ficção científica e fantasia em literatura e televisão. Recebeu um Hugo Award e um Chesley Award.

Participa regularmente de convenções de escritores em todo os Estados Unidos. Saiba mais em: www.louanders.com

O ENIGMA DO CHIFRE | INFORMAÇÕES
• Idioma: Português
• Tipo de Capa: Brochura
• Edição: 1ª Edição 2017
• Número de Páginas: 376

site: http://www.pontozero.net.br/2017/08/09/livro-tronos-e-ossos-o-enigma-do-chifre/