estava escrito

estava escrito Mauricio de Castro

Resenhas - Estava Escrito

Gláucia 19/07/2017

Mais uma leitura finalizada!
Terminei ontem, mas foi impossível escrever a resenha tamanha a emoção que estava sentindo (e ainda estou).
O que dizer?
Simplesmente amei tudo, desde capa, sinopse, as folhas que são amarelas e facilitam muito na hora da leitura, sem contar as letras em negrito que não cansam e nem prejudicam os olhos.
Já sou fã de carteirinha dessa dupla, Mauricio/Hermes, mas agora virei mega fã. Eles simplesmente se superaram ao escreverem esse lindo romance.
Romance riquíssimo de detalhes, instigante e empolgante a cada capítulo. Quanto mais se lê, mas você quer ler e descobrir o desenrolar dessa estória.
ESTAVA ESCRITO, psicografado pelo querido amigo Mauricio de Castro, pelo espírito Hermes aborda vários temas como: amor, perdão, ódio, mentiras, violência, preconceito, vida após a morte, mediunidade, ensinamentos espirituais que nos alertam sobre nossos atos e nossas atitudes. Tudo isso e muito mais.
O romance narra a história de Helena, moça simples e pobre que morava no interior, mas que se apaixonou por Renato, filho de um rico industrial. Eles se casaram, mas Helena teve que conviver com o preconceito que seu sogro, Dr. Bernardo, tinha por ela vir de família pobre e do interior.
Renato e Helena tiveram dois filhos, Fábio e Andressa, mas nem isso amenizou o convívio com seu sogro. Uma noite, após os dois terem brigado, Dr. Bernardo é assassinado e Helena é acusada de ser a assassina. Ela vai presa, é julgada e condenada por 20 anos por um crime que não cometeu. Mas, enquanto ela pagava pelo crime o verdadeiro culpado estava solto. Mesmo sabendo de sua inocência, Helena não se revolta, ao contrário, encontra forças para continuar seguindo sua vida com a certeza que ao sair da prisão descobrirá o verdadeiro assassino e o colocará na prisão. Mas o que ela não contava é que um mês após sua condenação ela receberia a visita de Ester, uma mulher misteriosa. Que mistério essa mulher esconde?
Os anos passam...
Após cumprir os 20 anos por um crime que não cometeu, Helena é solta e retorna ao convívio da sociedade. O que será que a aguarda?
São muitos os personagens envolvidos nessa trama, por isso convido a cada um de vocês a lerem esse livro, pois assim como eu se surpreenderão e com toda certeza vão se emocionar e aprender muito.
Eu me emocionei muito com Andressa, após ela passar por um trágico momento por conta de sua rebeldia. Fiquei imaginando todo seu desespero e senti imensa vontade de poder estar ao seu lado, apoiando-a em tudo. Conseguirá Andressa suportar tudo, mudar o rumo de seu destino e ser feliz?
Jamais esqueçamos que sim, podemos mudar o rumo de nosso destino. Como? Simples, mudando nossa forma de pensar.
Como fazer isso? Aprendendo a nos amar primeiramente. Quando fizermos isso, seremos muito felizes e nos sentiremos muito melhores. O segredo é fazermos o bem a nós mesmos e não nos sentirmos inferiores a ninguém. Afinal de contas, ninguém é melhor que ninguém. Todos nós, seres humanos, temos valor. Outra coisa é falarmos a verdade sempre. Por mais dura e difícil que seja, ela deve prevalecer. Jamais opte por mentir, porque a mentira traz muita dor e sofrimento a todos os envolvidos.
Erros, todos nós estamos sujeitos, afinal de contas não somos perfeitos, perfeito somente o Mestre. Mas se erramos e reconhecemos nosso erro e pedimos perdão, encaramos a vida de forma diferente, realista como tem que ser. O que não devemos é ser ingênuos, pois todo mentiroso e desonesto aproveita-se dessa situação. Portanto, vamos observar e ficar sempre atentos.
Vamos acrescentar em nossa vida a oração diária, o Evangelho no Lar (pelo menos uma vez por semana). Quando fazemos isso, somos protegidos e nada pode nos atingir. Mas isso só acontece se orarmos com o coração limpo, puro, livre de qualquer maldade ou pensamentos maldosos. Mas devo lembrar que somente quando fazemos isso verdadeiramente é que entramos em sintonia com Deus.
Também devemos perdoar quantas vezes for necessário e orar pela pessoa que nos fez mal. Deus jamais pune. Nós é quem somos mesquinhos, preconceituosos e lamentamos, pelo simples fato de não aceitar o que estamos passando. Vamos parar, pensar, ser mais flexíveis, aceitar os fatos e deixar assim o orgulho, a vaidade e as lamúrias fora de nossa vida. Falo por experiência própria, pois lamentei muito quando perdi minha amada mãezinha. Além de chorar, lamentei muito sua perda, mas me agarrei aos livros e aprendi muito. Aprendi que se ficarmos chorando e lamentando a partida de quem amamos estamos fazendo mal a esse espírito, não deixando ele seguir sua caminhada no plano astral, e consequentemente atrapalhando seu crescimento e evolução espiritual.
Então jamais esqueçam que tudo o que tivermos que passar, outro não passa, pois antes de reencarnarmos, já estava escrito.

Considerações Finais:
Lendo essa magnífica obra, aprendi que o perdão sincero, aquele que vem de dentro do coração é puro bálsamo. Cura e cicatriza todas as feridas, por maiores que elas sejam.
Todo medo deve ser banido de nossas vidas, pois ele sufoca e nos torna nosso maior inimigo. Quando o eliminamos damos espaço para a felicidade reinar dentro de nosso coração. A felicidade é acessível a todos, basta sabermos seguir o caminho do perdão e do coração.

Trechos Destacados:
“O resgate de um erro do passado não é apenas para que possamos pagar pelo que fizemos. O resgate visa principalmente ao aprendizado e à evolução na vida presente.”

“Deus é amor e não castiga nenhum de seus filhos. Nós é que nos castigamos com nossas escolhas erradas.”

“Quem faz o mal sofre tanto ou mais do que aquele que foi vítima de sua maldade, pois enquanto aquele que foi atingido está harmonizando erros do passado, quem faz o mal está criando sofrimentos para o futuro, dos quais irá demorar muito para se libertar.”

“Nunca dê importância ao que os outros dizem. Isso é vaidade e orgulho. Sempre terá alguém falando mal de nós, nos criticando, duvidando de nossas intenções, mas não podemos parar nossa vida por isso. O que importa é o que somos por dentro, o nosso coração, as nossas atitudes perante a vida.”

“O medo é o nosso maior inimigo, nunca devemos nos guiar por ele.”

“Precisamos aprender a perdoar a nós mesmos, porque é muito mais fácil perdoar ao semelhante, seja qual for o crime que ele tenha feito contra nós, do que perdoarmos a nós mesmos.”

Agradecimento:
Gostaria de agradecer a você, Mauricio, e ao seu mentor Hermes, por essa linda e perfeita obra.
Obrigada por me tornar uma pessoa melhor a cada livro seu que leio.
Gratidão!

Indicação:
Super recomendo!
Impossível não se emocionar!
Emoção do começo ao fim!

jumorgensten 01/11/2018

No começo me senti lendo Agatha Christie, quando existem vários suspeitos e um joga a bomba no colo do outro.

O foco principal é o crime não cometido pela personagem principal (Helena) e a sua busca para descobrir o verdadeiro assassino. Porém, os assuntos mais importantes e que mais me chamaram a atenção não vieram dessa história.

Andressa, filha de Helena e Renato, acabou sendo o centro das atenções. Seu desenvolvimento como ser humano foi o fator mais importante de todos. De rica mimada e arrogante a uma grande mulher que ligou o "dane-se" e foi ser feliz.

Um tema muito abordado no livro e gera sempre muuuuuita discussão é o aborto vindo de um estupro. Será que ocorreu? Será que não? Eis a questão.

Uma personagem importante foi Leonora, que era empregada da casa de Helena e depois virou sua assessora particular. Foi ela que levou conhecimentos espíritas em todos os momentos. O que mais me impressionou foi a persuasão rápida e não teve ninguém que a desacreditou.
Quem derá se fosse assim na vida real, né minha gente!? #coisasquesóacontecememlivros 😋

Apesar dessa questão, quero guardá-la em um potinho porque Leonora é só amor.

site: http://hidratarvicia.com.br/2018/09/25/estava-escrito-mauricio-de-castro/

Saori 04/09/2019

Romance + assassinato = dupla perfeita para prender o leitor . Devorando essa história me senti assistindo a um roteiro mexicano e me lembrou muito a literatura infantojuvenil de Pedro Bandeira.
Estava Escrito é um livro muito bem escrito, com uma linguagem fácil, personagens cativantes e um mistério a ser desvendado.
Narra a história de Helena, moça humilde que se apaixona por Renato, único herdeiro do rico industrial Dr. Bernardo, que não aceita a união de seu filho e não perde tempo em humilhar sua nora.
Certa noite Dr. Bernardo é cruelmente assassinado no escritório de sua residência e, lógico que a culpa recai em Helena que mesmo alegando inocência, é julgada e condenada.
Após cumprir seus 20 anos de pena, Helena decide retomar seu lugar de mãe e esposa. A partir daí uma busca pelo verdadeiro assassino começa e muitos segredos da família do Dr. Bernardo vem a tona. Todos os personagens possuem motivos para ter cometido o crime, mas apenas uma pessoa, testemunha oculta do assassinato sabe realmente quem foi o autor.
Vários temas são abordados no desenrolar do romance, dentre eles, amor, perdão, ódio, preconceito, estupro, aborto, mentiras, incesto e suicídio, tudo bem amarrado que não deixa a leitura nem um pouco cansativa, pelo contrário, a torna incrivelmente prazerosa.
Por mais que a trama gire em torno do assassinato quem roubou a cena foi Andressa ( filha de Helena e Renato, que após passar por uma grande provação, cresce muito espiritualmente e como pessoa) e Leonora, braço direito de Helena e responsável pelos esclarecimentos espirituais à família.
Quanto ao autor do crime foi uma surpresa sua identidade mas, tudo estava escrito e a justiça por mais que tarda, não falha. Ou será que nesse caso falhou?????

Frases destacadas:

* Toda vez que você muda de conduta, acredita no bem maior, faz o bem a si mesma e ao semelhante; quando muda os pensamentos para melhor, quando acredita que nasceu para ser feliz e vitoriosa, quando alimenta seu espírito com as energias da alta espiritualidade, seu destino pode ser mudado e aquele sofrimento que estava programado não mais acontece.

* Os erros jurídicos só acontecem do ponto de vista humano, do ponto de vista divino não existe erro jurídico nem erro médico nem erro algum. Tudo no universo está certo e acontece visando ao crescimento e à evolução do ser humano, libertando-o das culpas do passado, permitindo se harmonizar com a lei soberana da justiça divina. Não culpe os erros humanos, eles só são cometidos porque na Terra existem pessoas precisando passar por eles.

* Para que um dia possam ser recebidos nos braços do divino Mestre Jesus, na presença de seus mensageiros, terão de vestir a túnica nupcial, que é ter puro o coração. E um coração que julga e condena seu semelhante está longe da pureza.

Vanessa M. Pitta 01/03/2020

O livro mostra uma outra forma de encarar os desafios que a vida nos apresenta por uma história muito interessante. A leitura é leve, é te faz refletir sobre crenças e sobre o julgamento que fazemos das pessoas.

Nathi Ribeiro 22/04/2020

Uau!
Caramba! Que livro.. Ele consegue despertar uma tensão da qual você sente a necessidade em terminar logo a leitura, muito bom, bem narrado..! Seguindo bem o padrão do espiritismo..

samira.dslima 03/07/2020

Estava escrito
Ótimo romance espírita para te apresentar a religião e a forma como cada pessoa é responsável pelo seu próprio e já roteirado destino.

Priscila 20/09/2020

Estava Escrito
Apresentando muitos conceitos do espiritismo em uma escrita intrigante e fluida, nos oferece uma ótima combinação. Leitura prazerosa!

22/10/2020

Maravilhoso
Nunca tinha lido suspense espírita, achei essa história envolvente, não dava para parar de ler, cheia de reviravoltas. Um dos melhores livros que li esse ano.

Livroseliteratura 16/12/2020

Resenha do blog Livros & Literatura
AMEI este livro! Muito bem escrito, cheio de amor e com mistério, todas as suas nuances bem trabalhadas. Indico a leitura!

helenacruz 11/01/2021

Realmente estava escrito
Este romance espírita é cheio de suspense, revelações e reviravoltas que irão te prender a cada capítulo!
Os ensinamentos do espiritismo são passados na história de maneira muito direta e esclarecedora, reunindo tudo que é necessário para total compreensão.
A história se inicia com Helena saindo da prisão 20 anos após ser condenada injustamente. Ela só pensa em rever seus filhos e marido, além de descobrir o verdadeiro autor do crime que a mandou para a prisão.
Helena precisou mudar de nome e durante a sua busca pela convivência com os filhos e o criminoso que retirou sua liberdade, vamos adentrando a familia que a maltratou e descobrindo outros podres e histórias difíceis de engolir.
Um livro que transmite muito conhecimento, a escrita é tão acolhedora e envolvente que faz você devora-lo.
Achei o final um tanto corrido e alguns diálogos empobrecidos. Mas isto não tira a magia desta bela história cheia de saberes. Mas alguns personagens não tiveram seus desfechos e segredos revelados, praticamente foram esquecidos da história!
Os personagens foram bem construídos e possuem personalidades marcantes, alguns sendo extremamente irritantes e outros muito inspiradores, como Leonora, a criada mais evoluída espiritualmente

Ju. Martins 13/01/2021

Maravilhoso!
Iniciei 2021 lendo esse livro, eu já sabia que se tratava de um suspense, e eu ia gostar, mas eu não imaginava... que eu ia adorar!
Meu Deus! Esse livro faz você se envolve na história completamente! Eu lia todos os dias com gosto! E fazia questão de ler esse livro todo dia!
Os acontecimentos com os personagens são surpreendentes! E a evolução deles depois desses acontecimentos!
É tbm e surpreendente quem matou o doutor bernado!
Eu li esse livro em uma semana, dizendo que um livro normal demorava messes!
Além de ter ensinamentos espíritas maravilhosos! Ensinamentos que eu nem se quer sabia!
Eu recomendo esse livro, a todos que querem saber mais sobre a doutrina espírita! Os ensinamentos soa maravilhosos!recomendo você tirar uma foto ou grifar os textos! De tanto ensinamento bom e que deve ser levado pra vida
Enfim, não consegui expressar em palavras o quanto eu adoreiiii esse livro!
Do fundo do meu coração, eu recomendo muito esse livro! Para espíritas e até quem não é! É para quem quer se aprofundar mais no assunto
Espero que gostem da minha resenha e leiam o livro, depois me contem o acharam!
Boa leitura!

Kátia 21/06/2021

Estava escrito
Uma linda história, com fatos que nós leva a repensar nas atitudes que temos o dia dia, e saber que não somos nada se não amar a Deus como um ser único. Helena descobriu no sofrimento que não guardar rancor alivia a alma e nós da força pra seguir em frente diante das dificuldades da nossa existência na terra, amar o próximo é difícil com todos os defeitos que temos mas não é impossível.

AIDYL MYRELLA PADILHA 05/01/2022

Livro de suspense espírita.
Como em todo livro de suspense vem a pergunta QUEM MATOU ? QUEM É O ASSASSINO ? PORQUE UM INOCENTE PAGOU PELO PECADOR ? SERIA O MORDONO O ASSASSINO COMO É EM QUASE TODO LIVRO DE SUSPENSE OU UM ESPIRITO DESENCARNADO? TUDO É POSSÍVEL...VALE A PENA LER PRA DESCOBRIR.

LeonardoGS89 02/03/2022

Leitura instigante, bem escrita, excelente. Adorei.
Não conhecia esse autor, mas o livro superou as minhas expectativas, uma linda história, um lindo ensinamento...simplesmente amei.
Precisamos aprender a perdoar!
O drama nos ensina que tudo tem um porquê na vida, e que precisamos buscar sempre evoluir para o bem.
Boa trama e condução da narrativa, o desfecho sobre o mistério de quem matou Bernardo acabou me surpreendendo.
Recomendo.

Erika 19/03/2022

Gostei!
"Toda vez que você muda de conduta, acredita no bem maior, faz o bem a si mesma e ao semelhante; quando muda os pensamentos para melhor, quando acredita que nasceu para ser feliz e vitoriosa, quando alimenta seu espírito com as energias da alta espiritualidade, seu destino pode ser mudado e aquele sofrimento que estava programado não mais acontece."

site: http://upandoavida.com