Manifestos

Manifestos Oswald de Andrade

Resenhas - Manifestos

Ueslei 10/07/2023

O espírito moderno dum Brasil de Pindorama
Estes textos de Andrade nos mostram sua verve social, crítica e cómica a repensar os aspectos sociais, estéticos e artísticos deste país penetrado, invadido e refletido pelos comportamentos europeus do viver.
O autor escreve sobre os autóctones, os sequestrados de África e os encarcerados de Pindorama. Deglutir o estrangeiro é deglutir a falsa ideia do pensamento global em que todos só são validados a partir do olhar panopticon do conquistador.

Paulo 29/04/2023

Eu deveria ter lido antes
Todos os textos são guiados por um princípio básico: a idolatria à curiosidade e o ódio a tudo que a impede. E eu amo

Luccrazy 13/03/2022

Agrupamento de textos clássicos do início do Modernismo, da Antropofagia e do posicionamento na Revista Antropofágica da década de 1920.

Reniel 18/01/2022

O Carnaval contra a catequese.
Oswaldo de Andrade é reconhecido pela influência no movimento do modernismo literário brasileiro na década de 20 em diante, e pode ser que ainda hoje os textos de Andrade soem duros como um pedaço de pau, e severo demais para os ouvidos burgueses, discípulos do cartesianismo sedento pela racionalização interpretativa.

Nessa seleção Manifesto Antropófago e outros textos, temos acesso aos principais elementos do projeto estético, político e cultural pensado pelo autor: a antropofagia como visão de mundo.

Impulsionado pela obra Abaporu, de Tarsila do Amaral, Andrade publicou o texto Manifesto Antropófago; e nele faz parte a defesa do evento histórico de deglutição do bispo Sardinha, em 1554, pelos índios caetés, como marco da fundação da cultura brasileira.

No plano simbólico, a definição da identidade cultural brasileira deveria corresponder ao ritual de antropofagia indígena: assimilar e incorporar a força e as qualidades dos guerreiros inimigos através da sua ingestão. Uma atitude de assalto como agente ativo na produção cultural do país.

No conjunto da obra temos a defesa de novos princípios para a arte e poesia no Brasil (poesia pau-brasil); a busca pela fusão do culto e do popular, a valorização estética de elementos do cotidiano e das marcas de oralidade, o destaque a componentes de matrizes indígenas e africanas, e uma notável posição de combate contra os estrangeirismos e ataque às elites conservadoras.

?Tupi, or not tupi?... assombra não só por sintetizar a transculturação almejada pelo autor, mas por reaver o valor da experimentação da vida dos povos primitivos contra o domínio Cabralino.

Victor 19/02/2021

Pior livro que já li
Este é, sem brincadeira, o pior livro que já li na minha vida. Nem vou falar muito, porque vai fazer as pessoas terem vontade de ler. Não leiam. Não vale a pena.