A Montanha

A Montanha Lori Lansens

Resenhas - A Montanha

resenhasdajulia 09/03/2021

Wolf decidiu que, no seu aniversário de 18 anos, tiraria a própria vida, pulando da Montanha, local que sempre explorou.

Porém, quando ele conhece as Devine e se perdem na Montanha, seus planos mudam completamente.

Nola é uma viúva de cerca de 60 anos, Bridget, na faixa dos 40 e Vonn, uma garota mais ou menos da idade de Wolf. Avó, mãe e neta, que mudam para sempre a vida dele.

Amei esse livro, a reviravolta do final é maravilhosa!

leonardo420 19/03/2023

Você precisa ler !!!
O livro mais incrível, a primeira vez que chorei com um livro.
História incrível que te prende a cada capítulo, personagens que te faz odiar e outros que nós faz amar.
Com várias mensagens que podemos levar para nossas vidas.

Lel352 26/03/2020

Surpreendente
Texto curto, sem spoiler. "A Montanha", escrita por Lori Lansens, é simplesmente uma emocionante história sobre quatro pessoas que ficam perdidas em uma montanha e mostra o sacrifício de cada um para tentar sobreviver em meio à natureza selvagem.

Wolf Truly, personagem principal, ao completar 18 anos resolve se matar, e algo inesperado acontece, o que impede seu suicídio: aparecem três mulheres. Isso muda o totalmente a vida do personagem, que troca a sua busca pela morte pela da sobrevivência de todos.

A autora soube descrever bem cada um dos personagens e usá-los, desde os principais até os de apoio à trama. O livro intercala vivências entre o passado e presente de Wolf, passando por fatos que o tornaram depressivo a ponto de buscar á morte, até o presente onde mostra suas ações na busca pela sobrevivência de todos. Também mostra com profundidade, cada uma das três mulheres e suas histórias de vida, seus medos, ressentimentos, alegrias e tristezas.

Assim temos um bom livro sobre uma aventura em um lugar inóspito, onde a busca pela sobrevivência rende momentos de companheirismo, sacrifícios, redenção e mostra como alguém pode influenciar na vida de outra pessoa. É aquele tipo de livro que tem um começo lento, mas quando você percebe, ele te prende ao ponto de tu querer ler até o final.

#Amontanha #LoriLansens #TheMountainStory #Livro #Book

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 10/08/2017

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
"Querido Daniel,
Uma pessoa precisa ter vivido um tanto para apreciar uma história de sobrevivência. É o que eu sempre disse. Prometi a mim mesmo que, assim que tivesse idade suficiente, eu lhe contaria a minha. Não é uma história para crianças, mas você já não é mais uma. Já é mais velho do que eu era quando me perdi na floresta da montanha.
Cinco dias no frio congelante sem comida, água ou abrigo. Essa parte você já sabe, além de que estive lá com três desconhecidas e que nem todas sobreviveram. O que aconteceu ali mudou a minha vida, Danny. Ouvir essa história mudará a sua." (página 07)

Assim começa o livro, com Wilfred Truly finalmente contanto para seu filho Daniel, que está prestes a entrar na faculdade, uma história que Danny sempre quis saber: a história da montanha.

"Para entender o que aconteceu na montanha, você precisa saber do que veio antes." (página 07)

Wilfred, ou Wolf, como gostava de ser chamado, perdeu a mãe de forma trágica aos quatro anos de idade. Quando Wolf tinha 13 anos, seu pai, Frankie, disse que eles se mudariam do frio Michigan para a ensolarada Califórnia, para uma cidade (fictícia) chamada Santa Sophia, perto de Palm Spring, onde morava a tia Kriket.

"Eu passava muito tempo na Biblioteca Pública de Mercury quando era pequeno. Frankie me mandava pegar livros ali como se o lugar fosse uma espécie de babá grátis." (página 14)

Porém, quando chegaram lá, Wolf descobriu que iria morar na Vila de Lata, praticamente uma favela de trailers, numa casa já superlotada. E Frankie, que nunca havia sido muito próximo do filho, acabaria levando uma vida ainda mais desregrada. Mas nem tudo foi ruim, pois em Santa Sophia, Wolf conheceu Byrd, um garoto um ano mais velho que ele. Os dois faziam aniversário no mesmo dia. Rapidamente se tornaram melhores amigos.

Uma das coisas que Wolf e Byrd mais gostavam de fazer era ir à Montanha. Depois de subir de teleférico, os dois exploravam o quanto podiam a região, achando lugares secretos e que não estavam nas trilhas oficiais (por terem que ser protegidos ou por serem perigosos). Era fantástico sair do calor desidratante de Santa Sophia e, em pouco tempo, encontrar a neve no topo da montanha.

Mas Byrd sofreu um acidente, Frankie foi preso, junte a isso uma desilusão amorosa, e foi demais para Wolf. Sem mãe, sem pai, sem amigos, sem amor. No seu aniversário de dezoito anos, Wolf decidiu acabar com a própria vida. Ele subiria a Montanha, iria até um local perigoso e pularia do penhasco.

Ele estava quase lá, quando encontrou três mulheres: uma viúva de cerca de sessenta anos chamada Nola, uma mulher na faixa dos quarenta anos cujo nome era Bridget, e Vonn, uma garota mais ou menos da idade de Wolf, meio rebelde. Sem conseguir se esconder delas, ele teve que adiar seu plano por algum tempo, porém, por causa da neblina, eles acabaram não encontrando o caminho de volta e se perderam na Montanha. Aí começa uma jornada pela sobrevivência, de onde nenhum dos quatro sairá da mesma forma. Se é Wolf quem escreve para o filho, sabemos que ele sai vivo dessa, mas nas primeiras linhas ele já avisa que alguém não conseguiu sobreviver. Quem foi? Para descobrir isso e todas as questões que esses personagens tão cativantes guardam, é preciso ler essa história, e eu amaria que vocês fizessem isso!

Eu estava bem em dúvida sobre qual livro solicitar da parceria com o Grupo Editorial Record. Como já tinha solicitado dois livros escritos por homens, decidi solicitar esse por ser de autoria feminina, e também pelo fato de a sinopse me parecer interessante, já que me identifico com personagens deprimidos. E foi a melhor escolha que eu poderia ter feito!

A escrita da autora já me cativou desde as primeiras linhas, eu conseguia ver o que ela contava, eu conseguia sentir a história, eu estava presa ao livro na ânsia de descobrir tudo sobre aqueles personagens.

O que dizer de Wolf? Se eu tivesse passado por tudo o que ele passou, com a mãe, com o pai, com o amigo... Até que ponto eu aguentaria? O que eu disse na resenha é só um pouquinho do que ele passa, vocês não imaginam como essas tragédias na vida dele realmente aconteceram! Mas aí ele se vê perdido, com outras três mulheres, e ele não quer mais morrer, pela mãe, pelo amigo, por aquelas mulheres. Ele precisa tentar salvá-los, mesmo que pareça impossível. Cinco dias sem água, sem comida, com frio, com os perigos que os cercam. Imagine que você tem um ferimento e não tem medicamentos nem como fazer um curativo, e há urubus lhe rondando, só esperando que você sucumba ao frio e à fome, seria terrível, não?!

A capa traz uma imagem de ampulheta condizente com o cenário da história, com a parte de baixo sendo a areia de Santa Sophia e a parte de cima representando a Montanha, mas achei a capa da edição canadense (aí ao lado) muito mais bonita, com o cantil amarelo que faz parte da trama. A diagramação é simples, com letras, margens e espaçamento de bom tamanho, e encontrei poucos erros de revisão.

Eu amei "A Montanha", amei cada segundo em que estive com o livro nas mãos, e pretendo relê-lo assim que puder. É uma daquelas história que vai crescendo a cada página. Para vocês terem uma ideia, a história termina na página 315, e até na 312 há uma revelação bombástica. Algumas vezes me peguei pensando se aquilo era realmente possível, mas aí a genialidade da autora brilhou novamente, pois está tudo conectado, da primeira à última linha. Leiam "A Montanha", no livro vocês encontrarão um pouco de tudo: amor, horror, humor, natureza, amizade, família, e talvez encontrem até o que não estavam procurando, como Wolf encontrou, como eu encontrei. Obrigada, Lori Lansens, seus cinco anos de dedicação à escrita dessa obra valeu a pena! Quero escrever como você quando crescer!

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2017/07/resenha-livro-montanha-lori-lansens.html
Mila.Mesquita 16/08/2017minha estante
Super gostei do que escreveu a respeito do livro. Adquiri ele e espero gostar tb. Gosto mto desse tipo de estória.

Luciane.Gunji 19/08/2017

Frio, fome e cansaço não são nada para quem tem de enfrentar o medo, a paciência e a esperança de ser resgatado. Os relatos, que são contados pelo próprio Wolf, demonstram que nós, seres humanos, jamais conseguiremos controlar o futuro. A dica é sempre viver um dia de cada vez e da forma mais racional possível. Resiliência sempre, ainda mais quando temos de aprender a conviver com tipos de pessoas que não estamos acostumados.

Em diversos momentos, me coloquei no lugar dos personagens, desejando que todo esse pesadelo acabasse o mais rápido possível. Apesar de ser uma ficção, A Montanha parece o diário de um sobrevivente que apenas viveu para contar aos demais sobre as escolhas mais difíceis da vida. Afinal, perder-se implica nisso: encontrar uma solução. E nem sempre os mais fracos são os que morrem, mas, sim, aqueles que não usam a cabeça.

site: http://www.pitacosculturais.com.br/2017/08/17/a-montanha-lansens-lori/

Na Nossa Estante 27/08/2017

A montanha
Eu acredito que para qualquer pessoa que leia A Montanha de Lori Lansens, vai ser inevitável se solidarizar com o personagem de Wolf logo nas primeiras páginas. Comigo foi praticamente automático, assim que ele se revelou triste, perdido, solitário e deprimido e por isso decidiu subir a montanha e dar fim a dor pulsante que sentia, eu já estava torcendo por ele, esperando que de alguma forma ele encontrasse outro caminho.

Sem Byrd seu melhor amigo, sem Frankie, seu pai, negligente, irresponsável, decepcionante, mas seu pai, sem Glory sua doce mãe, Wolf não quer continuar, ele sobe a montanha e já no teleférico ele encontra algumas mulheres. É sempre assim, A Montanha tem sempre grupos de pessoas que vão fazer trilha ou simplesmente observar os pássaros. Para Wolf a montanha sempre foi mais que isso, foi um tudo onde ele aprendeu a ser mais feliz na companhia do melhor amigo, aquele que não está mais com ele. Caminhando para o seu destino, o protagonista encontra Nola e Bridget e elas lhe pedem ajuda para encontrar o lago secreto, um lugar onde poucas pessoas sabem chegar. Wolf não quer ir, mas também não pode deixar as mulheres percorrerem um caminho que ele conhece muito bem. Enquanto caminham ele observa que uma garota de chinelos verdes os acompanha ao longe. Vonn vai fazer parte do grupo que se perde na montanha quando Bridget sai correndo assustada com um possível ataque de abelhas. Todos eles correm tentando ajudá-la e sofrem uma queda que os leva a um paredão que Wolf precisa escalar para tentar sair dali e pedir ajuda. Enquanto tenta achar um caminho pelo paredão, Wolf passeia pelo passado, quando ainda criança saiu com o pai de Michigan e foi morar perto da Montanha na Vila de Lata em Santa Sofia, junto com a tia e vários bebês, alguns filhos da tia, outros filhos dos primos, crianças que defecam ao lado do saco de dormir onde Wolf dorme.

O protagonista conta sobre sua vida miserável com os parentes e da ausência do pai, do conforto que a amizade com Byrd trouxe para ele e de como tudo desmoronou em sua vida. Às vezes ele sonha, às vezes ele alucina e nem sempre sabe definir quando aconteceu um ou o outro. Tudo isso enquanto ajuda as três mulheres a enfrentar o frio, o vento, a chuva e o medo de que eles não estejam sendo procurados, já que nenhum deles deixou alguém que pudesse se importar com sua ausência, pelo menos é nisso que eles acreditam.

Não tem como ficar indiferente à carga emocional dos personagens, mas mesmo diante de sentimentos como aflição, pânico, horror, alívio, renúncia e sacrifício, o drama desenvolvido na Montanha não é sufocante. A autora conduz de uma maneira mais leve, explora a esperança que surge no personagem de Wolf e mostra como do desespero ele foi para a esperança e dela conseguindo forças para sobreviver e ajudar aquelas mulheres a sair da montanha.

A Montanha é um daqueles livros muito bem escritos, com personagens muito interessantes que te faz pegar a obra e não querer largar até o final dos acontecimentos, e ainda no final a autora nos reserva uma grande surpresa que esclarece alguns fatos acontecidos antes da aventura na montanha e deixa o leitor perplexo!

O livro é um drama, uma grande aventura, uma linda história de amor, uma carta onde Wolf conta toda a verdade para alguém que está maduro o suficiente para entendê-la!

Pouco li sobre este livro na internet, infelizmente, porque é um livro ótimo, excepcional, uma leitura interessante do princípio ao fim. E só quem sabe o que faz consegue fazer um texto sobre a vida de quatro pessoas presas em uma montanha ser tão interessante.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/08/a-montanha-resenha-literaria.html

Maria1691 10/09/2017

A Montanha, de Lori Lansens
Neste livro vamos conhecer Wilfred Truly, o Wolf, quando criança, ele perdeu a mãe de forma trágica, e aos 13 anos mudou-se com o pai do Michigan para a Califórnia, para morar com sua tia Kriket. Chegando lá, descobre que irá morar na Vila de Lata, uma especie de favela de trailers, num ambiente lotado de gente esquisita e perigosa. E ao contrário do que pensava,Wolf não encontrou uma vida melhor neste local, seu pai, que nunca foi muito próximo, acaba se envolvendo com drogas, álcool e jogo, e numa noite bêbado, acaba atropelando um casal e sendo preso.

Mas nem tudo nessa nova cidade foi ruim, ali Wolf conheceu Byrd, e os dois logo se tornaram grandes amigos. Uma das coisas que os dois mais gostavam de fazer juntos era ir à Montanha. Numa de suas aventuras, junto com duas garotas, seu amigo sofre um acidente gravíssimo, e a partir daí, Wolf se vê sozinho no mundo.

No seu aniversário de dezoito anos, Wolf toma uma decisão trágica: acabar com a própria vida. E o lugar escolhido é o seu favorito, o topo da montanha, de onde pretendia se jogar. Mas seus planos vão por água a baixo quando ele encontra três mulheres: Nola, uma viúva que foi comemorar seu aniversário de casamento pela primeira vez após a morte do marido, Bridget, sua filha e Vonn, sua neta; e eles acabam se perdendo por 5 dias por causa do mau tempo e por estarem fora do caminho das trilhas da montanha. A partir desse encontro começa uma jornada pela sobrevivência, que transformará suas vidas para sempre.

A Montanha da autora Lori Lansens é um livro repleto de drama e conflitos familiares, que nos faz refletir muito sobre vida, família, amizade e companheirismo.

Resenha Completa em:

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2017/08/a-montanha-de-lori-lansens.html#more

Jean 09/07/2018

Muito bom, recomendo!
Livro muito bem escrito e instigante. A história narrada nos faz passar o que os personagens passaram. Só lendo para ver o quão bom é.

Amanda 20/08/2020

Embora a Lori Lansens tenha explorado com riqueza a montanha e a questão da sobrevivência em um ambiente extremamente hostil, eu senti que em algumas partes havia um excesso de situações dramáticas atribuidas, principalmente, ao passado dos personagens, que pareceram um pouco forçadas.
Mas a leitura, ainda sim, foi interessante, e o fim, realmente me surpreendeu.

Leticia.Kaminski 06/10/2022

Achei um livro meio arrastado, estou com um pouco de ressaca já faz um tempo, os livros estão sendo meio difíceis de ler kkk
Esse livro é interessante da perspectiva de força, coragem, bondade, resistência, resiliência....
Os personagens são ótimos, as Devine me encararam, principalmente a Nola com toda sua coragem, determinação e amor incondicional pela sua filha e neta.
Gostei do final, estava esperando e torcendo que fosse exatamente aquilo, mas no começo não via como isso se encaixaria haha
Recomendo o livro!!

Blog com V 18/08/2017

Resenha – A montanha
O livro da canadense Lori Lansens é uma literatura que reúne romance e suspense de uma forma um tanto inusitada, trazendo uma história de sobrevivência e sacrifício que enriquece o enredo proporcionando uma leitura satisfatória.

Continua em...

site: https://blogcomv.org/2017/08/19/a-montanha/

Por um tempo 14/05/2020

Estava procurando algo para lê e acabei encontrando esse livro, até gostei da história mas achei cansativa.

Sarah Vitarelli 30/06/2023

Ótimo livro
A proposta do livro é incrível. A história te prende e é super cativante. Em alguns momentos a leitura fica confusa, mas não é algo insuperável. O rumo que a história vai tomando te faz experienciar toda a aflição que os personagens vivem na montanha. O final vai te surpreender.