Presos no Paraíso

Presos no Paraíso Carlos Marcelo

Resenhas -

Isabel 31/12/2022

Gostei muito da narrativa do autor.
Os lugares maravilhosos que ele descreve no livro e um pouco de história real. Além de ser um romance nacional.

@wesleisalgado 19/02/2023

Um brazuca mais decente que muito livro modinha
O plot final dá umas escorregadas e cai em umas passagens bem pastelonas. Mas só a ambientação em Fernando de Noronha já vale a pena a leitura.

A escrita da Carlos Marcelo mantem um ritmo bem regular, não caindo no pedante e infanto-juvenil vergonhoso, o que acontece com a maioria dos escritores nacionais exponentes do meio, vide Raphael Montes e Victor Bonini.

Os personagens são cativantes, consegui ver a identidade de cada um ali, além das ótimas referências musicais. Um bom livro.

Carla 27/09/2021

Ótima experiência
A trama de Presos no Paraíso se passa em Fernando de Noronha e adorei conhecer o arquipélago pelo olhar mezzo fictício dos personagens e mezzo real pelas referências de obras sobre o passado de FN, quando a ilha era um complexo penitenciário.

Há um crime na história que desenterra outros tristes acontecimentos e confesso que o desfecho deixa um sentimento de pena, pq não queria que o culpado/culpada fosse quem acabou sendo...

É uma história muito verdadeira, feita sobre pessoas simples em contato com uma natureza selvagem e misteriosa.

Além de tudo, adorei a prosa do autor, os diálogos cheios de gírias da nossa brasilidade e as muitas referências à nossa música e literatura.

Vale muito a pena ler essa história!

Literatura Policial 08/10/2017

Presos no Paraíso apresenta o lado desconhecido de Fernando de Noronha
O romance se encerra trazendo à tona fatos passados que podem justificar atitudes desconhecidas de personagens que aparecem de maneira rápida e sem importância durante o desenrolar da história. Ao mesmo tempo em que conclui alguns conflitos enquanto apenas justifica outros, sem dar a eles o fechamento produtivo que poderiam ter. Dessa forma, o romance não ativa a curiosidade de um leitor mais ávido dos romances de enigma, mas pode ser um bom começo para os inexperientes e também um recomeço para os que buscam renovar e encontrar uma leitura mais pacífica e descritiva recheada de elementos nacionais.

Confira a resenha completa no blog.

site: https://literaturapolicial.com/2017/09/12/presos-no-paraiso-apresenta-o-lado-desconhecido-de-fernando-de-noronha/

Maria.Tereza 05/01/2022

Amo literatura policial e nunca tinha lido uma nacional, muito menos ambientada num lugar como Fernando de Noronha. Foi uma leitura incrível, fluída e que me deixou presa o tempo inteiro. Estava sentindo falta de um livro que me trouxesse curiosidade e vontade de não largar mais, e esse acabou matando essa saudade. Me afeiçoei aos personagens e me senti como alguém escutando histórias de um lugar com lendas, mistérios e habitantes muito singulares.
Se você curte literatura policial, história, praia, referências musicais/de livros e quer conhecer mais obras de autores nacionais, dê uma chance a esse livro, por favor. Certeza que não vai se arrepender.

ClAudio 20/02/2023

Narrador na pessoa errada
O livro é bom, mas poderia super melhor explorado: o mistério e a investigação dão peso a essa literarutura policial, ainda mais pelo cenário do crime: Fernando de Noronha!

Mas a estória deixou várias pontas soltas que poderiam ser (melhor) desenvolvidas: os "Glorificados", as lendas de FN, Ademir/Lena, Nelsão, o pai do Nelsão, os Tubarões/JOE, a própria passagem de Nanda pelo arquipélago.

O narrador seria bastante mais interessante se ficasse exclusivamente na terceira pessoa. Ou se ficasse exclusivamente na primeira pessoa do delegado Nelsão.

E finalmente, mas não menos importante: todas as vezes em que a estória saiu de Fernando de Noronha deixou tudo muito chato e sem sentido: o que o leitor ganhou com a interrupção da investigação para ler sobre uma adolescente brigando com a tia por causa de tintura de cabelo? Aff!

Nelles 11/03/2023

Romance nacional, com ênfase na cultura local.
Retrata em detalhes um pouco do Recife, porém se passa em maior parte na belíssima e cheia de histórias ilha de Fernando de Noronha (lugar que mesmo sendo um pernambucano nunca fui, porém em Breve visitarei! Rsrs).

Me deixou envolvido do início ao fim com um caso policial e político de tirar o queijo, haha!

No final nos proporciona um belo plotwist digno de aplausos! Super indico leitura leve e fácil, apaixonante!

???