Decidir

Decidir Patrícia Brito

Resenhas - Decidir

Viviane569 24/07/2017

Melhor romance do ano
Nesse belíssimo romance vamos conhecer Lara Brandão e Mark Broomer. Ela, agora com vinte e seis anos, uma médica conceituada e reconhecida internacionalmente; ele, com vinte e oito anos, um piloto mundialmente conhecido, várias vezes campeão do mundo, mas ambos com um amor de adolescência inacabado.

Em 2002, Lara e Mark se conheceram em Londres, enquanto a moça fazia um intercâmbio de medicina no país do rapaz. Namoraram durante um ano, mas chegou o dia da despedida. Mark estava iniciando na carreira automobilística e Lara quase se formando em medicina. Após a separação, eles perdem o contato e oito anos se passam, mas ambos mantém o sentimento em seus corações.

"Você ainda vai voltar para mim! Cedo ou tarde! Eu acredito no amor, eu acredito em Deus."

No ano de 2010, Lara retorna à Londres para receber um prêmio e o destino conspira a favor do casal, providenciando um encontro ao acaso.

Após se reencontrarem, Mark confessa o seu amor por Lara, mas a jovem fica apreensiva em dar esperanças, pois ele namora uma modelo famosa e ela não aceita começar um relacionamento enquanto o rapaz não resolver a situação com a namorada, só que a moça está viajando a trabalho, e Mark não quer terminar por telefone.

"Vá... Siga em frente... Lute... Não deixe esse amor do passado, que veio tão forte, escapulir das suas mãos novamente."

Situação resolvida, Mark e Lara revivem todo o amor que estava sufocado em seus corações, mas quem não gosta nada da ideia é o pai do rapaz, que deixa bem claro que o que puder fazer para atrapalhar este namoro, ele irá fazer. Para essas fugidinhas rápidas para o Brasil, entre uma corrida e outra, Mark conta com a ajuda de Neal, seu primo e empresário que administra sua carreira. O casal ainda contava com ajuda de Isis, irmã de Mark, e Bia, irmã de Lara, e ainda tinha Mila, grande amiga de Lara que fez o intercâmbio em Londres, junto com a moça.

Lara é uma moça de personalidade muito forte, muito decidida e centrada. Ela escondia um segredo em relação a sua família e seu passado, e isso deu um clima de suspense à estória, pois toda vez que Mark puxava o assunto dos pais dela, a moça desviava da conversa. Quando esse segredo é revelado, nos faz entender muitas coisas em relação a personalidade de Lara.

"Eu sou um livro aberto para ela, e ela é livro fechado; sempre que tento saber da vida dela, da família, ela desvia o assunto. E se eu falar em casamento, ela fecha a cara."

Aquele ano, do reencontro com Lara, foi muito promissor na carreira de Mark, que conquistou diversos campeonatos e recebeu um convite para uma nova equipe. Mas a distância entre os dois e a demora em se encontrarem fez Lara refletir um pouco se mesmo o amando incondicionalmente era isso que ela queria para a vida dela, e como agravante, tinha a imprensa, que passou a perseguir Lara, causando, inclusive, um acidente com a moça. Todo este dilema faz com que Lara "afunde" ainda mais no trabalho, aliás, coisa que ela sempre fez para esquecer os problemas.

"O descontrole dela é o trabalho. Tudo ela desconta nele."

O livro me apresentou um mundo em que não tenho muito conhecimento: a F-1. Inclusive, no final, tem um dicionário para ajudar os leigos no assunto, como eu.

Patrícia, em uma entrevista para o blog, nos contou que teve alguns "vícios" em que ela se inspirou para escrever o livro: a paixão pelo automobilismo e consequentemente o domínio do assunto; o amor pela série "Grey's Anatomy" (este amor eu também compartilho), que ajudou a compor a personagem Lara; o livro "O melhor de mim" do Nicholas Sparks, cujo amor de adolescência dos personagens, após o reencontro, não teve um final feliz, e criar um amor bonito como aquele, mas com um final menos triste, porém, impactante; a música "Recomeçar" da cantora Tânia Mara, que inspirou o enredo. E a propósito, no começo de cada capítulo, tem um trecho de alguma música que terá tudo a ver com o que será lido.

A obra fala muito sobre decisões, e indiretamente nos trás algumas reflexões sobre dinheiro, carreira e família. Até que ponto devemos deixar essas coisas nos dominar, decidir por nós o nosso futuro?

Fazer uma resenha nunca é uma tarefa fácil, principalmente quando gostamos muito do livro, e se torna mais difícil ainda quando se tem uma relação com o autor. Esta estória me arrancou sorrisos, suspiros e lágrimas. Eu queria chegar ao final, mas não queria que acabasse, e devo dizer que ficou um gostinho de "quero mais". Foi, sem dúvida alguma, o melhor romance que li neste ano.

site: https://duaslivreiras.blogspot.com.br/2017/07/resenha-decidir-os-caminhos-da-vida.html
Paty 01/09/2017minha estante
Sem palavra por todo seu carinho com a obra. Beijos