A Alma do Mundo

A Alma do Mundo Roger Scruton

Resenhas -

Vinícius 27/08/2022

Nossos passos no mundo
Em mais uma obra Scruton aborda nossa crença em Deus, o convívio entre todos e nosso desafios em comunidade, análises de entendimentos filosóficos de autores como Sartre, Nietzsche, Kierkegaard e passagens bíblicas do genesis, Abraão e a vida de Cristo. Finaliza com análise da influência da música no nosso cotidiano e a busca de Deus.

Karisma 20/04/2022

Pensei muitas vezes em desistir.
Para ser bem sincera cogitei em abandonar esse livro. Não que seja um livro ruim, mas acho que faltou um pouco de organização. O autor tem capacidade e conhecimento, só faltou organizar melhor a exposição.

Att.
Kárisma
Rodrigo 21/04/2022minha estante
Esse att no final deixou a resenha com cara de reclamação diretamente pro SAC da editora

Karisma 21/04/2022minha estante
Kkkkkkkkk vdd!!!!

Karisma 21/04/2022minha estante
Mas sempre ponho, acho sem graça escrever um crítica "anônima". ??

Aline330 21/02/2022

Adoro a forma como Scruton sempre dá um jeito de dizer que o mundo atual é feio, aqui ele fala bastante da objetificação das coisas. O capítulo sobre a música é incrível demais e terminar falando de morte é o time perfeito.

Kaique.Nunes 07/03/2019

Em A Alma do Mundo, Roger Scruton defende a realidade de uma dimensão transcendente e sustenta que a experiência do sagrado desempenha um papel decisivo mesmo em uma sociedade secular. Sem defender doutrinas ou práticas de uma fé em particular, o autor prega a necessidade de uma visão religiosa, apolítica e trans-histórica do mundo, especialmente no contexto de ruptura do consenso social e político que vivemos hoje.

A obra traz o conceito de “dualismo cognitivo”, que significa que um humano pode ser explicado tanto como um organismo físico, quanto como uma pessoa subjetiva que se relaciona com o mundo através de conceitos que não pertencem às ciências físicas. Sem essa perspectiva subjetiva, é impossível entender a vida humana.

A discussão sobre a experiência do sagrado não é estritamente religiosa. Pois para Scruton, a arte, a arquitetura, a música e a literatura podem ser canais que permitem aos indivíduos a evasão da realidade concreta e o contato com Deus. Já que nenhuma expressão artística pode ser explicada exclusivamente por seus elementos materiais. Há em cada criação um “algo mais” que evoca uma realidade paralela, irredutível à razão e à ciência.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Salatiel 17/11/2017

Extremamente profundo e de ampla aplicação
A forma que Scruton lida com cada tema é impressionante. O conceito de pessoa, relacionamentos humanos, apreciação da arte (em especial a música), entre outros. Cada tema é abordado com uma profundidade incrível.
Para cristãos protestantes como eu, alguns pontos não iremos concordar, contudo isso nada reduz a qualidade do livro, que está entre os meus favoritos.