Somos todos teólogos

Somos todos teólogos R. C. Sproul

Resenhas - Somos Todos Teólogos

1 | 2 | 3 | 4

juliafinamore 09/01/2021

um teólogo que glorifica a Deus
um dos primeiros argumentos de sproul no livro é que todos nós somos teólogos (ou seja, pensamos e temos conceitos enraizados em nós a respeito de Deus), a questão é se somos teólogos que entendem verdadeiramente quem é o verdadeiro Deus, revelado nas Escrituras. e acredito que ele escreveu esse livro para nos ajudar a olhar para a direção certa.

quando pensamos em teologia, normalmente nos vem a cabeça algo complexo ou algo que só os pastores deveriam estudar. mas, teologia nada mais é que o conhecimento de Deus e eu acredito fortemente que todos os cristãos devam ter uma vontade enorme de conhece-lo. e pra nos ajudar, r.c. sproul escreveu um livro com uma linguagem simples e acessível, mas profunda e transformadora.

esse livro nos permite aprender sobre a doutrina da Trindade, sobre Cristo e Sua obra, sobre criação, sobre o porvir, sobre o que significa ser igreja e muito mais. tudo isso como se estivéssemos sentados no sofá escutando um avô falar. e apesar dos assuntos terem sido tratados por alto, temos boas referências para nos aprofundar no que quisermos.

e o mais importante, é que esse livro usa como base não o achismo de homens ou teorias filosóficas a respeito do cristianismo, usa a própria Palavra de Deus. eu o recomendo fortemente para quem tem interesse de estudar temas difíceis abordados na Bíblia e que desejam crescer cada dia mais no conhecimento do Senhor Jesus Cristo.

hoje sproul está na glória, ele finalmente está na presença daquEle que o motivou a estudar, pastorear e ensinar. com esse livro, principalmente com a conclusão, o desejo do meu coração não é me sentir intelectualmente superior, mas é contemplar a face de Deus na glória e vê-lo como Ele realmente é, só assim poderei conhecê-lo plenamente!

(jonas madureira?s voice) você não pode passar dessa vida sem ler esse livro!
Barbara.Tomaz 09/01/2021minha estante
jonas madureira's voice ?. Bom comentário!

juliafinamore 09/01/2021minha estante

Gladstonier 20/02/2021minha estante
Resenha excelente, deu vontade de ler o livro. Me fez lembrar a frase: "Quem diz que ama a Deus, mas não gosta de teologia, está dizendo que quer todos os benefícios de Deus, mas não quer conhecê-lo."

juliafinamore 20/02/2021minha estante
obrigada! leia sim, é muito bom ?

Jarbas Jr. 14/06/2022

EXCELENTE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA REFORMADA
R. C. Sproul é um dos teólogos que mais me influenciaram. Ele foi um dos primeiros que eu tive contato ao conhecer a Teologia Reformada, há cerca de 8 anos atrás, e é fonte confiável de consulta. Talvez por isso, sua teologia sistemática introdutória foi a primeira que eu li de capa a capa, já tem algum tempo. Agora, quero recomenda-la a vocês.

O título ?Somos Todos Teólogos? é bem sugestivo, pois neste livro o autor argumenta que todos somos teólogos. Claro que não no sentido técnico do termo, mas sim porque todo ser humano possui alguma concepção acerca do divino. Todos temos uma teologia, até os negacionistas dela. Nesse sentido, mesmo um ateu é teólogo: sua concepção é a de que não há Deus.

Logo, o ponto não é ter uma teologia ou não ?você já tem. A grande questão é se ela é uma boa ou uma má teologia, se ela está correta ou errada.

Através desse livro, você será apresentado aos principais temas da fé cristã, e ganhará bagagem conceitual para pensar bem teologicamente. Como saber se somos bons teólogos se não buscarmos conhecimento para aferir isso? Com uma linguagem fácil e acessível, esse é um livro ideal para quem jamais teve contato com assuntos teológicos.

Apesar de não concordar integralmente com Sproul ? principalmente em alguns aspectos de pneumatologia, eclesiologia e escatologia ?, recomendo enfaticamente esse bom manual que te permitirá (re)formular sua teologia para o dia a dia.
Lua 14/06/2022minha estante
Até fiquei com vontade de ler

Jarbas Jr. 15/06/2022minha estante
É uma ótima introdução para quem nunca leu algum livro teológico ?

Rosangela Max 07/02/2022

Excelente no que se propõe.
Já há algum tempo eu vinha com essa vontade de direcionar minhas leituras ?bíblicas? para o campo da Teologia.
De forma muito singela, fui pesquisando, lendo e assistindo alguns conteúdos sobre o tema e este livro é quase unânime na indicação de leitura como material de introdução a Teologia Sistemática. Logo no início é percebível o por quê.
Sproul desenvolveu um livro maravilhoso, seja na parte da escrita acessível e na metodologia, quanto nos conhecimentos apresentados. Também foi muito respeitoso ao falar sobre outras religiões, o que considero fundamental.
Eu, ansiosa como sou, em alguns capítulos senti falta de profundidade, mas isso foi uma falha minha em querer isso, já que eu sabia tratar-se de um conteúdo introdutório.
Já adquiri outros materiais mais abrangentes (eu disse que sou ansiosa), mas quero começando devagar, aproveitando cada momento.
Expliquei tudo isso para entendimento sobre qual era o meu propósito e minhas expectativas ao ler este livro e digo que não tenho o que reclamar.
Recomendo a leitura.
Carla Cohen 19/02/2022minha estante
Rosângela, busque o livro ESCATOLOGIA, ESPERANÇA PARA OS

Carla Cohen 19/02/2022minha estante
Escatologia, esperança para os nossos dias, do Pastor Rodrigo Oliveira. Está disponível no Kindle Unlimited.

Mimi 21/10/2017

Teologia simples para qualquer um
Livro muito interessante pelo simples fato de apresentar uma teologia completa, mas em termos simples para leitura desde teólogos experientes quanto iniciantes e até mesmo leigos no assunto. Dividido muito bem em categorias sobre as várias características de Deus, sempre com apoio bíblico e referências para maior aprendizado.
Realmente um livro para todas as idades e mentes.

Wendemberg.Henrique 23/04/2018

Simplesmente o melhor livro de introdução a Teologia sistemática. Se existem outros, não tive o prazer de lê-los mas certamente essa obra é digna de ser lida e relida!

Augusto 03/06/2018

Uma excelente teologia, especialmente para aqueles que não são teólogos.

Allysson Andre 05/03/2019

Somos todos Teólogos
Esse livro é profundo e de fácil entendimento, más quando ele fala sobre dons de sinais como os dons de cura e de línguas, não dá um ponto de vista claro e firme. No todo esse livro é bom.

Alysson Monteiro 19/04/2019

Um livro que explica tudo sobre a Bíblia!! desde gênesis até o apocalipse.

Augusto Marques - Pictobíblia 09/09/2019

Um ajudante
Lembro quando vi um vídeo do R.C. Sproul pela primeira vez, achei ele muito simpático e sua forma de transmitir a informação muito acessível, olhando em um primeiro momento, jamais imaginei que o Dr Sproul seria dono de um notável currículo acadêmico.
Este livro não é como aqueles calhamaços que são chatos de se ler, mas antes, deixa a teologia compreensível, abordando e explicando temas complexos. Super recomendo.

Linne 16/04/2024

Leitura obrigatória
É um livro denso, mas a linguagem é de fácil entendimento. Nos dá uma panorama geral da teologia e nos faz entender que se temos interesse em aprender mais de Deus, exercemos a teologia. Não é uma leitura rápida, mas cada capítulo aborda a temática de forma direta e sem rodeios e de fácil compreensão.

Roberth 15/01/2020

Excelente leitura para um iniciante na área!
A proposta do livro é muito clara e ele consegue cumprir seu objetivo. De forma leve, acessível e organizada, muito é apresentado ao leitor. Contudo, este pode se ver, em alguns tópicos, com uma sede por mais. Isso é lindo e comigo serviu como catalisador para novas buscas. Um ponto que me chamou a atenção é que, o livro não se apega apenas ao caráter acadêmico, contendo um quê de devocional em vários momentos, o que foi também muito edificante pra mim. Ótima leitura! Recomendo.

Daniela 29/03/2020

Necessário
R. C. Sproul detalha todos os principais tópicos da fé cristã e os explica de uma maneira simples e acessível a todos.
Revelação; inspiração ,autoridade, inabilidade e inerrância das Escrituras; o estudo de Deus, antropologia e criação; cristologia , pneumatologia; soteriologia;eclesiologia e escatologia. Termos e assuntos densos, mas tratados de forma simples e objetiva sem ser superficial.
Todos que professam a fé cristã deveriam ler para verdadeiramente entender "a razão da nossa fé ".

Flávio Martins 20/06/2020

Um início teológico sistemático
De forma esclarecedora e resumida, Sproul apresenta a base das doutrinas cristã reformada de forma sistemática.

Nivia 01/07/2020

Indico!
Para quem tem interesse e quer saber sobre teólogo sistemática, bem fundamentada bíblicamente e escrita de forma bem acessível!

Roberto 09/07/2020

Independente do tema, gostaria muito de aprender a escrever como Sproul: preciso, simples, direto e completo para o que se propõe. Sem rebuscamentos artificiais, sem prolixia, seus livros são sempre uma leitura prazerosa.

1 | 2 | 3 | 4