Somos todos teólogos R. C. Sproul

Resenhas - Somos Todos Teólogos

1 | 2 | 3 | 4

Rosangela Max 07/02/2022

Excelente no que se propõe.
Já há algum tempo eu vinha com essa vontade de direcionar minhas leituras ?bíblicas? para o campo da Teologia.
De forma muito singela, fui pesquisando, lendo e assistindo alguns conteúdos sobre o tema e este livro é quase unânime na indicação de leitura como material de introdução a Teologia Sistemática. Logo no início é percebível o por quê.
Sproul desenvolveu um livro maravilhoso, seja na parte da escrita acessível e na metodologia, quanto nos conhecimentos apresentados. Também foi muito respeitoso ao falar sobre outras religiões, o que considero fundamental.
Eu, ansiosa como sou, em alguns capítulos senti falta de profundidade, mas isso foi uma falha minha em querer isso, já que eu sabia tratar-se de um conteúdo introdutório.
Já adquiri outros materiais mais abrangentes (eu disse que sou ansiosa), mas quero começando devagar, aproveitando cada momento.
Expliquei tudo isso para entendimento sobre qual era o meu propósito e minhas expectativas ao ler este livro e digo que não tenho o que reclamar.
Recomendo a leitura.
Carla Cohen 19/02/2022minha estante
Rosângela, busque o livro ESCATOLOGIA, ESPERANÇA PARA OS

Carla Cohen 19/02/2022minha estante
Escatologia, esperança para os nossos dias, do Pastor Rodrigo Oliveira. Está disponível no Kindle Unlimited.

Paulo.Campos 15/05/2020

Ótima introdução a teologia sistemática
Uma ótima introdução a Teologia sistemática escrita pelo saudoso R.C. Sproul e que com certeza está entre as melhores que se pode encontrar disponível em português.

Apresenta uma teologia que é bíblica, clara e saudável. Obra esta que é capaz de introduzir à qualquer cristão à um ótimo conhecimento teológico fundamentado nas Escrituras.

Felipe.Blacklight 06/02/2023

Veremos Deus
?A razão por que não podemos ver a Deus não está relacionada aos nossos olhos. Está relacionada ao nosso coração. Mas, quando entrarmos na glória e recebermos a plenitude de nossa santificação, o obstáculo para uma percepção direta e imediata de Deus será removido.?

Com minha rotina atual não tinha como ler esse livro, embora relativamente pequeno, mais rápido do que o fiz. Afinal não se trata de ler para dizer que leu, era preciso dele extrair algum conhecimento. Dessa forma o li nesses aproximados 20 dias. Após isso o que podemos concluir sobre a obra?

Bem, evidentemente tendo a discordar do autor em alguns pontos de seu pensamento o que, ora, é absolutamente normal. Mas no geral aprendi bastante coisa. Sendo um livro que entrega o que se propõe. Acredito que as introduções têm a função não apenas de tratar sobre um assunto de forma inicial, mas também de levar o leitor a terminar o livro ou texto querendo mesmo saber mais. R.C. Sproul é feliz tanto em um, quanto em outro propósito.

Se está em busca de uma boa introdução à Teologia, acredito, embora meu conhecimento seja também diminuto, que esse livro é uma boa escolha.

P.S. Se você não abraça as convicções teológicas de linhagem calvinista, se isso pode ser um grande empecilho para sua aprendizagem esse pode não ser o livro certo. Mas se você é do tipo que aprende o que é possível e ignora o que não corrobora com seu crescimento (em sua opinião) se você não tem problema de ler ideias diferentes daquelas com as quais você concorda mais frequentemente, abraça essa obra e seja feliz em seu aprendizado.

M Ferreira 06/08/2021

Esse livro, como o nome já diz, serve de introdução à Teologia Sistemática, que é um estudo coerente e ordeiro das principais doutrinas da fé cristã.

O livro é divido em capítulos que apresentam e explicam os principais temas na qual a teologia sistemática é dividida: Teologia propriamente dita (estudo de Deus), Antropologia e criação (estudo do homem), Cristologia (estudo de Cristo), Pneumatologia (estudo do Espírito Santo), Soteriologia (estudo da salvação), Eclesiologia (estudo da igreja) e Escatologia (estudo do fim dos tempos).

Os capítulos são curtos e breves, mas possuem discussões aprofundadas e referências de materiais de apoio. É um livro muito bom para quem está começando no estudo da teologia e não conhece muito bem suas divisões e estrutura.

Sua perspectiva teológica é baseada em um visão protestante reformada. Apesar de apresentar outras visões e opiniões, o livro detém-se nessa perspectiva e o autor busca refutar as outras interpretações teológicas.

É um ótimo material de estudo. E, ainda que eu discorde de alguns pensamentos do autor, reconheço que a leitura é muito importante para o conhecimento da fé Cristã, pelo menos, no que se refere à suas bases fundamentais.

Daniel-Ef2:8 28/01/2022

Excelente introdução
Caso você queira começar a estudar as doutrinas cristãs essa sistemática do R.C. Sproul é a melhor para se iniciar os estudos, pois tem uma linguagem de fácil entendimento, é simples com capítulos curtos e bem direta nos assuntos. Como todo livro de estudos sempre terá um ponto ou outro que eu não concordo, porém o autor é firme em defender suas opiniões acerca de certos pontos um pouco mais complicados e discutíveis, o que faz com que o leitor tenha uma segurança a mais para estudar tema a tema comparando com sistemáticas mais completas e exaustiva. Vale a pena o investimento e o estudo mais apurado usando esse livro como uma espécie de bússola.

juliafinamore 09/01/2021

um teólogo que glorifica a Deus
um dos primeiros argumentos de sproul no livro é que todos nós somos teólogos (ou seja, pensamos e temos conceitos enraizados em nós a respeito de Deus), a questão é se somos teólogos que entendem verdadeiramente quem é o verdadeiro Deus, revelado nas Escrituras. e acredito que ele escreveu esse livro para nos ajudar a olhar para a direção certa.

quando pensamos em teologia, normalmente nos vem a cabeça algo complexo ou algo que só os pastores deveriam estudar. mas, teologia nada mais é que o conhecimento de Deus e eu acredito fortemente que todos os cristãos devam ter uma vontade enorme de conhece-lo. e pra nos ajudar, r.c. sproul escreveu um livro com uma linguagem simples e acessível, mas profunda e transformadora.

esse livro nos permite aprender sobre a doutrina da Trindade, sobre Cristo e Sua obra, sobre criação, sobre o porvir, sobre o que significa ser igreja e muito mais. tudo isso como se estivéssemos sentados no sofá escutando um avô falar. e apesar dos assuntos terem sido tratados por alto, temos boas referências para nos aprofundar no que quisermos.

e o mais importante, é que esse livro usa como base não o achismo de homens ou teorias filosóficas a respeito do cristianismo, usa a própria Palavra de Deus. eu o recomendo fortemente para quem tem interesse de estudar temas difíceis abordados na Bíblia e que desejam crescer cada dia mais no conhecimento do Senhor Jesus Cristo.

hoje sproul está na glória, ele finalmente está na presença daquEle que o motivou a estudar, pastorear e ensinar. com esse livro, principalmente com a conclusão, o desejo do meu coração não é me sentir intelectualmente superior, mas é contemplar a face de Deus na glória e vê-lo como Ele realmente é, só assim poderei conhecê-lo plenamente!

(jonas madureira?s voice) você não pode passar dessa vida sem ler esse livro!
Barbara.Tomaz 09/01/2021minha estante
jonas madureira's voice ?. Bom comentário!

juliafinamore 09/01/2021minha estante

Gladstonier 20/02/2021minha estante
Resenha excelente, deu vontade de ler o livro. Me fez lembrar a frase: "Quem diz que ama a Deus, mas não gosta de teologia, está dizendo que quer todos os benefícios de Deus, mas não quer conhecê-lo."

juliafinamore 20/02/2021minha estante
obrigada! leia sim, é muito bom ?

JoAo.Magno 28/06/2021

Perfeito
Extremamente necessário, não há nenhuma resenha que ressalta a importância devida desse livro! Deveria ser de leitura obrigatória a todo cristão

Mimi 21/10/2017

Teologia simples para qualquer um
Livro muito interessante pelo simples fato de apresentar uma teologia completa, mas em termos simples para leitura desde teólogos experientes quanto iniciantes e até mesmo leigos no assunto. Dividido muito bem em categorias sobre as várias características de Deus, sempre com apoio bíblico e referências para maior aprendizado.
Realmente um livro para todas as idades e mentes.

marianalimareal 28/12/2023

Importante
O livro aborda temas ligados a Teologia mas não a uma religião, o autor traz os pontos de vista das denominações para os assuntos discutidos e fica para nós leitores concordar ou não.
Tem muito conteúdo e com respeito! Gostei bastante!!!

Gianny 24/02/2021

Acredito que todo cristão deveria ler este livro para assim entender com profundidade a fé que profesa.

O autor trata de diferentes temas teológicos de uma forma simples facilitando a compreensão.

E uma perfeita introdução à teologia sistemática.

Matheus Alves Carmo 30/09/2019

Ótimo para quem está iniciando estudos de teologia
Essa foi certamente uma das melhores leituras do ano. Sempre me interessei por teologia (tanto que o ensino bíblico em si foi o que sempre valorizei mais na minha vida cristã), mas esse é o primeiro livro de teologia em si que leio. R. C. Sproul mostra um panorama geral sobre vários assuntos da teologia. Apesar de não completamente aprofundados, o que não é a proposta do livro, todos são muito bem tratados, e pude aprender muitas coisas, e conhecer muitas outras nas quais posso vir a me aprofundar.
Apesar de o autor ter uma visão própria de vários temas - O que ele diz explicitamente - ele nos dá as visões contrárias, e a base destas, para que possamos ponderar sobre. A linguagem e o ritmo são ótimos, e o ensino é muito edificante. Amei demais!

Julio.Henrique 23/01/2022

Somos todos teólogos
O propósito do livro, de autoria de R. C. Sproul, é apresentar uma introdução à teologia sistemática, o que foi plenamente alcançado.
O presbiteriano Sproul, na perspectiva calvinista, trata sobre algumas subdivisões da teologia sistemática: teologia propriamente dita, antropologia, cristologia, pneumatologia, soteriologia, eclesiologia e escatologia.

Leitura fácil, bastante acessível para iniciantes no estudo da teologia, em Somos Todos Teólogos o autor consegue fazer um diálogo entre a teologia sistemática e a teologia bíblica e histórica, ainda que de maneira sucinta. Há farto embasamento bíblico e algumas análises teológicas das propostas de pensadores da teologia e da filosofia. Muito bom.

Vieira 08/06/2021

Somos todos teólogos
Sproul apresenta as doutrinas basicas do cristianismo com muita lucidez e clareza. Seu livro é uma otima referência em teologia sistemática.

Wdson 04/08/2021

A Simplicidade da profundidade.
Aparentemente o título é meio paradoxal, afinal como pode haver simplicidade em meio a certa profundidade teológica ?

Existe uma maneira de sermos simples e ao mesmo tempo multifacetados intelectualmente?

Em outras palavras podemos expandir e transcender nossa compreensão sobre determinados assuntos de difícil compreensão usando palavras de fácil acesso e de incisiva importância?

Enfim acredito que esta introdução é um ótimo início à aquelas pessoas que desejam conhecer um pouco deste universo tão amplo que a Teologia Sistemática nós oferece, muito bom para quem nunca teve acesso a um conteúdo desse segmento e que deseja conhecer um pouco mais sobre.

A forma simplificada do Sproul de aplicar determinados conceitos facilita muito e se torna uma porta de entrada para um estudo mais abrangente.

Vanderley Batista 17/08/2020

Melhor teólogo
Sproul se tornou meu teólogo favorito. Sua clareza, simplicidade e sabedoria ao explicar as doutrinas bíblicas é surpreendente.

1 | 2 | 3 | 4