Gunnm #18

Gunnm #18 Yukito Kishiro

Resenhas - Gunnm #18

Cristiano.Cruz 05/06/2023

Finais e Começos
Tenho uma crítica a Gunnm. O caminho percorrido pela protagonista e seus parceiros é bem mais empolgante do que seu final.

E não é que isso seja ruim. Se não fosse pela pilha de leitura acumulada, voltaria ao seu início mais uma vez - já o fiz uma ou duas vezes -, o que somente reforçaria a tese da força desse início, que ainda me seduz; diferente de sua conclusão.

O que me trouxe novamente a este último volume. Uma nova oportunidade de relembrar acontecimentos que podem auxiliar na imersão do que seria a sequência da obra de Yukito Kishiro: Last Order.

Vamos dizer que nesta nova releitura posso acrescer um novo item que passou desapercebido anteriormente: o posfácio. Escrito pelo proprio autor, esse excerto tornou mais compreensível sua intenção para com Gunnm (agora Alita).

O autor diz que não os criou (personagens) "[...] com a intenção de fazer qualquer crítica específica. A cidade da sucata é um mundo onde todos os valores se perderam. Lá não existem lendas, tradições ou ideologias. Nós vivemos exatamente num mundo assim. O importante não é julgar se isso é bom ou mau. O importante é nos conscientizarmos desse fato."

Depois disso, não dá para ir incólume para sua próxima obra. E mesmo que o final não seja a apoteose por mim imaginada, sei que a viagem por si só já será o suficiente.