A Clash of Kings

George R. R. Martin

Resenhas - A Clash of Kings

Alê 05/04/2021

A Fúria dos Reis
Decidi ler os livros de Got em inglês pra aumentar o meu vocabulário. No caso do segundo livro, reli pois não lembrava de quase nada (li pela primeira vez em abril de 2019), e me surpreendi com o quanto minhas opiniões mudaram, e também como a linguagem é mais simples do que eu esperava, porém muito inteligente. Passei a gostar de alguns personagens mais, tanto pela sua voz narrativa quanto por eu saber como será o seu fim na série. Recomendaria essa leitura para um amigo, mas aconselharia que ele lesse depois de um livro curto ou junto a um livro curto, porque pode ser bem massante (principalmente em capítulos narrados pelo Jon ou Bran, que são bem arrastados).
Helen Lima 05/04/2021minha estante
Realmente os capítulos de Jon e Bran são arrastados. O melhor pra mim são os da Daenerys ?

Alê 05/04/2021minha estante
Siim, é uma pena que ela não apareceu tanto nesse livro. Também adoro os da Cat e do Theon.

Helen Lima 05/04/2021minha estante
Verdade, é uma pena! Mas o último livro certamente ela aparecerá bastante

melquinho 06/04/2021minha estante
??

Lauraa Machado 18/01/2022

Não tão bom quanto o primeiro
O primeiro livro dessa série me surpreendeu demais. Talvez porque me falavam que era uma leitura difícil e acabou sendo bem divertida, ou talvez só porque eu esperava ficar mais impressionada e incomodada com as mortes e os abusos. Mas quando fui ler esse segundo livro, estava esperando amar como amei o primeiro! Não chegou muito perto, infelizmente. Ainda é um livro muito bom e não cheguei a achar que estava enrolado nem nada assim, mas a história é bem mais parada e tem algumas coisas que me incomodaram.

A primeira coisa que não funcionou para mim foram as várias descrições e menções sobre estupro! Nenhuma veio como algo bom, de personagens bacanas, claro. Ninguém vai achar que o Mountain é um exemplo de pessoa, certo? Mas também não precisava descrever as cenas, sabe? Desnecessário e, se era algo para chocar, não funcionou também.

Mas acho que o fraco do livro é parecer ser uma conexão entre o anterior e as próximas coisas relevantes que vão acontecer. A história da Dany, por exemplo, parecia estar em uma espera gigante, bem enrolada. Jon também demorou para ter algo interessante acontecendo com ele. Enquanto isso, as guerras no resto do continente foram só teóricas por quase o livro todo e, no final, a parte que era mais intrigante, para mim pelo menos, ainda foi deixada para depois!

A série continua muito boa, eu gosto demais da história e o Tyrion segue sendo meu personagem favorito, mas este não é um livro tão emocionante e intrigante quanto o primeiro! Ele perdeu a novidade que o anterior tinha e não conseguiu criar uma própria. Mas eu continuo bem animada para ler os próximos!

Lu 18/11/2011

É até difícil escolher as palavras certas para definir o que foi a experiência de ler a sequência do eletrizante Guerra dos Tronos. Estou fascinada pela saga criada pelo George RR Martin. Seu mundo é cheio de cor, som e fúria.

Comparado com este, o primeiro volume tem uma história mais "redonda", por assim dizer. Minha única crítica seria que Martin enrolou um pouco demais aqui. Em um autor menos talentoso, isso seria irritante. No caso de Martin, o recado é que ele controla as regras do jogo e os eventos acontecerão exatamente no momento em que ele deseja.

E, de fato, ele sabe o que está fazendo. Considerando os acontecimentos anteriores, ele mostrou que as consequências não seriam menos terríveis. É um livro bastante cruel, e por isso, cada pequena vitória dos heróis conta muito. E o fato de que alguns estão em lados opostos só torna as apostas mais altas.

Adorei o fato de que vários personagens foram melhor desenvolvidos, especialmente Bran, que provou ser muito corajoso. Ele e Arya roubaram a cena, embora eu tenha adorado acompanhar as intrigas do Tyrion!

Não resisti e já emendei a leitura do terceiro livro.

Fe Sartori 19/11/2011minha estante
Aee Lú,
Resenha ótima!! Ainda bem que tenho os livros me casa,hahahahahaha. Depois da sua resenha querooo muitooo ler.

Denise 06/12/2011minha estante
Lu,
eu também achei que o Martin mostrou que "domina" a série nesse livro, gostei dessa sua interpretação!
O que eu senti na leitura é que me transportei para o "tempo" de Westeros e do autor... Gostei mais desse do que do primeiro inclusive, rs.
Acho que o que me cativou foi mesmo o desenvolvimento dos personagens e da trama. O terceiro é muito bom também: muda um pouco o "clima", está cada vez mais próximo o inverno. ; )

Anne Balbueno 09/12/2022

Não tem pra ninguém
Georginho é o maioral e todo mundo sabe mas meu deus que execução perfeita.

Apesar de já ter acompanhado a série toda, estar lendo os livros é uma outra sensação. Amo os multi narradores. Ele é imenso e no final eu só queria mais.

Esse universo é fantástico e não vejo a hora de ler os outros livros (até os que não existem ainda hm kkkk)

Hibrael.Araujo 24/02/2020

Bom, este livro teve um desenrolar bem mais morno que o primeiro mas Martin sabe exatamente o que faz em cada uma de suas palavras.

A tensão pela disputa do Iron Throne cresce cada vez mais durante esse livro, novos interessados surgem, negociações, mortes, batalhas, normal para a série em si. Um dos pontos que mais me chamou atenção foi a exploração maior da espécie de "magia" presente no mundo através do personagem de Stannis e Melisandre, ponto que senti falta no 1° livro.

Além disso a pegada mais para o lado político neste livro é algo que se mostra muito bem arquitetado por Martin, o que é bem difícil de se fazer principalmente em uma fantasia épica.

A exploração das terras após a muralha e a introdução dos "Wildlings", foi espetacular, Jon Snow e os Night's Watch são sensacionais de se ler, e ver todas as situações que eles enfrentam, estando inseridos em um contexto que parece fazer parte de outra história, mal posso esperar para ver o resultado quando tudo se misturar no mundo de Martin!

04/11/2011

A história da família Stark e sua desintegração corre em paralelo a situação de instabilidade no reino de Westeros; um adolescente volúvel e sádico torna-se o rei, seus tios lutam entre si para assumir o seu posto, enquanto Robb Stark tenta manter seu título, dado pelos seus súditos, de Rei do Norte. Bran Stark , O Aleijado, enquanto permanece sem seus irmãos e sua mãe em Winterfell, faz novas amizades que o auxiliam a descobrir mais sobre sua história entrando mais no reino da magia, mas isso não é suficiente para proteger a si e seus súditos que vivem em Winterfell. Arya Stark segue o caminho para A Muralha assumindo o nome de menino, Arry, aprendendo a sobreviver com a fome e a luta pela vida. Jon Snow, com seus companheiros de preto, seguem em uma jornada , descobrindo formas diferentes de vida social, adiante a muralha. Além de Westeros, Daenerys Targaryen , mãe dos 3 dragões, vê-se disputada, não pela sua beleza, mas pela força que seus pequenos dragões podem trazer no futuro, mas sua determinação volta-se para Westeros, para retomar o trono que fora tomado de sua família.
A história é complexa como um bom jogo de xadrez, com personagens não maniqueístas, todos tem nuances de cinza, é algo para ser lido vorazmente!

sabinesuffert 05/03/2023

Bem bom
Achei o livro num geral bem bom, muitos capítulos bem escritos (como o primeiro livro também) mas achei que muita coisa ficou mal explicada e varios capitulos foram muito desnecessários...
Meio estranho quando as pessoas morrem mas dai não morrem mas dai era tudo pegadibha do malandro e morreu mesmo... confuso. Espero que no próximo ele explique um pouco melhor.

ThaísLR 14/02/2013

Meu Deus... que enrolação!O livro poderia ter sido escrito em trezentas páginas, no máximo. Não é por nada que a série de tv mostra cenas que não estão no livro: a maior parte do tempo nada acontece. Ainda bem que o terceiro livro é muito melhor. Pra quem empacou no segundo livro: desencana, assista o seriado e vá pro terceiro. Não faça como George R. R. Martin, não perca seu tempo.

Nana 21/03/2020

Muito bom e bem envolvente assim como o primeiro, tirando os capítulos pov do theon que são insuportáveis.

Caio Gomes 20/03/2015

The battle fever
He had never thought to experience it himself, though Jaime had told him of it often enough. How time seemed to blur and slow and even stop, how the past and the future vanished until there was nothing but the instant, how fear fled, and thought fled, end even your body. "You don't feel your wounds then, or the ache in your back from the weight of the armor, or the sweat running down into your eyes. You stop feeling, you stop thinking, you stop being you, there is only the fight, the foe, this man and the next and the next and the next, and you know they are afraid and tired but you're not, you're alive, and death is all around you but their swords move so slowly, you can dance through them laughing". Battle fever. I am half a man and drunk with slaughter, let them kill me if they can! Tyrion Lannister.

Lari 28/06/2019

Melhor que Game of Thrones, esse foi meu pensamento durante quase o livro todo. Talvez não tenha tanta ação como o primeiro, mas jogo político de Westeros foi o que mais me cativou aqui. Eu amo e sempre amei a política que GRRM criou e aqui fica bem forte as disputas por território e, claro, pelo tão cobiçado Trono de Ferro.
Apesar de ter poucos capítulos, Davos é introduzido ao livro como personagem principal e Theon, que é desprezível nesse começo, também. São dois personagens que eu sempre gostei da evolução e fiquei feliz em saber que eles entram para a história desse jeito. Daenerys tem poucos capítulos também, mas não deixam de ser ótimos e com bastante menção da vontade da mãe dos dragões para voltar e reconquistar seu trono.
Os irmãos Stark e Tyrion tem a maioria dos capítulos, o que pra mim é perfeito já que são meus personagens favoritos. Nesse segundo volume vemos Bran desenvolvendo seu terceiro olho, Sansa começando sua dura caminhada à liberdade, Arya lutando (literalmente) para sobreviver, e Jon na muralha e além dela.
A dinâmica entre Tyrion e a Cersei foi algo que sempre me abriu muito para a série, acho incrível a maneira como eles se tratam e como o jogo político está enraizado na relação dos dois.
Acho que por enquanto é isso, pretendo ler o terceiro volume muito em breve, mas não agora porque preciso de um descanso dos personagens.

Bruna.Coutinho 09/04/2020

O inverno está chegando
Tive que continuar essa saga e já estou sofrendo por não ter fim. (Não aceito o fim da série). A guerra começou em Westeros e ninguém está a salvo. Adoro a perspectiva de cada ponto de vista, até das personagens mais odiosas. Ótima leitura!!!

Ezequias 10/08/2012

A continuação de uma saga
Repito aqui o que disse na minha resenha sobre a edição brasileira.
O livro é excelente, e, logicamente, não tenho o que reclamar sobre a tradução apressada, aqui tudo tem a agilidade que merece.

Aileen 11/03/2012

O inglês do livro é muito difícil... resolvi parar e comprar em português ;)