Ecos

Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

Tarquini 31/10/2023

Em Harmonia com os Irmãos Grimm
"Ecos" é um romance escrito por Pam Muñoz Ryan, publicado em 2015. Esta obra de ficção infantojuvenil é uma celebração da música, do poder da conexão humana e de histórias interligadas que transcendem o tempo. O livro é uma verdadeira sinfonia de narrativas, entrelaçando quatro histórias aparentemente independentes através da música e da magia.

A trama começa com a história de Otto, um jovem músico que se perde na floresta e encontra três irmãs misteriosas: Friedrich, a irmã mais velha, Elisabeth, a do meio, e Werner, a mais jovem. Eles estão ligados por suas histórias e pela música que compartilham, encontrada em um antigo livro de partituras, "O Livro Mágico".

Em seguida, somos levados à Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, onde Friedrich, um talentoso violinista, enfrenta desafios sob o regime nazista e sua paixão pela música o ajuda a sobreviver.

A terceira história nos leva à Califórnia, onde Ivy, uma jovem latina, encontra o mesmo livro de partituras "O Livro Mágico" em uma biblioteca. Ela também está ligada à música, uma herança familiar e uma missão para garantir que a música de Otto, Friedrich e os irmãos alcance o mundo.

Finalmente, a quarta história nos apresenta Mike, um órfão que é apaixonado por música e encontra o mesmo livro em uma biblioteca local, levando-o a um encontro inesperado que muda sua vida.

O livro "Ecos" é uma celebração da universalidade da música e do poder que ela tem de conectar pessoas através do tempo e da distância. Cada narrativa é repleta de personagens cativantes e emocionantes reviravoltas, mantendo os leitores envolvidos e ansiosos para descobrir como todas essas histórias estão conectadas.

Pam Muñoz Ryan utiliza uma prosa lírica para transmitir a importância da música como uma linguagem universal que transcende barreiras culturais e temporais. Ela também aborda temas de justiça, resiliência e solidariedade, tornando "Ecos" uma leitura enriquecedora para jovens leitores e adultos.

No geral, "Ecos" é uma obra notável que capta a beleza e o poder da música, enquanto explora temas atemporais de esperança, perseverança e a capacidade de conectar gerações através de uma paixão compartilhada. É uma leitura que encanta e inspira, oferecendo uma experiência literária rica e emocional.

Debora132 24/10/2023

Foi uma leitura fora da minha zona de conforto, mas foi muito bom!! Fiquei supresa com o quanto eu fiquei entretida com a história.

Gabriella 14/10/2023

Emocionante
Ahhhhh, que perfeição! Chorei igual uma condenada com esse livro, ele é muito perfeitinho!
Ele aborda temas SUPER sensíveis, então olhem os gatilhos!
Eu não tenho palavras para descrever o quão perfeito esse livro é! Me emocionei com cada uma das histórias, chorei, ri, me emocionei, fiquei triste, fiquei feliz, fiquei com raiva!
Apenas leiam que vocês não vão se arrepender!

ahcorsuehtam 11/10/2023

Música é tudo
Livro muito bom, que trouxe três contos excelentes que tiveram como tema principal a música, e trouxeram várias questões sociais importantes.

apesar de não curtir muito livros que se passam durante eventos históricos, esse conseguiu me prender muito. me apaixonei pela forma da autora escrever e principalmente pelos personagens.

MArian.Thalia 20/09/2023

Recomendo muito
Ganhei esse livro de presente da minha irmã e na primeira história tinham várias anotações e comentários que ela fez quando estava lendo, me senti lendo o livro junto com ela, amei muito isso.
A história é bem legal e a cada capítulo eu queria ler mais (adoro livros com capítulos curtos ?) o amor dos protagonistas pela música é de cativar, me fez me lembrar da minha adolescência. Amei demais e recomendo muito.
Kelly Dias 22/09/2023minha estante
Que bom que vc gostou, essa parte da música eu sabia que vc iria se identificar ?

MArian.Thalia 22/09/2023minha estante
????

Fofinho6969 01/09/2023

Maravilhoso, incrível, lindo lindo lindo
"Ecos" é uma narrativa emocionante que mescla elementos históricos, folclore e música para criar uma experiência de leitura única. A maneira como as histórias são entrelaçadas e como elas culminam nos momentos mais tensos é um testemunho da habilidade da autora em tecer uma trama complexa e envolvente.

As histórias que se desenrolam no livro, desde a Alemanha nazista até a Califórnia durante a Grande Depressão, são todas cativantes por si só. No entanto, é a forma como Pam Muñoz Ryan tece essas histórias separadas em um todo coeso que realmente impressiona. À medida que os personagens e eventos de cada história se conectam, o leitor é levado em uma jornada emocionante e interconectada

Além disso, a música desempenha um papel fundamental na história, unindo as diferentes narrativas e personagens. A maneira como a música é usada como um elemento unificador e uma força motriz é brilhantemente executada.

Sthe 10/08/2023

Que livro lindo!
Uma história conectada a 3 contos: uma criança alemã, dois órfãos e uma mexico-americana.
As 3 se passam em período de guerra, deixa o coração apertado, quebrando tabus e preconceitos.Marca alguns acontecimentos importantes da guerra
No fim deu tudo certo, a história se conecta e acaba de uma forma linda.
Todos unidos no mesmo propósito: amor pela música

JoYulli 10/08/2023

Achei que não ia prestar.
Que livro sem vergonha, tudo começa com 3 princesas sendo deixadas na floresta e com isso elas pedem ajuda pra saírem de lá. Com isso começa 3 histórias diferentes, que terminam em aberto ou era o que eu pensava. E no final tudo se encaixa como se a gente tivesse montado um quebra cabeças pelas beiradas e as peças do meio só se encaixasse mais tarde. É um livro que põe a gnt pra pensar e mostra como o preconceito era grandioso em períodos de guerra, não que hoje em dia não fosse, mas no período em que pessoas vão lutar por seus ideais os pré conceitos são mais fortes.

Andreia 01/08/2023

Ecos
Como eu amei esse livro, os sentimentos e o amor dessas crianças por música em um período de guerra, foi feito pela autora de forma tão linda que teve capítulos que eu me debulhei em lágrimas. Recomendadíssimo!

Lizandra 25/07/2023

Ja comecei esse livro receiosa, por serem contos, pelo assunto em si e por pensar que poderiam ser histórias tristes. Estava certa, em parte, gostei de todos os contos e foi muito fácil se afeiçoar ao personagens, todos era muitos adoráveis, passei muita raiva pela forma como os contos terminavam e naturalmente imagina que os finais eram tristes, antes mesmo do fim de cada um, em muitos momentos tiveram trechos muito triste e fiquei mt mal. Gostei bastante da ideia toda do livro e como as coisas estão ligadas, o livro físico em si então é espetacular, um trabalho impecável do design e todas ilustrações, amei toda essa atmosféra de magia/conto de fadas e pra finalizar fiquei muito feliz com o final ????

Mica 12/07/2023

Um dos melhores que já li!
Esse livro não era nada do que eu esperava, comprei sem ler a sinopse e fiquei muito feliz por ter feito isso...
Três histórias profundas e complexas entrelaçadas por um amor comum, a música; cada uma dessas histórias em perspectivas infantis sobre a vida e sobre como tudo deveria ser mas não é. A emoção que o ponto de vista dessas crianças traz é impecável e mostra como o senso de justiça e esperança muda conforme a vida vai traindo a confiança delas.
Chorei o livro todo e leria ele mil vezes se fosse necessário.

(Se atentem aos gatilhos!!!)
Fofinho6969 12/07/2023minha estante
Estou lendo e é fantástico msm

Lays @la.livros 09/07/2023

Ecos - Pam Moños Ryan

Conta 3 histórias...3 ecos... ou seriam um eco que passa por 3 histórias????

Tudo começa com uma lenda, pode ser que seja mais que uma lenda e sim uma profecia.

3 irmãs e uma saga.

1 - Friedich, um alemão, com um grau de deficiência, vivendo em um alemã pré nazismo.

2- Mike e Frankie, dois irmãos, órfãos de pai e mãe, de avó e de qualquer outro parente, vão pata em um orfanato com um piano, mas há algo ruim que vai acontecer.

3 - Ivy, uma filha amada, mas por vezes não compreendida. Uma irmã que ama seu irmão, uma amiga dedicada. Mas a guerra chegou, e tudo mudou.

Uma linda história com uma pitada de fantasia.

Leia, vc vai terminar o livro com o coração quentinho.

"Os corações estão feridos. Indivíduos que costumavam ser amigos não são mais. Vizinhos não são vizinhos. Durante uma guerra, as pessoas acham que precisam escolher um lado e jogar a culpa no outro. Os corações fico menores."

#clubedodesencalhe #ecos #fantasia

Thallyta8 30/06/2023

Uma das melhores obras da Darkside.
Primeiramente, devo dizer que a capa da obra é linda e as bordas das folhas em laranja são um charme a mais. Além disso, contam com fontes e ilustrações nos capítulos muito belas.
A obra de Pam Muñoz traz a história de 3 princesas que foram aprisionadas numa gaita, por meio delas conhecemos, ao longo do tempo, protagonistas que lidam com grandes problemas do seu tempo, principalmente o apartheid e conflitos bélicos.
A história, ou melhor, as histórias me prenderam muito, pois comprei "Ecos" só pela capa, mas depois gostei muito da obra. Principalmente, porque gosto muito do genêro gótico, terror e suspense, e tudo que era fora desse eixo não tinha muita vontade de ler. Porém, essa leitura me transformou e me fez apreciar outros gêneros literários. Sem contar, que o Plot Twist que ela fornece no final me marcou, porque fui feita de trouxa por um livro pela 1° vez.
Ademais, ela abordar assuntos muito importantes, como: as consequências e tristezas que a guerra traz, as dores que ditadores e ideologias errôneas podem causar, etc. Então, ao mesmo tempo que uma realidade bélica é explorada, surge um universo místico que se funde a ela para apaziguar esses problemas. Para mim, foi surpreendente, porque nunca pensei que esses temas poderiam ser trabalhados juntos.
Então, recomendo que você mesmo compre e leia "Ecos" e tire suas conclusões e lições.

Cau @caumunhoz 20/06/2023

Totalmente supreendida por essa história, e que final foi esse?! Histórias doloridas, fortes, mas maravilhosas demais.

Luhran 07/06/2023

Há muito tempo atrás, um garoto chamado Otto prometeu libertar três irmãs que eram prisioneiras de uma bruxa no meio da floresta após as mesmas o ajudar a encontrar o caminho de casa. Com o espírito das irmãs dentro de um gaita com um som encantador, Otto deixa que o instrumento no decorrer dos anos ajude outras pessoas através da música.
Ecos ecoa em três histórias destintas no período da grande segunda guerra, onde o nazismo se instalava na Alemanha e destruía lares por diversos lugares. Com a gaita em mãos, os protagonistas apaixonados por música transmitirão uma dolorosa história.
Em 1933, Friedrich é um garoto cheio de sonhos e quer mais do que nunca ser um músico tão talentoso quanto seu pai. O que ele jamais imaginaria, é que a Alemanha Nazista se alastraria de uma forma irreparável e destruiria todas as suas expectativas para o futuro. E nem a música, seu maior refúgio, o salvaria da solidão da guerra.
Em 1935, a gaita de Friedrich parou nas mãos de dois pequenos garotos da Pensilvânia e nunca saberemos como. Mike e Frankie são dois irmãos que vivem num orfanato após perderem sua avó. Talentosos em níveis extraordinários, os irmãos inseparáveis usam a música para encontrarem aconchego e quem sabe, novamente um lar.
Já em 1942 na Califórnia, Ivy mora nos EUA mas descende de uma família de imigrantes mexicanos. Além de toda a xenofobia que encara em sua própria vivência por sua descendência, ela descobrirá que os Americanos também distribuíam esse ódio em famílias japonesas e até os enviava para campos de concentração. Com a gaita de Otto em mãos, ela usará a música para se libertar de rótulos inapropriados.
Ecos enlaça três histórias distintas num único propósito. Todas doloridas, com personagens cativantes e que nos encantam através de sua paixão pela vida e pela música. Num período difícil, com o caos instaurado no mundo, as crianças aqui narradas certamente nos arrebatam para um lugar desconfortável e nos presenteiam com um coração apertado em toda a leitura.
A história de Mike e Frankie me fez soluçar de chorar em diversos níveis. Definitivamente li este livro sem saber sinopse alguma e sem esperar que me destruiria tanto.