Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

Ana Ponce 04/01/2023

AMOR define
Que livro tocante, amorzinho e poético.
A forma como a música é trabalhada é muito linda, como as histórias vão se entrelaçando é fantástico.

Mais comentários no vídeo carregado aqui no SKOOB.

Laura 31/12/2022

? História: 9/10

? Personagens: 7/10

? Enredo: 7.5/10

? Desfecho: 10/10

? Escrita: 7/10

? Observações: são três histórias que se envolvem durante a guerra, envolvendo a música e como ela é capaz de unir as pessoas. Todos os personagens são ligados pela gaita M, e todos se encontram no final, mesmo sem saberem do passado.

Ariane.Pacanaro 20/12/2022

Li esse livro em 2015 e agora em 2022 reli. Normalmente faço isso com livros favoritos para entender se foi um momento ou se realmente a experiência de leitura foi maravilhosa.
Pasme: ESSE LIVRO CONTINUA PERFEITO DEMAIS!!!

Rafaela 16/12/2022

Ecos
Três irmãs chamadas Eins, Zwei e Drei. Um, Dois e Três. Três princesas que escaparam das garras da morte para se tornar prisioneiras de uma bruxa. A única maneira que elas têm para quebrar o feitiço e escapar da floresta onde vivem é através da música. Uma harmonia em três vozes capaz de viajar pelo tempo e espaço, e tocar profundamente a vida das pessoas que a escutam.ECOS, da premiada escritora norte-americana Pam Muñoz Ryan, é uma fábula como há muito não se via ? ou se ouvia. Um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmãos Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 1930. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música.A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial ? ?a guerra para acabar com todas as guerras? ?, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda.Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca.Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial.Personagens com dramas diferentes, mas um amor transformador pela música. Cada um à sua maneira, eles são afetados pela magia das três irmãs.

Lewrites 16/12/2022

Uma das melhores leituras do ano
Nunca li nada da autora e já me apaixonei. O jeito como ela aborda temas sensíveis, protagonistas cativantes e uma escrita deslumbrantes. Eu simplesmente estou encantada. A história é linda, não é cansativa, com várias reviravoltas. Sinto que a cada vez que eu reler esse livro terei outra visão. Me emocionei várias vezes, eu amei esse livro.

Gui 16/12/2022

5 estrelas e favoritado
Muito muito muito bom.
Esse livro ficou como um quentinho no meu coração e um sinal de esperança de certa forma.
Devo reconhecer que a autora, Pam Muñoz, é muito talentosa. A escrita dela, além de tocante, é humana e sensível. Ademais, Pam se propõe a tornar o tema central da obra sobre a conexão através da música e ela executa tal meta com êxito. O livro é extremamente bem feito e todas as pontas se encaixam e se conectam. Uma obra linda, humana, sensível e esperançosa.

lucw 15/12/2022

"Seu destino ainda não está selado
Até na mais sombria noite
Uma Estrela brilhará, um sino tocará
Um caminho será revelado."

O livro é formado por três histórias diferentes, a do garoto talentoso, dos órfãos e da garota no laranjal. No final do livro, o destino dos protagonistas de cada conto é entrelaçado.

Não sei bem como me sentir em relação a livro, me senti imerso na história, mas faltou alguma coisa... Não entendi o motivo do título ser "Ecos"(?)
A história é bem simples, sem muitas reviravoltas grandes, creio que botei muita expectativa no livro.

Rafa 15/12/2022

Magnífico
Amei ler este livro incrível e tão tocante! São 3 contos que eu nem sei classificar qual foi o melhor, pois tive sentimentos bons com todos eles. E o final??? Simplesmente apaixonante!
A leitura fica ainda mais incrível se realizada ouvindo sons instrumentais de fundo! Experiência maravilhosa!!!

BArbara 11/12/2022

que história fascinante!
apaixonada e apegada pra sempre! os 3 contos conseguiram me prender de uma forma mágica, o contexto da guerra, a importância da arte, a ligação pela música.... tudo escrito de uma maneira sensível, que toca, que nos transforma. merece todos os títulos que possui.

Karen 25/11/2022

Não é o que eu esperava
Quando vi as pessoas comentando sobre como esse livro havia sido incrível e impactante, eu estava esperando algo. E pela incrível ideia de semelhança com o menino do pijama listrado após as primeiras paginas. Acreditei que iria chorar muito,
Mas a histora cresce e se desenvolve, gostei principalmente dos meninos orfãos, e do final onde todas as coisas dão certo e tudo se torna exatamente o que deveria ser quando termina as partes.
Muito feliz, de uma forma irreal, mas ainda sim acolhedora e divertida.

Diana 22/11/2022

Ecos um livro leve ,formado por vários contos,tendo com a base a música. Os contos no final tem um desfecho que finaliza o livro,satisfazendo todos os estórias.

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 11/11/2022

Resenha | @wingardiumlivros
O livro é separado em 3 histórias independentes, sempre narrado com o ponto de vista das crianças, e na última parte as histórias se conectam. Conhecemos a vida e as dificuldades das famílias de cada uma dessas crianças e a todo momento eu tive a sensação de que nada ia dar certo na vida dessas pessoas, mas ainda bem que eu estava errada! A música salvou essas crianças de uma maneira linda e única! No livro a vida é cruel e ao mesmo tempo gratificante. Tem uma pitada de magia, drama e momentos únicos descritos pela autora.

O que mais me atraiu nesse livro foi a inocência e a simplicidade das crianças sobre questões que ainda são debatidas até hoje. Questões políticas, racismo e até outros tipos de preconceito que permanecem na sociedade atual. E a lição que o livro traz também é maravilhosa. Precisamos acreditar que sempre há algo de melhor pra nós, só precisamos resistir e persistir nesse caminho até lá.

Recomendo pra todo mundo que gosta de livros que mostram os pontos de vista infantis e que gostam de música! É o tipo de leitura pra fazer diversas marcações e se deixar tocar pela beleza da vida.

site: https://www.instagram.com/wingardiumlivros/

bardo 05/11/2022

A primeira coisa que deve ser louvada aqui é a qualidade da escrita da autora, apesar do uso um tanto irritante de um recurso, sua escrita consegue prender o leitor apesar da frustração. E não, o livro não é ruim muito pelo contrário de fato ele merece o hype que possuí, entretanto receio que os leitores mais afoitos tendam a não terminar a leitura. A autora utiliza o recurso de cortar a história em seu clímax, alguns autores fazem isso, mas retomam normalmente no capítulo seguinte, não é o que acontece aqui. O que dá pra dizer sem entregar muito é que ao fim e relevado o fato de que sim estamos lendo um conto de fadas tudo dá certo. E sim, é preciso se ter muito em mente, estamos diante de um conto de fadas; não vale torcer o nariz para certas coincidências. A despeito disso é uma história com um peso emocional muito grande, tem um aspecto social tratado aqui, nos agradecimentos veremos que foi baseado em fatos reais o que torna o livro ainda mais relevante e interessante. Vale ainda comentar o adendo e novamente, vai encantar alguns e afastar outros; para o leitor ligado a música erudita e/ou seja ou já tenha sido músico, o uso da música e a forma como ela é tratada e é crucial na narrativa vai encantar e muito. Ouso dizer que todos os que já tocaram um instrumento (ou cantam) em algum momento vivenciaram algo que é descrito na narrativa, poucos livros são capazes de falar sobre isso sem cair na artificialidade, o que não é o caso aqui. Enfim um livro que merece sim o hype e no mínimo desperta a curiosidade para conhecer mais do trabalho da autora.

Jonscythe 19/10/2022

Não me cativou como imaginei
Eu estava esperando considerar esse um dos livros favoritos da vida, mas fui frustado, principalmente pelo fato da escrita (ou tradução) não ter me cativado. Achei arrastado e mal contado na maior parte do tempo. O capítulo inicial e final são os únicos que me deram um gostinho de magia na escrita.