Ecos

Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

wtfartby 21/12/2023

?Todo mundo precisa de leveza,até mesmo nas épocas difíceis?
Confesso que comecei a ficar frustrada com esse livro, pois achei que não teria um final para cada história. A Pam separou o livro em partes, contando uma história em cada uma e depois finalizou muito bem. Foram histórias chocantes, emocionantes, divinas. Um tipo de leitura que faz você ficar se questionando o que vai acontecer depois de cada capítulo.

Ju 15/06/2020

MEU DEUS DO CÉU
Cá estou eu, uma mulher que quase não chora com livros, chorando, felicíssima e só querendo ouvir música pro resto da vida.
Livro perfeito, literalmente nenhum defeito!

Lila 14/03/2020

Some Enchanted Evening
Quando cheguei no final da segunda história já tinha decidido que esse livro não era pra mim, mas não gosto de não terminar livros (ainda mais um tão pequeno quanto esse).
Boy OH boy! Ainda bem que não desisti.

No comecinho da terceira história já dava pra ver que ia dar uma merda gigantesca, então li com muitas pausas justamente pra postergar o final triste. Mas acordei cedo no sábado e resolvi tirar o band aid.

Antes de qualquer coisa, recomendo que você leia ouvindo a trilha sonora. (Rhapsody in Blue principalmente)
O TANTO que me emocionei com o final do livro! Chega que chorei até.
Mudei completamente de opinião. São assuntos pesados, mas tem uma certa delicadeza e leveza. Não sei como explicar. São crianças em tempos de guerra, mas envolto em contos de fadas.

Por favor, leiam! (e ouçam as sinfonias)

tomperadinha 29/12/2021

entrelaços
esse livro é de uma doçura inexplicável. as três histórias te fazem ter gosto de quero mais com os desfechos meio entreabertos.
é tão gostoso e interessante ver como todos os personagens se conectam através da música, os laços que a música cria e como ela salva a vida das pessoas.
não importa o momento ou a circunstância, a música é capaz de salvar a vida das pessoas.

queria só deixar aqui como uma indicação. ecos é leve, delicioso e vale a pena ser lido.

Kal 11/06/2020

Muito lindo
mt gostoso de se ler, todas as história conectadas através da música, o amor com a música ???

Anna caldieri 28/03/2021

Emocionante!
Que livro emocionante! alem da edição ser linda e dar uma outra cara para a leitura, o livro tem um enredo muito emocionante. Eu amei tanto a escrita da autora! ???

Tarquini 31/10/2023

Em Harmonia com os Irmãos Grimm
"Ecos" é um romance escrito por Pam Muñoz Ryan, publicado em 2015. Esta obra de ficção infantojuvenil é uma celebração da música, do poder da conexão humana e de histórias interligadas que transcendem o tempo. O livro é uma verdadeira sinfonia de narrativas, entrelaçando quatro histórias aparentemente independentes através da música e da magia.

A trama começa com a história de Otto, um jovem músico que se perde na floresta e encontra três irmãs misteriosas: Friedrich, a irmã mais velha, Elisabeth, a do meio, e Werner, a mais jovem. Eles estão ligados por suas histórias e pela música que compartilham, encontrada em um antigo livro de partituras, "O Livro Mágico".

Em seguida, somos levados à Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, onde Friedrich, um talentoso violinista, enfrenta desafios sob o regime nazista e sua paixão pela música o ajuda a sobreviver.

A terceira história nos leva à Califórnia, onde Ivy, uma jovem latina, encontra o mesmo livro de partituras "O Livro Mágico" em uma biblioteca. Ela também está ligada à música, uma herança familiar e uma missão para garantir que a música de Otto, Friedrich e os irmãos alcance o mundo.

Finalmente, a quarta história nos apresenta Mike, um órfão que é apaixonado por música e encontra o mesmo livro em uma biblioteca local, levando-o a um encontro inesperado que muda sua vida.

O livro "Ecos" é uma celebração da universalidade da música e do poder que ela tem de conectar pessoas através do tempo e da distância. Cada narrativa é repleta de personagens cativantes e emocionantes reviravoltas, mantendo os leitores envolvidos e ansiosos para descobrir como todas essas histórias estão conectadas.

Pam Muñoz Ryan utiliza uma prosa lírica para transmitir a importância da música como uma linguagem universal que transcende barreiras culturais e temporais. Ela também aborda temas de justiça, resiliência e solidariedade, tornando "Ecos" uma leitura enriquecedora para jovens leitores e adultos.

No geral, "Ecos" é uma obra notável que capta a beleza e o poder da música, enquanto explora temas atemporais de esperança, perseverança e a capacidade de conectar gerações através de uma paixão compartilhada. É uma leitura que encanta e inspira, oferecendo uma experiência literária rica e emocional.

Rafa Gomide 09/01/2021

Quando li a sinopse do livro achei uma história bem estranha. Na parte inicial do Otto continuei com essa impressão. Porém, já no início da história do Friedrich me encantei com a escrita da autora e com a divisão do livro em capítulos curtos, que tornou a leitura bem fluida. Conforme mudava de história esse encantamento permaneceu: diferentes histórias ligadas por uma gaita que trazia o alívio da música em momentos difíceis.
Para mim, o único problema do livro é que as histórias são interrompidas no seu clímax e depois são explicadas bem resumidas no final. Gostaria de ter visto mais, principalmente, sobre a relação dos irmãos com a Tia Eune e da vida da Ivy logo após o fim da guerra.

Beatriz.Ribeiro 03/07/2022

"Quando a tocar, enxergará e encontrará o caminho."
Uma bruxa, três meninas que querem liberdade e uma gaita encantada, esse é o pontapé inicial de tudo.
Em uma mistura sensacional de realidade e fantasia, entraremos em uma longa viagem, que vai ter como destino vários lugares, com essa gaita que cairá em mãos de crianças que vão nos surpreender, seja por sua total inocência ou pela falta dela, pois algumas foram forçadas, pelo contexto, a amadurecer cedo demais.
A música é o elemento central da obra e o elo que une as crianças, aí que tudo vai começar a fazer bastante sentido. A autora, com muita delicadeza, apresenta várias facetas do poder musical, que pode salvar vidas e até mesmo fazer alguém se sentir parte desse mundo.

Amo livros bem elaborados, aqueles que no final me obrigam a dizer "Nossa, dessa vez fui pega de surpresa!". Se é isso que você também ama, então essa obra deve ser sua próxima leitura.

Paula.Telles 16/05/2020

um livro encantador com uma escrita muito leve e fluida. as histórias te deixam preso de início ao fim, quando temos um desfecho daqueles que aquecem o coração.

Ana Paula Torres 06/06/2020

Ecos
É um conto de fábulas radiante. Fiquei apaixonada pela escrita e a forma como todo o enredo se conecta no final. Simplesmente apaixonante. O melhor conto de fábulas que eu já li...

Samara 27/04/2022

Uma história realmente bonita
Esse livro trás histórias lindas, de um jeito dolorido. Ele vão mostrar como a música pode ser nossa mais fiel companheira no momento em que mais precisamos. Uma mistura de fantasia com realidade. Três histórias que se passando durante períodos delicados da nossa história, primeira e segunda Guerra Mundial, e que consegue nos transmitir uma mensagem de superação, determinação e força. Eu realmente fiquei bastante envolvida na história e não consigo apontar qual dos 3 personagens mexeram mais comigo, pois me senti extremamente tocada por todos eles. É um livro realmente muito bom

Lari - @LitteraLari 03/06/2020

"o que seria pior? Ser aceito ou ser rejeitado? Ele sentiu um peso no coração. Com era possível querer e temer tanto uma coisa ao mesmo tempo."

Com um pequeno toque de fantasia Ecos nos conta 3 historias de superação, de crescimento e de muito amor, principalmente amor a musica.

Começamos, com um pouco de fantasia, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra três irmãs encantadas, prisioneiras de uma bruxa. Otto promete libertá-las, levando o espirito das três dentro de uma gaita de boca e elas o ajudam, com um pouco de magica, a encontrar o caminho de casa.

Muitos anos depois esse instrumento vai chegar a mão de novos donos e transformar a vida de cada um.
- um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo;
- um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula;
- uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial.

Cada personagem tem uma drama diferente, mas um amor transformador pela música e cada um, à sua maneira, são afetados pela magia das três irmãs e nos ensinam uma lição valiosa, de empatia e amor.

"música não tem raça nem qualquer inclinação! Todos os instrumentos têm uma voz para contribuir. Música é uma linguagem universal. Uma especie de religião universal. Com certeza é a minha religião. A música supera todas as distinções entre as pessoas."

Esse livro está na minha lista de favoritos e na lista dos que indico para todos e acredito que todos deveriam ler. Me contem nos cometários, já leu o livro? Gostaram? Se não leram, ficaram com vontade de conhecer?