Ecos

Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

Livros e História 01/05/2020

Ecos vai contar a história de três pessoas em momentos diferentes, antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Todas as histórias tem em comum a música e uma gaita que de alguma forma vai passar pelas mãos desses três personagens. A história começa como um conto de fadas, Otto se perde na floresta e encontra as princesas perdidas que o resgatam e entregam a ele uma gaita especial ...
A primeira história contada é a de Friedrich e sua família que moram Trossingen, Alemanha. O ano é 1933 Hitler acaba de ser eleito chanceler e começa implementar suas políticas e ideologia na sociedade alemã, mesmo sendo alemães Friedrich, seu pai e seu tio não concordam com o governo nazista, apenas sua irmã Elizabeth que acaba virando uma jovem hitlerista. Seu pai acaba sendo preso por não concordar com o regime nazista e ...
A segunda história se passa na Filadélfia, EUA. Em 1935 dois irmãos órfãos são adotados num orfanato por uma senhora rica que não os queria, mais pra ela receber a herança de seu pai ela era obrigada a adotar. O sr. Howard e os Potter cuidam dos meninos, até que Mike, o irmão mais velho pede a srª. Eunice para ficar com seu irmão Frankie, ele iria arrumar outro lugar para ficar. Eunice concorda, só que um dia eles decidem fugir porque Mike não acredita nela e ...
No Sul da Califórnia em 1942 vive a família Lopez, Ivy é uma garota muito especial, seu irmão está na guerra e seus pais decidem mudar de cidade. Eles vão para uma fazenda de japoneses que teve que ser abandonada porque naquele momento os EUA estavam prendendo os imigrantes por causa do ataque a Pearl Harbor. Lá Ivy conhece novas pessoas e passa por discriminação na escola e encontra refúgio e aceitação através da música. Um dia uma carta chega do exército até sua casa e ...
É incrível como a autora escreveu essa história, como ela uniu esses personagens e como a música mudou a vida dessas e de milhares de pessoas durante a guerra, principalmente as gaitas feitas em Trossingen. É uma história de tirar o fôlego.

site: https://www.instagram.com/p/B_admFWDMml/?utm_source=ig_web_copy_link

Cássia Lima 22/02/2023

Arte em tempos de guerra
Ler histórias ambientadas em tempos de guerra é sempre doloroso, mas nesse livro a gente consegue sentir a dor e a esperança na mesma proporção. O toque de fantasia, tão discreto e suave, foi algo que deixou a história ainda mais interessante. Amei a experiência.

Alessandra @talvez1livro 05/01/2022

SIMPLESMENTE PERFEITO!
Eu poderia falar a sinopse desse livro, mas eu indico ler esse livro sem saber NADA da história! Sério, é impossível não se apaixonar por esse livro! Ele é perfeito do início ao fim!

Imagina um livro que fala de música, crianças, resiliência, guerra, esperança e vida? Ainda escrito de uma forma leve, gostosa e envolvente? É ESSE LIVRO!

Eu sabia que ia amar, mas não imaginava que seria TÃO perfeito.
Durante a leitura fiquei angustiada porque são três histórias e ficava querendo saber como seria o final.

E quando cheguei no final, não pude me sentir mais feliz! Meu coração transbordou de amor, de esperança.

Melhor livro da vida pra começar um ano ?

#Dll22 tema: Histórico

Gabriela 20/12/2020

Ecos, Sensível e Tocante Esse Livro Vai Encantar Você
O livro começa com um garoto brincando de esconder com seus amigos. A única regra é: não ir para a floresta, mas para impressionar a bela Mathilde ele corre para o meio das árvores, mantando o pomar onde os amigos estavam sempre à vista.

Enquanto espera Mathilde terminar de encontrar todos os outros ele se lança na leitura de um livro que uma cigana vendeu a ele mais cedo. Como todo bom leitor nem viu o tempo passar e quando se deu conta o dia estava no fim.

Em Ecos, como em um conto de fadas o principio da história de Otto acontece quando ele se perde na floresta e recebe ajuda de três irmãs em uma clareira. Eins, Zwei e Drei, ou Um, Dois e Três, são princesas perdidas que prometem ajudar Otto a encontrar seu caminho se ele as ajudar a encontrar o delas.

É com a gaita que parece magica, presente da cigana que vendeu o livro, que Otto consegue voltar para casa, mas o desenrolar da história vai muito além e envolve muitas outras pessoas.

Ecos: autora e as personagens do livro

livro, ecos, resenha do livro, resenhalivro, ecos, resenha do livro, resenha
Ecos, Sensível e Tocante Esse Livro Vai Encantar Você (Foto: GMRhaekyrion)

Ecos é um contos de fadas que se mistura a realidade de três épocas diferentes, na visão de três protagonistas, Friedrich, Myke e Ivy, com histórias cheias de dificuldades, mas que envolvem muito afeto, carinho e principalmente amor à música.

Escrito por Pam Muñoz Ryan, autora norte-americana de livros infanto-juvenis, Ecos, foi publicado em 2015, chegando ao Brasil, em 2017, pela editora DarkSide, já da para imagina a obra prima que é essa edição, não é?

O fato é que independente da beleza da capa e dos detalhes minimalistas que a Dark sempre coloca em seus livros, Pam Muños faz transbordar nas 368 páginas, em uma linguagem simples, um sentimento de afeto que inunda o leitor de uma sensação mista de amor as personagens que logo cativam e ansiedade por saber o que irá acontecer com eles.

Podemos sentir o empenho em estudar a história nas épocas em que o livro se passa, a dedicação em falar sobre um instrumento tão simples, mas tão poderoso em demonstrar como a música é capaz de detalhar os sentimentos do ser humano.

Ecos é uma leitura obrigatória, não só para o público infanto-juvenil, mas para todos que um dia se encantaram com contos de fadas, pois além de uma história com um toque de magia é uma história de superação e afeto, linda de ser lida.

Beijos de fogo.

site: https://www.gmrhaekyrion.com/post/ecos-sensivel-e-tocante-esse-livro-vai-encantar-voce

void_Indigo 15/09/2021

Uma Fábula Musical Linda
Esse é o segundo livro moderno (que eu li, pelo menos) que conta uma verdadeira Fábula, uma história atemporal, lúdica e fantasiosa, junto com partes modernas, do "nosso" mundo. O outro foi o Labirinto do Fauno. Mas essa é mais interessante porque ainda inclui uma parte musical!

O livro começa com uma história dentro de outra história, um garoto que, ao se perder, começa a ler um livro com uma história (enrolado, mas faz sentido, é mais fácil ler que descrever). Depois da fábula inicial, começam três histórias que se conectam e QUASE me fizeram parar de ler de tão tristes. Eu fiquei com cada vez mais raiva da autora por me revelar tanta tristeza! E ainda deixando uns ganchos de cortar a respiração!

Depois a história vai fechando de modo bem satisfatório, quase água com açúcar, mas que aquece o coração! Fecha até a fábula inicial, que eu tinha quase esquecido.

Um outro detalhe interessante é que no início dos capítulos há partituras reais, com indicações de como trocar as músicas com uma gaita, a grande "vedete" que liga todas as partes da historia.

Um dos mais belos livros que li, com certeza.

Flavinha 16/09/2021

Pensem em um livro perfeito!!! A conexão das histórias através de um instrumento musical é simplesmente incrível.

Viviane.Bulhoes 29/12/2021

Gente......
Eu fiquei apaixonada pelas histórias desse livro...tudo se encaixa. Tudo combina. Li poucos livros até hj, mas acho difícil algum superar este. É maravilhoso. Eu amei demais...recomendo para QQ leitor.

Helena.Melo 21/08/2021

Historias costuradas com as linhas do destino
Que livro lindo! Me emocionei em algumas passagens, e chorei muito com um certo momento da primeira parte. Três histórias de 3 crianças em momentos diferentes da nossa História, que sofrem com perdas e preconceito, mas mantém seus sonhos vivos.

Gui 16/12/2022

5 estrelas e favoritado
Muito muito muito bom.
Esse livro ficou como um quentinho no meu coração e um sinal de esperança de certa forma.
Devo reconhecer que a autora, Pam Muñoz, é muito talentosa. A escrita dela, além de tocante, é humana e sensível. Ademais, Pam se propõe a tornar o tema central da obra sobre a conexão através da música e ela executa tal meta com êxito. O livro é extremamente bem feito e todas as pontas se encaixam e se conectam. Uma obra linda, humana, sensível e esperançosa.

Renata 10/01/2021

Tirei uma estrela pq é preciso certo empenho pra terminar sabe, não tem muitos diálogos, é bem descritivo, mas não é cansativo, estabeleci a meta de 25 páginas por dia e era o que conseguia com a história. Mas vale o esforço!

Wilza.Mary 05/04/2020

Emocionante
Demorei tanto para ler e me arrependo agora por não ter lido antes. Aqui veremos a história de 3 crianças crianças e uma gaita.
Uma maldição e muitas aventuras.
A história começa emocionante e termina na mesma proporção.
Não sabia como a história dessas crianças poderiam ser intrelaçadas já que moravam em cidades totalmente distantes mas podem crer... elas se unem e o desfecho não poderia ter sido melhor.
Eu ansiava para saber qual seria a próxima viagem que a gaita percorria e qual seu novo tutelado.
O final do livro fechou todas as histórias anteriores de forma maestral.

Camila | @abismos.literarios 23/05/2020

"Todos precisam de um pouco de beleza e leveza, principalmente nas piores épocas."
"O som da música é como a água encontrando um caminho, ele viaja em muitas direções."

Ecos tem uma leitura super rápida e fluída, é super gostoso de ler e também nos proporciona aquele quentinho no coração. A trama gira em torno da fábula de três jovens princesas que foram amaldiçoadas e obrigadas a viverem reclusas com uma bruxa; através dessa maldição, passam a ter seus destinos atrelados a um instrumento musical: uma gaita. Através dessa fábula, nos são apresentadas três histórias de crianças que, em algum momento complexo de suas vidas, tiveram como companhia esse pequeno instrumento. São três histórias que se passam em diferentes lugares e em diferentes momentos, mas todas com um pé na segunda guerra mundial; os contos são lindos e tocantes e todos tem uma lindíssima ligação com a música, o que torna o livro ainda mais gostoso de ler, assim, vamos descobrindo como esse instrumento age e transforma de forma significativa a vida daquele que o possuí, e como todos esses acontecimentos se encaixarão no final. Os personagens são muito cativantes e suas histórias de vida extremamente emocionantes, no final é até difícil se despedir dessas três crianças que tiveram suas vidas transformadas por esse pequeno e magnifico instrumento.
Não preciso nem comentar a respeito dessa edição maravilhosa da darkside né?!

site: https://www.instagram.com/p/CAiw87KDfJp/

Stefany.Balbino 06/06/2020

A arte torna a vida suportável.
Essa história com um toque de magia vai te prender do início ao fim.
De escrita leve e fluída Ecos tem histórias interessantes que compartilham o amor pela música de um jeito encantador.

Vitória Marcone 01/05/2020

"A música é o melhor remédio para a alma"
A autora consegue unir dois livros e cinco histórias (com recortes de tempo e lugar diversos) com um grande encanto.
Segregação social, escolar (a escola pode ser um ambiente cruel), guerra, preconceito, adoção, perda, amizade, pertencimento, família, conto de fadas... são alguns dos temas encontrados na obra.
Pam Muñoz Ryan consegue despertar sentimentos opostos e uni-los com música, encanto e beleza.
Amei o livro! Os livros que me tocam a alma sempre serão minhas leituras preferidas.
Nas últimas páginas do livro, só consegui pensar "moça, não brinca com meu coração, como você pode fazer isso comigo?!"

CAcera3 19/02/2022

Histórias emocionantes
Três histórias emocionantes que se entrelaçam por causa de uma outra. Ecos emociona com suas abordagens sobre as mazelas humanas e como elas afetam seres inocentes e puros.
A história que liga as demais é um conto de fadas. Três irmãs, que são princesas aprisionadas por um feitiço, precisam salvar três vidas para que possam ser libertas. E tudo é movido por música. Sua magia é música.
A partir de então temos três partes do livro onde cada uma conta três histórias que são de partir o coração. O que mais prende é que elas sempre param num momento crítico da narrativa, nos deixando angustiados e ansiosos pro desfecho que só se dará no final de todas as histórias.
Para mim o que menos funcionou foi o desfecho, pois achei muito superficial. Talvez seja sua proposta ser mais rápido mesmo. É uma leitura rápida e fluida. Mas fora esse detalhe, eu gostei muito. Daqueles livros pra decorar e mexer com nossas emoções.
Mimi Macedo 19/02/2022minha estante
Tá no meu top 5