Cidade Caminhável

Cidade Caminhável Jeff Speck

Resenhas - Cidade Caminhável

Heitor.Mattos 31/08/2021

Uma aula!
Incrível como o Jeff mostra a importância de uma boa estrutura das vias para pedestres e ciclistas, de como elas fazem total diferença no dia a dia das pessoas, e como podem ser usadas para melhorar uma sociedade.

Augusto Stürmer Caye 18/08/2022

10 passos para uma cidade melhor
Cidade Caminhável te ensina a como tornar sua cidade mais agradável aos pedestres e, por consequência, uma cidade mais viva para todos. O autor nos traz em 10 passos como transformar uma cidade pequena em uma cidade mais viva aos seus habitantes e turistas, que são:

1. Por o automóvel em seu lugar;
7. Criar bons espaços;
8. Plantar árvores;
9. Faces de duas agradáveis e singulares; e
10. Eleger prioridades.

Em resumo, percebe-se que os 10 passos podem ser resumidos em 04 princípios: proveito, segurança, conforto e interesse.

Os poréns é que o livro é feito pensando em cidades pequenas, fico curioso o que teria de diferente para grandes cidades, e que Speck é um pouco arrogante ao debochar de outros profissionais e especialistas; ele mesmo é, ao fim, um especialista, e não tem comportamento mais típico de um expert do que debochar de outros.

Esse livro é escrito de forma simples, leve e bem humorada. Acredito que qualquer um possa vir a gostar! Recomendo a todos que gostam de arquitetura e urbanismo ou que gostem de aprender algo diferente.

Aryana.EstevAo 06/02/2022

Simplesmente fantástico! Traz uma abordagem incrível sobre os desafios de se criar uma "cidade caminhável", além de erros e acertos em diversas cidades mundo afora. A linguagem é leve e de fácil compreensão. Recomendo com certeza.

Gilberto.Abib 28/11/2018

Um bom livro com vários conceitos e aplicações, mas....
Achei um bom livro com fácil leitura, didático em passar conceitos urbanísticos e relacionados a mobilidade/caminhabilidade de forma simples e não tão aprofundada.

O livro é um apanhado de estudos e aplicações de conceitos para transformar bairros/cidades em lugares com melhor caminhabilidade. O livro peca em meu ver,ao explanar os vários casos e conceitos (a grande maioria em cidades americanas) de maneira simples e que não mostram a real situação antes/depois das cidades deixando a entender que as variáveis que ditaram a mudança foram unicamente as citadas. Senti falta de uma visão mais macro e figuras/plantas/fotos que mostram e exemplificam as situações.

Também notei uma falta de contraponto as soluções (uma segunda opinião talvez de um desvalorizado e anti progressista "engenheiro de tráfego", como são retratados). Todas as intervenções são passadas como feitos perfeitos que não geraram nenhum ponto negativo ou afetaram outras variáveis da cidade

É um bom livro que apresenta pontos para transformar a caminhabilidade de uma cidade, para ter uma melhor ideia do que pode ser feito, mas que ao mesmo tempo não é aprofundado e nem não tão técnico, vale a leitura para quem tá conhecendo e estudando o urbanismo e o comportamento de cidades.

Harlan Rodrigo 15/08/2022

Simples e direto
Ótimo livro sobre urbanismo. Hesitei um pouco em comprá-lo, pois achava que seria algo muito tecnicista sobre questões relacionadas ao caminhar. Sou geógrafo e não me interessa muito as questões técnicas de engenharia de calçadas. Errei em imaginar que o livro seria isso. É um livro sobre cidades. Sobre cidades em que todos gostaríamos de morar e viver. A caminhabilidade é tratada de forma bastante ampla, rica e impulsionadora de boa qualidade de vida.

Dito isso. É um livro para cidades norteamericanas e as principais referências (geográficas e humanas) são de lá. Ou seja, temos que ir com atenção. Mas outro ponto, nossas cidades, a despeito de terem inicialmente sido inspiradas em uma forma europeia de construir cidades, passaram a seguir o modelo norteamericano e vieram inúmeros prejuízos por conta disso. Ou seja, muita coisa ainda assim cabe para nossa realidade e devemos fazer bom uso desses conhecimentos.

Nalu 27/11/2021

Essencial
Esse livro é MUITO bom, fiquei surpresa por gostar tanto de um livro sobre urbanismo, sempre achei que não gostaria, mas me deixou curiosa e com vontade de terminar.

Morais 06/07/2022

Demais
Durante esse semestre da facul, usei meu tempo para fazer bem feito tudo o que era necessário e também para ler esse livro, independente do tempo disponível, do local ou até da minha condição se eu tivesse no metrô voltando da aula ou voltando de um rolê eu arranjava um jeito de ler isso daqui. Livro e assunto importantíssimos vale demais a leitura!

Carol 12/10/2022

O livro é bom e tem análises excelentes construídas em uma espécie de manual escrito de maneira leve. Me foi fonte de várias ideias e aprendizados, mas também de algumas discordâncias principalmente por ser um livro majoritariamente pautado em casos estadunidenses e por uma visão um tanto mercenária (mas também realista dentro do contexto apresentado). Como somos América latina e com comportamentos e modos de vida distintos à maioria dos exemplo, o manual serve de fonte de conhecimento, mas não como um espelho antes de analisar as semelhanças com as nossas realidades. Enfim, é necessário fazer análise crítica da leitura para aproveitar da melhor forma.
pisou na resenha!

Carol 12/10/2022minha estante
Pequeno detalhe: uma boa parte das páginas do livro (pelo menos na edição ebook do Kindle quase 40%) é de referências, notas e índices.

wellpiinheiro 12/10/2022minha estante
Que ódio desses livros que a metade dele é só nota de rodapé ?

Carol 12/10/2022minha estante
P.s. 2: a página de agradecimentos veio tão inesperada nos quase 70% do livro que eu ri do susto.

wellpiinheiro 12/10/2022minha estante
Meudeus que onda kkkk cadê o editor desse livro? ficou com Deus kkkk

Paola 13/02/2021

Mesmo que o livro seja focado nas cidades norte-americanas e use como exemplo cidades europeias, podemos ver nossas cidades, nesse livro, mesmo hoje, se desenvolvendo cada vez ao redor dos carros. Mesmo a cidade onde moro, que não é tão grande, não é caminhável, por vários motivos, inclusive os que o autor cita, então é bom ver seus estudos, apesar dele não se aprofundar muito.
Senti falta de ilustrações, comparações (antes de depois das cidades que ele fala que fez os trabalhos), entre outros, para melhorar a compreensão do desenho urbano destas.
De qualquer forma, é um bom livro pra quem gosta de urbanismo, cidades e temas relacionados.

LiviaDimas 15/06/2023

Excelente bibliografia sobre urbanismo
Esse livro é muito importante para quem tem interesse em urbanismo. De forma objetiva, didática e com muitas referências (a maioria dos EUA, mas era o esperado) foi analisada como a caminhabilidade é essencial para as cidades.