Os meninos que enganavam nazistas

Os meninos que enganavam nazistas Joseph Joffo

Resenhas - Os Meninos Que Enganavam Nazistas

marcinha 29/03/2020

Segunda Guerra mundial autobiografia de dois irmaos.
Durante a segunda guerra mundial os irmaos Joseph e Maurice saem da Franca ocupada pelos Nazistas e durante o percurso por varias cidades por diversas vezes foram presos e ajudados por varias pessoas inclusive um padre. Super recomendo a leitura para quem gosta do tema da segunda guerra otimo para conhecimento historico por ser autobiografico e tambem transformado num filme.
Sylvinha 25/08/2023minha estante
Eles não saem da França. Eles saem de Paris, mas continuam na França fugindo para outras cidades

Amaurijbarros 23/03/2021

História
Lembrar dos fatos ocorridos naquela época sempre provoca reflexões a respeito das nossas escolhas.
Um período de medo e mentiras.
O livro vale mais pela época.

Eduardo1304 27/04/2023

Os meninos que enganavam nazistas
Essa é uma história real, autobiográfica , Recomendável para todos os públicos.
Um pouco da historia da França durante a ocupação Nazista pelo olhar de um menino.

Jorge 03/07/2020

Segunda guerra!
Muito bom o livro, principalmente para aqueles que gostam de histórias sobre a guerra.
É um livro envolvente, que o autor narra sua jornada em busca da sobrevivencia e o mais interessante, ele tem 10 anos e o irmão 12 quando tudo começa. A astúcia deles é incrível, conseguem arrumar dinheiro e se livrar dos que os perseguem de uma forma impressionante. Fora o carisma de Jo que conquistou até os soldados italianos.
Enfim, um livro excelente que recomendo!

Jeh 15/11/2023

Um final (razoavelmente) feliz, para uma história tristes.
Os meninos que enganaram os Nazista conta história verdadeira de Joseph Joffo e sua família.
Ele, com 10 anos na época da invasão Nazista, junto com seu irmão de 12, tiveram que deixar sua família para traz, sem saber direito dos tantos encontros e desencontros que a vida lhes reservava.
Graças a Deus, eles encontraram muitos anjos, que ao longo do caminho os ajudaram, e, apesar de tantas dificuldades que enfrentaram, doença, privações e perseguições, souberam aproveitar o máximo cada oportunidade que a vida lhes deu.
Não reclamavam, faziam sua sorte, sempre unidos e na esperança de poderem um dia reencontrarem e se unirem de volta à sua família!

A história me fez relembra de Anne Frank; o irmão de Joseph tinha a mesma idade que ela. Mas perto da dela, a história deles teve um final muito feliz, apesar da perca que tiveram.
Puderam vivenciar o fim da guerra, a desocupação da França e reconstruir suas histórias.

A leveza é a inocência das crianças, em um período tão drástico, tornam a história leve e nos instigando a conclui-la, para, por fim, descobrirmos o final da aventura que esses corajosos garotinhos encaram, atravessando a França pra salvarem suas vidas.

Nina 07/06/2021

?O medo nos incita também a nos defendermos?
O que dizer de Joseph e Maurice Joffo?? Se alguém souber como não se surpreender com a inteligência e sagacidade dessas crianças diga-me, por favor!!
Na autobiografia em questão acompanhamos como um contexto cruel e absurdo obriga dois meninos -10 e 12 anos- a amadurecerem como nunca ninguém deveria. Apesar dos pesares Jo consegue nos trazer uma escrita leve e envolvente dando toques singulares de humor e luz para a narrativa. É surpreendente o tanto que essas crianças tiveram que passar para garantir a sua sobrevivência e admirável a forma como o fizeram.
Inspiradora a coleção de pessoas que os meninos são capazes de cativar na esperança de conseguir ajuda frente ao cenário aterrorizante da guerra -como um padre, médicos, donos de fazendas etc- nos mostrando que por mais fortes que possamos ser nunca estamos totalmente sozinhos e sempre precisaremos de ajuda.
A leitura foi incrível e definitivamente me surpreendeu, as 5?? não foram dadas só pelo fato dos capítulos serem muito longos (particularmente tenho preferência aos mais curtos rsrs)
?Deus dos judeus, dos árabes e dos católicos, fazei com que eu não fraqueje!?

Obrigada Joseph Joffo!

Maisa 05/07/2023

Inspirador
Por ser uma história real, só consigo pensar no quanto as pessoas foram fortes.

?Há momentos em que uma coisinha de nada pode determinar se nossa vida vai continuar ou acabar?.

DEA 30/09/2021

A história é real, narrada por Joseph e na maioria das vezes são situações enfrentadas por ele e seu irmão Maurice, que sendo judeus e com apenas 10 e 12 anos de idade, sozinhos tiveram que passar por inúmeras experiências para poder sobreviver à ocupação nazista.
A forma que Joseph relata de forma simples e descontraída, em vários momentos dei muitas risadas, fiquei imaginando dois meninos bem sapecas ? e fiquei surpresa como eram inteligentes e espertos, conseguindo assim escapar de diversas situações bem delicadas.
E apesar do contexto da história ser durante a Segunda Guerra, um momento muito triste da história, a leitura é agradável, gostosa e fluída.
Não tem aquele peso que costuma ter quando se fala sobre a perseguição contra os judeus, o Holocausto mas, ao mesmo tempo, não perde a profundidade e seriedade que o assunto exige.
Dá para se ter uma noção de quão difícil foi, em especial para os judeus, sobreviverem nos países ocupados pela Alemanha e os desafios que enfrentaram para tentar sobreviver.

"...é espantoso o quanto somos capazes de nos habituar a uma situação amedrontadora. O ser humano tem uma faculdade de adaptação que lhe permite superar situações impossíveis."

Amei o livro! Deu uma vontade imensa de conhecer a família inteira!

Edilaine 20/06/2020

Ótimo livro.
O livro prende sua atenção com uma história muito intrigante sem entrar nos detalhes pesados da guerra.
A história começa em Paris, capital da França, que fica na parte norte do país. Lá Joseph e Maurice viviam com a sua família. Os jovens se divertiam, assim como qualquer criança da idade deles (10 e 12 anos respectivamente). Porém, quando eles retornaram para a casa, seu pai fez um comunicado: Eles deveriam ir embora para parte sul do território francês, encontrar seus dois irmãos mais velhos. A guerra estava chegando na capital, e eles se permanecessem por lá. Talvez não durassem muito tempo. Entretanto, para despistar os alemães, as crianças tinham que enfrentar essa viagem sozinhos. Ali acaba a infância daquelas crianças. Começava uma jornada para sobrevivência.
Recomendo sua leitura.

Alessandra.Adams 20/03/2021

Que livro perfeito, de leitura fácil e rápida. O autor conta sua história de quando era criança e de seu inseparável irmão. Quando, por conta da ocupação alemã, são obrigados a sair do lar e, passam por grandes provações.

LucasTheReal 12/04/2022

Impressionante
"Crescido, endurecido, mudado... Talvez o coração também tenha se acostumado com catástrofes, talvez tenha se tornado incapaz de sentir uma mágoa profunda. O menino que eu era um ano e meio atrás, aquele garoto perdido no metrô ou no trem que o levava para Dax... sei que ele não existe mais, que se perdeu para sempre nos espinheiros de um bosque, numa estrada provençal, nos corredores de um hotel de Nice, que foi se desfazendo pouco a pouco a cada dia de nossa fuga...
"Enquanto observo Rosette preparar ovos duros e dizer palavras que não ouço, me pergunto se ainda sou uma criança... Tenho a impressão de que não sentiria vontade de jogar tava, nem mesmo bolinhas de gude; uma partida de futebol, talvez, e olhe lá... No entanto, são coisas que um menino da minha idade adora: afinal, ainda não tenho nem 12 anos, devia sentir vontade, mas não. Talvez tenha acreditado sair da guerra ileso, até agora, mas talvez esteja redondamente enganado. Não tiraram minha vida, mas fizeram pior: roubaram minha infância, mataram em mim o menino que eu podia ser... Talvez tenha me tornado duro demais, cruel demais; [...]"
Pg. 222-3

Um livro impactante; me fez sentir muitas coisas ao mesmo tempo.
O laço inquebrável dos irmãos é algo lindo de se ver e tocante.
Um livro que qualquer pode ler devido a sua escrita, que é de fácil leitura; e que todos PRECISAM ler.
Um livro onde acompanhamos as perdas do protagonista: da infância, dos amigos, da antiga casa e, até, do conforto de se ter um lar que não fosse provisório.

Daniel.Cardiano 30/04/2020

Sobre o livro
Leitura leve e ágil, até mesmo juvenil, sendo narrada pela visão do autor durante os acontecimentos, quase ingênuo até por fim entender, mesmo que com pouca idade, os acontecimentos daquele período.

Francisco 20/01/2021

Que livro!
A Alemanha em guerra nos quatro cantos do mundo e como podem se importar se duas crianças são judeus ou não em sucessivos interrogatórios? Joffo se questionava, eu tbm!