Querida Jane Austen, uma homenagem

Katherine Salles
Tânia Picon

Resenhas - Querida Jane Austen

Tamires 01/08/2017

Querida Jane Austen, uma homenagem (várias autoras)
Concordo com Ivo Barroso quando ele diz que Jane Austen é uma verdadeira popstar da literatura. Se ela estivesse viva, sem dúvidas, seria recebida com toda a pompa e barulho que merece em qualquer feira literária. Seus livros, que encantam multidões em todo o mundo, certamente ainda serão lidos, relidos e adaptados por muitos e muitos anos. Neste ano de 2017, em que celebramos o legado da escritora inglesa em razão do bicentenário de seu falecimento, muitos foram os lançamentos de novas edições de suas obras e de homenagens. O selo Leque Rosa, da Editora Bezz, com a organização de Katherine Sales, nos presenteou com uma antologia lindíssima de contos inspirados nos clássicos de Austen e dois artigos sobre o seu universo.

Querida Jane Austen, uma homenagem foi uma ótima leitura. Com prefácio assinado por Adriana Sales, presidente da JASBRA (Jane Austen Sociedade do Brasil), desde as primeiras páginas nós já somos fisgados pela publicação. Do início ao fim, fica claro que o livro foi feito de fã para fã, com todo o carinho e cuidado que a obra de Jane Austen merece.

O primeiro conto, Sinceramente Sua, de Luciana Viter, narra a descoberta do amor da jovem Margaret Dashwood. Achei de uma delicadeza ímpar! Júlia Ventura e Naiara Aimee escreveram versões bastante diferentes, porém emocionantes de Persuasão, provando que um amor verdadeiro consegue romper as barreiras do tempo e da mágoa, tal como no clássico de Austen. Em Algo em seu olhar, Raquel Cavalcanti nos mostra um Darcy desmemoriado, que não se lembra do casamento com Elisabeth Bennet. O legado de Mary Bennet, de Cacá Smith, foi um dos meus favoritos, pois conta a história dessa que é uma das personagens mais apagadas de Orgulho e Preconceito. O fato de que Mary Bennet seria o par perfeito para o Sr. Collins não passou despercebido pela autora, que soube desenvolver lindamente uma história romântica e sensível para os dois. Garotaausten.com é uma versão divertidíssima de A Abadia de Northanger, escrito pela organizadora da antologia, Katherine Sales. Adorei o conto, suas reviravoltas me fizeram ficar na expectativa até a última página. Um encontro com Mr. Darcy e companhia, da Tânia Picon, é tudo o que uma fã de Jane Austen, sobretudo àquelas que ainda não encontraram o seu Darcy, desejam. Imagina ouvir do próprio Darcy (e de Bingley e Wickham) conselhos amorosos para dar um jeito na sua vida e ter seu final feliz? Por fim, Pera, uva, maçã ou salada mista?, de Moira Bianchi é um delicioso conto ao estilo Austenlândia, cheio de referências e um personagem que é a mistura perfeita dos nossos mocinhos favoritos da literatura.

Os dois artigos que fecham o volume são leituras maravilhosas! The Austen Power, de Mara Sop, fala sobre os trajes da época de Jane Austen, tudo ilustrado com as suas icônicas bonequinhas. Já Vânia Nunes, em Seu lugar à mesa: os hábitos alimentares da época de Jane Austen, fala sobre um assunto que até então passava despercebido em minhas leituras: a alimentação retratada nos romances de Jane Austen. A autora usa os exemplos dos livros, contextualizando com a realidade da época de forma que entendemos facilmente como era o ritual de alimentação dos ingleses da época da regência, sobretudo os das classes sociais retratadas por Jane Austen. Finalizando o artigo, uma receita de torta de queijo maravilhosa, super fácil de fazer!

Comprei o livro ainda na pré-venda, diretamente no site da Editora Bezz, e foi tudo ótimo. Eles estavam fazendo o lançamento oficial em São Paulo e eu já estava com o meu exemplar em mãos, que veio com um lindo marcador! Se você é fã de Jane Austen, certamente vai amar esse livro. Ouso dizer que até quem não gosta de versões inspiradas nos romances de Austen vai gostar.

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-querida-jane-austen-uma-homenagem-varias-autoras/

Silvana Barbosa 13/07/2022

Salve Jane
Muito bom, das crônicas aos artigos, feito com capricho e com carinho por um grupo de talentosas mulheres, fãs de Jane Austen, lideradas por Katherine Salles.
As histórias são leves, a maioria com uma pitada do humor, como a diva homenageada gostava. Os artigos também são bem pertinentes, retratando um pouco da época em que a autora viveu e que escreveu de forma tão apaixonante, além da edição bonita, de capa elegante.
Recomendo a leitura e parabenizo as escritoras que se propuseram a criar para Jane Austen, com amor, um livro baseado em seu universo!

Joseli Medeiros 26/08/2021

Que Jane Austen era um fenômeno na escrita isso não é segredo para ninguém né? Mas quando seus fãs se juntam para criar contos inspirados em suas obras aí é para concretizar com chave de ouro, é uma pena que Jane Austen não viveu tempo suficiente para colocar mais histórias incríveis no mundo.

Querida Jane Austen, uma homenagem, como o título já evidencia é uma coletânea de contos inspirados em suas obras e persongens, são contos tanto contemporâneos como de época.

Todas as autoras participantes tem uma escrita incrível e fluída, os romances são um espetáculo, você se emociona e também se inspira, e ver a alegria dessas autoras quando estão falando da escritora Jane Austen é contagiante.

O livro é composto por um prefácio maravilhoso, oito contos inspiradores e fluídos e dois artigos incríveis, que mostra o quanto a dedicação a essa homenagem é séria e comprometida.

Agora eu, que não li muitos romances da Jane Austen já quero ler todos para conhecer cada personagem de perto e saber um pouco mais sobre eles e suas personalidades que conquistaram tantos fãs pelo mundo a fora.

Nat 20/01/2023

Um livro com várias histórias que homenageiam Jane Austen e sua obra. Como não podia ser diferente, contos baseados em Orgulho e preconceito foram dominantes, mas os meus preferidos foram aqueles baseados em Persuasão (digam o que quiserem, ainda não existe carta apaixonada que supere a de Wentworth para Anne Elliot). Outa coisa boa que o livro traz fica para o fim, com os textos da Mara Sop sobre os costumes da época de Jane e da Vânia Nunes sobre os hábitos alimentares (com direito a dica de receita :D ) Livro muito indicado.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com/2022/02/querida-jane-austen-uma-homenagem.html?m=1

Katherine 08/12/2017

Sou suspeita para falar, mas...
Oito contos, dois artigos.

O legado de Mary Bennet é um dos presentes no livro Querida Jane Austen.
A história se passa décadas depois do final de Orgulho e preconceito, e conta com nossos amados personagens já de meia idade.
Com uma narrativa sensível, que toca nossos corações pela delicadeza do enredo, O legado de Mary Bennet me conquistou.

Um encontro com Mr. Darcy e companhia: Imagine como seria sofrer um acidente num parque em um dia de domingo, e ao despertar, dar de cara com Mr Darcy em seus trajes de época.
Sim, ele estava perdido, ou melhor, encontrado, no século XXI. Amanda nunca se arrependeria de ter batido a cabeça, pois valeu a pena por ter conhecido pessoalmente seu personagem preferido saído diretamente das páginas dos livros.
Conto divertido, criativo, e que nos faz morrer de inveja da protagonista.

Pera, uva, maça...: Se você gostou de Austenlandia, vai gostar deste conto. Mas não se engane, ele é extremamente original

Milena @albumdeleitura 05/06/2018

Querida Jane Austen, Uma Homenagem
Em comemoração ao bicentenário de morte de Jane Austen, uma das autoras de maior prestígio da atualidade, o selo Leque Rosa da Editora Bezz presta uma singela homenagem a esta mulher tão à frente de seu tempo, capaz de encantar gerações e gerações com seus personagens cativantes e sua crítica a uma sociedade patriarcal e, consequentemente, machista.

Feito de fã para fã e com todo carinho e delicadeza que as obras de Jane Austen merecem, o livro apresenta uma coletânea de textos através dos quais o leitor faz uma viagem no tempo e visita personagens marcantes e queridos, cujas histórias têm a tão sonhada continuação que nós, admiradores de suas obras, adoraríamos ler. Além de contos contemporâneos inspirados na temática da autora.

Em Sinceramente Sua, Luciana Viter narra a inusitada descoberta do amor de Margaret Dashwood, a irmã mais nova das duas protagonistas de Razão e Sensibilidade.

Com uma "pegada" de Persuasão e uma pitada de contemporaneidade, Os acasos do amor e Uma pausa no tempo, de autoria de Julia Ventura e Naiara Aimee, respectivamente, provam como o amor verdadeiro consegue manter sua chama acesa ao longo dos anos e superar as barreiras do tempo e da mágoa.

Em Algo em seu olhar, Raquel Cavalcanti relata a perda de memória do Mr. Darcy após sofrer um acidente e a intensidade do amor de um homem que ama verdadeiramente uma mulher, sendo capaz de se apaixonar por ela repetidas vezes, como se cada uma delas fosse a primeira.

Cacá Smith, em O legado de Mary Bennet, nos presenteia com a nova chance de ser feliz que Mary, uma das personagens mais "apagadas" de Orgulho e Preconceito, recebe do destino após passados uns bons anos do desfecho da história de amor de Lizzy Bennet e Mr. Darcy.

GarotaAusten.com de autoria de Katherine Salles, responsável pela organização da antologia, é uma versão divertidíssima e bem atual de A Abadia de Northanger, com cenas repletas de reviravoltas que geram muita expectativa ao leitor.

A bela e jovem, Amanda, dona de um "dedo pobre" quando o assunto é relacionamento, tem Um encontro com Mr. Darcy e companhia, no qual o próprio Darcy, o gentil Bingley e o audacioso Wickham, ambos personagens de Orgulho e Preconceito, são encarregados pela autora, Tânia Picon, de ajudar a protagonista a encontrar o seu final feliz.

Já Pera, uva, maçã ou salada mista? de Moira Bianchi, é um conto que segue o mesmo estilo de Austendlândia, e além de ser repleto de referências, traz um mocinho que, até então, era inimaginável na vida de Lenny, uma das maiores admiradoras de Jane Austen, pois ele nada mais é do que a junção de características peculiares de cada um dos protagonistas masculinos da autora inglesa, em uma pessoa só.

Por fim, dois artigos fecham o volume. São eles: The Austen Power, de autoria de Mara Sop que fala sobre os trajes da época em que foram escritas as obras de Austen, e inclusive traz belíssimas ilustrações através de bonequinhas muito fofas e que têm tudo a ver com as personagens dos livros. Já em Seu lugar à mesa: os hábitos alimentares da época de Jane Austen, Vânia Nunes contextualiza passagens do livro com a realidade da época da Regência e, de quebra, ainda nos delicia com a receita de uma torta de queijo, que parece bem fácil de fazer!

Quem me conhece, sabe que sou extremamente apaixonada por romances de época e contos, e assim que vi que a proposta do livro juntava duas de minhas maiores paixões, não hesitei em solicitá-lo para leitura. Querida Jane Austen, uma homenagem foi uma grata surpresa, e cada conto conseguiu me envolver com sua simplicidade aliada a essência forte desta maravilhosa escritora. Foi a primeira vez que senti a mesma paixão por todos os contos, por todos os detalhes, sem ter como escolher apenas um. Tenho certeza que Austen não teria palavras para descrever tanto amor e carinho demonstrado por suas obras, e como a intenção da produção desta antologia era homenagear a autora, posso dizer que a missão foi concluída com sucesso.

A leitura é muito rápida, prazerosa e leve. A capa está maravilhosa e bem condizente com toda a temática dos contos. Obviamente indico aos fãs da autora que, assim como eu, vão se apaixonar perdidamente por esses textos tão bem escritos que fazem jus a todo legado de Jane Austen. Espero que acabem admirando também as nossas autoras nacionais, mulheres de essência marcante que, inspiradas na diva inglesa, souberam tão bem se expressar, deixando as emoções do leitor à flor da pele. E àqueles que nunca leram algo da autora, aproveitem esta antologia e mergulhem nesta temática fascinante, pois creio que, posteriormente, a vontade de ler qualquer um destes clássicos será ainda maior. Se apaixonem sem receios!

"Dias melhores sempre vêm para quem acredita no amor..."

site: https://albumdeleitura.blogspot.com/2018/06/dica-de-leitura-154.html
Katherine 03/09/2018minha estante
Que bom que gostou!

Milena @albumdeleitura 03/09/2018minha estante
Muito!

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 20/06/2018

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
SOBRE CADA CONTO:

Em "Sinceramente sua", Luciana Viter dá um final feliz para Margaret Dashwood, a irmã mais nova de Elinor e Marianne, protagonistas de "Razão e Sensibilidade". Margaret encontra o Sr. Jennings de forma inusitada: com ela caindo de uma árvore!

"Os acasos do amor" da Júlia Ventura é sobre Anne (cujo livro favorito é "Persuasão") e Fred. Anos atrás, Fred lhe convidou para ir morar com ele em Los Angeles, mas Anne recusou por causa da família que precisava dela. O tempo passou, Fred se tornou um lutador de MMA, e eles se reencontraram num final de semana na casa de amigos. Esse reencontro faria Fred perceber que Anne era uma pessoa muito mais generosa e altruísta do que ele imaginava, e faria Anne entender que já viveu demais por sua família e que era hora de viver para si mesma.

Já imaginaram o que aconteceria se Darcy de "Orgulho e preconceito" perdesse a memória? É o que temos em "Algo em seu olhar" da Raquel Cavalcanti. Sete meses depois do casamento com Elizabeth, Darcy sofreu um acidente e se esqueceu de tudo o que viveu nos últimos anos. Imaginem como ele ficou ao descobrir que estava casado com alguém como Elizabeth!

"- Como pude cometer tamanha loucura? - iniciou seu desabafo - Ou está zombando de mim, ou eu sou o homem mais insensato da face da Terra! Quero saber o que me fez tomar por esposa uma mulher sem classe, sem berço e que não me parece ter nada de excepcional. Acabo de descobrir que expus o nome de minha respeitável família, os Darcy, ao escárnio da sociedade, e sem ao menos ter como voltar atrás em minha infeliz decisão. - Aproximando-se de Elizabeth, tentando encontrar alguma lógica num casamento que agora não lhe parecia ter razões para existir." (página 66)

Assim como "Os acasos do amor", "Uma pausa no tempo" da Naiara Aimee também traz um casal que se separou no passado. Antes da faculdade, Ryan pediu Audrey em casamento, mas caso se casassem, Audrey sabia que Ryan não conseguiria se dedicar ao seu maior talento: o futebol americano. Para que ele pudesse seguir sua carreira no esporte, Audrey rompeu seu compromisso. Oito anos depois, Ryan e Audrey foram convidados para padrinhos no casamento de um casal de amigos. Rever Ryan fez com que Audrey se lembrasse do quanto ainda o amava, mas parecia que para ele a fila havia andado. Será?

"Então, tristemente percebo que, para sentimentos ão intensos, oito anos podem ser o mesmo que nada." (página 94)

"O legado de Mary Bennet" de Cacá Smith traz uma nova chance de felicidade para Mary, uma das irmãs de Elizabeth ("Orgulho e Preconceito") muitos anos depois do casamento de Lizzy e Darcy.

"Garotaausten.com" da Katherine Salles nos apresenta Catarina, uma jovem que tem um canal no Youtube onde chamou atenção por se vestir como na época de Jane Austen. Ela tinha Isabela como sua melhor amiga, apesar de nunca terem se visto pessoalmente, apenas pela internet. Catarina amava as fanfics que Isabela escrevia. Depois de meses economizando, Catarina finalmente conseguiu dinheiro e permissão da mãe para viajar de Mogi das Cruzes ao Rio de Janeiro e passar alguns dias na casa de Isabela. A casa era um antigo hotel, e Isabela não parecia tão legal pessoalmente como na internet. Será que a amizade virtual resistiria à realidade?

Em "Um encontro com Mr. Darcy e companhia", Tânia Picon coloca Mr. Darcy, o gentil Charles Bingley e o libertino George Wickham (de "Orgulho e Preconceito") como seres com a missão de ajudar Amanda que nunca se dava bem nos relacionamentos (seu último namorado lhe traiu com a melhor amiga dela). Os três, na verdade, os dois, já que Wickham não era de muita ajuda, lhe alertaram sobre como ela estava julgando erroneamente Daniel, um rapaz que conheceu no trabalho. Seria ele o seu Mr. Darcy?

"Pera, uva, maçã ou salada mista?" da Moira Bianchi mostra um grupo passando alguns dias numa fazenda que oferece a programação turística de misturar o Vale do Café com a época de Jane Austen no século dezenove. Os turistas se vestem como na época e tem atividades típicas daquele período. Lenny vai com o tio para o passeio, onde também está Vicente, que trabalha no ramo da hotelaria e estava interessado na experiência da viagem. Lenny estudou História e tem consciência das incongruências daquela salada cultural do passeio, enquanto Vicente fazia sua própria salada, misturando referências de personagens de todos os livros e filmes, algo que irritava Lenny, profunda conhecedora do assunto.

" - Não tive a intenção de ser rude...
- Imagina se tivesse! - Ele bufou. - Veja se acha uma chance de se desculpar. Coitada, não fez faculdade de História como você.
- Como sabe? - Madalena desafiou, sempre odiou tomar pito.
- Conversei com eles no café da manhã. Ela é fã dos filmes, está aqui realizando um sonho.
- Aposto que nunca leu as obras de Austen. - Levantou o nariz caprichando na petulância. - Nem viu os seriados ingleses.
- É fã como você. Não se esqueça disso." (página 186)

OPINIÃO:

Confesso: ainda não li nenhum livro da Jane Austen nem assisti filmes ou séries baseados neles, mas já vi inúmeros comentários sobre suas obras, além de alguns capítulos de "Orgulho e Paixão", novela inspirada em seus romances (não é a adaptação deles, apenas uma inspiração), de forma que considero saber o básico sobre a autora que continua conquistando leitores mesmo depois de dois séculos de seu falecimento.

Comecei a ler "Querida Jane Austen, uma homenagem" sem expectativa alguma, e já no prefácio (escrito pela Adriana dos Santos Sales, da JASBRA [Jane Austen Brasil]), me vi fascinada ao descobrir um pouco sobre a vida e as obras da autora.

Finalizei a leitura do primeiro conto com um suspiro de contentamento e um sorriso no rosto, e isso se repetiu até o último e oitavo conto. Depois, ainda tive o prazer de ler um artigo da Mara Sop sobre como os figurinos das adaptações das obras de Austen estavam ligados aos períodos históricos em que as tramas se passavam, com direito a ilustrações muito fofas. Temos ainda um segundo artigo da Vânia Nunes sobre a relação da família Austen com a comida e como a alimentação estava nas entrelinhas de suas obras (na época, falar sobre necessidades básicas como a comida não era de bom tom).

"Querida Jane Austen, uma homenagem" foi uma leitura da qual gostei muito (ganhou cinco estrelinhas na minha avaliação no Skoob) e que recomendo, mesmo para quem (assim como eu) ainda não leu nenhuma das histórias onde os contos foram baseados. Nos textos que são continuações, espécies de spin-offs dos livros da Jane Austen ("Sinceramente sua", "Algo em seu olhar" e "O legado de Mary Bennet"), não tive dificuldade de entender as histórias, e uma rápida pesquisa no Google pode sanar alguma curiosidade sobre, por exemplo, quem era Margaret Dashwood. Os outros cinco contos que se passam nos dias atuais são igualmente bem escritos, românticos, e trazem personagens tão encantadores e apaixonantes quanto os demais. Falando em personagens, é possível ver que a essência dos Bennets, de Darcy, de Charles Bingley e dos demais personagens de Jane continua presente nos contos, mostrando uma ou outra faceta diferente de acordo com o que a trama pede.

Não consigo escolher um conto favorito, todos tem histórias e personagens interessantes e são muito bem escritos (sério, anotei os nomes das autoras e vou correndo procurar os livros de cada uma para ler!), de forma que eu poderia falar horas sobre cada um. Mas destaco que amei a escrita divertida de "Uma pausa no tempo", com a delicadeza de um amor que nasceu em um casal muito jovem. "Garotaausten.com" roubou meu coração ao falar sobre uma amizade virtual e sobre como tentamos mostrar só o nosso melhor nessas relações, e quando elas vão para o mundo real, as coisas nem sempre são como imaginamos. E "Pera, uva, maçã ou salada mista?" traz uma mensagem bem bacana sobre respeitar os sonhos dos outros, não se julgar melhor e com mais direito de ser fã só por conhecer mais do trabalho de algum autor.

A edição tem uma capa condizente com esse ar de época, mas para um livro tão lindo, confesso que poderíamos ter algo mais elaborado. As páginas são amareladas e lisas. Posso contar nos dedos os erros de revisão. A diagramação traz letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

Fica a minha super recomendação de leitura. Para quem tem receio de contos, podem ler sem medo, pois eles não são curtinhos e as autoras souberam desenvolver bem as histórias. Preparem o coração para um livro apaixonante!

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2018/05/resenha-livro-querida-jane-austen-uma.html
Deacon 15/06/2019minha estante
Sua resenha incentiva a leitura do livro. Parabéns.

Jaitan 28/08/2018

Bom...
É viver as histórias de Austen na contemporaneidade...

Tammy 06/10/2019

Queria Jane Austen, uma homenagem (Livreando)
Querida Jane Austen, uma homenagem, é um compilado de contos inspiradas na vida e obras da autora, escrita por diversos autores que dão sua visão à histórias distintas de Austen.

Temos diversos contos incríveis! Algumas continuações de uma das obras mais conhecida e aclamada como Orgulho e Preconceito e histórias inspiradas em Razão e Sensibilidade, A Abadia de Northanger e outros.

São histórias bastante divertidas. Algumas nos levam novamente a Pemberley e outras nos direciona a novos olhares. Eu particularmente amei dois contos, que falo mais a seguir.

O legado de Mary Bennet
Aqui, temos a percepção de uma das personagens que mais tenho curiosidade dentro do universo de Orgulho e Preconceito. Mary era uma jovem bem diferente de suas irmãs, e por sua singularidade, sempre quis saber mais sobre ela.

Nesse conto somos apresentados a vida de Mary anos após o casamento de Lizzie e Darcy, e nos aproximamos de sua vida ao lado da irmã e do cunhado, já que não teve a felicidade de se casar por amor. Falando em amor, Mary guarda um amor não correspondido por anos, mas que após tanta espera, pode ser vivenciado da maneira que almeja.

Garotaausten.com
Esse foi um dos contos mais divertidos que li, primeiro que temos uma youtuber que se veste de Austen para fazer seus vídeos. Catarina ama Jane Austen, e ama trazer sua autora de maneira mais cômica aos seus seguidores. Eu realmente imaginei cada detalhe desse cenário.

Após anos de amizade virtual com Isa, Catarina decide visitar a amiga no Rio de Janeiro e conhecê-la finalmente. Tendo como pano de fundo A Abadia de Northanger, por diversas vezes percebemos o lado mais misterioso da obra, o que me deixou encantada durante a narrativa. E claro, temos aquele romance de arrancar suspiros.

Sara277 20/12/2022

Adoráveis fanfics
Amei essa coletânea de fanfics nacionais. Além dos criativos contos, todos baseados nos grandes romances de Jane Austen, há também dois artigos, um sobre a moda de época presente nas obras da autora e o outro sobre a culinária também da época, os dois muito interessantes. Recomendo.

Thaís Brito 31/07/2023

Para expandir o mundo Austen
Gostei bastante da ideia de reunir histórias inspiradas no universo da Jane Austen, com uma diversidade de situações: continuações da trajetória de alguns personagens, um Darcy desmemoriado, uma Austenlândia à brasileira e versões modernas de histórias que tanto amamos. Dentre as que mais me marcaram, fiquei surpresa ao torcer por uma segunda chance para Mary Bennet na terceira idade!

Foi uma leitura rápida e divertida. No entanto, me incomodei com alguns clichês. Coisa de quem já consome muita coisa no mundo Austen e cansou um pouco de alguns recursos. Como colocar uma Anne Elliot moderna sempre atrapalhada em situações de "comédia pastelão". Ou colocar personagens modernos que conhecem Austen de cabo a rabo e não percebem que estão vivendo o próprio plot que amam.

Tirando isso e alguns erros bem feios de ortografia que a revisão deixou passar aqui e ali, foi uma leitura legal para passar o tempo com personagens que aprendemos a amar.

Eduarda Graciano do Nascimento 09/03/2019

Jane Austen ficaria radiante!
Nove brasileiras aficionadas por Jane Austen decidiram se juntar para homenagear a autora nos duzentos anos de sua morte. Querida Jane Austen, uma Homenagem, é um livro composto com nove contos e dois artigos, todos inspirados no universo e nas histórias da escritora.

Jane Austen é ou não é a melhor? Mais de duzentos anos após sua morte continua inspirando leitores e novos escritores. Esse livro é uma prova disso.
Cada conto é único, pois leva a marca especial da autora que o escreveu e ao mesmo tempo nos faz sentir o gostinho do universo austeniano. Entre esses contos leves, divertidos e de fácil leitura temos uma releitura de A Abadia de Northanger, continuações de Orgulho e Preconceito, versões contemporâneas de Persuasão, além de histórias de janeites viciadas como eu (algumas, inclusive, se passam no Brasil).
Minha favorita foi Uma Pausa no Tempo, da Naiara Aimee, que traz a história de Persuasão num contexto moderno, mas cada um desses contos e os artigos que finalizam esse livro, tão bem organizado pela Katherine Salles, valem muito a pena.

Jane Austen ficaria radiante!

site: https://cafeidilico.com/blog/2019/02/resenha-do-livro-querida-jane-austen-uma-homenagem.html