História concisa do Japão

História concisa do Japão Brett L. Walker

Resenhas - História concisa do Japão

Lanny 27/08/2023

Com calma
Eu já aprendi, depois de ler três livros similares a este, que a leitura dele só é útil se você:

1. Já tem vasto conhecimento do assunto. Nesse caso, você pode até achar o livro meio que pobre. Então, talvez, um vasto conhecimento seja desnecessário. Um conhecimento prévio maior que o que eu tenho seria o suficiente.

2. For ler com calma e pesquisar um pouco mais sobre cada assunto que aqui aparece. Eles usam uns termos diferentes, que se você pesquisar e saber o significado já ajuda na compreensão.

Por exemplo, eles falam muito do Bakufu. Eu pesquisei e descobri que é a mesma coisa que Xogum.

Eles falam muito da cidade de Edo. Em momento nenhum do livro fala (ou se falou, eu passei por cima), mas descobri quando tava pesquisando outra coisa que Edo é Tóquio.

Algo simples que eu pesquisei logo no início. Eles se referem ao Japão como uma nação insular. Insular quer dizer que é uma ilha ou um conjunto delas.

Hoje eu pesquisei pelágico que eles falaram muito em um capítulo aí e descobri que se refere a tudo que vem do mar.

Então, precisa ter calma e fazer pesquisa pra entender de verdade.

O que torna o livro não indicado pra qualquer pessoa.

André Figueiredo 30/12/2023

Assunto interessantíssimo em um livro que poderia ser bem melhor
PRÓS: Se propõe a ser uma introdução ao tema e cumpre o prometido. São bem vindos os resumos nos finais dos capítulos e a escolha de dar atenção à questão ambiental é uma agradável surpresa.

CONTRAS:
1) Como resultado do esforço de resumir assunto tão longo em trezentas e poucas páginas, não é raro se sentir lendo um longo desfile de nomes-lugares-datas-fatos (repete/repete/repete/repete) que não ajuda em nada o leitor. Frequentemente falta contar a história como uma história. O texto se torna um tanto relatorial e falta contexto para se entender melhor certos assuntos e poder concatenar bem os diversos elementos.

2) Em poucas ocasiões não há nem mesmo explicações sobre termos. Por exemplo: em certo ponto as Ilhas Curilas são citadas sem maiores detalhes ou mapas. Noutro momento os "Ainu" são citados também sem nenhum esclarecimento.

3) O texto tem problemas ou na redação original, ou na tradução, ou na revisão em português. Ocasionalmente tem-se a impressão de que todos estes problemas convivem pontualmente ao longo do livro. Adicionalmente todos os nomes de pessoas citadas pela primeira vez são sempre acompanhados de parênteses onde há o ano de nascimento e o de morte. É um padrão do livro, mas não raro esta informação é irrelevante e em parágrafos onde muitas pessoas são citadas, ler se torna uma experiência cansativa. Não flui.

4) Aqui e acolá acontece de constar explicações como "(...) como mencionou uma vez um grande empresário(...)" ou "(...) como declarou um político famoso (...)" e então uma citação da pessoa. Mas não é dito quem falou. Em se tratando de um livro de história, a falta de precisão, o vago da menção, causa estranheza ímpar.

A bem da verdade é preciso dizer entretanto que alguns capítulos fluem bem melhor. Boa parte do começo do livro me pareceu sofrível. Lá pelo período Sengoku e um tanto adiante os problemas pareceram desaparecer. A leitura se tornou agradável e os assuntos mais amarrados, com textos mais redondos. Depois creio poder dizer que foi oscilando até o final.

Veredito: Assunto interessantíssimo. Não me arrependo de ter lido este livro. Mas na maior parte do tempo não foi uma leitura agradável ou que ajude o leigo a fixar o assunto.