Noventa e Três

Noventa e Três Victor Hugo

Resenhas - Noventa e Três

Jonathas dos Santos Benvindo 07/07/2022

Pena que esse livro tinha tantos erros de edição, pois é uma versão muito bonita e com ilustrações bem legais. A história me pareceu bem simples mas ao mesmo tempo muito bem elaborada.
Samuel 31/10/2022minha estante
Quais seriam esses erros, Jonathas? Estou interessado nessa edição e gostaria de saber se vae a pena adquirir essa edição.

FEbbem 15/12/2009

NOVENTA E TRÊS É MAIS UMA OBRA MAGNIFICA DE VICTOR HUGO, A LEITURA POR ORAS, SE TORNA ARRISCADA, E ISSO QUE FAZ DE HUGO UM DOS MAIORES ESCRITORES DE TODOS OS TEMPOS.
HÁ QUEM DIGA QUE POR REGRA, TODO BOM LIVRO, É LIDO RAPIDAMENTE, DEVIDO A ANSIEDADE, NOVENTA E TRÊS É A EXCESSAO, POIS TODA REGRA TEM A SUA
O QUE IMPRESSIONA É A FORMA COMO CONSEGUE APRESENTAR O TEMA PROPOSTO, A MAGIA, A DESTREZA QUE PRESTA AO QUE O CERCA, EM NOVENTA E TRÊS, ELE CHEGA AO APICE DESSA AGILIDADE, CONSEGUE DESCREVER A FLORESTA COMO SE POR TODA VIDA VIVESSE COMO UM CAMPONES, O MESMO ACONTECE EM “TRABALHADORES DO MAR” QUE EXPOE OS TRABALHOS DO MAR COMO SE FOSSE UM GRANDE MARINHEIRO, UM SENHOR DAS AGUAS, É ISSO QUE O DIFERE DOS OUTROS ESCRITORES, QUE SEPARA O JOIO DO TRIGO, O GENIO DO MARKETEIRO.
NÃO SE LE USAS OBRAS A FIM DE SABER “QUEM MATOU ODETE ROITHMAN”, OU QUEM VAI DESCOBRIR O SEGREDO DA ARCA ENCANTADA, É MUITO MAIS, É O CHARME DA ESCRITA, A POESIA DAS PALAVRAS QUE SE BEIJAM, MESMO O TEXTO SENDO NARRATIVO.
ELE PLANTA EM NOSSAS MENTES A ANGUSTIA A CADA PAGINA, A ESPERANÇA EM CADA CAPITULO; LEIA, RELEIA, REFLITA 14 VEZES SE NECESSARIO A MESMA FRASE, O MESMO CAPITULO, VIVA AS SUAS CITAÇÕES, OS SEUS EXEMPLOS A SUA VIVENCIA. DEIXE O NÓ QUE ELE IMPOE NA SUA GARGANTA TOMAR CONTA DE SEUS PENSAMENTOS E DEVANEIOS.
PERCEBA O EQUILIBRO QUE SOBREPOE SOBRE O MOCINHO E O BANDIDO, AINDA ASSIM ALENTANDO A CLASSE MISERAVEL, PELA QUAL LUTOU NO FIM DA SUA VIDA.
EM NOVENTA E TRES, SE ATENTO, É POSSIVEL DESCOBRIR A MENTALIDADES DO POVO FRANCES, A POLITICA, OS SONHOS E OS MEDOS, É INDAMISSIVEL CRER QUE EM TEMPOS TAO TARDIOS, POSSA TER VIVIDO UMA MENTE TAO BRILHANTE, E MESMO SE HOJE VIVESSE, FARIA DE NÓS OS BOÇAIS QUE ESCREVEM PARA A MASSA, SEM COESAO, SEM POESIA SEM FUNDAMENTO, SOMOS OS CAMPONESES ANALFABETOS NO MUNDO EM QUE VICTOR HUGO FOI ESCRITOR.
Unix Man 18/06/2013minha estante
lindo mesmo é você ter a oportunidade de ler a primeira edição, vinda diretamente da biblioteca de sua avó :)

Gininha 14/05/2015minha estante
Isso mesmo. Li, há décadas, "Os Trabalhdores do Mar" e, como você diz, parece que Victor Hugo viveu toda sua vida no mar. Fiquei curiosa em ler "93", que desconhecia, mas vi na página dessa grande leitora e skoobiana Dirce Nascimento.

Josefa & Thiago 31/07/2013

30 de julho de 2013 - Victor Hugo
Resumo:

Conta a história de três crianças e sua mãe no meio da Revolução Francesa, aonde o exército de Lantenac(monárquicos)prende as crianças e Gauivan(revolucionário)briga por elas. No final de toda essa batalha , Lantenac que aprisionou as crianças as salvas, e Gauivan se entrega no lugar de Lantenac e é condenado e guilhotinado por seu próprio exército.

Características(3ª Geração do Romantismo):

#Miséria:Quando a mãe das crianças(Michele Flechard)vai atras de seus flhos com fome em farrapos.
#Evasão:Quando o pai de Gauivan(Cimordain)se mata junto com seu filho.
#Nacionalismo:O orgulho dos revolucionários.
#Idealização da natureza:Quando elogiava as florestas e bosques.
#Linguagem Metáforica:Quando o cnão era comparado com elementos da natureza.
#Religiosidadde: Em muitos momentos envocavam Deus, principalmente os monárquicos.

Isabelle Lopes 17/09/2023

O período do terror da Revolução Francesa descortinado sob o lirismo da narrativa de Victor Hugo!
Meu escritor favorito consegue me emocionar sempre ao escrever sobre as misérias e os sonhos da humanidade.
"Olhemos sempre para o lado da aurora, do desabrochar, do nascimento. O que cai anima o que sobe. O estalar da velha árvore é uma chamada à árvore nova. Cada século fará a sua obra, hoje cívica, amanhã humana".