Trapiá

Trapiá Caio Porfírio Carneiro

Resenhas - Trapiá

Livia Soares 07/01/2010

muito bom
Esse eu li por causa do vestibular, meio que obrigatorio, achei que ia ser um saco, mas nem foi.
Bem interessante a forma como ele escreve.
Adorei todas as histórias.

Viva Ceará :)

Prof. Edivaldo 27/03/2020

Trapiá
Gostei muito do estilo do autor, digno de entrar no rol dos grandes escritores de nossa literatura.

Mauro 26/05/2017

Um ótimo livro de contos
Mais um livro lido da coleção UFC. O livro de contos Trapiá foi escrito por Caio Porfírio Carneiro, e lançado pela primeira vez em 1961. Aqui temos 12 contos que se passam em uma cidadezinha interiorana típica do sertão cearense.
As histórias são ligadas, e, às vezes, o protagonista de uma aparece como figurante em outra, ou o fato ocorrido em um conto é mencionado em outro. Podemos dizer que é um romance disfarçado.
É uma leitura muito gostosa, com causos atemporais, que bem poderiam ter acontecido 50 anos antes ou depois. É o tipo de livro que pode ser chamado de uma pérola escondida, que vale realmente muito a pena ser lido.

Aline Memória 15/12/2009

Realmente, o livro é meio Guimarães Rosa, une o regional ao universal. Não se resume somente a secas - que na verdade só aparece em um conto, mas mostra a velhice, a morte, a infância. Legais também são as manifestações do coronelismo no sertão. O autor é bem fotográfico.

thamiresinha 10/02/2010

(teste)

cam 05/01/2014

Trapiá a vila que nasceu da árvore.
Livro que retrata em forma de contos a história de Trapiá, uma cidade do interior do Ceará. Mostra os dilemas dessa gente sofrida que espera a chuva pras plantações entre outras adversidades, retrata também os mandos e desmandos dos coronéis como o comum roubo de urnas, as picuinhas por terras e poder. Várias histórias e personagens se cruzam entre os contos mostrando como acontecem as ligações neste tipo de local.