Rápido e devagar

Rápido e devagar Daniel Kahneman

Resenhas -

Diogo480 19/04/2024

Excelente e complexo
Um livro com conteúdo excelente voltado principalmente para as finanças comportamentais e as implicações psicológicas do ser nas diversas situações do dia dia através de vieses comportamentais. Traz consigo grande parte da complexidade do estudo científico e das diversas pesquisas que levaram o trabalho até a conclusão. Demanda um certo conhecimento prévio. Mas vale com certeza a leitura.

Helder Brito 18/04/2024

Um livro muito livro denso, e de fato que quiser se aprofundar no tema ele é ótimo, mas acaba se tornando massante as vezes, por bater muitas vezes na mesma coisa só que maneiras diferentes, o que deixa ele chato. Mas é um bom livro, pra quem gosta de profundidade em um conceito

Ingrid 18/04/2024

Ilusões cognitivas
O livro traz um apanhado denso, mas com linguagem coloquial, voltada para construção de diálogos mais ricos acerca das circunstâncias cotidianas.

Trazendo heurística e ilusões cognitivas que acabam por pautar grande parte de nossa compreensão de mundo diariamente.

Rico em referências e estudos com boas amostras, apresenta completude e incute a busca por maior reflexão.

Francieli.Triches 07/04/2024

Várias coisas
Então... esse livro é difícil de fazer resenha, eu gostei bastante da experiência que tive lendo este texto, aprendi bastante coisa, mas assim é uma leitura pesada pois envolve questões teóricas de pesquisa se opinião, probabilidade, estatística, psicologia e economia. Aff cansa

Mas aprendi que o cérebro é preguiçoso e em muitas das decisões que tomamos de forma rápida acabamos esquecendo de levar algum fato importante em consideração aumentando as chances de termos chegado a uma conclusão errada.

As vezes quando precisamos responder a perguntas importantes precisamos respeitar nossa necessidade natural de mais tempo para pensar sobre o assunto antes de chegarmos a uma resposta.

Sidenir.Junior 05/04/2024

Um maravilhoso livro sobre pensamentos
Esse livro, é simplesmente uma bomba de informações sobre os nossos pensamentos, onde dentro do livro são divididos entre o Sistema 1 que é o que estamos mais costumados a chamar de "Pensamentos automaticos", e o nosso Sistema 2 que é a parte que utilizamos para realizar contas como 17 x 24 (Uma conta muito utilizada ao longo do livro por sinal).
A ideia base do livro é bem facil de conseguir entender porém ao longo do livro ele expande de uma maneira extremamente refinada os pensamentos com relação a esses dois sistemas e como eles afetam o nosso cotidiano, além de ter um conteúdo bem denso sobre economia ao longo do livro que eu particulamente não gostei por não ser do meu interesse essa área especifica.
O livro é uma leitura que eu recomendo para qualquer tipo de pessoa, pois ele abre a sua mente com relação a forma como você vai enxergar os seus proprios pensamentos, fazendo com que muitas vezes você acabe por muitas vezes se vendo em certas situações refletindo "Isso com toda certeza é fruto do meu Sistema 1" ou "Hoje a noite meu Sistema 2 está esgotado, provavelmente estou mais propenso a fazer escolhas impulsivas", isso são somente alguns exemplos aonde eu quero fazer com que você conheça essa maravilhosa obra com toda certeza mudou minha forma de ver o mundo para melhor!

Danilo 12/03/2024

Parece fácil, mas é complexo e intrigante
Esse foi um dos mais complexos que já li.
De forma resumida, o livro fala sobre duas formas de pensar, que o autor chama de Sistema 1 e Sistema 2. Ou seja, Rápido e Devagar.
O Pensamento Rápido é relacionado ao que fazemos de forma automática, os hábitos.
O Pensamento Devagar é quando paramos pra raciocinar, pra tentar entender o que estamos fazendo.
Até parece fácil, mas o livro traz temas interessantes, como a Regressão à Média e também mostra como uma simples forma de fazer uma pergunta pode aumentar o número de doadores de órgãos de forma gigantesca.
Recomendo e sei que terei que ler de novo!
"Inteligência não é apenas a capacidade de raciocinar; é também a capacidade de encontrar material relevante na memória e mobilizar a atenção quando necessária."

bluishe 12/03/2024

Incrivelmente longo
Eu amei esse livro, apesar dos pesares.

Foi o 4? livro que comecei a ler no ano de 2023 após ter ficado muitos anos sem ler nenhum livro. E bom, já deixo avisado que é um livro muito técnico, além de ser um livro grande.

Essa é uma obra científica em forma de livro. Para eu que sou da academia, foi como ler artigos de revisão. Claro de forma menos técnica e mais acessível, mas ainda sim a linguagem é mais complicada do que em outros livros do gênero. E isso não é ruim, foi só algo que me pegou desprevenida haha.

Demorei tanto neste livro (por fatores externos) que entitulei ele como sendo "Lento e Devagar, duas formas de não terminar o livro". Risos

Passei meses nele, mas apesar disso, toda vez que eu lia eu aprendia algo extraordinário sobre nossa mente.

A leitura pode ser pesada, o livro pode ser longo. Mas te garanto, é recheado de conhecimento profundo que desperta muita curiosidade.

Criei um carinho muito grande pelo livro. E recomendo principalmente para quem tem interesse em saber mais sobre a mente humana e tomada de decisões.

Dominique53 02/03/2024

Leitura bem complexa
Esse livro é extremamente complexo e didático. Foi uma leitura bem difícil pra mim pois não é minha área de atuação, mas a minha ideia era que fosse um livro desafiador, então funcionou bem. Talvez eu não tenha absorvido todo conteúdo devido a complexidade do assunto, mas foi muito enriquecedor.

Luciano.Bittencourt 29/02/2024

Bom livro
Bom livro para começar a entender o processo que o nosso cérebro realiza para tomada de decisões. Dá bastantes insights também!
Mas acredito q eu não estava pronto para uma leitura tão densa como essa

Tamiris Fornazari 25/02/2024

Se você não consegue resolver um problema, então há um problema mais fácil que você pode resolver: encontre-o.

Nada na vida é tão importante quanto você pensa que é quando você está pensando a respeito.?

rayray 20/02/2024

Rápido e devagar
Demorei bastante pra ler, mas terminei.
Esse livro é muito bom e perfeito pra autodesenvolvimento, indico pra ana!
Anatskk 20/02/2024minha estante
PQ VC INDICA PRA MIM SUA MALUCA

Vinicius39 12/02/2024

O Nobel não foi à toa!
Apesar de achar estranho o autor receber um Nobel na área Econômica, haja vista que seus estudos do cérebro servem, majoritariamente, para nosso desenvolvimento como ser humano nessa nossa vida na terra; Devemos prestar atenção ao ler tal obra, como um modo de praticarmos as benevolências do S1 e S2 no nosso dia a dia. Vale ressaltar, que é um livro essencial pra quem atua ou quer atuar na área Jurídica, Psicológica e Filosófica.

PaulaHaru 24/01/2024

O conteúdo do livro é muito bom, inteligente e interessante, porém é um livro denso e cansativo.
Por ser um livro tecnico, a leitura não é muito fluida, mas isso não quer dizer que não seja bom.

Biafort.Meireles 13/01/2024

Difícil, mas instigante e revelador
A forma como respondemos a perguntas e como tomamos decisões depende de dois sistemas: um automático e outro lento. O automático não desliga, mesmo quando precisamos pensar lentamente sobre o assunto ou decisão, podendo inclusive haver conflito entre eles. Mas é preciso saber que o automático pode ter vieses, erros sistemáticos, e entende pouco de lógica e estatística.
Bem no início do livro já me perguntei: será que não devemos levar muito a sério nossos pensamentos e crenças? Quis desistir, livro grande, cheio de informações difíceis, mas continuei.
Estava difícil antever uma solução para suprir as deficiências de nossos sistemas mentais para tomada de decisões de forma rápida. Somos influenciados pelo contexto, pela primeira impressão, pela emoção, por números previamente apresentados e até o cansaço, que leva a uma preguiça do sistema em buscar informações pra tomada de decisão. Também esquecemos que as coisas podem regredir à média sem que haja qualquer intervenção (alguns especialistas de finanças e empresários se gabam de ser bons, quando a sorte foi o principal motivo de seu sucesso).
Adorei saber que o autor foi ganhador do prêmio Nobel. Mais para o final do livro, voltei a ter dificuldade para entender, de novo. Se entendi bem, é assustador como damos peso alto a probabilidades pequenas, fazendo com que gastemos mais com seguros, por exemplo. Também é interessante notar que a aversão ao risco nos faz desistir de investimentos, por não estarmos vendo globalmente e sim focarmos nas perdas pontuais e seguidas.
No fim, entendi que é mais fácil identificar os erros dos outros do que os nossos. Quantos erros e vieses cometemos ao confiar plenamente nas histórias que criamos rapidamente. A ideia é que em situações chaves, reduzamos a velocidade e ativemos o sistema 2 (esforço).